Mudança de logotipos de seguradoras

 

Seguradoras e corretores de seguros eventualmente atualizam os desenhos de seus logotipos. Nessa página você confere os desenhos de algumas empresas de seguros nos Estados Unidos, Canadá e Europa que recentemente alteraram os desenhos de seus logotipos.

iA Financial Group

iA Financial Group foi fundada em 1892 e usava o nome de Alliance Industrial. Ela oferece seguros de vida, saúde, previdência privada, fundos mútuos e segregados, títulos de aplicações, seguros de automóveis e casas. É a quarta maior seguradora na categoria vida e seguro de saúde para empresas no Canadá. Recentemente alterou o desenho de seu logotipo, conforme visto abaixo:

 

logomarca iA Seguros

 

Nationwide

A Nationwide foi fundada em 1926 e seu nome original era Farm Bureau Mutual Automobile Insurance Company. Ela está entre as maiores seguradoras e consultoras de serviços financeiros nos EUA. Possui mais de 30.000 funcionários e é a seguradora líder no segmento de fazendas e ranchos, e animais de estimação. É também a sétima maior seguradora no ramo de automóveis / veículos.

Estruturalmente, a Nationwide opera sob vários nomes fantasia dentro dos Estados Unidos. Sob esta ótica, a Nationwide em setembro de 2014 apresentou o seu novo logotipo projetado por Chermayeff & Geismar & Haviv como parte de uma campanha de reposicionamento da marca.

 

logomarca nationwide

 

AHM Health Insurance

Fundada em 1971 e adquirida pelo Medibank em 2009, a AHM Health Insurance (em português AHM Seguro de Saúde) é uma seguradora na Austrália, com mais de 400.000 segurados. Sua abordagem é oferecer pacotes simples que cobrem as necessidades básicas a preços acessíveis. Recentemente a AHM apresentou sua nova identidade visual:

 

logomarca ahm seguros

 

A criatividade do estúdio de design foi ousada nesse caso. O azul marinho e amarelo saíram de cena, e o preto no fundo branco ajudou a destacar a logomarca AHM. As aplicações da nova identidade visual ganham vida com uma pitada de humor. Na sua forma atual, a nova logomarca é uma mudança bem-vinda ao sóbrio e frio da administração de seguros. Observe a aplicação da nova logomarca num anúncio de revista, onde a mensagem é "55 kms/h - Se voce já sabia que essa é a velocidade que proporciona a melhor eficiência do combustível do seu carro, é porque você já é um membro da AHM. Se não for, visite nosso site e tenha outras dicas para economizar".

 logomarca ahm propaganda em anuncio de revista

 

HCF Seguros

As iniciais HCF significam Hospitals Contribution Fund. Essa seguradora iniciou as operações em 1932 na Austrália. Sua missão é satisfazer as necessidades dos australianos para o acesso aos cuidados de saúde de alta qualidade a preços acessíveis quando e onde for necessário, com proteção e paz de espírito. Como esse fundo não tem fins lucrativos, a HCF está posicionada para oferecer grande valor na cobertura de saúde. Em 2013 a HCF mudou o desenho do seu logotipo, trocando a fonte de texto (a antiga parecia a fonte da SONY ou HONDA) e aplicou uma nova paleta de cores, publicada no seu manual de uso da marca conforme exibido abaixo.

 

logomarca hcf seguros

 

A principal mudança da identidade visual da HCF foi a criação de um símbolo, diagramando a posição dele à esquerda do logotipo HCF. Observe abaixo o esboço da criação do conceito do novo símbolo no logotipo:

desenho do esboço logotipo seguros

 

RAC

Em 1905, um pequeno grupo de proprietários de automóveis criou o Clube Real de Automóveis (em inglês Royal Automobile Club = RAC). Desde então, a organização tem crescido consideravelmente e mais de meio milhão de veículos estão agora cobertos pela RAC. Atualmente a RAC fornece cobertura e assistência em viagens rodoviárias, seguros residenciais, para viagens, finanças e serviços para automóveis.

logomarca rac seguros

Seu logotipo "coroado" foi alterado em 2013 para apresentar uma identidade mais moderna. Recentemente a RAC patrocinou a criação da primeira rede rodoviária "eletrificada" da Austrália, onde é possível encontrar vários pontos de recarga para veículos elétricos ao longo de várias rodovias interligadas no oeste da Austrália. A austrália é um país com o território quase do tamanho do Brasil, e distribuir combustível líquido sempre foi uma tarefa de alto custo lá. Por isso a Austrália vem incentivando em grande escala a adoção de veículos elétricos e a pesquisa de energia solar. Com a implantação dessa nova tecnologia, a RAC aproveitou para exibir sua nova identidade visual, como é exibido nessas 2 imagens abaixo:

veiculo eletrico rac

estação recarga eletrica

 

Farmers Insurance

Fundada em 1928, a Farmers Insurance é um dos principais grupos de seguradoras de veículos e residências nos Estados Unidos, juntamente com uma série de outros produtos de seguros e de serviços financeiros. A Farmers atende mais de 10 milhões de famílias com mais de 20 milhões de apólices individuais. Em 2013 seu logotipo foi atualizado, e passou a exibir menos detalhes para facilitar a assimilação de um desenho mais moderno. O modelo antigo exibia o nome 2 vezes e tinha muito texto. Já no modelo atualizado, o escudo que simboliza a segurança e proteção ficou menor, porém sem o texto que o deixava visualmente poluído:

 

logotipo seguradora Farmers

 

 

Warta Seguros

A​​ Warta foi fundada em 1920 e atualmente pertence ao grupo polonês Talanx International AG, que concentra as atividades da divisão de Varejo Internacional dentro do Grupo Talanx. O Grupo Warta fornece principalmente seguro pessoal e seguro de vida. A Warta tem uma base de 2 milhões de clientes e possui uma equipe de mais de quase 3000 colaboradores e 240 filiais. O novo logotipo é baseado no logotipo da Talanx, a empresa que recentemente comprou a Warta.

 

logomarca warta seguros

 

State Farm 

Fundada em 1922, a State Farm inicialmente focava no seguro de automóvel para os agricultores. A empresa, desde então, expandiu seus serviços para fornecer vários tipos de seguros e serviços financeiros. Em 2015 era classificada em 37° lugar na lista Fortune 500, com 65.000 funcionários, 17.800 agentes e cerca de 81 milhões de apólices. A State Farm exibe seu novo logotipo em muitas campanhas de publicidade, e a agência Chermayeff & Geismar foi chamada para ajudar a atualizar a sua marca para o século 21.

 

logomarca state farm seguros

 

 

American Home Shield

Fundada em 1971, a American Home Shield oferece principalmente seguros para residências. Traduzido para o português, o nome da empresa é "Escudo da casa americana" e seu novo logotipo foi apresentado em 2011. A ideia do novo logotipo foi substituir as iniciais AHS por um símbolo mais moderno, onde podemos identificar uma casa, um escudo e também a noção de um cadeado trancado na casa, tudo de forma bem sutil e limpa.

 

logotipo ahs seguros

 

 

Nationale Nederlanden

Trata-se de uma das maiores seguradoras e empresas de gestão de ativos dos Paises Baixos (ao qual pertence a Holanda). Em 2011 ela substituiu o desenho do seu logotipo, que era antigo (em uso desde 1970). O novo logotipo sinaliza um reposicionamento estratégico como uma empresa amigável, mais centrada no cliente e transparente nas suas políticas. A apresentação do novo logotipo completa a primeira fase da integração das unidades de seguros holandeses na organização. Com o cliente como o ponto de partida, pontos de referência da empresa foram atualizados e sua imagem foi revitalizada. São 4 características na revitalização do logotipo:

  • novo tipo (fonte) de letra foi usado;
  • as letras iniciais agora ficaram em minúsculo;
  • novos tons de laranja foram adicionados ao símbolo;
  • o desenho deixou de ter orientação vertical centralizada e agora é orientado à esquerda, com destaque para o novo símbolo.

 

logo NN seguros

 

 

Pacífico Seguros

Pacífico Seguros é uma das principais companhias de seguros no Peru. Seu novo logotipo recebeu um novo tipo de letra (tipografia) e um novo símbolo, mais moderno e leve que substituiu o antigo símbolo. Um video foi publicado no Youtube onde é possível entender o conceito do novo símbolo, usado em campanhas e anúncios na TV.

logotipo pacifico seguros

 

 

Esurance

Com pouco mais de 15 anos de idade, essa seguradora sediada em São Francisco (Califórnia) é uma das principais companhias de seguros de automóveis com venda direta ao consumidor nos EUA e uma das mais conhecidas nessa área. Até 2010, a Esurance tinha um logotipo com um sol muito genérico, mas passou por uma transformação completa, com uma nova identidade e campanha nacional. Enquanto muitas marcas buscam criar um novo símbolo para o logotipo, a Esurance foi no caminho inverso e removeu o antigo símbolo, dando destaque apenas para o nome da empresa.

 

logomarca esurance seguros

 

Página atualizada na Agência EVEF por Everton Ferretti em 09/05/2016