Propaganda

Propaganda é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou instituição política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por governos e partidos políticos.

Diferente do Jornalismo imparcial, a propaganda apresenta informações com o objetivo tendencioso de principal de influenciar uma audiência. O resultado desejado é uma mudança de opinião e atitude em relação ao assunto no público-alvo para promover uma agenda.

painel de propaganda

O CENP (Conselho Executivo de Normas Padrão) um dos órgãos que normatiza a atividade publicitária no Brasil, considera publicidade como sinônimo de propaganda. No caso do CENP, a distinção entre publicidade e propaganda é irrelevante, pois a entidade cuida tão-somente das relações comerciais entre anunciantes, agências e veículos.

Assim definido o âmbito de sua atuação, torna-se óbvio que ela trata da propaganda comercial e emprega a locução como sinônimo de publicidade ("advertising" em inglês). O termo publicidade é usado quando a veiculação na mídia é paga, já propaganda refere-se a veiculação espontânea (como a famosa propaganda boca-a-boca). Toda publicidade visa a divulgação de um produto e, consequentemente, sua compra pelo consumidor.

Há vários pesquisadores envolvidos na clarificação de como as mensagens de propaganda são transmitidas, mas é claro que estratégias de disseminação da informação só se tornam estratégias de propaganda quando associadas a mensagens que modificam comportamentos, idéias ou sentimentos.

Grosso modo, pode-se afirmar que a propaganda se refere à mensagem a ser veiculada ("conteúdo"), enquanto a publicidade se refere aos "meios" (o "como") essa mensagem será veiculada nos diferentes meios. Identificar as mensagens de propaganda é um pré-requisito para estudar os métodos utilizados para divulgação destas mensagens.

Métodos usuais para transmitir mensagens de propaganda incluem noticiários, comunicações oficiais, revistas, comerciais, livros, folhetos, filmes de propaganda, rádio, televisão e pôsteres, que relacionem o produto ou serviço oferecido quanto as suas características e benefícios. No caso da divulgação de uma idéia ou conceito o meio utilizado deve corresponder ao público-alvo da campanha e acompanhado da linha de pensamento do seu criador, a fim de instigar no público o interesse e a aderência à idéia/conceito. Com o advento da internet comercial (deste fins de 1995 no Brasil), um novo espaço ganhou forma nas mídias on-line. Inicialmente na forma de banners, depois com sites, cliques pagos e recentemente com diversos recursos de mídias sociais, novos métodos tem obtido grande sucesso na transmissão de mensagens publicitárias.

propaganda externa

Propaganda na internet

O Google é o maior portal da rede, e oferece aos anunciantes uma ferramenta (meio) de divulgação que revolucionou o mercado publicitário. Por isso o Google é hoje uma das empresas mais valiosas do mercado na informática.

Google Adwords

Imagina sua empresa pagar apenas pelos clientes que chegam até suas dependências. Isso é o retorno de 100% - algo considerado ipossível antes do advento da ferramenta Google Adwords. Antigamente, para divulgar uma promoção de diária de um hotel, por exemplo, era necessário enviar 1000 cartas (mala direta) pelos correios. Se a promoção resultasse em 5% de retorno, já era considerada sucesso (50 novos clientes).

Mas agora, os custos do envio de 1000 cartas foram substituídos pelo investimento em 1000 cliques, e o valor investido é muito menor. E como a empresa só paga pelo clique que leva o internauta até o seu site, se voce pagar por 1000 cliques terá 1000 novos visitantes no seu site, que é uma filial 24 horas da sua empresa.

Saiba mais sobre o Adwords na página do Google. Se precisar, podemos te ajudar a gerenciar sua campanha virtual.

Google Plus (Google +)

O Google Plus é a rede social da Google que está integrado aos outros serviços do Google, e ao que tudo indica essa rede se tornará o próprio Google. Os perfis do antigo Orkut, do YouTube, o Gmail, o Google Places e diversos outros serviços da Google já estão integrados com o Google Plus é importante que as empresas abram os olhos para essa rede social.

A Grande vantagem do Google é ser o maior buscador do mundo e ter a capacidade de conhecer as informações dos usuários e sites da internet. Isso o torna tremendamente poderoso e lhe dá uma considerável vantagem em relação aos seus concorrentes. Sob diversos aspector técnicos (principalmente da interação social) ter uma página no Google Plus é muito mais eficiente do que ter uma página no Bloggoer ou Facebook.

Como o Google Plus (Google+) Funciona?
Ele funciona com um sistema de círculos onde você relaciona uma pessoa a um ou mais círculos que você tem e não necessariamente você precisa se adicionado pela pessoa. E dessa forma não existe uma relação direta de amizade um pouco semelhante à lógica recíproca do "seguir" no Twitter e Facebook.

Para trabalhar com o Google Plus você pode assim como no Facebook ter um perfil pessoal, para a partir desse perfil criar uma página de sua empresa ou negócio.

Você também pode fazer uma vídeo conferência chamada de Hangout com até 10 pessoas participando ativamente e com um número ilimitado de espectadores, após o término do hangout você pode subi-lo diretamente para o YouTube, ou até mesmo fazer um Hangout ao vivo, e quando ele terminar já estará disponibilizado no seu canal do YouTube. 

Agora você também pode criar comunidades de clientes, e a partir dessas comunidades desenvolver relacionamentos de grupos em volta de interesses específicos e da sua marca. Conheça a página da Agência EVEF no Google Plus e participe.

propaganda em edificio

Outras formas de propaganda na internet

Colecionar seguidores do Tweeter e Facebook tem sido atualmente uma ferramenta muito usada por empresas que procuram fidelizar clientes e conquistar novos mercados. Em muitos casos é uma técnica eficiente, mas exige trabalho constante de atualização das publicações (posts). E temos que lembrar que ninguém quer seguir um perfil numa rede social só para ficar recebendo posts de propagandas promocionais - as empresas que investem no Facebook devem reservar mais de 90% das postagens para informações realmente úteis aos seguidores, sob pena de perder os seguidores. Exemplo disso é um plano de saúde que publica 9 posts sobre dicas de saúde para cada post que divulga uma nova promoção para fidelizar o cliente ou ampliar sua carteira.

A Agência EVEF tem ampla experiencia em criação de propaganda na internet 
Fale conosco e solicite um orçamento para a criação da sua campanha.