Logomarcas de cidades e locais inesquecíveis

A maioria das cidades no Brasil possui uma logomarca. Muitas vezes, a logomarca é alterada quando o prefeito é trocado, ou quando o mesmo prefeito decide atualizar ou modernizar o logotipo da cidade. O mesmo ocorre com estados, países, parques estaduais e nacionais, comitês de fomento à visitação e atração de turistas etc.

Como exemplo, podemos começar com a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O principal site e guia turístico da cidade atualizou seu logotipo alguns anos atrás, e desde então vem utilizando o conceito do logotipo em diversos eventos na cidade, como por exemplo a tradicional semana dos restaurantes, como visto abaixo:

logotipo nova iorque

 

Além de ser exibido em eventos específicos, abaixo podemos observar algumas aplicações do logotipo NYC em diversas mídias:

 logotipo de nova iorque em taxi

 

criação do logotipo NYC

A idéia ficou muito dinâmica e ousada, abaixo voce confere alguns cartazes e anúncios para uma campanha publicitária dedicada ao fomento do turismo para a cidade. Espera-se receber mais de 50 milhões de visitantes por ano até 2018 em Nova Iorque, um número de turistas várias vezes maior que o Rio de Janeiro!

cartaz cidade de nova iorque

 

Eu amo a Itália = I + (logo) + alia

Depois de um concurso onde centenas de desenhistas apresentaram os seus conceitos de logotipo, a Itália apresenta o seu vencedor. A nova identidade gráfica utiliza na sua configuração as duas letras iniciais It, que na internet é o sufixo dos sites italianos - por exemplo www.google.it

logotipo itália

Observe a presença a presença de vermelho, branco e verde, as cores da bandeira italiana. Embora a bandeira na verdade está em outra sequência de cores: verde primeiro, branco e depois vermelho. O símbolo verde tem a intenção de transmitir "movimento, flexibilidade e imaginação". Outro significado é reforçar a imagem de um país rico em belezas naturais, como a Riviera e os Alpes. O logotipo utiliza pelo menos 4 diferentes fontes de texto, o que não é recomendado para palavras maiores e mais complexas. Alguns designers italianos não ficaram satisfeitos com a escolha do vencedor, e apelidaram o novo logotipo de pimenta jalapeño.

Copenhagen, capital da Dinamarca

É inteligente a nova campanha de Copenhagem. A sua mensagem "Copenhagen aberta para você" é projetada para transcender e reforçar os incentivos promocionais para o turismo, negócios, eventos, investimentos, feiras e muito mais. Anteriormente, cada grupo local impulsionava seus programas de forma independente, sem qualquer marca da cidade coordenada para amarrá-los todos juntos. Agora, COPENHAGEN ABERTA PARA VOCÊ chega num momento em que as cidades vizinhas do norte europeu lançaram propostas semelhantes para atrair visitantes, como o caso da campanha de AMSTERDAM, que implanta um jogo de palavras semelhantes.

logotipo copenhagen

A cidade tem sido rotulada como um dos lugares de melhor qualidade de vida do mundo​​, possui amplas áreas verdes, uma população tolerante favorável ​​à globalização. Um terço da população usa bicicletas para trabalhar, apesar da cidade possuir uma das melhores rendas percapita do mundo e todos terem ótimos automóveis em suas garagens. Isso sem contar com o excelente sistema de transporte público.

logomarca copenhagen

Observe abaixo algumas aplicações do novo logotipo, que pode ser transformado em botões e até mesmo num ornamento gigante de uma praça:

copenhagen

 

Amsterdam - Países Baixos

A idéia do logotipo de Amsterdam tem conceitos parecidos com o logo da Itália e de Copenhagen - mas a sua execução nos trouxe um desenho mais simples e memorável. É como eu dizer que "eu sou Amsterdam":

 

logotipo amsterdam

 

 

 Wisconsin - Estados Unidos

Trata-se de um grande estado norte americano, ele seria equivalente ao Mato Grosso no Brasil, principalmente por ser um dos maiores produtores de carne bovina, leite e seus derivados. Mas a nova logomarca do estado de Wisconsin queria fugir do estigma do agronegócio e explorou o conceito de natureza e esportes radicais:

 

logo wisconsin

 

Cincinnati - Estados Unidos

Essa cidade possui uma arquitetura surpreendente e o seu novo logotipo vai de encontro com essa característica urbana de Cincinnati. O curioso é que uma empresa privada patrocinou o projeto de US$ 75.000,00 para a criação desse novo logotipo.

logo cincinnati

Alguns críticos apontam falhas no projeto, como por exemplo uma tipografia questionável (tipo de letra todo minúsculo e maiúsculo) e a dúvida sobre o símbolo: o que significa? A letra inicial "C" ou uma lente objetiva de câmera fotográfica? Os contribuintes estão aliviados por não terem bancado essa idéia que parece não ter dado certo.

Raleigh - Estados Unidos

Raleigh é a capital do estado americano da Carolina do Norte, no Condado de Wake. Com 400 mil habitantes, é uma das cidades com a melhor qualidade de vida na América do Norte. Recentemente ela apresentou seu novo logotipo e conceito gráfico:

logomarca raleigh

 

Belfast

Como não se apaixonar por essa simpática cidade do Reino Unido. Ela é a maior cidade e capital da Irlanda do Norte. Recentemente apresentou ao mundo seu novo logotipo. 

logo belfast

A nova identidade gira em torno de um coração que forma uma letra B, com o nome da cidade fixado em um ângulo vertical em um tipo de letra chamado "Moment". O ícone B/coração é interessante, mas parece fazer pouco para diferenciar Belfast a partir de qualquer número de outras cidades ou países cujo nome começa com um B, que também poderia adotar exatamente a mesma ideia, seja Bruxelas, Brasil ou Berlin. O tipo de letra é genérico e tem uma sensação retrô que talvez não ajude a estabelecer Belfast como uma cidade voltada para o futuro. 

Sidney, Austrália

Sydney é uma cidade com quase 5 milhões de pessoas na Austrália, foi palco dos jogos olímpicos de 2000 e tem como principal ícone visual e arquitetônico sua famosa casa de ópera. Antigamente os belos cenários arquitetônicos e naturais eram as principais atividades de lazer, em detrimento da cultura local mais elaborada. Recentemente, o Governo Federal havia criado a logomarca "Austrália", e pouco tempo depois o governo municipal criou a logomarca de "Sydney", para ajudar a comunicar tudo o que é bom e grande sobre esta cidade para a cultura, história, turismo, investimento e grandes eventos.

logotipo da cidade de sidney, austrália

A logomarca, composta por arcos radiantes, vai girando até um ponto focal central que parece inspirado pela queima de fogos de artifício de Sydney, anualmente realizada no primeiro dia do ano. A imagem da ponte e da ópera da cidade refletindo os fogos da virada do ano são exibidas todos os anos nos principais canais de TV do mundo, destacando a cidade como a primeira grande metrópole do mundo a entrar no ano novo. Os arcos coloridos também são evocativos dos belos cenários naturais de praias, florestas e montanhas, além da arquitetura única da casa de ópera.

 

logotipos de sidney

 

O boomerang da Austrália

A logomarca da Austrália foi concebida a pedido do Governo Federal Australiano como um programa de quatro anos, para posicionar a Austrália internacionalmente não apenas como um lugar agradável para passar férias, deliciar-se do churrasco de camarão e lutar contra crocodilos, mas também um lugar muito bom para investir muitos dólares. Essa é a idéia do boomerang, um investimento que vai e volta para quem o lançou e está sobre o nome do país.

logotipo da austrália

 

Filadélfia (EUA) e o Sino da Liberdade

O Sino da Liberdade (Liberty Bell, em inglês) é um sino de grande significado histórico situado na Filadélfia, estado da Pensilvânia. Produzido em 1752, o Sino da Liberdade era conhecido como Old State House Bell até 1837, quando foi tido como símbolo do movimento abolicionista norte americano. O Sino da Liberdade talvez seja um dos mais notáveis símbolos da Revolução Americana e da subsequente Guerra de Independência, além de estar associado aos conceitos de Nacionalismo e Liberdade permeados na cultura norte-americana. Seu mais famoso toque, em 8 de Julho de 1776, convocou os cidadãos da Filadélfia para a leitura da Declaração da Independência.

logo philadelfia

Como muitas cidades, a riqueza histórica da Filadélfia se traduz diretamente em riqueza da cidade por causa do turismo.Por isso os comerciantes locais exigem o logotipo para fazer referência a sua história, independentemente de quão fascinante da cidade pode ser no seu dia presente. Dito isto, a história da Philadelphia não começa e termina com o Sino da Liberdade, mas seu logotipo sim. Conceitualmente, a opção de usar o Sino não poderia ser mais inspiradora e óbvio. Não é nenhuma surpresa que o logotipo é uma consequência de um projeto gerido por um comitê de com 65 pessoas, onde todos tinham o receio de errar, por isso foi feito voluntariamente e gratuitamente.

logotipo philadelfia

 

 

Vietnã

O Vietnã possui segredos à espera de serem descobertos pelos turistas. Em Hanói, com sua história de mil anos, veteranos de guerra caminham calmamente pelo labirinto formado pelas ruas do Old Quarter, enquanto mulheres de diferentes idades vendem frutas frescas penduradas em cestos de bambu e com os tradicionais chapéus em forma de cone na cabeça. As mais de três mil ilhas da região de Baía de Halong atraem quem busca natureza, enquanto as lanternas e as mansões coloniais coloridas de Hoi An satisfazem aos que anseiam por um pouco de história e cultura locais.

logotipo vietnã

Templos budistas se espalham de norte a sul do país em meio a plantações de arroz e pastos com búfalos. Caótico e pacífico, mítico e com um pé na modernidade, o país é também o motor econômico desse quinhão da Ásia. Em 2011, o governo do Vietnã realizou um concurso para escolher a nova marca internacional que vai representar o país nas agências de turismo mundo afora. O resultado é essa marca de estilo ocidental (parece o logo de um supermercado americano) e abaixo vem um texto que diz (Um diferente ocidente" no idioma original.

Roma

Em 2011, a cidade de Roma realizou um concurso entre designers para escolher o novo desenho da logomarca de Roma. Como a história mitológica de Roma envolve uma Loba que deu vida aos seus fundadores Romulo e Rêmo, era de se esperar que essa mitologia estivesse presente no novo desenho:

logomarca de roma

Abaixo voce confere alguns desenhos que participaram do concurso mas não foram escolhidos:

logotipos de roma

 

Abu Dhabi - EAU

Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU). Muitas pessoas lembram de Abu Dhabi devido a arquitetura única de seus arranha-céus, as ilhas artificiais e a etapa de fórmula 1 que é disputada anualmente lá. Recentemente, um estúdio de design gráfico concluiu o desafio de criar uma nova marca para esse destino turístico, usando linhas suaves e uma tipografia que pode ser entendida pelos ocidentais e lembra a escrita árabe.

logomarca abu dhabi

 

Abaixo algumas aplicações em diferentes mídias da logomarca Abu Dhabi: 

logotipos abu dhabi

 

Nordkyn - Noruega

Lá no topo da Europa, em direção ao pólo norte, encontra-se a península Nordkyn, onde ficam dois municípios - Gamvik e Lebesby. Os dois municípios se uniram para promover o turismo e recentemente apresentaram sua nova identidade visual.

logomarca de Nordkyn

Abaixo a aplicação do logotipo em cartão de visitas:

cartão de visitas noruega

 

Santo Domingo - República Dominicana

Santo Domingo foi a sede dos Jogos Pan-americanos de 2003. Após os jogos, a cidade procurou se reinventar e apresenta agora um novo logotipo para marcar a memória dos seus visitantes. Observe o grupo de letras nas cores do logotipo do Google e da Microsoft, uma modernização sutil e eficiente no desenho do logo:

logo santo domingo

 

 Moscou - Russia

O novo logotipo da capital da Rússia é inovador, representa a soma dos emoticons da surpresa e da felicidade:

logomarca moscou

Abaixo algumas aplicações em diferentes mídias e campanhas da nova logomarca:

logomarca moscou

logotipo moscou