Making of da campanha da moda outono inverno da marca Burton

Quando fundamos o estúdio em 1997, queríamos ultrapassar as barreiras existentes entre determinados públicos ou subculturas (urbana, hip-hop, skate, etc), e as marcas comerciais que pretendiam atingir estes grupos. Naquele momento, as tentativas de marketing revelam geralmente um grande desconhecimento.

Parecia haver uma falta de compreensão no que dizia a respeito ao acesso/posicionamento e também à linguagem literal e visual. Na medida em que também éramos originários dessas culturas contemporâneas, começamos a conceber campanhas que nos interessasse diretamente, sem deixar de procurar instintivamente os elementos necessários para atingir um público mais vasto.

logo roupa

Trouxemos a arte de volta à publicidade, que praticamente desaparecerá desde as campanhas da década de 60 divulgadas em cartazes, e erigimos as fundações para o marketing de guerrilha na área das lojas de vestuário.

Quando conseguimos conquistar alguns novos clientes, tornou-se evidente que as nossas estratégias funcionavam e pôde dizer que a partir daí houve uma explosão.

logomarca roupa

A nossa visão de identidade começa com uma tentativa de ser tão honesto quanto possível a cerca de uma marca, sabendo que estamos para colocar essa marca num mercado em que o consumidor representa os papéis de juiz e júri.

Encarando a questão do lado positivo isto impede-nos de ter de trabalhar em projetos que nos desagradam e, na realidade, os públicos receptivos estão disponíveis e prontos para serem divertidos pela publicidade de uma forma ou de outra. As pessoas que seguem as tendências culturais e os estilos de vida alternativos, em particular, reagirão sempre a algo novo.

Começamos por definir os objetivos essenciais de um projeto, colocando uma série de questões ao cliente que nos permitem a aproximarmo-nos o mais possível de sua verdadeira visão de marca. Quais os seus objetivos e expectativas, porque procuram atingir um mercado em particular, qual a concorrência real ou prevista e por aí a fora.

logomarca moda

Também fazemos questão de dedicar o tempo necessário a ajudar o cliente a transmitir as suas preferências e queixas a cerca do marketing atual, dede as estratégias às cores. Além de criar um elemento de confiança com os clientes e de abrir canais de comunicação, isto ajuda-nos a ter a certeza de que não perdemos tempo a levar o cliente numa direção que não aprovará.

Depois desta fase inicial, iniciamos o nosso trabalho de pesquisa e procedemos a uma espécie de imersão da marca, assumindo basicamente o papel de consumidor, por assim dizer, o que leva ao planeamento e ao braim-storming. A fase de design vem um pouco depois.

projeto logo em roupas

Recentemente, estivemos a colaborar na linha de vestuário de snowboard masculino e feminino da Burton para o outono/inverno de 2007. O projeto consistia em pegar em peças de vestuários simples da marca e embelezar cada uma, partindo de um tema único.

Foram-nos dadas diretrizes flexíveis baseadas numa palavra ou localização, como “Cheyenne” ou “Tânger”, que funcionavam mais como pistas exóticas. Desenhamos cada forma de tema integral – tudo desde logotipo a padrões, passando por etiquetas, costuras, botões e aquilo que ainda fosse necessário. Tivemos também de definir o posicionamento, tendo se tratado de um projeto intenso com o prazo apertado.

logotipos roupas

O projeto era abrangente e, a princípio parecia quase exotérico. Tínhamos pouco tempo para desperdiçar e muito trabalho conceitual a realizar antes podermos conceber o projeto integral. O aspecto mais difícil e desafiador foi a quantidade de pesquisa necessária para executar cada tema corretamente, de forma a criar algo único sem se tornar ingênuo. Era importante que compreendêssemos plenamente cada tema para podermos orientar as ideias na direção certa.

Outro desafio foi a gestão de tudo: num projeto complexo como este não temos (como equipe) tempo para descompressão, pelo que tivemos de nos manter organizados e criativos durante todo o processo.

logomarca em tecido

Para nossa equipe, o ponto alto do projeto residiu provavelmente em todos os exercícios de aplicação (design contra material, etc.) dos trabalhos artísticos que desenvolvíamos, enquanto explorávamos culturas múltiplas e diversas. Quando chegamos ao fim, todos sentimos que tínhamos dado a volta ao mundo durante um ano. A colaboração com Burton foi também fantástica porque nos deram o controlo criativo completo e se mostraram abertos e praticamente tudo o que conseguíamos imaginar, o acabou de tornar o projeto muito divertido.

A melhor solução que criamos para a Burton foi possibilitar-se mais opções do que aquelas que tinham solicitado, o que não costumamos fazer, mas, neste caso, sabíamos que a empresa possuía uma excelente equipa criativa com capacidade para escolher entre um vasto leque de soluções potenciais aplicáveis a toda linha. Cada designer na equipe começou por conceber cerca de 10 páginas de versões reduzidas de imagens ou composições esquemáticas para cada tema. Designs iam sendo escolhidos.

O projeto foi apresentado em pranchas digitais - do principio ao fim, tudo foi apresentado em formato digital. Depois de enviadas ao cliente, as pranchas eram submetidas a um processo interno de avaliação e os designs finais eram escolhidos para aplicação. A Burton pareceu muito satisfeita com o resultado final, foi agradável ver os designs aplicados a peças de roupa reais disponíveis no mercado.

logomarca burton

Tudo pareceu correr bem. Temos uma grande direção e uma equipe de pessoas com capacidades multifacetadas e, como trabalhamos com esta marca há vários anos, não houve surpresas de parte a parte. Depois disso, a Burton ocupou-se da fase de produção das peças que criamos. Definimos tudo em pormenor (material, posição, etc.) e a marca concretizada através dos seus vendedores. Possuímos muita experiência com o design de equipamento desportivo e, por isso, conseguimos compreender bem qual será o aspecto do produto final a partir das nossas diretrizes.

logo roupas

Projetos como este são muito importantes para a nossa equipe porque adoramos estar aqui e nos orgulhamos de tudo o que fazemos - e o mais importante e que também nos divertimos. É uma das maiores vantagens de ter uma equipe reduzida mas experiente. Todos temos de depender muito uns dos outros e não há praticamente espaço para falhas nos relacionamento de grupos.

Este projeto precisou que cada um dos membros da equipe trabalhasse de uma forma diligente e responsável, sozinho ou acompanhado, e acho que serviu para reforçar a noção de que possuímos algo de especial aqui na BLK/MRKT. Uma equipe inteligente e dedicada é imprescindível. A organização é essencial e um restaurante fast-food aqui pelas proximidades salva vidas.

Fonte: Livro Logo Design, com texto de Dave Kinsey, da BLK / MRKT