Como as cores influenciam os logotipos

 

Invertendo as cores dos logotipos de empresas concorrentes

A cor é um dos elementos mais importantes da identidade visual de uma marca, e, se for bem escolhida, é uma estratégia duradoura. Pensando nisso, a designer brasileira Paula Rúpolo, atualmente morando em Barcelona, decidiu fazer um experimento e trocar as cores dos logotipos de grandes rivais, o projeto The Brand Colour Swap.

Durante o processo, chamou atenção o estranhamento causado pelas alterações. "A cor é quase 100% do que torna uma marca reconhecível num primeiro momento. É legal prestar atenção nas primeiras impressões que a troca te dá", afirma a designer. Da ideia surgiram uma Coca-Cola azul, um McDonald's verde e um Google roxo.

Se no setor de alimentos, a mudança é mais radical, em tecnologia, o esquema de cores muitas vezes se parece, destaca Paula. Para a designer, que também cria identidades visuais de startups e pequenas empresas, o resultado reforça a importância da imagem para qualquer negócio.

Cores originais dos logotipos Microsoft e Apple:

logotipos com cores originais

Abaixo o resultado das cores dos logotipos invertidas:

logotipos com cores trocadas


Cores originais dos logotipos Subway e McDonald's:

logotipos com cores originais

Abaixo o resultado das cores dos logotipos invertidas:

logotipos com cores trocadas


Cores originais dos logotipos Samsung e Nokia. (observe a semelhança nas tonalidades):

logotipos com cores originais

Abaixo o resultado das cores dos logotipos invertidas:

logotipos com cores trocadas


Cores originais dos logotipos Mastercard e Visa:

logotipos com cores originais

Abaixo o resultado das cores dos logotipos invertidas:

logotipos com cores trocadas


Cores originais dos logotipos Google e Yahoo:

logotipos com cores originais

Abaixo o resultado das cores do logotipo invertidas:

logotipos com cores trocadas


Cores originais dos logotipos Ferrari e BMW:

logotipos com cores originais

Abaixo o resultado das cores do logotipo invertidas:

logotipos com cores trocadas


Cores originais dos logotipos Facebook e Twiteer:

logotipos com cores originais

Abaixo o resultado das cores do logotipo invertidas.
Novamente semelhanças são observadas:

logotipos com cores trocadas

Fonte das imagens acima: http://www.printsome.com/blog/2013/the-brand-colour-swap-graphic-design


Aproveitando a ótima idéia da designer Paula Rúpolo, a Agência EVEF abriu alguns arquivos vetorizados de marcas famosas no Brasil para ampliarmos seu conceito de confronto de cores entre marcas:

Abaixo: estudo de trocas de cores nos logos da Petrobras e Esso:

cores dos logotipos alteradas


Abaixo: estudo de trocas de cores nos logos do Walmart e Carrefour:

cores dos logotipos alteradas


Abaixo: estudo de trocas de cores nos logos da Claro e TIM:

cores dos logotipos alteradas


Abaixo: estudo de trocas de cores nos logos do Itaú e HSBC:

cores dos logotipos alteradas


Abaixo: estudo de trocas de cores nos logos do Banco do Brasil e Bradesco:

cores dos logotipos alteradas


Cores na sua logomarca: voce sabia?

As logomarca que são criadas pela Agência EVEF são entregues para seus clientes num formato editável. Isso permite ao cliente fazer novas experimentações com seus desenhos publicitários, incluindo a troca das cores, da fonte (tipo) de letra e da posição dos elementos dentro do desenho da logomarca. Solicite seu novo logotipo pelo contato abaixo:

logo whatsappSe voce deseja receber um novo desenho personalizado e colorido para a sua nova logomarca, envie sua mensagem para a nossa equipe.

Clique aqui (se estiver usando um celular com WhatsApp) e solicite a criação do seu logotipo ou copie nosso número: (12) 99763-9529

 

Artigo atualizado na Agência Evef em 16/01/2018 por Everton Ferretti