A nova identidade da marca Sundance Channel na WEB

Na primavera de 2007, o Sundance Channel entrou em contato com a Tender para a reformulação global do site sundancechannel.com. Confrontada com o desafio de pegar numa marca altamente invulgar com provas dadas e de a fazer crescer se tornar bem sucedida no mundo digital, a Tender criou um novo website que não apenas transferiu um ambiente de programa ao vivo para um destino online, como também concebeu uma plataforma para novos conteúdos e um site que convida os usuários a participarem.

A nossa missão consistia em conceber um site que refletisse e realçasse os ideais de independência da marca em termos de pensamento, de atitudes e de estilode vida, sem deixar de ter em consideração as necessidades funcionais de um website televisivo.
Um produto final bem sucedido atrairia, estruturaria e capacitaria diversas comunidades de pensadores independentes, conferindo em simultâneo ao Sundance Channel os recursos para partilhar uma abordagem mais profissional em assuntos relevantes.
Pensamos então num site que pudesse ser tudo aquilo que o sundancechannel.com apresentava ao público:

  • um impulsionador de comunidade ativa;
  • um curador de perspectivas culturais estimulantes;
  • uma plataforma de opiniões e atitudes.

site sundance channel

Propusemos que o Sundance Chanel transformasse o seu website num destino que congregasse as várias iniciativas e definisse os conteúdos emitidos e a marca como um núcleo para um site maior, dedicado aos interesses, valores e objetivos do público em geral.
As nossas idéias para esse projeto ultrapassavam em muito a concepção tradicional de um site, aproximando-se mais do conceito de aplicativo.
Os sites são canais de sentido único que levam a informação aos internautas. Os aplicativos são dinâmicos, inovadores e capazes de responder, destinados a serem explorados pelos usuários.

Muitas vezes um website não é mais que uma mídia estática, onde se apresenta e se repete o mesmo conteúdo homogêneo, de uma perspectiva única para todos os internautas. Já um aplicativo Web consegue interagir com os usuários, reuní-los e consegue encorajar a capacitá-los, descobrir, criar e compartilhar conteúdo.
Começamos por organizar o site em duas partes complementares. Uma delas alojava todo o conteúdo publicado ao vivo, enquanto a outra servia como canal de expressão do Sundance Channel e dos seus mais fiéis internautas. A essas seções principais do site demos o nome de "Vision" e "Voice".

Enquanto a seção Vision visa ser um meio informativo para usuários interessados na programação e nos filmes do canal, a Voice apresenta-se como uma plataforma para blogs, discussões, conteúdos do curador selecionado e outros conteúdos e atividades não relacionados com a programação.
Ambas as partes do site não existem separadamente, pois complementam-se de forma a levar o usuário de uma seção para a outra através de links contextuais.
Tendo concretizado a estrutura da Voice e Vision, começamos por encarar o primeiro dos 3 desafios: usar o site para incentivar a criação de comunidades. Para isso, planejamos formas de fomentar a comunidade através da inclusão de funcionalidades interativas que levassem os usuários a expressar e a explorar idéias, pensamentos e atitudes relacionadas com os valores da marca.

Um bom exemplo, capaz de demonstrar a filosofia de abordagem do site sundancechannel.com como um aplicativo é o Eco-mmunity Map. Criado para ser associado ao conteúdo do programa "Green" do canal, o Eco-mmunity Map foi desenvolvido em conjunto com o Google como um mapa mundial, em que qualquer pessoa, grupo, organização ou empresa poderia fixar seus serviços e eventos, organizados por localização. Ainda que o Eco-mmunity Map não esteja ligado diretamente à programação do Sundance Channel, está vinculado aos valores da Marca ao atrair e dar poder a uma comunidade ativa. Enquanto um grande número de canais de televisão tem se esforçado para capitalizar a moda "verde" atribuindo alguma aura ecológica à sua programação com emissões simbólicas, o Eco-mmunity tornou-se o principal destino online para pessoas a procura de negócios e atividades verdes na sua vizinhança. Por consequência, estabeleceu o Sundance Channel como uma autoridade em matéria ecológica.

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O nosso segundo desafio consistiu em apresentar o site como um elemento valioso para conteúdos da marca. Enquanto a maioria dos websites de TVs apenas apresentam conteúdos relacionados ao programação do momento (ou futura), no caso do Sundance Chanel pretendemos seguir uma orientação um pouco mais curatorial.
Nesse sentido, para apresentar o conteúdo sobre a marca e os seus valores recorremos a várias fontes passíveis de atrair novos usuários para a marca Sundance Channel, que depois pudesse eventualmente se interessar pela programação na TV. A apresentação dos conteúdos diversificados de diferentes origens permite também ao site definir um público alvo específico e satisfazer as suas necessidades.

Para tal, criamos várias seções:a base de dados de filmes independentes, o artista do dia, a programação selecionada, blogs e outras. 
Cada uma das seções permite descobrir de uma forma dinâmica, conteúdos que se misturam com os valores da marca Sundance e que cultivem igualmente uma interação em comunidade, o que é proporcionado por discussões em fóruns, avaliações dos usuários e ferramentas de compartilhamento de conteúdo - todas essas vias fomentam a reflexão e a troca de idéias.

O terceiro desafio da nossa estratégia para colocar a marca Sundance Channel no mundo digital consistiu em descobrir formar não lineares, mas muito intuitiva de revelar o site ao usuário. Nosso objetivo foi montar um site rico em conteúdos, mas que não apresentasse um excesso de opções nem fosse limitado devido a falta de opções. Queríamos dar aos usuários a oportunidade de descobrir conteúdos de acordo com os seus interesses e gostos, em vez de serem empurrados para uma seleção linear desinteressante.
O processo da descoberta tornou-se mais agradável quando definimos as várias opções, comprovando assim que estruturas hierárquicas rígidas nem sempre são a melhor forma de organização. Como aplicativo, o website permitia aos usuários desvendarem, de uma forma rápida, novos conteúdos, oferecendo-lhes escolhas informativas e uma navegação muito intuitiva.

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Durante a nossa colaboração com o Sundance Channel, conseguimos articular uma nova estrutura de avaliação do desempenho de uma marca numa arena digital. Chegamos à conclusão que , como aplicativo, um site pode e deve concentrar a atenção de uma comunidade de usuários num conjunto de narrativas poderosas e apelativas que compartilham os mesmos valores das marca.
A transmissão de uma marca - como a Sundance Channel - a partir de uma encarnação dinâmica dos seus valores para uma comunidade dinâmica de usuários se desenvolve como uma relação simbiótica. As estatísticas corroboram essa idéia, tendo o número de visitas do site mais que duplicado desde o seu lançamento.
O número de novos usuários, por seu lado, aumentou mais de tres vezes e meia, bem como o número de usuários habituais - ilustrando que o número de fiéis membros da comunidade cresceu radicalmente.

Analisando esses números, é possível concluir que o Sundance Channel tem se expandido, multiplicando a sua presença na internet de uma forma muito real e efetiva sem diluir ou alterar os principais valores da marca. Pelo contrário, este objetivo foi alcançado através da promoção da força e da integridade dos valores da marca, incentivando os usuários a compartilhá-los.

Fonte: Livro Logo Design, com texto de Dean Di Simone, da Tender