Propaganda

Propaganda é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou instituição política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por governos e partidos políticos.

Diferente do Jornalismo imparcial, a propaganda apresenta informações com o objetivo tendencioso de principal de influenciar uma audiência. O resultado desejado é uma mudança de opinião e atitude em relação ao assunto no público-alvo para promover uma agenda.

painel de propaganda

O CENP (Conselho Executivo de Normas Padrão) um dos órgãos que normatiza a atividade publicitária no Brasil, considera publicidade como sinônimo de propaganda. No caso do CENP, a distinção entre publicidade e propaganda é irrelevante, pois a entidade cuida tão-somente das relações comerciais entre anunciantes, agências e veículos.

Assim definido o âmbito de sua atuação, torna-se óbvio que ela trata da propaganda comercial e emprega a locução como sinônimo de publicidade ("advertising" em inglês). O termo publicidade é usado quando a veiculação na mídia é paga, já propaganda refere-se a veiculação espontânea (como a famosa propaganda boca-a-boca). Toda publicidade visa a divulgação de um produto e, consequentemente, sua compra pelo consumidor.

Há vários pesquisadores envolvidos na clarificação de como as mensagens de propaganda são transmitidas, mas é claro que estratégias de disseminação da informação só se tornam estratégias de propaganda quando associadas a mensagens que modificam comportamentos, idéias ou sentimentos.

Grosso modo, pode-se afirmar que a propaganda se refere à mensagem a ser veiculada ("conteúdo"), enquanto a publicidade se refere aos "meios" (o "como") essa mensagem será veiculada nos diferentes meios. Identificar as mensagens de propaganda é um pré-requisito para estudar os métodos utilizados para divulgação destas mensagens.

Métodos usuais para transmitir mensagens de propaganda incluem noticiários, comunicações oficiais, revistas, comerciais, livros, folhetos, filmes de propaganda, rádio, televisão e pôsteres, que relacionem o produto ou serviço oferecido quanto as suas características e benefícios. No caso da divulgação de uma idéia ou conceito o meio utilizado deve corresponder ao público-alvo da campanha e acompanhado da linha de pensamento do seu criador, a fim de instigar no público o interesse e a aderência à idéia/conceito. Com o advento da internet comercial (deste fins de 1995 no Brasil), um novo espaço ganhou forma nas mídias on-line. Inicialmente na forma de banners, depois com sites, cliques pagos e recentemente com diversos recursos de mídias sociais, novos métodos tem obtido grande sucesso na transmissão de mensagens publicitárias.

propaganda externa

Propaganda na internet

O Google é o maior portal da rede, e oferece aos anunciantes uma ferramenta (meio) de divulgação que revolucionou o mercado publicitário. Por isso o Google é hoje uma das empresas mais valiosas do mercado na informática.

Google Ads (antigamente era Adwords)

Imagina sua empresa pagar apenas pelos clientes que chegam até suas dependências. Isso é o retorno de 100% - algo considerado ipossível antes do advento da ferramenta Google Ads. Antigamente, para divulgar uma promoção de diária de um hotel, por exemplo, era necessário enviar 1000 cartas (mala direta) pelos correios. Se a promoção resultasse em 5% de retorno, já era considerada sucesso (50 novos clientes).

Mas agora, os custos do envio de 1000 cartas foram substituídos pelo investimento em 1000 cliques, e o valor investido é muito menor. E como a empresa só paga pelo clique que leva o internauta até o seu site, se voce pagar por 1000 cliques terá 1000 novos visitantes no seu site, que é uma filial 24 horas da sua empresa.

 

 

propaganda em edificio

Outras formas de propaganda na internet

Colecionar seguidores do Tweeter, Instagram e Facebook tem sido atualmente uma ferramenta muito usada por empresas que procuram fidelizar clientes e conquistar novos mercados. Em muitos casos é uma técnica eficiente, mas exige trabalho constante de atualização das publicações (posts). E temos que lembrar que ninguém quer seguir um perfil numa rede social só para ficar recebendo posts de propagandas promocionais - as empresas que investem no Facebook devem reservar mais de 90% das postagens para informações realmente úteis aos seguidores, sob pena de perder os seguidores. Exemplo disso é um plano de saúde que publica 9 posts sobre dicas de saúde para cada post que divulga uma nova promoção para fidelizar o cliente ou ampliar sua carteira.

 


 
Página atualizada por Everton Ferretti em 1/12/2022 na Agência EVEF