Manual de identidade da marca

Também conhecido como Manual de identidade visual corporativa ou simplesmente por Manual de marca, é um documento técnico concebido por designers gráficos, contendo um conjunto de recomendações, especificações e normas essenciais para a utilização de uma determinada marca. Tem o objetivo de preservar suas propriedades visuais e facilitar a correta propagação, percepção, identificação e memorização da marca.

As recomendações, especificações e normas geralmente tratam de:

  • explicar a lógica construtiva da marca - dos elementos que a compõem (ex. símbolo, logotipo e designações;
  • estabelecer as variações formais da marca (ex. assinaturas vertical, horizontal etc.);
  • explicar a organização dos elementos que compõem a marca em cada variação formal (ex. símbolo, logotipo e designações;
  • estabelecer as dimensões mínimas de reprodução para preservar a legibilidade em função de cada um dos diversos meios de reprodução gráfica, assim como nas diversas mídias disponiveis no mercado;
  • indicar as especificações técnicas das cores utilizadas na marca, para garantir a fidelidade da cor em cada um dos diversos meios de reprodução gráfica, assim como nas diversas mídias disponiveis no mercado.
  • regulamentar a aplicação da marca em diferentes condições de impressão e fundos de cor.
  • explicar aspectos particulares da marca no contexto e complexidade onde esta vai funcionar.
  • demonstrar algumas situações de aplicação da marca a serem evitadas

Um Manual de Identidade Visual pode ser mais ou menos extenso em função da complexidade do contexto onde a marca a que se refere terá de funcionar. Por exemplo, um manual para uma marca de uma agência de viagens poderá requerer menos especificações que por exemplo, o manual para uma marca de uma rede de supermercados - onde neste caso, pode existir a necessidade de especificar as soluções de aplicação da marca em uniformes, veículos, embalagens, sinalização exterior, interior etc.

Modelo de manual de identidade da marca:

O índice abaixo foi usado no manual de identidade da marca Fiat

  1. Elementos estruturais
  2. Versões de logo
  3. Versão A - fotográfica colorida
  4. Versão A - fotográfica colorida sobre fundo preto
  5. Versão A - fotográfica colorida sobre fundo colorido
  6. Versão A - fotográfica sobre fundo colorido irregular
  7. Versão B - vetorial colorida
  8. Versão B - vetorial colorida sobre fundo preto
  9. Versão B - vetorial colorida colorida sobre fundo colorido
  10. Versão B - vetorial colorida sobre fundo colorido irregular
  11. Versão C - vetorial colorida sem linhas
  12. Versão D - vetorial colorida
  13. Versão A - fotográfica monocromática
  14. Versão A - fotográfica monocromática sobre fundo preto
  15. Versão A - fotográfica monocromática sobre fundo irregular
  16. Versão A - chapada em monocromática
  17. Versão B - chapada em monocromática
  18. Versão C - chapada monocromática sem linhas
  19. Códigos de composição de cores do logo
  20. Área livre ao redor do logo
  21. Assinatura de marca
  22. Construção de assinatura de marca
  23. Assinatura - Versão positiva sobre fundo claro
  24. Assinatura - Versão negativa sobre fundo escuro
  25. Assinatura - Versão sobre fundo colorido irregular
  26. Tipologia - Fonte Corporativa

Abaixo está parte da página do item 2 do manual de identidade visual da marca Fiat:

logo fiat

A atualização de uma marca também exige a criação de um novo manual. Muitos designers já receberam o manual de identidade da marca Carrefour desde 2009, quando o logotipo passou por uma modernização. Observe abaixo que houve uma mudança sutil no contorno do C, na fonte do texto "Carrefour" e no tom de azul do logotipo:

logotipo carrefour

Quando há uma mudança no logo (mesmo sutil), a empresa precisa disponibilizar através de seu departamento de comunicação e marketing o novo manual de identidade da marca. Esse princípio se aplica também para novos projetos dessa mesma empresa.
Exemplo disso é a Petrobrás, que mantem seu logotipo inalterado há anos, mas sempre precisa distribuir um novo manual de identidade quando lança um novo programa ou projeto. 
Podemos ler no manual da identidade visual do programa da Petrobrás, "A versão em cores é a principal opção de aplicação. Foi elaborada para aproveitar as possibilidades da impressão em cores e deve sempre ser utilizada em condições de reprodução e visualização favoráveis e de qualidade".
Na imagem abaixo vemos uma das páginas do manual, que apresenta a aplicação correta do logotipo do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania:

logotipo petrobras

Exemplos de manuais de outras marcas conhecidas:

Logotipo do Skype e suas instruções para aplicação e como evitar alguns erros na utilização do desenho:

manual de identidade da marca skype


Logotipo da GE (General Electric) e suas instruções para evitar alguns erros na utilização do desenho:

manual de identidade da marca ge


Logotipo do Mastercard e suas instruções para aplicação e como evitar alguns erros na utilização do desenho:

manual de identidade da marca mastercard


Logotipo da Microsoft e suas instruções para evitar alguns erros na utilização do desenho:

manual de identidade da marca microsoft


Logotipo do Facebook e suas instruções para aplicação correta dos desenhos

manual de identidade da marca facebook


Logotipo da Nike e instruções para uso do tipo de letra e distribuição do símbolo em relação ao texto.

manual de identidade da marca nike


Instruções para uso do logotipo da Apple quando exibido ao lado de outros logotipos:

manual de identidade da marca apple

 

 


Página atualizada por Everton Ferretti em 09/10/2018 na Agência EVEF