O conceito de Marketing

No estudo da administração de empresas, marketing é o conjunto de métodos e atividades relacionadas com o fluxo de bens e serviços do produtor para o consumidor. Corresponde à implantação da estratégia comercial, desde o estudo de mercado, promoção, publicidade, vendas e assistência pós-venda. Marketing tem muitas definições técnicas e até tentativas de tradução para o português como "mercadologia".

Seguem algumas consideradas mais significativas. Idiomaticamente, no uso diário, significa: "comercialização", mas também realização. Engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos. O marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade.

conceito de marketing

Abaixo algumas definições de marketing citadas na literatura mundial:

  • é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Definição 2005).
  • é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo. (AMA - American Marketing Association - Definição 2008).
  • é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
  • é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).
  • são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos.
  • é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Michaelis).
  • é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio).
  • conjunto de operações executadas por uma empresa envolvendo a venda de um produto, desde a planificação de sua produção até o momento que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Melhoramentos).
  • se observada de forma pragmática, a palavra assume sua tradução literal: mercado. Pode-se, então, afirmar que marketing é o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (FRAGA, Robson, 2006).
  • é despertar nos consumidores suas necessidades reprimidas e demonstrar como supri-las através de produtos e/ou serviços. (NÓBREGA, Moacir, 2008).
  • é a capacidade de identificar por meio de estudos científicos do mercado as necessidades e oportunidades de produtos e serviços gerados para um determinado público-alvo, trazendo benefícios financeiros e/ou administrativos aos clientes através de transações bilaterais. (JAQUES, Leonardo, 2009).

Acima, uma representação gráfica do Looping contínuo do desenvolvimento de uma estratégia de marketing, mostrando a importância em ouvir o cliente e investir em melhorias.

O conceito contemporâneo de Marketing engloba a construção de um relacionamento a longo prazo do tipo ganha-ganha, no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam. O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para "vender" idéias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.

No vídeo abaixo, o mestre do marketing Philip Kotler responde à pergunta: O que é Marketing?

Marketing de busca

A busca por produtos e serviços online é parte essencial da rotina dos usuários da Internet. Com isso, o marketing de busca tem atraído cada vez mais atenção. Podemos definir marketing de busca como um conjunto de estratégias que visam atingir o cliente em potencial no momento em que ele busca um produto, serviço ou qualquer informação na internet. As estratégias englobam os links patrocinados e a otimização para sites de busca. Ambos esses serviços são realizados pela Agência EVEF e provavelmente voce está lendo esse texto porque encontrou um link para essa página nos resultados de algum buscador.

A Internet tem trazido vários benefícios únicos ao marketing, sendo um deles os baixos custos e as maiores capacidades para a distribuição da informação e mídia para uma audiência mundial. A natureza interativa do marketing na Internet, em termos de fornecer respostas instantâneas, é uma qualidade única deste mediador.

Caracteristicas importantes do marketing de busca

  • Efeito Imediato – Permite uma enorme rapidez na implementação das campanhas promocionais e apresentação de novos produtos/serviços
  • Personalização – É a chave para passar do tradicional marketing para um marketing one-to-one
  • Quantificação – A internet permite mensurar as visitas, pesquisas, etc
  • Envolvimento do Utilizador – Novas formas de envolvimento do cliente uma vez que este é inevitavelmente interactivo.
  • Efeito de Rede – A comunicação entre cliente é importante. Os clientes tem maior capacidade de construir ou destruir a reputação de empresas ou marcas.

 

Os 8 Ps do Marketing

Abaixo você tem acesso ao vídeo relativo às 2 primeiras horas do Curso de Marketing Digital 8Ps do Marketing Digital. O vídeo do curso apresenta a metodologia 8Ps do Marketing Digital e as bases para se desenvolver a metodologia na empresa. Nesse curso de marketing digital você entenderá o que são os 8Ps e como eles podem ajudar sua empresa ou sua carreira.

Você também aprenderá sobre como o "Grau de Atividade do Consumidor" mudou o marketing digital atualmente e sobre a estratégia Taiji, ou seja, como agir no ambiente digital para influenciar resultados de marketing e ganho de markt share no no ambiente offline. O curso de Marketing Digital 8Ps é ministrado pelo palestrante Conrado Adolpho com milhares de alunos satisfeitos.

O curso apresenta um modelo estratégico para que empresas e profissionais de marketing possam organizar, sistematizar e potencializar os resultados obtidos a partir da internet para seus negócios. A metodologia 8Ps do Marketing Digital mostra no curso uma maneira clara de maximizar resultados com minimização de custos por meio do correto planejamento das ações em ambiente online.