200 anos da Argentina simbolizados no novo logotipo

criação logo argentina

Conheça a história do desenvolvimento do novo ícone da Argentina, um logotipo que foi escolhido para celebrar os 200 anos da fundação do país.

A revolução de Maio consistiu numa série de acontecimentos políticos que ocorreram na penúltima semana de maio de 1810 em Buenos Aires, que era a capital do vice-reinado do Rio da Prata,  um território conquistado pelos espanhóis. A revolução resultou no colapso do governo colonial e na sua substituição pela primeira Junta de Gobierno,  o primeiro corpo governativo formado por argentinos nativos.

Liberdade = revolução = Roseta azul e branca =  governo independente. Essa relação linguística e simbólica que muda a história do país,  que todos os argentinos aprendem através das histórias que nos contam nas escolas laicas do Estado, ajuda a definir o significado do nome “Argentina” para a vasta maioria da população.

O país é muito jovem. Para o provar, temos apenas de multiplicar por dois vírgula qualquer coisa as idades dos nossos intelectuais mais destacados, E o resultado será equivalente a idade da nação. Por outro lado, podemos  nos gabar de ser muito jovens: Basta multiplicar a idade de um cidadão médio por cinco para calcular a idade da Argentina. Sucede que o número 200 e a palavra Bicentenário inspiraram nos argentinos o desejo de lançar um olhar retrospectivo a esta viagem através da história.

Ao celebrarmos aquele aniversário comum, eles chegam a fascinante conclusão de que é impossível separar a história da Nação da história pessoal de cada cidadão. O que significa que todos tem muito a dizer sobre essa efeméride, já que é examinar o passado é, ao mesmo tempo, um processo coletivo e pessoal.

A geração adulta do início do ano 2000 enfrentou uma das maiores crises que a nação já conheceu, e que a afetou de tal modo que as suas instituições governamentais, financeiras e políticas nunca mais seriam as mesmas.

Entretanto, de um ponto de vista Global, a atual geração assiste ao desenvolvimento sem precedentes de megacidades que cobrem um planeta quase inteiramente em gigantescas proporções, e até o final do século 21 é bem provável que tal Megalópole alastre a quase toda a superfície terrestre na desesperada a tentativa de abranger uma população humana de quase 11 bilhões de habitantes; por outro lado nunca usufruímos de acesso tão imediato a cultura, ao entretenimento e informação.

Buenos Aires já é uma metrópole cosmopolita que está conectada às principais metrópoles do mundo, com vôos internacionais diários para as principais capitais Européias, da América do Norte e já opera vôos para a Nova Zelândia (Aukland), portal de conexão para a Austrália, Oceania, Tailandia, Malásia, Japão e China.

Neste contexto a comunicação parece ser a melhor ferramenta de transformação da era moderna, é por isso que aquilo que fazemos se reveste hoje de imperativos morais nunca antes sonhados. A sociedade Argentina caracteriza-se por uma tensão permanente entre a realidade e o desejo.

O design como qualquer outra manifestação cultural se traduz numa demanda pelo equilíbrio. Entre esses dois conceitos divergentes que nos definem como homens e mulheres da era moderna.

desenvolvimento logo argentina

Tudo isso significa que a procura de uma identidade nacional contemporânea é uma tarefa a qual a agência de design envolvida contribui para a construção cultural através da comunicação. Construir uma cultura pressupõe uma atitude empenhada e progressista em relação ao tempo e ao espaço em que coube ao povo argentino viver e crescer. Todos são comunicadores em tempos de grande incerteza em que a identidade tende a se perder ou se diluir.

O desejo é de comunicar uma identidade nacional que aspira poder transformar a imagem do país num universo abstrato de beleza e síntese, para que a próxima geração (filhos e netos) possa ver a história do início do séxulo XXI sob uma luz mais favorável. E esta moldura cultural e ética é que esteve no cerne da criação do novo símbolo argentino.

símbolo logo argentina

Foi no âmbito desta moldura e no contexto do discurso aberto lançado pelo presidente por ocasião do Bicentenário argentino para a criação de um logotipo para as comemorações, que foi procurado encontrar uma imagem que engendra se sentimentos de comunidade e de pertencimento entre o povo argentino. Uma tribo não existe sem um conjunto de rituais, do mesmo modo uma nação não pode existir sem um símbolo que a defina.

Por isso o símbolo na Roseta Argentina azul e branca tem identificado os patriotas argentinos ao longo da história como um símbolo apropriado, também ligado ao ritual que eles levam a acabo na escola, com a colocação da roseta no peito (perto do coração) repetindo um gesto com 200 anos iniciado pelos heróis da luta pela independência da Argentina.

MÍDIA logo argentina

Em seguida foi desenvolvida uma estrutura baseada em associações, em subtextos e material de divulgação que incorpora sinergia no design da roseta azul e branca. Foi inserido o sol, o calor que ilumina um país de mais de 3 milhões de quilômetros quadrados, criando também uma associação simbólica entre a nossa bandeira nacional e os céus.

A 20 décadas de história estão retratadas nas 20 ondas que emolduram o logotipo, lhe conferindo um aspecto dinâmico e singularmente moderno. As ondas são também pegadas individuais e coletivas que representam igualmente as comunidades imigrantes que compõem a nação.

A transparência do Design sugere uma forma de compreender o destino do nosso país em termos éticos.

publicidade logo argentina

Após a competição (de logotipos) e a vitória pela escolha da roseta, foi compilado um manual de aplicação da marca, onde o logotipo foi colocado à disposição do público (via download, com instruções e vetores para estamparia), e em poucas semanas estava estampado por todos os lados nos meios de comunicação social.

Também pode ser visualizado em todos os eventos oficiais, em festas privadas organizadas por ONGs, instituições, universidades e escolas primárias e secundárias, em mobiliário urbano e como decorações de rua. As cidades e as povoações da Argentina fizeram "gala" do novo logotipo.

moeda logo argentina

As "memórias" das celebrações do Centenário em 1910, deixaram atrás desse evento um rico legado tangível com edifícios imponentes, infra-estruturas e obras públicas e privadas de grande fôlego. Agora, no Bicentenário, o logotipo tomou o papel da arquitetura e foi o protagonista nas celebrações do Bicentenário da Nação.

imagem logo argentina

Teatro de rua, eventos artísticos, grandes espetáculos de arte e cultura popular usaram o novo logotipo. Neste contexto. a nova roseta constitui um dos poucos objetos comemorativos que as pessoas podiam guardar, e as Ruas das cidades argentinas se encheram dela. Uma profusão de cartazes, adesivos autocolantes, folhetos, bandeiras e lonas foram vendidas em lojas e nas ruas para todas as pessoas.

Talvez esta ideia de repetição de mudança e de se tornar propriedade pública, seja o que mais nos fascina nesse processo de criação do logo. Dessa forma, o design saltou do estúdio para o mundo real.

logo argentina

O novo logotipo da Argentina que leva o título um país maior ou um grande país foi criado pela agência imagem HB que é uma das líderes do mercado argentino e foi fundada em 1995.

Ela se especializou desde a sua Criação em identidades visuais completas. Em 2010 o seu desenho proposto para a comemoração do Bicentenário da Argentina foi escolhido por voto popular e se tornou o novo ícone do país.

 


Fontes: Wikipedia, Exame.com e livro Logo Design (volume 3)