Mudando o desenho do seu logotipo

Após algum tempo de uso, alguns logotipos passam por uma reformulação de seus desenhos. Em alguns casos famosos, o logotipo mudou suavemente (como por exemplo os desenhos da Pepsi e do Carrefour), mas em outros casos o logotipo é totalmente reformulado.

troca do logotipo da pepsi

A necessidade de alterar o desenho do logotipo pode acontecer com as grandes empresas líderes em seus respectivos mercados, e com pequenas empresas também. Chega um dia em que você repara no desenho do seu logotipo e decide: está na hora de trocar. Você olha para o seu cartão de visitas, e se dá conta que aquele desenho orgulhosamente exibido durante anos está ultrapassado.

Alguns empresários relataram que se cansaram do desenho do logotipo, pois durante o desenvolvimento do desenho, eles tinham pouco tempo para se dedicar a essa questão, e escolheram algum desenho genérico para ser o logotipo. Já outros empreendedores relataram que no início das operações de suas empresas, o orçamento empenhado na criação do desenho do logotipo era mínimo, pois as prioridades eram outras (como a aquisição de móveis de escritório, estoque de mercadorias e equipamentos de informática).

E por qualquer que seja a razão, você está cansado do seu logotipo, e quer mudá-lo.

  • Isso pode ser feito? Claro que sim.
  • Existem riscos envolvidos? Certamente.
  • É recomendado apenas uma mudança parcial, ou uma reformulação completa do desenho? Existem motivos para uma mudança parcial e outros motivos para uma mudança radical, conforme acompanharemos mais adiante.

Entendendo os motivos da mudança do logotipo

  • Seu logo foi desenhado por um profissional (designer gráfico)?

Muitos empresários desenharam seus logotipos por conta própria, as vezes usando programas simples como o Microsoft Word ou Power Point. Podemos citar o exemplo do Google e da Coca-Cola. Alguns empresários escolheram essa solução por uma questão de tempo, outros por não dar importância a essa etapa, mas a maioria escolheu por questões financeiras. Esses logotipos amadores podem ou não parecerem bonitos, mas o fato é que esse tipo de desenho nunca passou pelo crivo de um profissional de artes gráficas, é existem uma grande chance do desenho ter sido criado com erros ou limitações para aplicação correta.

  • Seu logo parece antigo?

Quase todos os logotipos vão exibir suas idades depois de um certo tempo. Algumas combinações de cores, tipos (fontes) de texto e contornos podem se tornar obsoletos e fazer seu logotipo parecer velho ou antiquado. Por consequência, sua empresa e seus produtos podem parecer velhos também, mesmo não sendo.

logo coca-cola

É claro que toda regra tem suas excessões e a Coca-Cola é um exemplo disso, pois seu logotipo tem mais de 100 anos e não existe a menor previsão de mudança para a Coca.

Saiba que você pode com algumas atualizações no desenho, deixar seu logotipo mais moderno e manter aquele conceito (sentimento) original do desenho inicial.

  • Sua empresa experimentou alguma grande mudança?

Quando grandes mudanças atingem uma empresa, essa pode ser uma oportunidade perfeita para a mudança do desenho do logotipo. O logotipo pode ser mudado por exemplo:

Quando muda o nome da empresa, como ocorreu com a Vale (antigamente era chamada de Companhia Vale do Rio Doce);

 

atualização e modernização do logotipo da Vale

 

Quando 2 empresas se fundem num novo conglomerado de empresas, como fez a FCA;

novo logotipo da Fiat Chrysler

 

Quando uma grande empresa compra uma outra menor - ocorreou com compra da Kinko's pela Fedex. Após um período de adaptação e consolidação do mercado, a marca Kinko's foi desativada;

logotipo Fedex Kinko's

 

 

Quando uma empresa muda sua área de atuação - nesse caso podemos citar a Kodak que parou de fabricar máquinas fotográficas e filmes analógicos para iniciar a produção de Smartphones ;

mudança no logotipo da kodak

 

 

Quando uma empresa está expandindo sua área de atuação a nível mundial e precisa de um desenho internacional;

logo moderno alpargatas

 

Mudança discreta, média ou radical do logotipo?

Mudar apenas pequenos detalhes do logotipo pode trazer um bom resultado, rejuvenescendo o desenho do logo e a imagem da empresa. às vezes, a mudança é tão discreta que a maioria dos clientes nem percebe a mudança, como o que ocorreu com o Carrefour.

troca no logotipo do carrefour

Observe acima que a mudança do desenho do logotipo do Carrefour foi muito sutil, atingindo somente o detalhe do contorno da letra C que está vazada no meio do símbolo e sua fonte de texto, que recebeu o mesmo C inicial que está exibido no símbolo. Para quem não sabe, as cores da bandeira da França estão invertidas no logo, e a idéia das 2 setas no símbolo (uma para a direita e outra para a esquerda) é do conceito de amplitude e variedade de produtos nas lojas. Esses conceitos não podem ser mudados, por isso qualquer mudança no logotipo do Carrefour será visualmente limitada.

Quando a idéia é mudar de uma forma intermediária, deve-se buscar um conceito de desenho que traga um refresco à imagem da empresa, de forma a chamar a atenção do observador de forma positiva. Foi isso o que ocorreu com o novo logotipo do Google, onde as letras serifadas foram substituídas por uma fonte de texto mais redonda e fácil de assimilar. Observe que o logotipo original do Google tinha sido desenhado pelos fundadores do Google de forma amadora, e o novo desenho manteve as cores originais.

 

 

atualização do logotipo do Google

 

Mudar o desenho de um logotipo já estabelecido pode ser uma ideia ruim se voce não tiver um novo conceito bem superior ao conceito do desenho atual. Lembre-se que será necessário trocar toda a papelaria corporativa e demais mídias externas que exibem o logotipo da empresa, e é provável que durante um período os 2 modelos de logotipo convivam lado a lado, ou em alternância. Por isso o planejamento é essencial.

Abaixo as imagens que ilustram uma mudança radical. No início do século 21, o banco Bradesco decidiu modernizar seu logotipo. Além de usar uma fonte de texto nova e escrever o nome apenas com a inicial maiúscula, foi adicionado um novo símbolo que mudou radicalmente o conceito do logotipo:

 

mudança no logotipo do Bradesco

 

Muitos clientes e observadores no mercado não conseguiram entender o conceito do novo logotipo, que agora vinha acompanhado de um novo símbolo. Para facilitar o entendimento, a equipe de comunicação do Bradesco publicou em seu site o Manual de Aplicação da Logomarca que exibia os conceitos básicos do símbolo:

simbolo e logotipo do Bradesco

Este traço é uma alusão à projeção celeste sobre o Brasil, a esfera central da bandeira.


simbolo e logotipo do Bradesco

Este traço sugere a faixa que corta a Bandeira Brasileira, onde se posiciona o lema "Ordem e Progresso".


simbolo e logotipo do Bradesco

A interseção destes dois traços é uma referência à conexão, ao atendimento e relacionamento com os nossos Clientes.


simbolo e logotipo do Bradesco

Os dois traços na base, um maior outro menor, sugerem o tronco, representando o compromisso de apoio aos Clientes, seja qual for o seu porte. Sugerem ainda uma paisagem urbana e um gráfico de barras ascendentes, refletindo o permanente otimismo do Bradesco sobre o futuro da economia brasileira.


simbolo e logotipo do Bradesco

Juntos, estes traços rápidos, distintos e dinâmicos simbolizam inovação e tecnologia de ponta, características que diferenciam os Serviços Bradesco.

 

Página atualizada na Agência EVEF por Everton Ferretti em 09/06/2016