A competição pela identidade visual da TV Nacional da China

A mudança para a sua nova sede em Pequim foi vista pela CCTV, o gigante televisivo chinês (que fornece 16 canais temáticos a quase 90% dos 1,3 bilhões de habitantes de republica popular), como o momento ideal para reformular a sua identidade corporativa antiquada, no âmbito de um processo ambicioso que envolvia também a sinalética no interior e no exterior do novo edifício. A nova sede da CCTV é um projeto revolucionário da autoria de REM Koolhaas e Ole Sheeren do atelier Oma de Roterdã.

O complexo integra igualmente um centro cultural (TVCC), um edifício de escritórios e um parque mediático, totalizando 20 hectares no distrito empresarial central de Pequim. Na sua totalidade, o complexo disponibiliza 550 mil metros quadrados de pisos de escritórios e estúdios.

logo cctv

Desde o momento da sua apresentação, o projeto arquitetônico foi reconhecido como revolucionário devido a sua forma inovadora; um retângulo aberto com duas torres de vidro e metal ligeiramente inclinadas, cada uma unindo-se a outra nas alturas. O edifício atinge uma altura de 230 metros, redefinindo assim a linha do horizonte de Pequim e assumindo-se como um verdadeiro monumento. O centro cultural que se ergue ao lado do edifício principal assemelha-se a uma bota aberta.

A arquitetura possui um forte valor icônico, e a identidade empresarial da CCVT contrasta, de uma forma algo fria, com construção futurista. O logotipo atual consiste de dois anéis atômicos unidimensionais que tem sido o seu símbolo desde o estabelecimento da CCVT em 1958.

logomarca emissora tv

Mais tarde foi apresentado um segundo logotipo,incluindo as letras CCVT num estilo fortemente inspirado pelo logotipo da CNN. Foi este logotipo usado preferencialmente no canto superior do ecrã. Tanto os anéis simbólicos originais como as letras CCTV acrescentadas nos anos 90 foram desenvolvidos internamente e continuam a ser utilizados.

Após ter decidido construir a nova sede, promoveu-se um concurso para a nova identidade da CCTV. Devido a sua enorme reputação no campo da identidade visual, do branding e da sinalética, o nossa Studio Dumbar, com sede em Roterdã, foi convidado a participar. No total, foram admitidas a concurso nove agencias, incluindo dois estúdios internacionais.

logo edificio cctv

Desde o início foi colocada uma restrição importante, os logotipos atuais não deveriam ser totalmente remodelados, mas sim revitalizados. No espaço de dois meses deveria ser apresentado um plano completo, sem direito a qualquer compensação financeira, como e freqüente na china. Cerca de 30 peritos de todo o mundo reuniram-se para apresentar um plano exaustivo que proporcionava um novo conceito de identidade visual, incluindo um logotipo novo, ou melhor, revitalizado, um sistema de sinalização completo para todo o edifício e um circuito de visitas pelas áreas públicas.

No entanto, este design conceitual bem pensado não foi escolhido. Ao invés disso, a CCTV atribuiu o projeto a uma agencia chinesa (apesar esta não constar do concurso original), com o argumento de que o seu plano era quatro vezes mais barato do que o nosso.

edificio cctv building

Proposta do Studio Dumbar para a nova identidade visual da CCTV.

No caso de um edifício com um grande poder icônico, o mais obvio seria usar a forte linguagem imagética no design do logotipo. O edifício da CCTV possui o potencial para se tornar o ícone de Pequim, aquele que permitiria reconhecer a cidade a nível mundial, comparável ao que sucede com paris e a Torre Eiffel.

Seja como for, a CCTV optou por manter os anéis atômicos vermelhos, verdes e azuis juntamente com a sigla CCTV. Em primeiro lugar, foi necessário desenhar um novo tipo de letra, tendo sido eliminado tudo o que fazia lembrar o logotipo da CNN. Desenvolveu-se um novo tipo de letra robusto, monumental e dominante, para enfatizar a natureza do novo edifício, um dos aspectos s destacar e a manutenção da fusão das letras T e V, espalmados no vértice superior e inferior, acentuando assim a curva do lado esquerdo e criando uma imagem forte e de aparência abstrata, quase que os libertando do seu significado (China Central).

logomarca edificio tv

Do ponto de vista do cliente, os anéis atômicos transmitem uma associação forte com o fenômeno da televisão. Tentamos encontrar uma solução para a imagem estática e até aborrecida, separando os anéis. O leque de cores foi dinamizado e, no logotipo, a sigla e o símbolo trocaram de posições, tendo a imagem estática dos anéis passado a transmitir uma noção de algo em permanente movimentos, uma imagem que se torna ainda mais forte noutras aplicações.

Diversos fragmentos dos anéis atômicos, sempre em constelações, posições e cores diferentes, são usados em todos os meios de comunicação de identidade possíveis. Parece que cada imagem dos anéis em movimento foi concebida num momento diferente. As possibilidades são infinitas.

logotipo projeto tv

A aplicação mais espetacular deste branding visual verifica-se no exterior do próprio edifício da CCTV, usando a característica grelha metálica diagonal, lâmpadas LED formam parcelas animadas dos anéis atômicos originais em todas as cores possíveis.

Cinqüenta anos após a sua criação, o logotipo é sujeito a uma verdadeira revitalização, tal como pretendido pela CCTV. Além disso, mesmo sem as letras CCTV, o símbolo passará a ser reconhecido como pertencente a uma empresa de comunicação moderna e dinâmica.

A nova sinalética proposta a CCTV.

logotipo cctv

Uma sinalética transparente lógica assume uma importância essencial num complexo de edifícios com esta magnitude e com a sua grande variedade e funções. Os funcionários e os visitantes deverão ser capazes de descobrir a qualquer momento em que parte do edifício se encontram.

Na sinalização exterior foram usados elementos da linguagem morfológica da arquitetura, sendo igualmente obvio que a forma do edifício fosse aplicada no logotipo. No interior, os painéis hexagonais em bandeja.

placa sinalizacao logotipo

A tipografia distinta e a utilização de várias cores tornam claro para todos em que parte do edifício se encontram, diferindo os materiais usados de área para área. As zonas de escritórios tem sinais feitos de madeira e mármore, na seção e hotel usa-se fibra de vidro e na área de emissão recorreu-se ao granito e ao travertino.

Os materiais enquadram de cada área especifica. Sem luz, a televisão não pode existir. A referência a este fator tornou-se um elemento importante na sinalização proposta. Particularmente na área de emissões em diretor, o conceito de luz e as aplicações multimídia manifestam-se de formas diferentes para enfatizar a dinâmica do processo televisivo. Os painéis iluminados proporcionam uma sinalização mais dinâmica, tornando possível a adaptação a eventos ocorrendo em períodos diferentes.o mesmo conceito de localização foi criado para o edifício TVCC,com projeções multimídia facultando informações adicionais em tempo real.

midias logo tv

O circuito de visita

As dinâmicas supracitadas do processo televisivo, bem como a arquitetura excepcional do edifício da CCTV, irão atrair um grande numero de visitantes, tanto da china como do estrangeiro. Um circuito de visita e uma forma de tornar o edifício acessível a qualquer um, permitindo a passagem de multidões através das áreas públicas de uma forma controlada e aumentando, ao mesmo tempo, atratividade do edifício.

Apresentamos o circuito de visita como uma experiência total que começa logo na entrada, onde os visitantes percorreriam um túnel 4-D contendo as mais recentes tecnologias de informações e ferramentas multimídias. As paredes, bem como o piso e o teto do túnel, funcionam como grandes ecrãs, mostrando animações dinâmicas.

Em vez de se limitarem a entrar num edifício, os visitantes vivem uma experiência fascinante em que são literalmente rodeados por som e imagens. Mais tarde, na visita ao estúdio, seriam confrontados com ecrãs mostrando reconstruções de cenários, equipamento de estúdio, material de produção, informação de bastidores e as estrelas da televisão do passado da CCTV e mesmo do seu futuro.todas as exposições, os gráficos na parede,os vídeos e as animações são apresentados de acordo com o contexto do brandng visual desenvolvido pelo Studio Dumbar.

Fonte: Livro Logo Design, com texto de M. de Boer & T. Dorresteijn, do Studio Dumbar.