Livro No Logo (Sem logo no Brasil), por Naomi Klein

livro no logoLogotipos e marcas são o que temos mais próximo de uma linguagem internacional: a maior parte dos sete bilhões de habitantes da Terra pode identificar o símbolo do McDonald’s ou da Coca-Cola. No livro "Sem logo" (título original em inglês NO LOGO), a autora Naomi Klein constrói formulações reveladoras sobre o reino das marcas: aponta os efeitos negativos do marketing na cultura, no trabalho e nas escolhas do consumidor, mostrando como multinacionais convertem o mundo em uma oportunidade de mercado. Ela também explica a razão pela qual algumas das mais reverenciadas marcas encontram-se expostas por ativistas na fúria de seus grafites e 'slogans', alvejadas nas sabotagens de 'hackers', ou nas campanhas anticorporativas.

Marcas como Nike, Shell, McDonalds, Disney e General Motors são apenas alguns casos estudados e apresentados. Com certeza, esse livro não pode faltar em qualquer biblioteca de administração e marketing.

A autora apresenta a marca como o sentido essencial da corporação moderna, e a publicidade como um veículo utilizado para levar esse sentido ao mundo. Um outro autor e mestre do Marketing, Philip Kotler, em seu livro "Administração de Marketing" já tratava da evolução das corporações para se transformarem em empresas voltadas ao Marketing, em vez de serem voltadas à venda ou à produção. Mas como teve origem essa mudança de paradigma? Vamos acompanhar as sábias observações de Naomi Klein e entender essa mudança, através dos desafios enfrentados pelas marcas mais famosas do mundo.

Só para lembrar, esse livro (No Logo) é tão impactante que acabou levando à publicação de um livro-resposta, com o título Pró-Logo. Você também poderá acessar alguns trechos do livro Pró-Logo nesse link.

Abaixo, a lista com os capítulos de No Logo: