Mudança de logotipos de imobiliárias

Imobiliárias e corretores de imóveis eventualmente atualizam os desenhos de seus logotipos. Nessa página você confere os desenhos de algumas empresas nos Estados Unidos, Canadá e Europa que recentemente alteraram os desenhos de seus logotipos.

Realtor.com

Realtor.com é um site de imóveis residenciais com sede na Califórnia, que exibe propriedades disponíveis para venda listando detalhes fornecidos por vários serviços de vendas de imóveis online. O site REALTORS.com capacita os consumidores a comprarem casas e apartamentos de forma rápida e inteligente. Também possui um aplicativo que facilita as buscas de imóveis para computadores, tablets e smartphones.

Em 2015, ao comemorar 20 anos de operações, o site reformulou totalmente o desenho do seu logotipo. O símbolo que exibia o desenho de uma casa foi removido, as cores e o tipo de letras foram trocados.

 

logomarca realtor imoveis

 

 

Compass 

Fundada em 2013, Compass é uma jovem imobiliária que está expandindo sua área de atuação. Já possui escritórios em Nova York e na capital Washington. Esse é um exemplo de mudança do desenho do logotipo poucos meses após o início das operações da empresa, buscando mulherar o posicionamento da nova marca. A primeira característica (e mais marcante) foi a remoção do nome "Urbano" do logotipo. Uma estratégia eficaz, pois o site da imobiliária pode exibir imóveis rurais em seu catálogo de propriedades à venda.

 

logomarca imobiliaria compass

 

Outra característica que mudou no novo logotipo foi a alteração do símbolo dentro do logotipo. Antes o símbolo era uma letra C (inicial de Compass) com uma bússola apontando 45 graus em direção nordeste, numa referencia às setas dos programas GPS que apontam a localização das propriedades à venda. Também aponta para o Nordeste devido ao fato dos escritórios estarem no nordeste dos Estados Unidos.

 

novo conceito da logomarca

 

Esse apontamento foi substituído por um traço em 45 graus dentro da letra "O", facilitando a leitura do logotipo. Além do logotipo, todo o material publicitário copiou esse conceito dos 45 graus, como visto nos exemplos abaixo:

 

papelaria corporativa para imobiliaria

 

Reonomy

Essa empresa dos Estados Unidos oferece sistemas e plataformas de controle e análise de crédito para corretores, vendedores e investidores no mercado imobiliário. Trata-se de mais um caso de mudança do desenho do logotipo de uma empresa nova, pois ela foi fundada em 2013 e em 2015 já apresentou sua nova versão do desenho do logotipo. O símbolo foi alterado, e no novo símbolo agora podemos ver uma letra R (inicial) escondida atrás de um prédio. O nome da empresa, que estava em MAIÚSCULO foi trocado para minúsculo, usando nova fonte de texto (tipografia).

 

logomarca reonomy imoveis

 

Cushman & Wakefield

Essa imobiliária tem quase 100 anos nos Estados Unidos, e recentemente passou por um processo de fusão com a DTZ. A "Cushman & Wakefield" é líder global em serviços e vendas de imóveis comerciais e possui mais de 40.000 funcionários operando em mais de 60 países.  Também trabalha com gestão de investimentos imobiliários (que é da marca DTZ Investidores), leasing e aluguel. Seu novo logotipo removei o desenho do globo terrestre que ficava embaixo do símbolo à esquerda, e aplicou uma nova fonte de texto (tipografia) com o texto agora em cinza:

 

logotipo cw imóveis

 

A nova logomarca foi apresentada em um de seus escritórios recentemente, conforme visualizado nesse vídeo do Youtube.

logotipo anuncio cw imóveis

 

Apartments.com

"Apartments.com" é um portal na Internet que exibe uma listagem nacional de imóveis disponíveis para compra, aluguel e venda nos Estados Unidos. É um dos líderes em seu mercado apresentando milhões de imóveis no seu catálogo virtual. O portal incorpora tecnologias mais relevantes para atingir os locatários, incluindo pesquisas personalizadas, anúncios altamente visuais, chat ao vivo, aluguel em tempo real, vídeos e aplicativos APPs para iPhone e Android.

O novo logotipo apresentado ao mercado em 2015 removeu aquele "telhado" sobre o nome e incluiu um novo símbolo, que é uma estrela formada por 5 diamantes, uma analogia ao serviço 5 estrelas oferecido no site. Mas alguns designers observaram que o novo símbolo pode se paracer com outro símbolo famos, que é a Star Alliance (uma união de empresas aéreas). Pulando essa polêmica do símbolo, observamos que a nova fonte de texto do logotipo é serifada e mais esticada, para facilitar a leitura do nome da empresa.

logo imobiliária apartamentos

 

Abaixo, o novo logotipo exibido numa campanha publicitária em 2015. O tema é "Nós colocamos o .COM nos apartamentos. Troque de apartamento e mude seu mundo".

logo anuncio apartamentos

 

Housing.com

Housing.com é um portal, aplicativo e plataforma on-line que fornece serviços para busca e comércio de imóveis na Índia, permitindo aos usuários alugar, comprar ou vender casas, apartamentos, terrenos etc. A empresa foi fundada em 2012 e cresceu de uma pequena equipe em Mumbai para mais de 1.500 funcionários em 45 cidades na Índia. Em 2015 a empresa apresentou uma nova identidade visual.

 

logomarca housing imóveis

 

 

O resultado da reformulação da marca foi um novo símbolo, adicionado sobre imagens, propriedades e material publicitário, no formato de uma seta (ou telhado). Também foi usada uma nova tipologia (fonte das letras) e a cor do logotipo foi totalmente alterada. Outro detalhe é o nome da empresa, que antes era exibido 2 vezes no logotipo antigo e agora só aparece 1 vez. Abaixo a aplicação do novo desenho num anúncio divulgado na Índia:

logo housing anuncio

 

Citi Habitats

Citi Habitats é uma rede de imobiliárias de Nova Iorque que em 2012 trocou o desenho do seu logotipo. Anteriormente, o logo apresentava apenas o nome da imobiliária, mas depois da modernização do desenho ele passou a apresentar o nome dentro de uma borda que lembra uma etiqueta de preços (price tag). Outra alteração foi o uso de letras MAIÚSCULAS no nome da imobiliária.

 

logotipo Citi Habitats

 

Raine & Horne

Fundada em 1883, Raine & Horne é uma imobiliária australiana. Em várias pesquisas de mercado, sua marca foi eleita a marca mais confiável da Austrália. Em 2012 ela apresentou à imprensa sua nova identidade visual, que foi levemente alterada. A cor amarela foi reforçada e agora é um laranja, e foi removida o símbolo da "dobrada" que antigamente os executivos faziam no canto direito superior do cartão de visitas. Outro detalhe é a nova fonte de texto, pois abandonou a Helvetica (muito comum) e foi encomendada uma nova fonte de texto, que é muito parecida com a fonte Bree. Detalhe negativo para o novo Ampersand (&) conhecido no Brasil como "E" comercial.

 

logo rh imoveis

 

Grubb & Ellis

Grubb & Ellis é uma das maiores consultorias e investidoras de imóveis comerciais do mundo, e em 2009 alterou o desenho do seu logotipo. Anteriormente, ele usava um círculo cortado, que era um desenho muito abstrato e sem propósito. Já no novo desenho, foi criado um novo símbolo, usando o conceito de uma ponte de ligação entre o cliente e a empresa. 

logomarca ge imoveis

 

Redfin

Redfin é um serviço de busca de imóveis com sede em Seattle, nos Estados Unidos. Em 2007 ela trocou o desenho do seu logotipo e atualizou para uma versão onde o destaque é o símbolo com a letra inicial R.

 

logotipo imobiliaria redfin

 

A letra R está dentro do símbolo que pode ser visualizado como uma placa padronizada de aluga-se ou vende-se, como é exibido nessa imagem abaixo:

placa aluga vende imoveis

Página atualizada na Agência EVEF por Everton Ferretti em 09/05/2016