Manual de identidade da marca
Também conhecido como Manual de identidade visual corporativa ou simplesmente por Manual de marca, é um documento técnico concebido por designers gráficos, contendo um conjunto de recomendações, especificações e normas essenciais para a utilização de uma determinada marca. Tem o objetivo de preservar suas propriedades visuais e facilitar a correta propagação, percepção, identificação e memorização da marca.
As recomendações, especificações e normas geralmente tratam de:
- explicar a lógica construtiva da marca - dos elementos que a compõem (ex. símbolo, logotipo e designações;
- estabelecer as variações formais da marca (ex. assinaturas vertical, horizontal etc.);
- explicar a organização dos elementos que compõem a marca em cada variação formal (ex. símbolo, logotipo e designações;
- estabelecer as dimensões mínimas de reprodução para preservar a legibilidade em função de cada um dos diversos meios de reprodução gráfica, assim como nas diversas mídias disponiveis no mercado;
- indicar as especificações técnicas das cores utilizadas na marca, para garantir a fidelidade da cor em cada um dos diversos meios de reprodução gráfica, assim como nas diversas mídias disponiveis no mercado.
- regulamentar a aplicação da marca em diferentes condições de impressão e fundos de cor.
- explicar aspectos particulares da marca no contexto e complexidade onde esta vai funcionar.
- demonstrar algumas situações de aplicação da marca a serem evitadas
Um Manual de Identidade Visual pode ser mais ou menos extenso em função da complexidade do contexto onde a marca a que se refere terá de funcionar. Por exemplo, um manual para uma marca de uma agência de viagens poderá requerer menos especificações que por exemplo, o manual para uma marca de uma rede de supermercados - onde neste caso, pode existir a necessidade de especificar as soluções de aplicação da marca em uniformes, veículos, embalagens, sinalização exterior, interior etc.
Modelo de manual de identidade da marca:
O índice abaixo foi usado no manual de identidade da marca Fiat
- Elementos estruturais
- Versões de logo
- Versão A - fotográfica colorida
- Versão A - fotográfica colorida sobre fundo preto
- Versão A - fotográfica colorida sobre fundo colorido
- Versão A - fotográfica sobre fundo colorido irregular
- Versão B - vetorial colorida
- Versão B - vetorial colorida sobre fundo preto
- Versão B - vetorial colorida colorida sobre fundo colorido
- Versão B - vetorial colorida sobre fundo colorido irregular
- Versão C - vetorial colorida sem linhas
- Versão D - vetorial colorida
- Versão A - fotográfica monocromática
- Versão A - fotográfica monocromática sobre fundo preto
- Versão A - fotográfica monocromática sobre fundo irregular
- Versão A - chapada em monocromática
- Versão B - chapada em monocromática
- Versão C - chapada monocromática sem linhas
- Códigos de composição de cores do logo
- Área livre ao redor do logo
- Assinatura de marca
- Construção de assinatura de marca
- Assinatura - Versão positiva sobre fundo claro
- Assinatura - Versão negativa sobre fundo escuro
- Assinatura - Versão sobre fundo colorido irregular
- Tipologia - Fonte Corporativa
Abaixo está parte da página do item 2 do manual de identidade visual da marca Fiat:
A atualização de uma marca também exige a criação de um novo manual. Muitos designers já receberam o manual de identidade da marca Carrefour desde 2009, quando o logotipo passou por uma modernização. Observe abaixo que houve uma mudança sutil no contorno do C, na fonte do texto "Carrefour" e no tom de azul do logotipo:
Quando há uma mudança no logo (mesmo sutil), a empresa precisa disponibilizar através de seu departamento de comunicação e marketing o novo manual de identidade da marca. Esse princípio se aplica também para novos projetos dessa mesma empresa.
Exemplo disso é a Petrobrás, que mantem seu logotipo inalterado há anos, mas sempre precisa distribuir um novo manual de identidade quando lança um novo programa ou projeto.
Podemos ler no manual da identidade visual do programa da Petrobrás, "A versão em cores é a principal opção de aplicação. Foi elaborada para aproveitar as possibilidades da impressão em cores e deve sempre ser utilizada em condições de reprodução e visualização favoráveis e de qualidade".
Na imagem abaixo vemos uma das páginas do manual, que apresenta a aplicação correta do logotipo do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania:
Exemplos de manuais de outras marcas conhecidas:
Logotipo do Skype e suas instruções para aplicação e como evitar alguns erros na utilização do desenho:
Logotipo da GE (General Electric) e suas instruções para evitar alguns erros na utilização do desenho:
Logotipo do Mastercard e suas instruções para aplicação e como evitar alguns erros na utilização do desenho:
Logotipo da Microsoft e suas instruções para evitar alguns erros na utilização do desenho:
Logotipo do Facebook e suas instruções para aplicação correta dos desenhos
Logotipo da Nike e instruções para uso do tipo de letra e distribuição do símbolo em relação ao texto.
Instruções para uso do logotipo da Apple quando exibido ao lado de outros logotipos:
Página atualizada por Everton Ferretti em 09/10/2018 na Agência EVEF