Design de logotipos inteligentes

Agências de publicidade em todo mundo exibem sua criatividade nos desenhos de logotipos criados para empresas de todas as áreas de atuação. Desde zoológicos até empresas de transportes, vamos conferir nesse artigo alguns detalhes que talvez voce não tenha percebido nos logotipos de grandes empresas.

Fedex (Federal Express)

imagem logotipo fedex

Você consegue ver a imagem escondida no logo da FedEx? Pode olhar de perto: o espaço em branco entre as letyras “E” e “X” forma uma seta perfeita, sugerindo o movimento - e velocidade - para a companhia de logística americana.


Amazon

imagem logotipo amazon

Apesar de ser um logo bem literal, com o nome completo da empresa, o símbolo da Amazon tem espaço para esconder uma mensagem. Você já havia percebido a seta que liga a letra “A” até a letra “Z”? A ideia é reforçar que a empresa vende todos os tipos de produtos, de “A a Z”. Alguns interpretam ainda a seta como um sorriso.


Milwakee Brewers

imagem logotipo milwakee brewers

O clássico logo do time americano não apenas parece uma luva de baseball: a forma do objeto é gerada pelos contornos das letras "B" e "M", iniciais do time.


logotipo goodwillGoodwill

A face sorridente icônica é, na verdade, a letra “G” de Goodwill, empresa de contabilidade americana, vista de perto e depois de receber cortes.

A tradução de Goodwill para o português

Goodwill também é um termo de marketing. Pode ser traduzido como Patrimônio da Marca.

A imagem ao lado não representa o conceito de goodwill, que ainda é motivo de discussão pela sua subjetividade e dificuldade de mensuração.

Goodwill (em marketing) é um ativo intangível, assim como contas a receber, despesas antecipadas, aplicações financeiras e outras, no entanto estas contas são facilmente identificadas, ao contrário do goodwill. O goodwill também pode ser definido como sendo “fundo de comércio; bens intangíveis, tais como o bom relacionamento com os clientes, moral elevado dos empregados, bom conceito nos meios empresariais, boa localização”.

Entretanto, o conceito de goodwill vai além do bom relacionamento comercial. O goodwill pode ser definido como um lucro anormal, além do esperado, sendo que a dificuldade reside na mensuração do valor atual dos benefícios futuros esperados. Corroborando Martins (1973), este conceito aproxima-se do conceito econômico de ativo, no entanto o lucro contábil toma por base o custo como base de valor, que pela legislação atual não é corrigido pela variação do poder aquisitivo da moeda. No entanto é uma forma de calcular o Valor de uma empresa, com seus ativos intangiveis.

Há dois tipos de Goodwill: o Objetivo que é a diferença positiva entre o valor de mercado líquido dos ativos e passivos e o custo de aquisição da parte líquida dos ativos e passivos pelo investidor e o Subjetivo que é a diferença entre o valor presente dos fluxos futuros de caixa menos o valor de mercado dos ativos e passivos. Dessa forma o Goodwill não é o mesmo que capital intelectual e muito menos a expressão legal muito usada no Brasil Fundo de Comércio (porque essa expressão também incluí alguns ativos tangíveis).

>> Acesse aqui o artigo completo sobre Googdwill >>


Pittsburgh Zoo e PPG Aquarium

logomarca pittsburgh zoo e ppg aquarium

Nos dois lados da árvore que aparece como imagem principal do logo do zoológico de Pittsburgh, nos Estados Unidos, as faces de um gorila e de um leão podem ser vistas em branco, no “espaço negativo” do logo, como imagens secundárias.


Tostitos

logomarca tostitos

Um desenho discreto fica escondido no logo da marca de salgadinhos Tortitos, da americana Frito-Lay. Entre as duas letras “T” e “I” bem no meio da frase, existe uma pequena festa acontecendo. As duas letras iguais representam pessoas. E os dois personagens leva uma pequena tortilha a um recipiente de molho bem em cima do “I”.


logomarca eightEight

O nome simples e direto da "Eight" é honrado no logotipo cujas letras são todas formadas por recortes do número oito. A peça é criação do estúdio britânico Stylo Design.


Atlanta Falcons

atlanta falcons

O time de futebol americano da NFL adotou como logotipo um facilmente reconhecível “F”. Mas se você olhar mais atentamente, pode perceber que a letra é formada por uma ave de rapina estilizada.


logomarca roxyRoxy

Roxy é uma linha de roupas para meninas que praticam o surf e snowboard. De propriedade da Quiksilver, seu simbolo consiste em dois logos Quiksilver girados para formar um coração.


logomarca mosleepMosleep

O logotipo da Mosleep, associação americana para tratamento de desordens do sono, contém uma letra "M" em destaque - e ela ainda ajuda a completar a forma de uma confortável cama.


Bronx Zoo

imagem logotipo the bronx zoo

Outro exemplo do uso do do “espaço negativo”: a linha do horizonte dos prédios de Nova York pode ser enxergada nas pernas das girafas neste símbolo do zoológico do Bronx.


logo nhlHartford Whalers

O antigo time de hóquei no gelo da NHL tinha um logo interessante. O “H” pode ser enxergado em cinza entre o azul e o verde, ao mesmo tempo em que ajuda a formar uma cauda de baleia, animal que dá nome ao time. Hoje o grupo foi renomeado para Carolina Hurricanes.


Tour de France

imagem logotipo le tour de france

O logotipo da competição de ciclismo contém a imagem de um ciclista, cujo corpo pode ser identificado na letra “R”, e as duas rodas da bicicletas são formados pelo “O” e pelo desenho do sol.


Spartan Golf Club

imagem logotipo Spartan Golf Club

À primeira vista, pode ser observado um golfista que acabou de completar um lançamento. Mas a imagem ambígua traz também o capacete de um guerreiro espartano.

Fonte: UOL, Wikipedia e AP