China Mobile

Com mais de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes, era de se esperar que o mercado chinês de telefonia celular tivesse as maiores empresas do mundo. E tem a maior de todas, com 450 milhões de clientes em 2011: a China Mobile.

logo china mobile

Uma empresa líder na China, mas pouco conhecida no Brasil. Poucos artigos são localizados em português, quando se pesquisa pela marca China Mobile. Mas não se engane, ser conhecida no Brasil não é pré-requisito para ser a décima marca mais valiosa do mundo. Isso é consequência da enorme carteira de clientes da China Mobile, que atende sozinha um número de consumidores 20 vezes maior do que o número de celulares pós-pago no Brasil.

A China Mobile Communications Corporation, (ou CMCC) é uma empresa de telecomunicações chinesa especializada em telefonia celular. É a maior do mundo, com cerca de 450 milhões de clientes em 2011, além de deter quase dois terços do mercado de telefonia celular chinês. É a maior empresa incorporada em Hong Kong, além de ser a mais capitalizada cotada na HKSE.

História

Foi fundada em 1997 como uma separação de ativos da China Telecom, com o objetivo de quebrar seu monopólio. Em Maio de 2008, adquiriu a Tietong China, um dos três maiores provedores de banda larga chinês. Em Abril de 2008 comecou a testar a tecnologia 3G nas cidades de Pequim, Xangai, Tianjin, Guangzhou, Shenzen, Qinhuangdao, Shenyang e Xiamen. Em 7 de Janeiro de 2009 obteve licença para explorar a tecnologia 3G sob o padrão chinês: TD-SCDMA.

Telefonia Celular Rural

Como a maioria dos habitantes da China são moradores da zona rural, a China Mobile investe pesado na insfra-estrutura longe dos grandes centros urbanos. Atualmente, 97% da população das cidades e vilas com mais de 5 mil habitantes possuem acesso ao sinal das antenas da China Mobile.

Operações fora da China

Em 2007, a China Mobile adquiriu a Paktel, operadora de celular do Paquistão. No ano seguinte, lançou a marca Zong no Paquistão.

Tecnologia usada

A China Mobile opera uma rede GSM e para dados usa GPRS.

3G e 4G

9% dos clientes são usuários da tecnologia 3G, e enquanto o número de usuários dessa tecnologia cresce devido à popularização de tablets e celulares 3G (como o iPhone), testes com a tecnologia 4G já estão em fase adiantada de consolidação, em grandes centro urbanos como Xangai, Hong Kong e Pequim.

Em abril de 2012 a China Mobile apresentou na Feira de Automóveis de Pequim (Beijing Auto Show) a tecnologia 4G embarcada em veículos.

Celular no monte Everest

base telefonia celular monte everestDurante o período que o clima permite a escalada do monte Everest (o pico mais alto do mundo), 3 pequenas estações de rádio-base móvel são instaladas próximos aos acampamentos base dos alpinistas que planejam subir o Everest.

Os técnicos da China Mobile contratam alguns Yaks para levar os equipamentos, que não conseguiriam chegar até as bases de acampamento sem a ajuda desse grupo local de experientes guias e escaladores do Everest. Esse esforço permitiu, em 2007, que a China Mobile fosse a primeira e única operadora de celular do mundo a ter uma estação de rádio-base de telefonia celular a mais de 8 mil metros de altura. Em alguns dias, devido às condições climáticas, as estações não podiam ser usadas. Mas na maior parte do tempo, os alpinistas puderam, direto de suas barracas, falar com o mundo inteiro e navegar em 3G.

Com certeza esse foi um feito pra deixar muitas operadoras de celular no Brasil com inveja e vergonha, pois no Brasil às vezes o sinal da rede 4G não funciona direito nem nas principais cidades.


A Cinha Mobile é uma das marcas mais valiosas do mundo. Confira a lista completa das marcas.