Marcas para farmácias e drogarias

A criação de um nome fantasia para identificar a sua farmácia ou drogaria é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento do seu mercado para melhor alcançar os seus consumidores.

A Agência EVEF trabalha com a criação de nome de farmácia e drogaria há mais de 20 anos e publicou esse artigo para ajudar os empresários e empreendedores a escolherem o seu nome fantasia.

Nós fizemos uma pesquisa de mercado incluindo as principais redes de farmácias e drogarias dos Estados Unidos e analisamos como eles se comunicam com os seus consumidores e como cada uma delas desenvolveu seu nome fantasia (ou nome de marca de farmácia).

Constatamos inicialmente que 7 das 10 maiores redes de farmácias nos Estados Unidos pertencem a grandes redes de hipermercados, que abrigam dentro de suas instalações suas respectivas farmácias. Nos últimos anos, com o objetivo de obter uma maior fatia de mercado, as grandes marcas se movimentaram para comprar as marcas menores, gerando uma concentração no mercado de marca de drogaria.

Como essas farmácias estão dentro de redes de supermercados, a origem do nome fantasia da farmácia é bem previsível: elas preferem usar o nome da matriz, para agregar valor do hipermercado ao nome da drogaria. Vejamos alguns exemplos:

  • Walmart Pharmacy
  • Publix Pharmacies
  • Costco Pharmacies
  • Winn-Dixie Pharmacies
  • Giant Eagle Pharmacy


Vamos ver abaixo algumas definições da origem de nomes de marca de drogarias e farmácias no exterior (bem como nome fantasia ou nome comercial):

CVS Pharmacy - O nome dessa marca de rede de drogarias vem da sigla Consumer Value Store, a empresa foi fundada em Massachusetts (EUA) e está espalhada em todo território americano. Abaixo um modelo de folheto de divulgação mensal com as ofertas da drogaria:

 

folheto propaganda farmacia cvs 

 


 

Walgreens - Iniciou suas operações em lojas com a parede pintada na cor verde claro, por isso o nome WalGreens (Green é verde)

 

propaganda marca walgreens drogaria farmacia

 


 

Walmart Pharmacies - A Walmart é a maior rede de supermercados do mundo, e aproveitando essa penetração em vários países, ela opera uma rede de farmácias dentro de seus hipermercados. O nome WalMart se origina de Wal (nome do fundador) + MART, que é uma abreviatura de mercado (MARkeT).

 

loja drogaria walmart farmacia 

 


 

Rite Aid - Essa é a terceira maior rede de farmácias nos Estados Unidos, a Rite Aid recebeu esse nome em 1968, 6 anos após iniciar suas atividades com o nome inicial de Thrift D Discount Centern, na Pennsylvania. O termo "Aid" que está no nome da marca se refere a "cuidado" - o mesmo termo pode ser observado no nome do curativo Band-Aid, que pertence a outra empresa (J&J). 

 

placa externa logomarca drogaria rite aid

 


 

Publix Pharmacies - A Publix é uma rede nacional de supermercados que possui farmácia dentro de 90% de seus supermercados nos Estados Unidos. O nome Publix vem de Public (Público) e na imagem abaixo podemos ver uma de suas drogarias instaladas dentro do supermercado:

 

fachada farmacia publix 

 


 

SuperValu - O nome dessa rede de farmácias dos Estados Unidos tem origem em no termo "super valor de descontos". Observe o padrão das cores vermelho e branco, muito usado em drogarias no Brasil.

 

logotipo drogaria shopping supervalu

 


 

Hy-Vee - Essa rede de farmácias e supermercados iniciou as operações em 1917, e após algumas aquisições e expansão de mercado ela usava em 1952 o nome dos seus 2 principais fundadores, Hyde & Vredenburg. Foi para comemorar 35 anos de atividades que um concurso entre os funcionários da rede de farmácias escolheu o novo nome da marca Hy-Vee, que é uma contração criada a partir do nome Hyde & Vredenburg.

 

 logomarca hyvee farmacia

 


 

Winn-Dixie Pharmacies - O nome da marca surgiu em 1995 após a fusão das varejistas Winn & Lovett com a a Dixie Home, formando o nome Winn-Dixie. Assim como as gigantes do varejo nos Estados Unidos, a Winn Dixie alcança o seu público através de drogarias instaladas dentro de supermercados e hipermercados.

 

folheto divulgação farmacia drogaria winn dixie 

 


 

Giant Eagle Pharmacy - Outro exemplo de ampla rede de drogarias que se distribui em todo o território americano dentro de sua cadeia de supermercados. Uma curiosidade cultural: lá nos Estados Unidos voce pode se vacinar em muitas drogarias e nesse folheto abaixo voce observa uma propaganda que anuncia a disponibilidade da vacina para gripe. E com direito a 5 dólares de desconto nas compras no supermercado:

 

propaganda farmacia giant eagle 

 


 

H-E-B Drug Stores - O nome da marca vem das letras iniciais do fundador da primeira farmácia da rede (Howard Edward Butt), no início do século passado.

 

fachada frente drogaria luminoso farmacia heb 

 


 

Fred's Pharmacy - O nome da marca origina-se do nome do fundador da primeira drogaria da rede nacional de drogarias.

 

fachada placa externa farmacia fred's 

 


 

Bartell Drugs - essa farmácia foi fundada em 1890 quando George H. Bartell Sr. comprou a farmácia Lake Washington e a renomeou usando o seu sobrenome Bartell, em Seattle nos EUA.

 

frente placa externa logotipo farmacia drogaria bartell 

 


 

CommCare Pharmacy - O nome da marca traz a palavra CARE, que significa CUIDADO em inglês:

 

logomarca commcare drogaria 

 


 

Kinney Drugs - Essa rede de farmácias nos EUA foi fundada em 1903 por Burt Orrin Kinney, essa é a origem do nome da marca.

 

 fachada farmacia kinney

 


Mais exemplos de nomes de farmácias e drogarias nos EUA:

  • Waynesville Pharmacy
  • Herb Day (Herb se origina de ERVA)
  • Vitamin World (observe o nome VITAMINA)
  • Cast Bentleight Pharmacy
  • Trinity Pharmacy (Trinity pode ser trindade, uma palavra cristã)
  • Sawtell Pharmacy
  • UCB Pharma (nome fantasia que leva as iniciais em destaque)
  • Amphora
  • Wynne Medical Pharmacy
  • Apollo Pharmacy (nome fantasia grego)
  • Premier Care Pharmacy (nome fantasia que utiliza o termo CARE = cuidados)
  • Bradley's Pharmacy
  • Calanna Pharmacy
  • PharmaSave (O termo SAVE pode significar DESCONTO)
  • Coral Coast Pharmacies
  • Medicap Pharmacy (Medic são as primeiras 5 letras do nome)
  • Med Quest Pharmacy (outro exemplo do termo MEDico utilizado no início do nome fantasia)
  • Madison Pharmacy
  • Rathnew Pharmacy
  • DocMorris Pharmacy (utiliza DOC de Doctor = Médico)
  • Corner Drug Health Mart Pharmacy (Mart é abreviação de MARkeT, ou seja, mercado)
  • The Compounding Center Pharmacy (Compounding é a tradução de fórmula ou mistura de princípios ativos)

 

  


Página publicada por Everton Ferretti na Agência EVEF em 22/10/2018

Origem de nomes de marcas famosas

logomarca starbucksStarbucks

A rede de cafeterias americana representada pela sereia de duas caudas teve seu nome inspirado em parte pelo personagem Starbuck, do livro Moby Dick. Segundo o fundador Gordon Bowker, em 1971, a rede passou perto de ser batizada de "Cargo House". Mas ele foi aconselhado por um amigo (publicitário) a investir em nomes iniciados com as letras "St", que formariam palavras poderosas.

logomarca smirnoff

 

Smirnoff

O nome da vodka é uma homenagem ao russo Piotr Arsenyevitch Smirnov, dono de uma destilaria em Moscou. Seu destilado era reconhecidamente o preferido do Czar. A família fugiu para Istambul com a eclosão da Revolução Russa de 1917, e a marca começou a internacionalizar-se.


José Cuervo

O nome da tequila mexicana homenageia dois José Cuervo: o fazendeiro José Antonio de Cuervo começou a cultivar o agave, planta matéria-prima da bebida, em1758. Mais tarde, em 1795, foi seu filho José Maria Guadalupe Cuervo quem iniciou a produção do destilado.

Skype

Os criadores, o dinamarquês Janus Friis e o sueco Niklas Zennström, deram originalmente o nome "Sky-Peer-to-Peer" ao serviço de comunicação em vídeo fundado em 2003. Mais tarde, a marca derivou para "Skyper" e finalmente para a sua forma atual "Skype".

Jack Daniel's

A embalagem também estampa o nome do seu criador, o americano Jasper Newton Daniel, apelidado Jack. Conhecido pelas garrafas quadrangulares de rótulo negro, a marca também é chamado de Old Nuymber Seven ("Velho número 7").

logomarca legoLEGO

Criada pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen em 1934, o nome da empresa surgiu a partir das palavras dinamarquesas "Leg Godt", que significam "brincar bem". Em latim, a expressão pode ser traduzida também como "eu armo" ou "eu junto" ou ainda "eu monto", uma coincidência que o carpinteiro desconhecia.

Reebok

O nome da marca esportiva foi inspirado na palavra “rhebok” – antílope, na língua africânes. Nos anos 2000 a Reebok vinha utilizando a abreviação "RBK" como novo símbolo da marca, mas desde o final de 2008 a empresa vem abandonando este símbolo e voltou-se a utilizar o nome Reebok por completo.

logomarca amazonAmazon

O fundador Jeff Bezos queria um nome que começasse com a letra “A”, então apareceria primeiro na ordem alfabética. Examinando o dicionário, ele deparou-se com o nome do grande rio brasileiro. Bezzos gosta de dizer que a dimensão do curso d’água é inspiração para o tamanho que seu site quer atingir. Detalhe: o site quase se chamou "Cadabra", mas Bezzos desistiu do nome por sua semelhança, em algumas línguas, à palavra "cadáver".

Johnnie Walker
O primeiro nome da marca foi Walker’s Kilmarnock Whisky, uma homenagem à cidade de Kilmarnock, onde seu inventor, o escocês John Walker, morava. Como dá para perceber, o nome da bebida foi alterado para homenagear o seu criador. É a marca de uísque mais distribuída no mundo, vendida em quase todos os países.

logomarca nikeNike

Fundada em 1972 pelo treinador de atletismo universitário Bill Bowerman e seu sócio, Phil Knight, a Nike tem o nome inspirado na deusa da vitória, Nice (Niké). O logotipo da empresa tem uma história interessante: semelhante a uma asa em referência à deusa Nice, o símbolo foi criado pelo jovem estudante de design Carolyn Davidson em 1971, e vendido por apenas 35 dólares.

BMW

Abreviatura de Bayerische Motoren Werk (Fábrica de Motores da Bavária), a empresa foi fundada em 1916 pelos irmãos Karl Rapp e Gustav Otto como uma fábrica de motores de aviões em Munique. Após a I Guerra Mundial, a empresa foi proibida de desenvolver aeronaves. Mas a origem da marca, no entanto, é até hoje vista em seu logotipo: a teoria mais comentada é que ele representa uma hélice de avião, nas cores azul e branco.

Antarctica

O nome foi originado da Companhia Antarctica Paulista, que fabricava a cerveja. A indústria era uma fábrica de gelo, daí a referência ao continente e a presença dos pingüins no logotipo. Lá eram fabricadas as famosas Sodas Limonadas dos anos 90. Em 2000, a empresa de fundiu com a Brahma, fundando a Ambev.

logomarca google

Google

Uma das marcas mais famosas e valiosas do mundo, Google seria originalmente chamada de Googol caso uma falha de comunicação não mudasse a história. O erro no preenchimento de um cheque que os fundadores Sergey Brin e Larry Page receberiam em 1996 aposentou a expressão Googol (nomenclatura matemática para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros) e elegeu no lugar a versão alterada da palavra.

Chanel Nº5 

Criada para a grife da francesa Coco Chanel, Chanel nº 5 foi assim chamado porque 5 era o número da sorte da estilista. A superstição fez parte ainda da apresentação do novo produto ao mundo: a criadora escolheu o dia 5 de maio de 1921 para lançar o perfume.

Skol

A Skol é uma marca de cerveja de propriedade da empresa dinamarquesa Carlsberg, com licença para ser fabricada no Brasil pela Ambev. O nome vem da palavra escandinava skål, que significa "à vossa saúde/à nossa saúde"; expressão comum que antecede brindes.

logomarca pepsiPepsi

Criada em 1893 pelo americano Caleb Bradham, farmacêutico da Carolina do Norte, a Pepsi originalmente chamava-se Brad's Drink, em referência ao nome de seu criador. Foi só em 1898 que Bradham passou a comercializá-la com o nome de Pepsi-Cola. O nome veio dos seus principais ingredientes, pepsina e nozes de cola. A marca, no entanto, só foi registrada em 1902.

Campari

O italiano Gaspare Campari trabalhava em bares criando receitas de coquetéis à base de vinho e ervas. A combinação que iria gerar o drinque avermelhado surgiu em 1867, e sua gradação alcoólica pode variar entre 20,5% a 28% dependendo do país onde é vendida.

Yahoo! 

Ao contrário do que se imagina, o nome da empresa não veio da exclamação “Yahoo”, que em inglês pode significar comemoração ou alegria. Os fundadores Jerry Yang e David Filo escolheram a palavra por causa de uma influência literária: no livro de Jonathan Swift “As viagens de Gulliver”, os “Yahoos” aparecem como espécies de criaturas selvagens.

Kodak

logo kodak

Em busca de uma palavra sem significado, curto, fácil de escrever e de pronunciar, o fundador da Kodak, George Eastman, inventou esse nome. Ele também gostava muito da letra K.

Dreher

O rótulo brasileiro surgiu do sobrenome de uma família alemã que plantava uvas na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grando do Sul, por volta de 1900. Com as uvas, eles faziam vinho branco, mas não demorou muito e o conhaque, obtido através da destilação do vinho branco, superou as vendas do produto original.

logomarca nintendoNintendo

As três palavras "Nin" "ten" e "do" podem ser livremente traduzidas do japonês para "Deixe a sorte para o céu". A Nintendo foi criada por Fusajiro Yamauchi em 1889 e fabricava baralhos de cartas artesanais, parte deles com personagens de desenhos. Foi só após sua entrada no mercado de ações, em 1963, que a companhia passou a investir em jogos eletrônicos.

Cadillac

A Cadillac é uma divisão da General Motors especializada em carros de luxo. O nome é uma homenagem ao explorador francês Antoine de la Mothe Cadillac, o fundador da cidade de Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos.

Durex

A fabricante de preservativos que chegou recentemente ao Brasil tem origem britânica, e o nome deriva de “DUrable Reliable EXcelence”, ou excelência em durabilidade confiável.

Häagen-Dazs

A marca americana de sorvete é o caso de uma história bem contada com o intuito de deixar os sorvetes com uma cara mais premium por dar a ilusão de serem de origem estrangeira. O nome não significa nada, mas foi inventado para soar dinamarquês. Curiosamente, não se usa trema em palavras que são originalmente da Dinamarca.

logo HyundaiHyundai

Traduzindo literalmente do coreano, a palavra significa “modernidade”. A empresa foi fundada em 1947, mas a divisão responsável pela produção de carros só começou em 1967.

Agência EVEF

Numa busca no Google, podemos encontrar o termo EVEF como as iniciais do termo comercial "Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira" - mas não é essa a origem do nome da Agência EVEF.

EVEF é uma palavra que não existe em nenhuma lingua amplamente conhecida (por exemplo francês, português ou inglês). No momento da criação da marca EVEF foi tomado o cuidado de não repetir um nome existente, buscando o mesmo tipo de ineditismo na criação da idéia da marca Pepsi ou Nintendo.

A palavra EVEF não existia e foi criada numa brainstormig (tempestade cerebral). EVEF pode ser interpretada pelas iniciais EVE-F, no inglês EVEr - Forever (sempre e para sempre). Isso porque todas as idéias são criadas de forma aleatória e sem limites intelectuais. Dada a possibilidade de infinitas criações, o infinito é uma forma de agregar valor à marca.

Para os fãs da banda britânica Pink Floyd, essas duas palavras em sentido trocado (Forever and EVEr) são identificadas como as 2 últimas palavras gravadas em estúdio pela banda e que foi gravada na última frase da úlima faixa do álbum musical The Division Bell, o último álbum de estúdio da banda (não confundir com o álbum Endless River, que é mais recente, porém não foi concebido como uma obra separada, e sim como uma coletânea do que não foi aproveitado no The Division Bell).

 

logomarca banda pink floyd

Pink Floyd

O nome Pink Floyd é a junção dos nomes de dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd. Por pouco eles não se chamaram de "Anderson Council" ou "Megadeath".

Origem do nome do álbum The Division Bell

Falta de comunicação é o tema desse álbum do Pink Floyd. O Division Bell (traduzido como "sino da divisão") trata-se de um instrumento presente na sede do parlamento inglês que é tocado quando ocorre uma divisão de opiniões entre os parlamentares. Ou seja, é usado quando está ocorrendo falta de comunicação entre os presentes e indica o momento em que deve haver uma votação.

Aproveitando o "gancho" dessa rápida olhada sobre o nome do Pink Floyd, que tal conhecermos outras duas influências do Rock & Roll que participaram daquela criação de nome da marca da Agência EVEF?

 


 

logotipo the beatles 

The Beatles

Inicialmente em 1956, eles se chamavam the Quarrymen, tirado do nome da escola em que estudavam, the Quarrybank High School. Com esse nome, a banda formou seu núcleo com John, Paul e George. Até 1959, os três já haviam saído desta escola, portanto era uma questão de tempo até mudarem o nome da banda. Experimentaram vários nomes sem muita convicção como Johnny & the Moondogs mas só no final do ano resolvem pensar seriamente no assunto. O quarteto de Liverpool adorava Buddy Holly & the Crickets. O nome Cricket tem duplo sentido na Inglaterra. Lennon começou então a buscar outros insetos que pudessem ter um duplo sentido. Ele acabou chegando em beetles (besouros) escrito Beatles para fazer um trocadilho com beat music.

Assim nasce the Beatles em final de 1959. Muito pouco tempo depois, o amigo Cas Jones do grupo Cas & the Casanovas achou o nome ruim pois a mentalidade da época era de que bandas precisam ter um nome grande e sugeriu, "Porque vocês não se chamam Long John Silver & the Beatles?", uma alusão ao Long John Silver, o astuto pirata, personagem do livro A Ilha Do Tesouro. Inseguros, no dia de uma importante audição para uma futura excursão a Escócia, eles se apresentaram como the Silver Beatles e seus nomes artísticos se tonaram John Silver, Paul Ramon (donde os Ramones tiraram o seu nome), Carl Harrison (homenagem a Carl Perkins) e Stu de Stijl (homenagem a Nicolas de Stijl, pintor expressionista). Na bateria, no dia da audição, John Hutch e para a excursão Thomas Moore. Depois dessa excursão voltam a ser simplesmente the Beatles e nunca mais mudam.


 

 

logomarca led zeppelin

 

Led Zeppelin

O baterista do the Who, Keith Moon, achou que a banda de Jimmy Page, que ainda se chamava The New Yardbirds, era pesada como chumbo e flutuava como um Zepelim. Daí Lead Zeppelin (Zepelim de Chumbo). Um Zepelin trata-se de um balão dirigível em forma de charuto. Mais tarde o nome foi mudado para Led Zeppelin para não ter dúvidas quanto à pronúncia.


 
Página atualizada por Everton Ferretti em 09/10/2018 na Agência EVEF 

Restaurantes, churrascarias e pizzarias

Temos ampla experiência em desenho gráfico publicitário e webdesign. Já criamos milhares de logomarcas (ou logotipos) inéditos e totalmente personalizados. Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, cafeterias, churrascarias, chopperias, buffets, docerias e empresas de alimentação em geral foram atendidas em todo Brasil.

Condições especiais para você receber seu o seu novo logotipo:

Valor promocional do serviço da criação do logo: R$ 384,00

  • Aceitamos pagamentos via depósito, boleto e em até 12 vezes no cartão de crédito.

Enviamos os desenhos vetorizados e padronizados para utilizar em gráficas, empresas de mídia, exibição em telões, anúncios de TV, internet e inúmeras aplicações gráficas.

Brindes especiais que voce recebe junto com o arquivo do logo:

  • arquivo de imagem do desktop;
  • arquivo de imagem da assinatura de email;
  • arquivo editável do modelo de cartão de visitas;
  • imagens padronizadas do logotipo para as mídias sociais.

 

Portifólio com alguns logotipos para pizzarias, lanchonetes e restaurantes que já criamos:

logotipo rosso gastronomia

logo para restaurante

logo churrascaria

logotipo lanchonete açaí

logomarca para cafeteria

logomarca cantina italiana

logotipo para padaria panificadora

logotipo cantina italiana

logomarca lanchonete

logomarca pastelaria

logotipo açougue casa de carnes restaurante

logotipo churrascaria

logotipo bar chopperia

logomarca pizzaria

logomarca para restaurante

logotipo para pizzaria

logomarca churrascaria

logomarca para restaurante

logotipo para restaurante

logotipo pub


  

A Agência EVEF cria e envia desenhos de logo que podem ser usados por restaurantes, pizzarias, lanchonetes, padarias e empresas de alimentação. Também atende empresários de outras área de atuação, como comércio, indústria e serviços em todo Brasil.  

 

Confira mais modelos de logotipos para pizzarias e restaurantes usados por empresas no exterior:

logomarcas para restaurantes 
 

 
Página atualizada por Everton Ferretti em 09/10/2018 na Agência EVEF 

Escolas, cursinhos e auto-escolas

Temos ampla experiência em desenho gráfico publicitário e webdesign. Já criamos milhares de logomarcas (ou logotipos) inéditos e totalmente personalizados. Escolas, cursos de idiomas e cursinhos pré-vestibular e preparatórios para concursos foram atendidos em todo Brasil.

Condições especiais para você receber seu o seu novo logotipo:

Valor promocional do serviço da criação do logo: R$ 384,00

  • Aceitamos pagamentos via depósito, boleto e em até 12 vezes no cartão de crédito.

Enviamos os desenhos vetorizados e padronizados para utilizar em gráficas, empresas de mídia, exibição em telões, anúncios de TV, internet e inúmeras aplicações gráficas.

Brindes especiais que voce recebe junto com o arquivo do logo:

  • arquivo de imagem do desktop;
  • arquivo de imagem da assinatura de email;
  • arquivo editável do modelo de cartão de visitas;
  • imagens padronizadas do logotipo para as mídias sociais.

 

Portifólio com alguns logotipos para cursinhos e escolas que já criamos:

logomarca espaço cultural

logomarca escola

logomarca curso preparatório

logo colégio

logomarca instituto

logo escola infantil

logo projeto educacional

logo educandário

logo educação e cultura

logo escola idiomas

logotipo escola infantil

logotipo instituto de educação

logotipo escola equitação

logotipo cursinho pré vestibular


  

A Agência EVEF cria e envia desenhos de logo que podem ser usados por cursos de idiomas, profissionalizantes, informática, tecnologia, educação básica, ensino médio e pré vestibular. Também atende empresários de outras área de atuação, como comércio, indústria e serviços em todo Brasil.

 

Confira outros exemplos de modelos de logotipo e logomarca que são utilizados por escolas, cursos e instituições de ensino nos Estados Unidos e na Europa: 

logomarcas logotipos para escolas cursos e faculdades


 
Página atualizada por Everton Ferretti em 09/10/2018 na Agência EVEF