Definição de design gráfico

Design Gráfico é uma forma de comunicar visualmente um conceito ou uma ideia usando técnicas formais. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre ‘imagem’ e texto.

Trata-se de uma profissão exercida pelo designer gráfico, que expande a sua área de ação aos diversos meios impressos de comunicação, resultando, mais diretamente nas seguintes aplicações:

  • Identidade corporativa (Branding);
  • Logomarca (parte importante do branding)
  • Design de embalagem (ou Packaging Design);
  • Design editorial;
  • Sinalética (ou Sinalização);
  • Tipografia.

definição de design gráfico

Um designer gráfico é um conhecedor e utilizador das mais variadas técnicas e ferramentas de desenho, mas não apenas isso. O Designer Gráfico tem como principal moeda de troca a habilidade para aliar a sua capacidade técnica à crítica e ao repertório conceitual, sendo fornecedor de matéria-prima intelectual, baseada numa cultura visual, social e psicológica. Não é apenas um mero executante, mas sim um condutor criativo que tem em vista um objetivo comunicacional.

O estudo do design gráfico sempre esteve ligado à outras áreas do conhecimento como a psicologia, teoria da arte, publicidade, comunicação, ciência da cognição, entre muitas outras. No entanto o design gráfico possui um conhecimento próprio que se desenvolveu através da sua história, mas tem se tornado mais evidente nos últimos anos. Algo que pode ser percebido pela criação de cursos de doutorado e mestrado, específicos sobre design, no Brasil e no resto do mundo.

A Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial (em inglês, Corporate Identity) pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial, única. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência.

Áreas do design gráfico

  • Identidade Visual Corporativa
  • Sinalização
  • Editorial ou papelaria  (jornais, revistas, livros, folders)
  • Embalagem

criação de papelaria

Editorial ou papelaria

O conjunto de impressos que tem função administrativa é conhecido como papelaria corporativa. Inclui nessa categoria os modelos de cartão de visita, crachá, envelope, formulário de ordem de serviço, papel timbrado, pasta folder, recibo e outros formulários de controle interno.

A Agência EVEF tem ampla experiencia em criação e design gráfico. Descubra como criar a sua logomarca e/ou a papelaria corporativa.

Identidade visual

É o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, idéia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base a logomarca, um símbolo visual e conjunto de cores. A confecção de um logotipo ou de um símbolo visual capaz de representar a assinatura institucional da empresa deve ser estabelecido através de um documento técnico ao qual os designers nomearam de manual da identidade visual. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes existentes no atual estado da técnica como por exemplo: suportes gráficos (impressão) e suportes eletrônicos (interfaces).

Além da criação de logomarcas e símbolos para uma nova marca, o designer gráfico também é responsável pela modernização da identidade visual de uma marca já estabelecida no mercado. Observe abaixo como foi realizada essa modernização da marca Natura ao longo de 40 anos, sendo que a primeira imagem é de 1970, a segunda foi criada em 1989 e a terceira em 2000:

logotipo natura

Sinalização

A Sinalização ambiental, sistema informacional ou sistema para orientação também é criada pelo designer gráfico. O design gráfico exige o domínio de técnicas para desenvolvimento de sinais de advertência, pictogramas, ícones, setas e tipografia específica. As cores são códigos visuais que proporcionam o rápido entendimentos das informações e traduzem a hierarquia orientadora, necessária ao receptor.

Os Sistemas de sinalização devem durar muitos anos, devido o alto investimentos. Os polímeros, os metais, a fibra de vidro, o vinil e os novos materiais compostos são grandes ferramentas disponíveis ao design gráfico, permitindo explorar novas formas de sinalizar um ambiente.

sinalização