Identidade na era digital: Pictomato para celulares

Pictomato é uma plataforma baseada na internet destinada à criação de avatares personalizados. Um avatar é uma figura que um usuário da internet adota no mundo virtual, devendo ser encarado como uma afirmação gráfica da identidade, do caráter ou mesmo do sentido de humor de uma pessoa em blogs, em jogos multi-usuários e em perfis de redes sociais. Um avatar na internet representa para o usuário o mesmo que um logotipo para uma empresa.

pictomato avatar desenho design

Enquanto um logotipo busca representar a atividade, história os valores e os pontos fortes de uma empresa, um avatar deve caracterizar uma pessoa e sua personalidade no mundo virtual. Cada pessoa pode usar avatares completamente diferentes de acordo com a rede, o fórum ou o canal que frequenta.

Por essa razão, as pessoas acabam muitas vezes tendo vários avatares, que usam para se divertirem de forma instintiva, alternando-os conforme seu estado emocional.

Como posso expressar minhas emoções diante da tela do computador? Como posso representar, descrever ou expor meus lados positivos no mundo virtual?

O verdadeiro trabalho de design gráfico entra em jogo quando se escolhe um ou mais avatares, não apenas porque se parte do princípio de que os avatares nos representam e projetam a nossa imagem da internet, mas também porque devem atrair a atenção (cada um deve criar impacto e expor estilos gráficos, tipos e cores individuais, de forma a sobressair entre tantos outros avatares.

logotipo pictomato design avatar

Devem também ser razoavelmente legíveis e compreensíveis para os outros usuários. Devem, por exemplo, apresentar formas simples, pois surgem com frequencia num tamanho muito reduzido.

Por último, devem agradar os outros usuários, ou seja, ao criar um avatar é necessário ter em consideração o elemento da sedução. Um avatar pode assumar várias formas, como fotografias, desenhos individuais, vetoriais, animais e objetos.

Com a evolução da tecnologia, tem sido possível criar avatares com um aspecto cada vez mais real, e não faltará muito até que esses estejam associados a sons e melodias. Hoje em dia, esses elementos virtuaisjá são muito conhecidos e usados diariamente por uma grande variedade de usuários, sendo por isso capazes de ultrapassar diversas barreiras (sociais, etárias e linguísticas).

O projeto Pictomato

Damos uma grande importância a noção de criação única e original. O conceito Pictomato nasceu após termos percebido que ainda não existia uma plataforma artística que permitisse às pessoas desenhar os seus próprios avatares com ferramentas simples e criativas.

Essa ferramenta permitiria aos usuários a expressão de sua criatividade, dando-lhes acesso a ferramentas que estimularia a sua imaginação.

avatares da pictomato

A plataforma Pictomato oferece aos usuários a opção de criarem avatares com a sua própria imagem online, dispondo, para além disso, de uma galeria com milhares de combinações de rostos que permitem a cada avatar tornar-se único.

Foram ainda criadas várias coleções de formatos com complexidade diversa, existindo atualmente uma dúzia dessas coleções com diferentes temáticas, apresentando brasões, retratos e caracteres estilizados. Por fim, serão regularmente criadas novas coleções de acordo com as novas tendências ou os desejos e pedidos dos usuários.

logo pictomato

Além desses aspectos criativos, a Pictomato permite aos designers de avatares interagir entre si numa comunidade. Cada desenho registrado cria um miniblog que permite aos usuários classificar ou comentar o tipo de desenho . Frequentemente são concebidas séries de desenhos baseadas num estilo ou num tema particular,, dando origem a um diálogo gráfico que suplanta quaisquer barreiras linguísticas.

Existe uma grande diversidade de aplicações na Pictomato, que podem ser utilizadas para personalizar o celular ou o perfil nos fóruns, em blogs e redes sociais. Os usuário podem decidir se querem ou não expor os seus trabalhos, e se decidirem por expor, suas criações poderão ser baixadas por todos os usuários, e para cada download o criador acumula pontos.

Atualmente o site pode ser acessado em inglês e frances.

Fonte: Livro Logo Design, com texto do Atelier Télescopique