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A Agência EVEF tem mais de 25 anos de experiência na criação de nomes para empresas, clínicas, lojas, corretoras, fazendas, empreendimentos imobiliários etc. Também temos uma ampla biblioteca virtual e impressa com os últimos livros e pesquisas de mercado exibindo as últimas novidades do marketing para todas as áreas de atuação. Venha ser nosso cliente, nós criamos nomes inéditos e desenhos de logotipos personalizados.

nome fantasia experiência e exemplos

Nome fantasia

Conheça os detalhes do nosso serviço de criação de nomes de marca para cada área de atuação específica:

Agência de Turismo e Viagens

Barbearias e cabeleireiros

Bicicletarias e bike shops

Clínicas e consultórios

Condomínios residenciais e edifícios comerciais

Construção civil e engenharia

Contabilidade e contadores

Corretor de Seguros

Farmácia ou Drogaria

Fazendas e Agronegócio

Financeiras e empréstimos

Frigoríficos e proteína animal

Igrejas e denominações evangélicas

Imobiliárias e corretores de imóveis

Lojas de móveis, marcenarias e design de interiores

Lojas de roupas e marcas da moda

Nome fantasia em grego

Oficinas e inspeção veicular

Planos de Saúde

Restaurantes

Tecnologia e Celulares

Veterinário e Pet Shop

 


A Agência EVEF é uma agência especializada na criação de desenhos de logotipos e nomes de marcas (ou nome fantasia), que cria nomes para empresas de todo o Brasil e de todos os setores da economia.

Um dos objetivos o serviço de criação de nome fantasia (serviço conhecido no marketing como "Naming") é impulsionar uma nova marca e diferenciar ela no mercado, além de sua concorrência. Nós da Agência EVEF estamos comprometidos para ajudar as empresas a superar a confusão de marcas genéricas que observamos no nosso dia-a-dia. Queremos libertar e destacar a sua marca frente a sua concorrência.

Naming: Arte e Ciência

Acreditamos que nomear uma empresa é uma ciência e, para isso, temos um estudo rigoroso e testado centenas de vezes no mercado. Mas também acreditamos firmemente que nomear é uma arte, e é a arte e poesia de grandes nomes que separam as empresas dos seus de concorrentes que não conseguem entender o valor de um grande nome.

A fórmula do Naming:

Um bom nome fantasia é resultado de uma arte, e também de um processo científico de nomeação.

Ciência + Arte = Nome Fantasia de Sucesso

Sobre nosso nome: EVEF

Nosso próprio nome, como muitos que criamos para outras empresas, é cheio de surpresas, camadas de significado e associações ricas, embora à primeira vista possa parecer não mais do que um nome “inventado” sem história. Não importa, basta nos lembrarmos de uma marca chamada “Google” que nasceu pequena e está no mesmo barco.

A Origem foi simples: fizemos uma tempestade de ideias, usando termos como infinito, sempre, emoção, supremo, eterno, grandioso, elegante e cruzamos com o nome do fundador da Agência EVEF, EVErton Ferretti.

O resultado EVEF veio naturalmente, pois EVEr (tradução de sempre em inglês) possui as letras iniciais do nome EVErton e F de Forever (para sempre em inglês) também é a inicial de Ferretti, o sobrenome. Resumindo, o nome EVEF traz a ideia de sempre e para sempre, uma expectativa de marca que nunca vai se apagar, será sempre lembrada pelos clientes.

A Ciência do Processo de Nomeação de marcas e empresas

O caminho para um nome incrível (Naming):

A maioria das empresas que se contentam com um nome medíocre o faz porque não conseguem entender que um nome é o elemento mais importante de sua estratégia de marca.

Mas por que exatamente um nome fantasia é tão importante?

A resposta é simples: o nome de uma empresa ou produto é o primeiro e mais elementar ponto de definição e contato do público com sua marca. Em muitos aspectos, o nome fantasia é a marca e ele dá o tom para tudo o que ela trata. Podemos citar como exemplos a Samsung, o Google e a Sony.

Em suma, tudo que uma empresa faça ou jamais fará começa com o nome. É por isso que é vital acertar no processo de criação do nome fantasia (Naming).

Quando você tem um bom nome, as pessoas vão se lembrar dele, falar sobre ele e ter uma conexão emocional com sua marca. O nome se torna natural e uma autêntica extensão da sua marca, demonstra ao mundo os valores da sua empresa.

Ter um nome de marca ou nome fantasia poderoso será uma das decisões de negócios mais importantes que você já tomou. No entanto, também acreditamos que não estamos apenas nomeando a sua empresa ou produto. Estamos, muito além disso, nomeando o posicionamento de sua empresa, exibindo um tom único, personalidade inovadora, ideias exclusivas e uma história para sua empresa iniciar com os novos clientes. Todos os grandes nomes apoiam o posicionamento da empresa ou produto pelo qual falam e encontram uma maneira única de revigorar ou mudar a conversa que uma indústria vem tendo com seus clientes.

Nosso processo de criação de nome fantasia (Naming) começa com a compreensão de tudo sobre sua marca, onde já esteve e para onde está indo, sua concorrência e toda a sua área de atuação. Ao longo do processo de nomenclatura (Naming), trabalharemos junto com você para refinar o posicionamento da marca com base em nossas discussões de nomes reais, porque quanto mais específico e materializado o posicionamento for, mais eficaz será o nome.

Análise competitiva do nome fantasia

Um componente-chave que qualquer processo de Naming demanda é entender o "namescape" competitivo, ou o mapeamento de paisagem de nomes fantasia das empresas que já operam na sua área de atuação. O termo "namescape" teve origem no marketing dos Estados Unidos, foi criado a partir da mistura da palavra landscape (tradução de paisagem) com a palavra name (nome).

Na análise de namescape, procuramos as respostas abaixo:

  • Quais são os nomes das empresas concorrentes em seu mercado?
  • Eles se agrupam em tipos óbvios de nomes?
  • Onde neste espectro de namescape de concorrentes seu nome aparece?
  • Onde neste espectro de namescape de concorrentes você deseja que seu novo nome apareça em ordem para:
    A) se destacar da concorrência, ou;
    B) se misturar?
  • Existe uma oportunidade em seu mercado de se tornar uma marca dominante destacando-se claramente no namescape?

Com as respostas acima, o processo criativo de nomes fica mais refinado e encaminhado para um melhor resultado final.


A importância do nome fantasia no branding

Nome fantasia (nome comercial ou nome da marca) é o nome de uma empresa ou produto conhecido pelo público. Este nome nem sempre acompanha igualmente a razão social, que é o nome utilizado perante os órgãos públicos de registro das pessoas jurídicas.

O nome fantasia pode ser formado a partir de palavras ou expressões originadas na razão social, bem como pode ser criado a partir da criatividade do empresário e de seu consultor de marketing. No caminho inverso, o nome fantasia também pode ser a fonte para a elaboração da razão social.

O impacto do nome fantasia junto ao mercado consumidor justifica os altos investimentos que são feitos pelas grandes empresas. Muitos nomes, inclusive, conseguem virar sinômino do produto que vendem ou do serviço que prestam, figura de linguagem conhecida como metonímia (marca pelo produto). Isso ocorre por exemplo:

  • Os ciclimotores dos anos 90 eram conhecidos como mobilete no Brasil;
  • Poucas pessoas compram macarrão instantâneo - a maioria diz Miojo;
  • Palha ou esponja de aço? No mercadinho muitos pedem por Bom Bril;
  • As calculadoras financeiras são chamadas de HP, em referencia à HP12C;
  • Danone ainda é usado para se referir a iogurte;
  • A marca Leite Moça (da Nestlé) é sinônimo de leite consensado;
  • Fita adesiva é Durex;
  • Lâmina ou aparelho de barbear é Gilette;
  • As motos aquáticas são conhecidas como Jet Sky, uma marca da Kawasaki;
  • Pyrex é usado para tigelas de vidro, inclusive das concorrentes (ex: Marinex);
  • Itubaína, no interior de SP é sinônimo de guaraná em garrafas de 600 ml;
  • Todos conhecem o Chester da Perdigão, mas poucos conhecem o galo-banquiva:

exemplo de nome fantasia

Utilizamos o nome fantasia desde a sua publicação nas placas externas da empresa, depois no material publicitário, administrativo e nos produtos fornecidos.

Este nome serve para divulgação da empresa e seus produtos. Uma opção importante que a maioria dos novos empresários tem feito é o registro do nome fantasia no INPI; uma vez registrado, o nome fantasia é considerado uma marca registrada e leva o símbolo ®. A empresa que registra uma marca é dona absoluta dela.

O registro do nome fantasia no INPI amplia a proteção para todo o território nacional. As marcas (nome fantasia) são sinais (símbolos e logotipo) únicos que identificam a empresa, seus produtos e serviços. A identificação se realiza através da publicação do logotipo ou símbolo na empresa, no produto ou no material de divulgação (propaganda, embalagens, papelaria, anúncios, nos uniformes etc.

Como podemos observar na base de dados do INPI, vem crescendo fortemente o número de pequenas e médias empresas que registram suas marcas, seu nome fantasia, seu logotipo e símbolo. Antigamente registros de marcas e nome fantasia eram realizados apenas por grandes corporações. Constantes disputas judiciais divulgadas na mídia despertaram a atenção de empresários de todos os ramos de atuação para a necessidade jurídica do registro de sua marca ou nome fantasia. Assim que uma empresa é aberta, surge a necessidade de providenciar o registro do Nome Fantasia como Marca.

Escolhendo o nome fantasia:

Primeiramente precisamos saber qual a área de atuação da empresa. Depois temos de levantar alguns nomes que o novo empresário julga interessantes. Para exemplificar vamos criar o nome fantasia de uma nova imobiliária (fictícia). Quais passos seguir?

  1. Utilizar um nome curto
  2. Usar nome em português ou palavra fácil em outro idioma, como YES ou HOME;
  3. Listar 5 nomes possíveis e pesquisá-los no INPI;
  4. Caso o nome já esteja registrado, use um nome fantasia combinando outras palavras ou parte delas;
  5. Lembre-se de não tentar usar um nome comum (como Imobiliária Nova)

Um nome é considerado positivo apenas se soar bem isoladamente (como por exemplo Microsoft) ou usado em conjunto com outra palavra (como o nome Microsoft Outlook).

Outro aspecto importante na criação do nome fantasia é associar e destacar as boas qualidades de seus produtos e serviços no slogam abaixo do nome fantasia. Veja abaixo alguns exemplos de palavras positivas que encaixam em diversas áreas de atuação:

  • Engenharia: estrutura, solidez
  • Direito: tradição, conhecimento
  • Tecnologia: velocidade, precisão
  • Veículos: referência, confiança
  • Imóveis: amplitude, atendimento, força
  • Entretenimento: diversão, descontração

Outro aspecto muito usado é referir-se ao local onde está a sede da empresa. Em Belo Horizionte, por exemplo, muitas ruas do centro da cidade levam nomes de tribos indígenas. Isso gerou um grande número de empresas com os nomes abaixo:

  • Ótica Carijós;
  • Shopping Oiapoque;
  • Shopping Xavantes;
  • Pastel Tamoios;
  • Tupis Seguros;
  • Timbiras Flat;
  • Eletrônica Guaranis.

Outro aspecto físico que pode ser usado é a cor predominante da empresa. Pode-se por exemplo já definir que a cor de uma nova escola de inglês será o verde e o nome da escola será Green Place, Green Card ou ainda Mister Green. Aliás eu escolheria o Mister Green, com o prédio da escola todo pintado de verde por dentro e por fora, todo o material publicitário e uniformes em verde. E pra coroar esse nome, um mascote verde, talvez um doende Leprechal.

Como pode ver, existem muitas possibilidades para desenvolver um nome fantasia, desde as iniciais do nome do dono da empresa até o local, cor e emoção predominante da empresa. 

Analisando os nomes das lojas de veículos e concessionárias:

Muitos empresários acabam recorrendo aos nomes das principais cidades dos países originais das marcas que eles revendem. É comum por exemplo voce encontrar lojas e concessionárias da Fiat com os nomes de cidades italianas e da Renault com nomes franceses, como por exemplo:

logo renault
logo fiat

Le Mans

Dijon

Bordeaux

Lile

Nisse

Marseille

Rennes

Milão

Genova

Módena

Nápoles

Veneza

Florenca

Verona

Nomes de marcas famosas e suas origens

Confira também nosso outro artigo voltado para a área de clínicas e medicina:

 


Página atualizada por Everton Ferretti em 09/02/2021 na Agência EVEF