Evolução dos logotipos de restaurantes

As empresas de alimentação, redes de fast food, restaurantes e pizzarias eventualmente atualizam os desenhos dos logotipos de seus produtos e serviços. Nessa página você confere os desenhos de algumas dessas empresas nos Estados Unidos, Canadá e Europa que recentemente alteraram os desenhos de seus logotipos.

KFC

Há mais de 60 anos, lá no Kentucky (EUA), vivia o Coronel Sanders, que abriu um restaurante pequeno, num posto de gasolina de beira de estrada. E foi aí que a sua vida começou a mudar. Na cozinha, o Coronel perseguia uma receita que deixasse o frango perfeito: saboroso, crocante e sequinho por fora, e macio e suculento por dentro. E entre testes e experimentos, ele viu o movimento do restaurante crescer: não só caminhoneiros e viajantes, mas a população local que fazia fila no posto querendo experimentar o frango.
E assim, ele, com tino afiado para os negócios, percebeu a oportunidade que tinha nas mãos. Ou nas panelas. Em 2014 o KFC apresentou ao mundo o seu novo desenho do logotipo, após mudar algumas vezes ao longo desses 60 anos:

 

logotipo restaurante kfc

 

logomarca produtos kfc

 

Togo´s

A rede de lanchonetes Togo´s teve origem na Califórnia (EUA) e pode ser encontrada em muitas cidades norte americanas, principalmente em preças de alimentação e próximas às lojas da rede Dunkin' Donuts, McDonalds ou Baskin Robbins.

logomarca sanduicheria e lanchonete

 

O antigo logotipo parecia uma barata (cruz credo) mas uma repaginada no visual conseguiu mudar tudo, agora a marca que nasceu na terra do surf consegue transmitir uma imagem de produtos jovens e saudáveis, com pães frescos, cortados na hora e poucos produtos industrializados (usando menos maionese e molho especial).

 

 Ruby Tuesday

A rede de restaurantes Ruby Tuesday é internacionalmente conhecida por seu menu de jantar e opções de saladas impressionante, e recentemente apresentou sua nova identidade visual.
O desenho do antigo logotipo era pesado e demorava para o observador assimilar o texto com o nome da marca. Agora a identificação do restaurante é imediata, e as cores do Ruby (vermelho forte) foram trocadas por um jogo de vermelho e preto. O resultado é uma imagem mais acolhedora e convidativa.

logomarca de rede de restaurante internacional

 

Applebee's

O objetivo dos restaurantes da rede Applebee's é ser um "lugar especial para as pessoas a se encontrarem". É comum festas e eventos serem marcados para um restaurante desses na América do Norte, e recentemente sua identidade visual foi atualizada. O tipo de letra da nova logomarca está bom, facilita a velocidade da leitura e destaca o logotipo de forma leve, com um esquema de cores adequado e evoluído em relação ao modelo do logotipo antigo.

logotipo restaurante applebees 

 

Taste D-Lite

Essa rede de sorveterias e sobremesas de Nova Iorque ficou famosa por ter seus produtos exibidos em episódios de seriados famosos, como o Seinfield, Sex and the city e Friends nos anos 1990. Mas agora a marca renovou seu logotipo:

 

logo sorveteria

 

 

 

Atlanta Bread Company

Essa é uma rede de padarias franquiadas que se iniciou em Atlanta (EUA) e recentemente atualizou o desenho do seu logotipo:

 

logotipo franquia padaria

 

 

Pizzaria Donatos

A Donatos é uma rede de pizzarias nos EUA que há 45 anos oferece deliciosas pizzas e pratos italianos. O logotipo da Donatos parecia de um restaurante antigo, e recentemente foi repaginado para um modelo mais moderno, tipo século XXI. O logotipo velho pode ter sido excessivamente tradicional, e o novo é um grande avanço, como podemos comparar abaixo:

 

logomarca pizzaria

 

Podemos observar no detalhe dos 2 logotipos (antigo e novo) uma tendência a destacar a letra inicial D. Abaixo a aplicação do logo em diferentes midias, como edmbalagens, cardápios e a fachada externa de uma loja da rede de pizzarias:

logotipo rede de pizzarias

 

Sucos e drinks Snapple

A marca de sucos e bebidas Snapple recentemente atualizou toda a sua identidade visual nos EUA. O antigo logotipo era inclinado em 20 graus, agora está plano e sem o contorno vermelho.

 

 

logomarca suco natural

 

Mas uma outra alteração era necessária com as embalagens. Com o aumento do número de sucos e das misturas disponíveis, era necessário uma embalagem que fosse menos confusa. Agora a logomarca é exibida com destaque sobre um fundo branco e sem sobrepor à imagem da fruta que dá sabor à bebida. Essa nova diagramação deixou a embalagem mais leve e menos confusa, pois diferentes misturas agora exibem diferentes cores de fundo. Os norte americanos consomem muitas misturas de sucos com chás, mel, extratos, além de outras bebidas misturadas.

 

embalagem suco natural

 

 

Rede de Fast Food Popeyes

Os restaurantes Popeyes são concorrentes diretos do KFC, abordado no início dessa página. Seu carro chefe é o frango frito do estado da Louisiâna, enquanto que o KFC exibe o estado de Kentucky. A rede Popeyes está crescendo rapidamente, e recentemente atualizou seu logotipo para poder atuar mundialmente. A cor azul foi removida, e o novo logo exibe a tradicional combinação de cores da maioria dos logotipos de restaurantes Fast Food:

 

logomarca restaurante frango frito popeyes

 

Uma curiosidade sobre a nova identidade visual é que ela exibe 2 logotipos, o que não é recomendado. Existe uma segunda configuração, uma espécie de selo com a logomarca destacando a inicial "P". O problema do selo é que ele não acompanha a fonte de texto do logotipo original, a letra foge do padrão usando uma fonte bookman Bold, conforme podemos ver nessas embalagens abaixo:

 

embalagem do restaurante de frangos popeyes

 

Blimpie

Essa lanchonete surgiu em Nova Jersey (EUA) em 1964 e faz sanduíches deliciosos, é uma concorrente direta da Subway. Em 2014 a rede completou 50 anos e criou um novo logotipo. O logotipo anterior era divertido, mas a empresa resolveu apresentar uma nova identidade visual, agora usando uma fonte de texto e um dirigível, conforme visualizado abaixo:

logomarca nova lanchonete

Veja a aplicação do novo logotipo num cardápio:

 

menu cardápio restaurante 

 

Jack in the Box

A rede de lanchonetes Jack in the Box é uma das mais presentes na Costa Oeste dos Estados Unidos. Essa marca é conhecida pelos seus comerciais de TV divertidos nos quais sempre usa um homem de cabeça redonda, como esse comercial de TV visualizado nesse LINK DO YOUTUBE.

Recentemente, a empresa trocou o desenho do seu logotipo, mas manteve as cores tradicionais que sempre estão nos logotipos de redes de fast food, devido a estudos que indicam que a cor vermelha aumenta o apetite e incentiva o consumidor a comprar porções maiores dos alimentos. Veja a mudança do logotipo:

logomarca rede de fast food lanchonete

 

 Abaixo uma aplicação do novo logotipo no conjunto de embalagens:

embalagem lanchonete jack