Mudando o desenho do seu logotipo
Após algum tempo de uso, alguns logotipos passam por uma reformulação de seus desenhos. Em alguns casos famosos, o logotipo mudou suavemente (como por exemplo o desenho da Pepsi que manteve o símbolo à esquerda e o padrão de cores), mas em outros casos o logotipo é totalmente reformulado.
A necessidade de alterar o desenho do logotipo pode acontecer com as grandes empresas líderes em seus respectivos mercados, e com pequenas empresas também. Chega um dia em que você repara no desenho do seu logotipo e decide: está na hora de trocar. Você olha para o seu cartão de visitas, e se dá conta que aquele desenho orgulhosamente exibido durante anos está ultrapassado.
Alguns empresários relataram que se cansaram do desenho do logotipo, pois durante o desenvolvimento do desenho, eles tinham pouco tempo para se dedicar a essa questão, e escolheram algum desenho genérico para ser o logotipo. Já outros empreendedores relataram que no início das operações de suas empresas, o orçamento empenhado na criação do desenho do logotipo era mínimo, pois as prioridades eram outras (como a aquisição de móveis de escritório, estoque de mercadorias e equipamentos de informática).
E por qualquer que seja a razão, você está cansado do seu logotipo, e quer mudá-lo.
- Isso pode ser feito? Claro que sim.
- Existem riscos envolvidos? Certamente.
- É recomendado apenas uma mudança parcial, ou uma reformulação completa do desenho? Existem motivos para uma mudança parcial e outros motivos para uma mudança radical, conforme acompanharemos mais adiante.
Entendendo os motivos da mudança do logotipo
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Seu logo foi desenhado por um profissional (designer gráfico)?
Muitos empresários desenharam seus logotipos por conta própria, as vezes usando programas simples como o Microsoft Word ou Power Point. Podemos citar o exemplo do Google e da Coca-Cola. Alguns empresários escolheram essa solução por uma questão de tempo, outros por não dar importância a essa etapa, mas a maioria escolheu por questões financeiras. Esses logotipos amadores podem ou não parecerem bonitos, mas o fato é que esse tipo de desenho nunca passou pelo crivo de um profissional de artes gráficas, é existem uma grande chance do desenho ter sido criado com erros ou limitações para aplicação correta.
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Seu logo parece antigo?
Quase todos os logotipos vão exibir suas idades depois de um certo tempo. Algumas combinações de cores, tipos (fontes) de texto e contornos podem se tornar obsoletos e fazer seu logotipo parecer velho ou antiquado. Por consequência, sua empresa e seus produtos podem parecer velhos também, mesmo não sendo.
É claro que toda regra tem suas excessões e a Coca-Cola é um exemplo disso, pois seu logotipo tem mais de 100 anos e não existe a menor previsão de mudança para a Coca.
Saiba que você pode com algumas atualizações no desenho, deixar seu logotipo mais moderno e manter aquele conceito (sentimento) original do desenho inicial.
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Sua empresa experimentou alguma grande mudança?
Quando grandes mudanças atingem uma empresa, essa pode ser uma oportunidade perfeita para a mudança do desenho do logotipo. O logotipo pode ser mudado por exemplo:
Quando muda o nome da empresa, como ocorreu com a Vale (antigamente era chamada de Companhia Vale do Rio Doce);
Quando duas empresas se fundem num novo conglomerado de empresas, como fez a FCA;
Quando uma grande empresa compra uma outra menor - ocorreou com compra da Kinko's pela Fedex. Após um período de adaptação e consolidação do mercado, a marca Kinko's foi desativada;
Quando uma empresa muda sua área de atuação - nesse caso podemos citar a Kodak que parou de fabricar máquinas fotográficas e filmes analógicos para iniciar a produção de Smartphones;
Quando uma empresa está expandindo sua área de atuação a nível mundial e precisa de um desenho internacional;
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Mudança discreta, média ou radical do logotipo?
Mudar apenas pequenos detalhes do logotipo pode trazer um bom resultado, rejuvenescendo o desenho do logo e a imagem da empresa. às vezes, a mudança é tão discreta que a maioria dos clientes nem percebe a mudança, como o que ocorreu com o Carrefour.
Observe acima que a mudança do desenho do logotipo do Carrefour foi muito sutil, atingindo somente o detalhe do contorno da letra C que está vazada no meio do símbolo e sua fonte de texto, que recebeu o mesmo C inicial que está exibido no símbolo. Para quem não sabe, as cores da bandeira da França estão invertidas no logo, e a idéia das 2 setas no símbolo (uma para a direita e outra para a esquerda) é do conceito de amplitude e variedade de produtos nas lojas. Esses conceitos não podem ser mudados, por isso qualquer mudança no logotipo do Carrefour será visualmente limitada.
Quando a idéia é mudar de uma forma intermediária, deve-se buscar um conceito de desenho que traga um refresco à imagem da empresa, de forma a chamar a atenção do observador de forma positiva. Foi isso o que ocorreu com o novo logotipo do Google, onde as letras serifadas foram substituídas por uma fonte de texto mais redonda e fácil de assimilar. Observe que o logotipo original do Google tinha sido desenhado pelos fundadores do Google de forma amadora, e o novo desenho manteve as cores originais.
Mudar o desenho de um logotipo já estabelecido pode ser uma ideia ruim se voce não tiver um novo conceito bem superior ao conceito do desenho atual. Lembre-se que será necessário trocar toda a papelaria corporativa e demais mídias eletrônicas e externas que exibem o logotipo da empresa, e é provável que durante um período os 2 modelos de logotipo convivam lado a lado, ou em alternância. Por isso o planejamento é essencial.
Abaixo as imagens que ilustram uma mudança radical. No início do século 21, o banco Bradesco decidiu modernizar seu logotipo. Além de usar uma fonte de texto nova e escrever o nome apenas com a inicial maiúscula, foi adicionado um novo símbolo que mudou radicalmente o conceito do logotipo:
Muitos clientes e observadores no mercado não conseguiram entender o conceito do novo logotipo, que agora vinha acompanhado de um novo símbolo. Para facilitar o entendimento, a equipe de comunicação do Bradesco publicou em seu site o Manual de Aplicação da Logomarca que exibia os conceitos básicos do símbolo:
Este traço é uma alusão à projeção celeste sobre o Brasil, a esfera central da bandeira.
Este traço sugere a faixa que corta a Bandeira Brasileira, onde se posiciona o lema "Ordem e Progresso".
A interseção destes dois traços é uma referência à conexão, ao atendimento e relacionamento com os nossos Clientes.
Os dois traços na base, um maior outro menor, sugerem o tronco, representando o compromisso de apoio aos Clientes, seja qual for o seu porte. Sugerem ainda uma paisagem urbana e um gráfico de barras ascendentes, refletindo o permanente otimismo do Bradesco sobre o futuro da economia brasileira.
Juntos, estes traços rápidos, distintos e dinâmicos simbolizam inovação e tecnologia de ponta, características que diferenciam os Serviços Bradesco.
Exemplos de mudança de desenhos de logotipo no exterior, separados por área de atuação:
Mudança nos logotipos de empresas de transportes
Evolução dos logotipos de empresas de tecnologia
Evolução dos logotipos de restaurantes
Atualizando logotipos de corporações e consultorias
Atualizando os logos de empresas de tecnologia
Mudança de logotipos nos produtos de consumo
Atualização e mudanças em logomarcas de clínicas e hospitais
Mudança de logotipos de imobiliárias
Mudança de logotipos de seguradoras