Quando o design gráfico abraça a arquitetura

 

A criação de desenhos de logotipos para edifícios icônicos, como igrejas, museus, sedes empresariais, hotéis e universidades é sempre um grande desafio para o desenhista gráfico (graphic designer). O principal esforço nessas criações é adequar a identidade visual do edifício com o conceito arquitetônico.

Muitas vezes, a principal característica arquitetônica de um edifício é usada com destaque no desenho do logotipo, conforme veremos nos exemplos abaixo.

logotipo catedral cristo rei

Vamos iniciar com um edifício que ainda está em construção, trata-se da Catedral Cristo Rei, na cidade de Belo Horizonte - MG. Beagá (ou BH), como é carinhosamente chamada pelos mineiros, já possui belas obras do arquiteto Oscar Niemeyer, como por exemplo a nova sede do governo estadual de MG (Cidade Administrativa), alguns edifícios na Praça da Liberdade e o complexo arquitetônico da Pampulha.

O novo desafio era criar um logotipo que identificasse a tradição da fé católica e a modernidade do projeto de Niemeyer. O resultado pode ser visto abaixo:

logotipo catedral cristo rei

 

 

 Polêmica e ousadia em Paris

Os parisienses o chamam de Beaubourg, mas seu nome oficial é Centre Georges Pompidou. Este museu (na foto abaixo) foi uma revolução na área da arquitetura. Projetado por Renzo Piano, Richard Rogers e Gianfranco Franchini, ele tem uma concepção original do espaço. Todos os canos e tubos são externos e visíveis. Os condutos de água são verdes, os da climatização são azuis, os elétricos amarelos e os elevadores e o sistema anti fogo são vermelhos. O resultado é um espaço interno inteiramente livre e aproveitado da melhor forma possível. O prédio deste museu foi durante anos objeto de grandes polêmicas envolvendo arquitetos, políticos e parisienses.

logotipo museu

Como vários aspectos do projeto arquitetônico estão propositalmente expostos, o mesmo ocorreu com a escada rolante. E ela acabou sendo o destaque no desenho do logotipo desse museu.

O Beaubourg é um espaço polivalente composto por um museu com uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo; uma biblioteca que foi uma das primeiras bibliotecas abertas à todos, sem nenhuma forma de seleção para a consulta do acervo e espaços dedicados à musica e ao cinema. O Centre George Pompidou sempre foi considerado como um dos monumentos mais democráticos de Paris. E sempre abriga ótimas exposições temporárias.

escada rolante museu

Acima: foto obtida de dentro da escada rolante externa do museu. Abaixo: Logotipo do museu, com destaque para o design externo da escada rolante:

logomarca museu paris

 

 

Museu da Cidade de Gotemburgo - Suécia

O Museu da Cidade de Gotemburgo (Göteborgs Konstmuset) é um museu dedicado à história de Gotemburgo e da região da Västra Götaland. Está situado na Casa das Índias Orientais, junto ao canal Stora Hamnkanalen na parte central da cidade. O atual museu nasceu da fusão de cinco museus em 1996, o que resultou num espólio de 1 milhão de objetos e 2 milhões de fotografias.

logotipo museu na suécia

O logotipo desse museu retrata a belíssima e marcante sequencia de 7 portais paralelos que dão as boas vindas aos seus visitantes:

logomarca museu suecia

 

Apartamentos Habitat 67

Habitat 67, ou simplesmente Habitat, é um complexo de apartamentos residenciais situado em Montreal, Canadá, desenhado pelo arquiteto Moshe Safdie. Foi concebido originalmente como tese de doutoramento em arquitetura na Universidade McGill e posteriormente construido como pavilhão para a Expo 67, a Exposição Universal celebrada entre abril e outubro de 1967. Habitat 67 é considerado um marco arquitetônico e um dos edifícios mais reconhecíveis e significativos de Montreal e do Canadá.

logotipo predio de apartamentos residenciais

Habitat 67 contém 354 blocos pré-fabricados de concreto idênticos e dispostos em diferentes combinações, que alcançam até 12 pavimentos de altura. Juntas, estas unidades criaram originalmente 146 residências de diferentes tamanhos e configurações, formadas por entre uma e oito unidades de cimento ligadas. Alguns apartamentos foram unidos para criar unidades maiores, reduzindo o número total. Cada unidade está ligada a pelo menos um terraço privado, que tem entre 20 e 100 m2.

logomarca projeto apartamentos

O projeto foi concebido para integrar os benefícios das casas suburbanas na década de 1960, destacando jardins, ar fresco, privacidade e várias plantas, com os benefícios económicos e a densidade de um edifício urbano moderno de apartamentos. Supunha-se que ilustrava o novo estilo de vida no qual viveriam as pessoas em cidades cada vez mais povoadas de todo o mundo.

O tema da Expo 67 foi "O Homem e o seu Mundo", e o logotipo dessa edificação residencial acabou sendo uma vetorização da perspectiva de uma imagem da obra pronta, conforme exibido abaixo:

logotipo habitat 67

 

 

Mais uma obra da exposição mundial

Na Bélgica, temos o Atomium, que foi construído em 1958 em Bruxelas para a realização da feira mundial Expo 58. Com 103 metros de altura, o Atomium representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices.

As esferas de ferro com 18 metros de diâmetro estão ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros. As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panoramica da cidade. Outras esferas têm exposições sobre os anos 50. Existem três esferas que só podem ser acessadas por tubos verticais, mas elas estão fechadas ao público por razões de segurança.

logomarca edifício na bélgica

Conhecida como a "Torre Eiffel de Bruxelas", essa edificação foi planejada inicialmente para durar apenas seis meses pelo arquiteto André Waterkeyn, mas teve sua existência prolongada e tornou-se um local de visita obrigatória para os turistas. Muitos consideram o Atomium um ícone nacional, rivalizando com o Manneken Pis. Abaixo o logotipo do Atomium:

 

logotipo edifício na bélgica

 

 

Novo teatro no sul de Paris

Inaugurado em 2007, esse tetro que fica na região metropolitana de Paris é a casa da companhia teatral "Sentimental Bourreau" e recebe também diversos eventos e apresentações organizadas pelo Ministério da Cultura Francês.

logotipo novo teatro em paris

Seu logotipo foi inspirado na fachada arquitetônica do novo edifício:

 

logomarca novo teatro 

 

 

As torres gêmeas da Malásia

As Petronas Twin Towers ou Torres Petronas são dois arranha-céus edificados na cidade de Kuala Lumpur, Malásia. Os 2 edifícios foram inaugurados em 1998, possuem 88 andares e estão entre os 10 prédios mais altos do mundo, com 452 metros.

logomarca edifício petronas

As torres foram projetadas pelo arquiteto Cesar Pelli, configuradas por estrutura de aço e vedação em vidro, e desenhadas de forma a lembrar motivos encontrados na arte islâmica, um reflexo da herança muçulmana malaia. Uma das suas características únicas é o passadiço que une as 2 torres, e ela foi usada na criação do desenho do logotipo:

logotipo edifício petronas

 

A casa da Ópera de Sydney

A Sydney Opera House, também conhecida como Teatro de Sydney, é um dos edifícios de espetáculo mais lembrados no mundo e é um dos símbolos da Austrália.

logomarca edificio opera sidney austrália

 

logomarca edificio opera house australia

Precisa criar ou alterar o desenho de um logotipo? Clique aqui e envie uma mensagem para nossa equipe, você vai receber um orçamento sem compromisso em seu email.