Criação de marca (nome fantasia)

A criação de um nome fantasia para identificar a sua empresa ou o produto que sua empresa vende é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de qualquer negócio.

Exemplo: é importante para uma imobiliária possuir um bom nome (marca), mas o nome de um edifício ou novo loteamento é importante também, e frequentemente uma imobiliária precisa escolher um novo nome ou marca fantasia para um novo empreendimento.

O mesmo desafio é enfrentado por lojas de veículos, clínicas dentárias, centros de saúde médico, escritórios de contabilidade ou empresa de manutenção de celulares. Além de diversos outras áreas de atuação, como engenharia, educação, agronegócio etc.

A Agência EVEF trabalha com a criação de nomes de empresas e produtos há mais de 20 anos e publicou esse artigo para ajudar os empresários e empreendedores a escolherem o seu nome fantasia.


Precisa de um novo nome de marca ou desenho de logotipo?

logo whatsappAgência EVEF realiza essas criações, solicite abaixo um orçamento via WhatsApp:

Clique aqui (se estiver usando um celular com WhatsApp) e solicite a criação do seu logotipo ou copie nosso número: (12) 99763-9529

Se preferir, solicite orçamento via email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 

Criando um novo nome fantasia ou nome de marca

Inicialmente, o nome fantasia não precisa ser exatamente igual o nome que é exibido no cartão de CNPJ ou no Contrato Social da empresa. Isso porque um mesmo CNPJ pode ser titular de várias marcas diferentes, basta pensarmos o CNPJ da Coca-Cola no Brasil que possui as marcas da Fanta, Sprite e várias outras marcas de bebidas.

Agora que já libertamos o nome fantasia da sua "razão social", vamos libertar o seu nome fantasia de outra "amarra" - a possibilidade de seu nome fantasia já estar sendo usado por outra empresa.

No Brasil, os empresários que desejam proteger as suas marcas de cópias, plágios ou falsificações utilizam o serviço de registros da marca no INPI. O Intituto Nacional da Propriedade Industrial realiza os registros das marcas e patentes no Brasil, e antes de voce definir qual será o seu nome fantasia (ou nome da marca da empresa) nós aconselhamos voce a realizar uma pesquisa no banco de dados do INPI e verificar se o nome desejado já foi registrado.

>> A pesquisa pode ser realizada nesse link >>

  • Essa pesquisa é gratuita, apesar de muitos escritórios de gerenciamento de marcas cobrarem por essa pesquisa. O serviço de registro da marca é um serviço pago, que voce pode realizar diretamente no site do INPI ou solicitar para um escritório ou empresa de registro de marcas.

Conheça no site do INPI os detalhes para registro de uma marca ou nome fantasia

Após voce verificar se o nome que voce está pensando está disponível para registro, existem 3 resultados possíveis:


1 - o nome da marca está disponível e vou iniciar o processo de registro;

Nesse caso, continue navegando no site do INPI que está no link acima e siga as instruções. 

Lembre-se que voce vai precisar de um desenho de logotipo para registrar a sua nova marca, e nesse caso a Agência EVEF pode te ajudar com o serviço de criação de desenhos de logotipos. Conheça mais detalhes desse nosso serviço.


2 - o nome da marca está disponível, mas não quero registrar agora;

A maioria dos pequenos empresários no Brasil não registram suas marcas no início das operações da empresa. Isso porque no início das atividades, os empresários preferem analisar a performance da marca nos primeiros meses de atuação, além de direcionar os investimentos de registro de marca para outras áreas, como promoções para alavancar a empresa ou investimento maior no estoque inicial.

Se esse for o seu caso, então o próximo passo é criar um desenho de logotipo para o nome da sua marca que foi definido. A Agência EVEF realiza esse serviço, conheça os detalhes.


3 - o nome da marca que é desejado já está registrado por outra empresa;

Nesse caso, o ideal é pensarmos em outros nomes fantasia (ou nome da marca da empresa). 

Se esse é o seu caso, nós temos um conjunto de sugestões de nomes de marca separados para cada área de atuação. Voce não precisa copiar o nome exatamente como nós sugerimos aqui, pois essas sugestões são visualizadas por milhares de internautas e voce poderia cair na armadilha de usar um nome muito comum.

Para termos sucesso na criação de um nome fantasia ou nome de marca, nós precisamos fugir do lugar comum.

Antes de visualizarmos as sugestões, conheça 3 regras básicas:

  1. Nome curto é mais fácil de ser lembrado;
  2. Nomes e Sobrenomes são eficientes, desde que sejam de fácil pronúncia;
  3. Associações a lugares, culturas ou pessoas também são eficientes;

 

Nomes de escritórios de Advocacia

  • Nome e/ou Sobrenome + Advogados Associados 
  • Nome e/ou Sobrenome + Advocacia
  • PALAVRA em LATIN de fácil leitura em português + Nome e/ou Sobrenome

 

Nomes de marcas para Fazendas, produtores rurais e empresas do agronegócio:

No Brasil, é comum encontrarmos nomes de fazendas que trazem nomes de santos católicos, referência a cores como dourado ou verde, termos relativos ao relevo da região e ao tipo de lavoura ou criação desenvolvida na fazenda e/ou comprada pela indústria do agronegócio. Entre alguns exemplos e modelos de nome de fazenda podemos citar:

  • Fazenda Belo Vale;
  • Fazenda Vale Verde;
  • Sítio Céu Azul;
  • Pecuária Vale Dourado;
  • Sítio São Sebastião do Rio Preto;
  • Pecuária Nelore de Ouro etc.

 

Exemplos de nome fantasia e marcas para fazendas e empresas do agronegócio no exterior

Realizando uma pesquisa, nós encontramos os nomes de fazendas nos Estados Unidos e Europa, e após algumas traduções e estudos das origens de cada nome fantasia podemos apresentar alguns exemplos no exterior:

  • Agromart, o termo Agro se soma ao termo MART (que vem de MARkeTing);
  • General Mills, traduzindo: "Moinhos Gerais";
  • Suggar Hollow Farm, tradução de Fazenda do Vale do Açúcar;
  • PeckerHead Farms, essa é uma granja: "Fazenda das cabeças bicudas";
  • Dennree, tem o termo DENN como nome da empresa-mãe na Alemanha;
  • Narro, nome de um sítio mexicano;
  • Hacienda Colorado, Nome de um estado dos EUA;
  • Rugglis, engenharia florestal na Alemanha;
  • Madrigal, Nome de uma Hípica no México;
  • Belmont, não é cigarro, é uma fazenda nos EUA - remete a BELA MONTANHA;
  • Savoura, marca de uma produtora de tomates, lavoura;
  • Green Isle, traduzido: Ilha Verde;
  • Natura Pass, Passagem Natural;
  • Truffaut, fazenda com homenagem ao famoso cineasta francês François Truffaut;
  • Ferme Rosier, Fazenda Rosa em francês;
  • i'Hort, já que existem o iPhone e o iPad, porque não uma iHortaliça?
  • Gitê Rural, Algo como uma "vendinha na roça" em francês;
  • Green First, "Primeiro o Verde";
  • Ferme Rouge, Fazenda Vermelha (francês);
  • Goazio, Fazenda de produtos orgânicos na França;
  • BioSuisse, nome que remete a Biológico e Suíça;
  • Agribio, Agricultura e Biologia;
  • Wheeliz, Wheel em inglês é roda, algo relacionado a tratores;
  • Ukal, fazenda pecuária na França;
  • Alma, ALpino M. A. é uma indústria de laticínios nos Alpes da Áustria;
  • Anafi, iniciais de Associazione Nazionale Allevatori bovini di razza Frizona italiana, ou seja Associação Nacional de Criadores de Gado Holstein Italiano
  • Proagrica, PROfissional AGRIcultura C. A. é uma marca do agronegócio com sede nos EUA;
  • Nufarm, FARM = Fazenda;
  • Axereal, REAL;
  • Auriva, AURIum vem do latim OURO;
  • Finlandia, nome de laticínios de sucesso nos EUA;
  • Borden, variação de border, fronteira;
  • Land Lakes, Terra dos lagos;
  • Kerrygold, GOLD = OURO;
  • Mayfield, FIELD = CAMPO - Muitas empresas do agronegócio nos EUA usam esse termo;
  • Farmbox, BOX = CAIXA;
  • Vauxhall Farm, V=nome próprio + AUXiliar + HALL=salão;
  • ADM - iniciais de Archer Daniels Midland (empresa global de processamento de alimentos, grãos e commodities agrícolas, com sede em Chicago);
  • Tillamook, tradução de uma língua nativa norte-americana que significa "terra de muitas águas";
  • Cavendish, fazenda canadense;
  • Freshlinni, FRESH=FRESCO INNI=sufixo italiano;
  • Everfresh, tradução de "Sempre Fresco";
  • PeppeRidge, algo como "Cordilheira das Pimentas";
  • Gordon, uma das maiores empresas de alimentação nos EUA, Gordon é o sobrenome de um dos fundadores da empresa;
  • Glambia, marca de alimentos e nutrição;
  • Origin, Origem;
  • Dawn meats, Carnes Alvorada;
  • Fyffes, sem tradução, é uma marca de frutas, principalmente bananas. Lembra Fifteen (quinze) + gordinhas;
  • Dunbia, DUNgannon é uma cidade na Irlanda e BIA=orgânico;
  • Aurivo, AURIum vem do latim OURO.

As marcas do agronegócio exibidas acima possuem desenhos de LOGOTIPOS e voce pode visualizar esses logotipos nos links abaixo:

Modelos de logotipos para fazendas, produtores rurais e agricultura

Modelos de logos para fazendas e agronegócio 


 

Exemplos de nome fantasia para contadores e contabilidade

Abaixo voce visualiza alguns exemplos de nome de marca de escritórios e empresas de contabilidade, assessoria e associações de contadores profissionais.

Esses nomes são de importantes empresas e marcas globais, eles servem como exemplo e inspiração para voce criar o nome da marca do seu novo escritório de contabilidade.

Nós identificamos alguns padrões que podem ajudar a entender o processo de criação de um nome fantasia para as empresas do setor de contabilidade:


Usar siglas como destaque no nome fantasia de um escritório de contabilidade é algo comum, podemos citar empresas famosas como a PWC, KPMG e a BDO.

  • PwC (uma das maiores empresas de auditoria do mundo, sua sigla remete ao seu nome da marca PriceWaterhouseCoopers, com sede global em Londres
  • BDO - uma das marcas mais conhecidas na Europa, a BDO foi criada em 1973 e significa "Binder Dijker Otte", ela é uma rede internacional de empresas de
    contabilidade com sede na Bélgica.
  • KPMG é uma empresa global de serviços profissionais e seu nome tem origem em KMG (Klynveld Main Goerdeler) se somando com a marca Peat Marwick, quando as
    duas empresas se uniram em 1987.
  • VKA é o nome da marca da Vinod Kumar & Associates (VKA), na Índia
  • CA 360 é a sigrla da marca Chartered Accountyants 360 (Austrália)
  • HW Fisher & Company (marca de um escritório de contabilidade)
  • FRP Advisory
  • SJD Accountancy

A estratégia de marketing de destacar o nome da marca através das letras iniciais (siglas) também é muito usada por organizações e associações de contadores e profissionais de contabilidade, como voce pode conferir abaixo:

  • AAA é a marca da American Accounting Association, que é a Associação Americana de Contadores (a principal comunidade de contadores nos Estados Unidos).
  • CPA é a marca da Chartered Professional Accountants of Canada, que é a instituição representativa dos profissionais de contabilidade no Canadá.
  • CAW é a marca da Chartered Accountants Worldwide, que reúne os principais institutos de Contadores Certificados de todo o mundo.
  • ICAEW é uma organização profissional mundial de contadores.
  • CAI é a marca da Chartered Accountants Ireland, que é a Associação de Contadores Profissionais da Irlanda
  • ICAS é o nome da Associação de Contadores do Reino Unido.
  • CA é a sigla da Chartered Accountants, uma organização global de contadores.

Outra característica comum que podemos observar nos nomes das marcas de empresas de contabilidade globais é a utilização do símbolo comercial & para conectar o nome de dois sócios ou de 2 marcas antigas que se uniram sob um novo nome fantasia unificado:

  • Ernst & Young - o nome dessa marca foi formada por uma fusão da Ernst & Whinney e Arthur Young & Co. em 1989
  • Scott & Wilkinson (Nome de uma firma de contabilidade no Reino Unido).
  • Smith & Willianson
  • Duncan & Toplis

Em outros casos, o nome fantasia exibe dois nomes, ou até três, mas não exibe o símbolo de conexão &.

  • Coetzee Smit (Escritório de Contabilidade na África do Sul)
  • Benson Seymour (nome de uma empresa de contadores em Vancouver, Canadá)
  • Moss Adamns
  • Plante Moran
  • Baker Tilly
  • Grant Thornton
  • Dixon Hughes Goodman
  • Eide Baily
  • Rothstein Kass
  • Frank, Rimerman + Co
  • Begbies Traynor
  • Elliot Davis
  • Parente Beard
  • Crowe Horwath
  • Clifton Larson Allen
  • Cohn Reznick
  • Cherry Bekaert
  • Holtz Rubenstein Reminick
  • Citrin Cooperman
  • Moore Stephens
  • The Siegfried Group
  • Saffery Champness
  • Haines Watts
  • Hacker Young
  • Kingston Smith
  • Zolfo Cooper
  • Johnston Carmichael
  • Wilkins Kennedy
  • Chantrey Vellacott
  • Francis Clark

Outra estratégia de comunicação com os clientes demanda a exibição de um logotipo e nome da marca de forma mais simples e direta. Dessa forma, podemos identificar nomes de empresas de contadores que são únicos e curtos:

  • Deloitte
  • McGradley
  • Friedman
  • Rehmann
  • Schenck
  • Wipfli
  • Mazars
  • Armanino
  • Menzies
  • Buzzacott
  • Haysmacintyre
  • Hein
  • Weaver

As marcas de contadores e contabilidade exibidas acima possuem desenhos de LOGOTIPOS e voce pode visualizar esses logotipos no link Logos para contadores e contabilidade...


 

Exemplos de nome de marca e nome fantasia para empresas de outros setores

A Agência EVEF está atualizando seu conteúdo e em breve voce poderá visitar nossas sugestões de nome fantasia para as empresas dos setores abaixo:

  • Clínicas 
  • Corretores de seguros
  • Engenharia e Arquitetura
  • Escolas e cursos
  • Farmácias e drogarias 
  • Imobiliárias e corretores 
  • Informática e Tecnologia 
  • Lojas e marcas da moda 
  • Materiais de construção 
  • Restaurantes e pizzarias 
  • RH e Agências de emprego 
  • Supermercados e revendas 
  • Transportadora e logística 
  • Turismo e viagens

 


Página atualizada na agência EVEF em 16/07/2018 por Everton Ferretti

Fale conosco

Solicite o orçamento para criar seu novo logotipo via WhatsApp

Em Taubaté - São Paulo (12) 997639529

Em Belo Horizonte - Minas Gerais (31) 983188860

 

ou envie email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

>> Continue navegando em nosso site >>

Quem somos

23 anos de sucesso em criações publicitárias e webdesign: a Agência EVEF começou suas operações em São Paulo no ano de 1994, com o desenvolvimento de suas primeiras criações publicitárias (desenhos de estampas para camisetas, adesivos e impressos).

Naturalmente, surgiram os primeiros trabalhos de desenvolvimento de logotipos e identidade visual para empresas e profissionais. O portifólio de soluções se ampliou, oferecendo também a criação de mídias novas, como CDs executáveis com a apresentação de seus clientes.

A partir de 1998, com o crescimento acelerado da utilização da internet entre as empresas no Brasil, a Agência EVEF se antecipou às demandas do mercado e iniciou o desenvolvimento dos primeiros projetos WEB, utilizando a recém-lançada plataforma de animação Flash da Macromedia. Os anos se passaram, a tecnologia evoluiu, o flash hoje pertence à empresa Adobe e está na versão Creative Suite 6.

A Agência EVEF sempre acompanhou de perto essas evoluções tecnológicas, e hoje todos os clientes WEB da Agência EVEF utilizam o Flash em diferentes níveis de exibição para apresentar seus produtos e serviços.

Mudança para Taubaté - SP

Em 2017, procurando diminuir custos e manter uma ótima qualidade de serviço no atendimento aos seus clientes, a Agência EVEF iniciou suas operações em Taubaté-SP, de onde iniciou uma nova estratégia de atendimento e prestação de serviços que está trazendo ótimos resultados para seus clientes.

Agora, além de continuar atendendo aos clientes em todo Brasil, a EVEF também fornece o atendimento via WhatsApp e via Email. O compromisso de ouvir o cliente, capturar sua necessidade e criar uma solução publicitária única e impactante é o grande diferencial da Agência EVEF.

Solicite mais informações sobre os serviços da Agência EVEF e descubra como podemos ajudar sua empresa a alcançar o sucesso que tanto merece.

O que significa EVEF?

Numa rápida busca no Google, podemos encontrar o termo EVEF como as iniciais do termo comercial "Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira" - mas não é essa a origem do nome da Agência EVEF.

EVEF é uma palavra que não existe em nenhuma lingua amplamente conhecida (por exemplo francês, português ou inglês). No momento da criação da marca EVEF foi tomado o cuidado de não repetir um nome existente, buscando o mesmo tipo de ineditismo na criação da idéia da marca PEPSi.

O que é EVEF? O que é PEPSi? Da mesma forma que PEPSi, a palavra EVEF não existia e foi criada numa brainstormig (tempestade de idéias).

EVEF pode ser interpretada pelas iniciais EVE-F, no inglês EVEr - Forever (sempre e para sempre). Isso porque todas as idéias são criadas de forma aleatória e sem limites intelectuais. Dada a possibilidade de infinitas criações, o infinito é uma forma de agregar valor à marca.

Criação, construção, desenvolvimento e divulgação de sites

Para divulgar sua empresa, marca, produto ou serviço a melhor estratégia de marketing digital é a publicação de um website. A Agência EVEF trabalha com o desenvolvimento de sites profissionais e administráveis.

A Agência EVEF tem experiência de 20 anos na criação publicitária e de conteúdo web. Já foram criados sites para diversas áreas de atuação, como por exemplo empresas de tecnologia, construção civil, clínicas, profissionais liberais, lojas varejistas etc. Nosso portifólio é a garantia da nossa experiência e tecnologia segura.

Também fornecemos as tecnologias necessárias para a conexão do site com as várias ferramentas adicionais de marketing virtual, como por exemplo as ferramentas para melhorias de posicionamento de sites nas pesquisas do Google e as publicações nas redes sociais.

planejamento de sites e divulgação na internet

As principais características e vantagens técnicas dos sites que criamos:

criar siteTodas as senhas administrativas são entregues para o cliente;

Utilizam tecnologia PHP em servidor seguro;

Você (ou sua empresa) tem a vantagem de atualizar o conteúdo do site a partir de qualquer computador com o uso de senha, e pode solicitar à nossa equipe essa atualização (caso não tenha tempo para realizar a atualização). Os sites administráveis permitem a atualização através de um painel de administração de forma intuitiva, com o painel em português e video-aulas explicativas. As atualizações podem ser realizadas por você ou alguém que voce tenha autorizado na sua empresa.

O site é totalmente integrado ao Google, incluindo as novas tecnologias lançadas em 2015, como a marcação de dados estruturados, acompanhamento de sitemaps, vinculação à rede social Google Plus e gerenciamento de anúncios patrocinados;

Todos os sites são desenvolvidos com visualização para computadores, celulares e tablets (tecnologia mobile friendly);

A ferramenta do site administrável é de código aberto, por isso não existe manutenção mensal obrigatória. Não cobramos mensalidades e nem licenças de uso de software.

O site e o projeto pertencem à sua empresa ou sua pessoa física, sendo o registro do domínio registrado em seu nome ou CNPJ. Após o término do projeto você recebe uma cópia de backup do seu projeto para guardar uma cópia de segurança.

Todas as etapas são acompanhadas e aprovadas por você, desde a criação visual ao desenvolvimento das páginas e programação do site.

preço e valor de site

Quanto custa um site?

Diferente das outras agências, a Agência EVEF respeita o seu tempo e já apresenta nessa página o valor do pacote básico para confecção de websites:

  • R$ 1.500,00

O valor pode ser parcelado em 3 vezes, sendo a primeira no registro ou alteração do domínio para o servidor de hospedagem, e as outras 2 parcelas para 30 e 60 dias após a primeira. Esse pacote básico inclui a publicação de um site administrável com 10 páginas, que poderão ser ampliadas futuramente para milhares de páginas (com a inclusão de artigos de texto, vídeos, fotos, listas de novos produtos, descrições de serviços novos etc).

Existem custos adicionais, além da taxa publicitária da criação do site?

O site precisa ficar gravado num servidor de hospedagem para que os visitantes do site possam visualizar o conteúdo que foi publicado 24 horas por dia, além de permitir o recebimento e envio de mensagens de email no formato nome@seudomínio.com.br

Essa hospedagem varia entre R$ 39,00 e R$ 69,00 mensais, dependendo do pacote contratado.

Além dessa taxa da hospedagem, é necessário o pagamento anual do registro do domínio do site, uma cobrança de R$ 30,00 a cada 12 meses.

Além dessas 2 taxas acima, existem outras taxa que são opicionais, por exemplo o investimento nos links patrocinados do Google.

  • Conhecido como Google Adwords, esse sistema permite a criação de anúncios patrocinados que terão destaque no topo e na lateral dos resultados das páginas de busca do Google. É altamente recomendado investir no Adwords, principalmente para pequenas empresas que precisam rapidamente captar novos clientes via Google. É a ferramenta de marketing digital mais poderosa do Google. Com investimento sugerido a partir de R$ 300,00, esse sistema cobra pela cobrança de cliques acionados pelas palavras-chave pesquisadas e vinculadas ao seu site. 

google adwords

Alguns sites já criados pela Agência EVEF:

Quanto tempo demora para ser implantado um site novo?

Se o site for do pacote básico com até 10 páginas diferentes de conteúdo, ele já pode ser publicado em 15 dias. Portanto, fica online antes do pagamento da segunda parcela. Outra vantagem é que as ferramentas de cadastro e indexação para localização no Google são instaladas ao mesmo tempo, adiantando e acelerando o tempo do retorno do seu investimento em internet.

Esse prazo só é garantido para a implantação do site em servidor de hospedagem que suporte a tecnologia que utilizamos. Temos uma lista de empresas de hospedagem para sugerir a instalação do seu site, caso ainda não tenha um domínio e hospedagem ativados.

A criação de um site demanda muitas questões, nessa página foram exibidas apenas algumas delas.

 


Página atualizada por Everton Ferretti na Agência EVEF em 09/06/2018