Precisa de uma nova logomarca? 

Receba modelos de logotipos profissionais

Receba via email ou WhatsApp os arquivos da arte final para aplicar em mídias impressas, mídias sociais, TV, anúncios, cartões de visitas, uniformes, adesivos, etiquetas, cartazes, placas, folhetos, brindes, calendários, Facebook, instagram, notas fiscais etc. 

orçamento de logotipo

(11) 9958-12346

Solicite orçamento sem compromisso pelo número acima ou pelo email logo@evef.com.br

Mudando o desenho do seu logotipo

Após algum tempo de uso, alguns logotipos passam por uma reformulação de seus desenhos. Em alguns casos famosos, o logotipo mudou suavemente (como por exemplo o desenho da Pepsi que manteve o símbolo à esquerda e o padrão de cores), mas em outros casos o logotipo é totalmente reformulado.

 

troca do logotipo da pepsi

 

A necessidade de alterar o desenho do logotipo pode acontecer com as grandes empresas líderes em seus respectivos mercados, e com pequenas empresas também. Chega um dia em que você repara no desenho do seu logotipo e decide: está na hora de trocar. Você olha para o seu cartão de visitas, e se dá conta que aquele desenho orgulhosamente exibido durante anos está ultrapassado.

Alguns empresários relataram que se cansaram do desenho do logotipo, pois durante o desenvolvimento do desenho, eles tinham pouco tempo para se dedicar a essa questão, e escolheram algum desenho genérico para ser o logotipo. Já outros empreendedores relataram que no início das operações de suas empresas, o orçamento empenhado na criação do desenho do logotipo era mínimo, pois as prioridades eram outras (como a aquisição de móveis de escritório, estoque de mercadorias e equipamentos de informática).

E por qualquer que seja a razão, você está cansado do seu logotipo, e quer mudá-lo.

  • Isso pode ser feito? Claro que sim.
  • Existem riscos envolvidos? Certamente.
  • É recomendado apenas uma mudança parcial, ou uma reformulação completa do desenho? Existem motivos para uma mudança parcial e outros motivos para uma mudança radical, conforme acompanharemos mais adiante.

Entendendo os motivos da mudança do logotipo

  • Seu logo foi desenhado por um profissional (designer gráfico)?

Muitos empresários desenharam seus logotipos por conta própria, as vezes usando programas simples como o Microsoft Word ou Power Point. Podemos citar o exemplo do Google e da Coca-Cola. Alguns empresários escolheram essa solução por uma questão de tempo, outros por não dar importância a essa etapa, mas a maioria escolheu por questões financeiras. Esses logotipos amadores podem ou não parecerem bonitos, mas o fato é que esse tipo de desenho nunca passou pelo crivo de um profissional de artes gráficas, é existem uma grande chance do desenho ter sido criado com erros ou limitações para aplicação correta.

  • Seu logo parece antigo?

Quase todos os logotipos vão exibir suas idades depois de um certo tempo. Algumas combinações de cores, tipos (fontes) de texto e contornos podem se tornar obsoletos e fazer seu logotipo parecer velho ou antiquado. Por consequência, sua empresa e seus produtos podem parecer velhos também, mesmo não sendo.

logo coca-cola

É claro que toda regra tem suas excessões e a Coca-Cola é um exemplo disso, pois seu logotipo tem mais de 100 anos e não existe a menor previsão de mudança para a Coca.

Saiba que você pode com algumas atualizações no desenho, deixar seu logotipo mais moderno e manter aquele conceito (sentimento) original do desenho inicial.

  • Sua empresa experimentou alguma grande mudança?

Quando grandes mudanças atingem uma empresa, essa pode ser uma oportunidade perfeita para a mudança do desenho do logotipo. O logotipo pode ser mudado por exemplo:

 

Quando muda o nome da empresa, como ocorreu com a Vale (antigamente era chamada de Companhia Vale do Rio Doce);

 

atualização e modernização do logotipo da Vale

 


Quando duas empresas se fundem num novo conglomerado de empresas, como fez a FCA;

novo logotipo da Fiat Chrysler

 


Quando uma grande empresa compra uma outra menor - ocorreou com compra da Kinko's pela Fedex. Após um período de adaptação e consolidação do mercado, a marca Kinko's foi desativada;

 

logotipo Fedex Kinko's

 

 


Quando uma empresa muda sua área de atuação - nesse caso podemos citar a Kodak que parou de fabricar máquinas fotográficas e filmes analógicos para iniciar a produção de Smartphones;

 

mudança no logotipo da kodak

 

 


Quando uma empresa está expandindo sua área de atuação a nível mundial e precisa de um desenho internacional;

logo moderno alpargatas

 

 


Mudança discreta, média ou radical do logotipo?

Mudar apenas pequenos detalhes do logotipo pode trazer um bom resultado, rejuvenescendo o desenho do logo e a imagem da empresa. às vezes, a mudança é tão discreta que a maioria dos clientes nem percebe a mudança, como o que ocorreu com o Carrefour.

 

troca no logotipo do carrefour

 

Observe acima que a mudança do desenho do logotipo do Carrefour foi muito sutil, atingindo somente o detalhe do contorno da letra C que está vazada no meio do símbolo e sua fonte de texto, que recebeu o mesmo C inicial que está exibido no símbolo. Para quem não sabe, as cores da bandeira da França estão invertidas no logo, e a idéia das 2 setas no símbolo (uma para a direita e outra para a esquerda) é do conceito de amplitude e variedade de produtos nas lojas. Esses conceitos não podem ser mudados, por isso qualquer mudança no logotipo do Carrefour será visualmente limitada.

Quando a idéia é mudar de uma forma intermediária, deve-se buscar um conceito de desenho que traga um refresco à imagem da empresa, de forma a chamar a atenção do observador de forma positiva. Foi isso o que ocorreu com o novo logotipo do Google, onde as letras serifadas foram substituídas por uma fonte de texto mais redonda e fácil de assimilar. Observe que o logotipo original do Google tinha sido desenhado pelos fundadores do Google de forma amadora, e o novo desenho manteve as cores originais.

 

 

atualização do logotipo do Google

 

Mudar o desenho de um logotipo já estabelecido pode ser uma ideia ruim se voce não tiver um novo conceito bem superior ao conceito do desenho atual. Lembre-se que será necessário trocar toda a papelaria corporativa e demais mídias eletrônicas e externas que exibem o logotipo da empresa, e é provável que durante um período os 2 modelos de logotipo convivam lado a lado, ou em alternância. Por isso o planejamento é essencial.

Abaixo as imagens que ilustram uma mudança radical. No início do século 21, o banco Bradesco decidiu modernizar seu logotipo. Além de usar uma fonte de texto nova e escrever o nome apenas com a inicial maiúscula, foi adicionado um novo símbolo que mudou radicalmente o conceito do logotipo:

 

 

mudança no logotipo do Bradesco

 

Muitos clientes e observadores no mercado não conseguiram entender o conceito do novo logotipo, que agora vinha acompanhado de um novo símbolo. Para facilitar o entendimento, a equipe de comunicação do Bradesco publicou em seu site o Manual de Aplicação da Logomarca que exibia os conceitos básicos do símbolo:

 

simbolo e logotipo do Bradesco

Este traço é uma alusão à projeção celeste sobre o Brasil, a esfera central da bandeira.


simbolo e logotipo do Bradesco

Este traço sugere a faixa que corta a Bandeira Brasileira, onde se posiciona o lema "Ordem e Progresso".


simbolo e logotipo do Bradesco

A interseção destes dois traços é uma referência à conexão, ao atendimento e relacionamento com os nossos Clientes.


simbolo e logotipo do Bradesco

Os dois traços na base, um maior outro menor, sugerem o tronco, representando o compromisso de apoio aos Clientes, seja qual for o seu porte. Sugerem ainda uma paisagem urbana e um gráfico de barras ascendentes, refletindo o permanente otimismo do Bradesco sobre o futuro da economia brasileira.


simbolo e logotipo do Bradesco

Juntos, estes traços rápidos, distintos e dinâmicos simbolizam inovação e tecnologia de ponta, características que diferenciam os Serviços Bradesco.

 


Exemplos de mudança de desenhos de logotipo no exterior, separados por área de atuação:

Mudança nos logotipos de empresas de transportes

Evolução dos logotipos de empresas de tecnologia

Evolução dos logotipos de restaurantes

Atualizando logotipos de corporações e consultorias

Atualizando os logos de empresas de tecnologia

Mudança de logotipos nos produtos de consumo

Atualização e mudanças em logomarcas de clínicas e hospitais

Mudança de logotipos de imobiliárias

Mudança de logotipos de seguradoras

 

 


Página atualizada na Agência EVEF por Everton Ferretti em 22/10/2018