Atualizando os logos de empresas de tecnologia

As empresas de tecnologia, informática e telecomunicações eventualmente atualizam os desenhos dos logotipos de seus produtos  e serviços. Nessa página você confere os desenhos de algumas empresas nos Estados Unidos, Canadá e Europa que recentemente alteraram os desenhos de seus logotipos.

Lenovo

Em 2015 a gigante de informática Lenovo comprou a marca Motorola. Anteriormente ela já tinha adquirido outras marcas importantes na área de tecnologia, e a mais famosa de todas foi a linha de computadores pessoais IBM, que revolucionou a computação na década de 1980. No início de 2016 a Lenovo apresentou seu novo logotipo ao mundo:

nova logomarca da lenovo

O logotipo anterior era muito comum. A letra "e" não-convencional manteve seu destaque, e continua sendo o único item de diferenciação do logotipo. O novo logotipo não tem uma cor fixa, ele pode ser exibido de diversas formas, com ou sem uma caixa de imagens no fundo, conforme ilustrado abaixo. Um amplo manual de aplicação da marca foi lançado para orientar a aplicação do novo logotipo:

novo logotipo lenovo

 

Tim (Itália)

A matriz da TIM na Itália já começou a exibir o seu novo desenho do logotipo no final de 2015. Aqui no Brasil, a data de estréia do novo desenho ainda vão foi confirmada, mas em breve veremos a novidade aqui também. Observe na imagem abaixo o novo logo aplicado no canto esquerdo superior do site da Tim.it:

novo logotipo da tim

O antigo símbolo em forma de cordilheira (as 3 montanhas em vermelho) existiam no logo desde o início e era um símbolo corporativo bom e abstrato para ser aceitável. Mas como uma marca para o consumidor final, ele ficou limitado e não conseguia exibir a mensagem dos serviços de TV móvel, on demand e via cabo. O novo logotipo está na direção certa. É agradável, tem um ritmo simples, e suas três listas horizontais e três letras trazem o equilíbrio ao desenho. Compare abaixo os desenhos do antigo e novo logotipo:

nova logomarca tim

 

 

Bing (portal de buscas da Microsoft)

A Microsoft não costuma mudar tudo da noite pro dia, e dessa vez ela manteve essa tática. As mudanças são mínimas, mas foram suficientes para ter um efeito. A maior mudança é a cor, que anteriormente tinha o mesmo tom amarelo que o segundo "o" do logotipo do Google. O que no final das contas não deu certo, pois o fundo branco das páginas não dava contraste suficiente para destacar o logotipo.

O novo verde agora tem o verde da letra "L" do Google, mas a nova cor ficou opaca demais. O nome tem agora um bom "B" inicial em letra MAIÚSCULA, outra mudança sutil, mas já é uma mudança para melhor. Veja como ficou:

 

novo logotipo do buscador bing da microsoft

 

Service Source International

A ServiceSource International é líder global em gestão de receitas recorrentes. Ela foi fundada em 1999 e está especializada no gerenciamento de receitas recorrentes para empresas de tecnologia. Sua sede fica no Vale do Silício (Califórnia, EUA) e ela renova um contrato com um cliente a cada 47 segundos em mais de 150 países e 40 idiomas. Veja abixo o novo logotipo:

 

novo logotipo da service source

Logitech

Fundada em 1981, a Logitech é uma líder mundial em produtos que conectam as pessoas com as experiências digitais. Entre os seus sucessos de vendas estão mouses, teclados e caixas de som para centrais multimídia. A Logitech está sediada em Lausanne, na Suíça e em Newark (na Califórnia), e emprega mais de 7.000 pessoas.

 

novo logo da logitech

 

Em 2015 a Logitech apresentou uma nova identidade visual, onde seu antigo símbolo foi abandonado. Observe abaixo que anteriormente o logotipo exibia um símbolo sobre o nome Logitech:

 

evolução dos logotipos da logitech

 

CNET

O portal virtual CNET foi fundado em 1994, e é um site dedicado a comentários sobre tecnologia, produtos de informática, notícias, comparações de preços, downloads de software livre, vídeos tutoriais e artigos. Em 2011 o portal restaurou o logotipo para o desenho original, conforme exibido abaixo:

 

logo cnet atualizado

 

 

Corel Corporation

Fundada em 1989 com o lançamento da suíte de aplicativos gráficos CorelDraw, a Corel é uma desenvolvedora de software com mais de 100 milhões de usuários ativos em todo mundo. Seus principais usuários são desenhistas (designers gráficos) que utilizam o Corel Draw para edição de desenhos e vetores, e também o Corel Photo Paint, principal concorrente do Photoshop. Abaixo está a nova logomarca da Corel:

novo logo corel

 

TechCrunch

Lançado em 2005, o site (portal) TechCrunch é dedicado à cobertura das novidades da internet: softwares, dispositivos, start-ups,  capital de risco, e serviços. Em 2010 o portal TechCrunch foi adquirido pela AOL, e atraiu mais de 12 milhões de visitantes virtuais por mês. Junto com a Engadget e a Cnet, esses são os portais sobre tecnologia mais visitados nos Estados Unidos. Em 2015 o portal TechCrunch revelou um novo website redesenhado e apresentou sua nova identidade visual e logotipo:

 

logo techcrunch

 

Nextag

A Nextag é um portal de busca muito útil e poderoso, muito usado para de comparação de preços de produtos em diferentes sites nos Estados Unidos. Um novo logotipo foi lançado no ano passado, onde pode-se observar o destaque para a letra X (que é normalmente o clique ao lado da oferta escolhida) ao lado de uma etiqueta de preço (price tag):

 

logotipo nextag

 

Eniro

Eniro é o maior portal de busca a produtos e serviços dos países nórdicos. Recentemente trocou o desenho do seu logotipo para um modelo mais moderno e suave. Agora o desenho exibe um símbolo em 2 cores complementares que exibem 2 letras "E" em espelho, e uma fonte de texto mais arredondada:

 

logomarca eniro

 

 

Lexmark

Em 1991, a divisão de impressoras da IBM se desmembrou da matriz e foi lançada no mercado com um novo nome: Lexmark. Depois de 2010 a Lexmark adquiriu e integrou uma série de empresas de software que não têm nada a ver com impressão, sua vocação original: gerenciamento de conteúdo corporativo, gerenciamento de conteúdo na área da saúde, automação de processos financeiros e busca corporativa.
Recentemente a Lexmark vem se apresentando ao mercado com uma nova provedora de soluções, com a criação de software, hardware e serviços de T.I. Para celebrar sua nova fase, a Lexmark apresentou seu novo logotipo:

novo logotipo lexmark

 

O novo logotipo da Lexmark é moderno, seu antigo símbolo (um diamante vermelho) foi trocado de posição, forma e cor. Ele ficou branco, cercado de verde e reflete a abertura para a clareza da informação, uma evolução do diamante Lexmark. Ele representa a idéia de uma lente, de um portal para as ideias e intuições, a busca pelo foco, descoberta, clareza e precisão. A fonte de texto é moldada a partir de um tipo de letra personalizado, que tem dicas inteligentes em direção a identidade mais ampla, formas angulares compartilhadas entre o símbolo e a fonte de texto (observe os ângulos de 45 graus no X e no K, seguindo a linha do diamante). 

 

Philips

A Philips é uma gigante na fabricação de eletrônicos de última geração. De forma discreta ela recentemente trocou o desenho do logotipo, conforme visto abaixo, quando se sobrepõe o modelo antigo (em vermelho) com o novo (em azul).
Podemos observar algumas características sutis, como por exemplo as letras "i" ficaram mais largas, e as letras "L" e "S" agora apresentam um novo ângulo nas pontas.

Uma mudança tão suave que poucas pessoas vão perceber. Esse tipo de mudança pode ter sido aplicado para facilitar a produção dos logotipos metálicos em alto relevo que são colados em alguns produtos eletrônicos.

 

 

Seagate

A Seagate é uma das líderes globais em storage data (soluções de armazenamento de dados), e recentemente apresentou sua nova logomarca. O foco da nova logomarca Seagate é o movimento e o dinamismo da tecnologia. O novo símbolo é um tipo de letra de "S" inicial de Seagate, é um conceito que faz sentido e o tipo de coisa que agências de publicidade adoram:

 

nova logomarca seagate

 

 

Página atualizada na Agência EVEF por Everton Ferretti em 28/04/2016