Logos exibidos no Airbus A380

O Airbus A380 é um avião de fuselagem larga (widebody) com motorização a jato (turbofan) para o transporte de passageiros, fabricado pela empresa européia Airbus. É o maior avião comercial do mundo. Os aeroportos em que opera tiveram suas instalações adaptadas para operá-lo com segurança.

logotipos no avião Airbus A380

O andar superior do A380 estende-se ao longo da fuselagem, com uma largura equivalente a uma aeronave widebody. O A380 tem uma cabine de 478 metros quadrados de espaço utilizável do piso, 40% a mais que o segundo maior avião de passageiros, o Boeing 747, e oferece capacidade para 525 pessoas em uma configuração de três classes ou até 853 pessoas em uma única classe econômica. O A380 tem alcance de 15 700 km, suficiente para voar sem escalas de Dallas (EUA) para Sydney (Austrália), e uma velocidade de cruzeiro de Mach 0,85 (cerca de 900 km/h, em altitude de cruzeiro).

Até o fim de 2018 a Airbus já havia recebido 317 pedidos firmes e 221 aeronaves já tinham saído da linha de montagem para as operações das empresas aéreas. Nesse período, a Emirates Airlines tinha a maior frota de A380, com 142 pedidos e 101 aeronaves já voando.

 

 logotipo Airbus

 

A Airbus (com sede em Toulouse, França) é líder mundial na fabricação de aviões comerciais, líder europeu no desenvolvimento de programas espaciais e líder mundial na produção de helicópteros para uso civil.

Como a maior empresa aeroespacial e de defesa na Europa, o Grupo Airbus tem como países de origem, França, Alemanha, Espanha e Reino Unido, e em torno de 35.500 fornecedores (ou 65% do gasto total). A maior parte da carteira de encomendas da empresa e presença industrial encontra-se agora para além das fronteiras europeias. Tem linhas de montagem final de aeronaves em Tianjin, China, e Mobile, Alabama (EUA). O Grupo Airbus produz helicópteros no Brasil, mantém centros de pesquisa em Singapura, Índia, nos Estados Unidos da América, China e Rússia, e possui centros nos cinco continentes Maintenance, Repair and Overhaul (MRO).

Em 2018, 13 companhias aéreas utilizavam o avião A380, são elas:

  • Emirates Airlines
  • Singapore Airlines
  • Qantas
  • Air France
  • Lufthansa
  • Korean Air
  • China Southern Airlines
  • Malaysia Airlines
  • Thai Airways
  • British Airways
  • Asiana Airlines
  • Qatar Airways
  • Etihad Airways

 


 

logomarca Emirates

  

A companhia aérea Emirates é a principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos (EAU). Tendo como base o Aeroporto Internacional de Dubai, mais de 1500 voos da Emirates saem de Dubai a cada semana, rumo aos seis continentes.

A Emirates é uma das 10 principais companhias aéreas em todo o mundo em termos de receitas, passageiros transportados e quilômetros percorridos, e tornou-se a maior companhia aérea no Oriente Médio em termos de receitas, dimensão da frota e passageiros transportados.

 

logotipo avião A380 Emirates

 

A Emirates foi a segunda companhia aérea a operar o Airbus A380, com seu primeiro voo realizado no dia 1 de agosto de 2008 entre Dubai e Nova Iorque-JFK em 13h48min.

No ranking Skytrax ela aparece como a melhor companhia aérea do ano de 2013, desbancando a Qatar Airways, que pulou de primeiro para o segundo lugar naquele ano. Foi a terceira vez (em 2013) que a companhia ganha o prêmio em primeiro lugar.

A Emirates é a única empresa aérea que opera vôos diários do avião A380 para o Brasil, para o aeroporto internacional de Guarulhos.

 


 

logotipo singapore airlines 

 

A Singapore Airlines é a linha aérea da cidade-estado de Singapura. Como uma companhia aérea membro da Star Alliance, ela foi eleita diversas vezes como a melhor companhia do mundo, reconhecida pelos seus serviços com os passageiros. Ela opera em 90 cidades em 40 países na Ásia, Oriente Médio, Europa, América do Norte, de África e Sudeste da região do Pacífico.

 

logomarca singapore airlines a380

 

A Suíte da Singapore Airlines é uma classe disponível apenas no avião Airbus A380. O espaço foi projetado por um designer de interiores de iated de luxo e é composto por compartimentos separados com paredes e portas de 1,5 m de altura. O assento de couro, estofado pela Poltrona Frau da Itália, tem 89 cm de largura e uma tela de TV LCD de 23 polegadas e é montada em uma parede frontal. A cama de 2 metros é separada do assento e dobra para fora da parede traseira, com vários outros componentes da suíte descendo para acomodar o colchão.

 


 

A Qantas é uma empresa aérea australiana, é a terceira mais antiga do mundo (fundada em 1920), e começando a operar voos internacionais em 1935.

Qantas é um nome que vem da sigla QANTAS (acrónimo de Queensland and Northern Territory Aerial Services Ltd), também chamada de The Flying Kangaroo, em português: "O Canguru Voador".

Recentemente, a Qantas atualizou o desenho do seu logotipo, agora a fonte de texto no logo não é mais escrita utilizando o itálico com a letra inclinada:

 

logomarca qantas companhia aerea

 

A frota de aviões A380 utilizados pela Qantas tem como origem e destino os aeroportos internacionais de:

  • Melbourne - Los Angeles
  • Melbourne - Dubai - Londres
  • Sydney - Los Angeles
  • Sydney - Dubai - Londres
  • Hong Kong - Sydney

 Os aviões A380 já começaram a receber a pintura com o novo desenho do logotipo da Qantas:

 

logotipo novo qantas aviao a380

 


  

A companhia aérea Air France é uma subsidiária do grupo Air France-KLM e membro fundador da aliança global SkyTeam. No ano de 2013 a Air France atendia 36 destinos a partir da França para vários aeroportos internacionais ao redor do mundo, incluindo vôos diretos para São Paulo e Rio de Janeiro e mais outros 160 destinos em 78 países. A sede corporativa da Air France, anteriormente em Montparnasse (Paris), mudou de localização e atualmente está localizada no aeroporto Charles de Gaulle (norte de Paris).

A Air France foi formada em 7 de outubro de 1933 a partir de uma fusão da Air Orient, da Air Union, da Compagnie Générale Aéropostale, da Compagnie Internationale de Navigation Aérienne (CIDNA) e da Société Générale de Transport Aérien (SGTA). Durante a Guerra Fria , de 1950 até 1990, foi uma das três principais companhias aéreas dos países ocidentais que operaram na Alemanha em Berlim Ocidental.

Em novembro de 2004, a Air France classificou-se como a maior companhia aérea europeia com 25,5% de participação total de mercado e foi a maior companhia aérea do mundo em termos de receita operacional.

A Air France opera uma frota mista de aeronaves fabricadas pela Airbus e pela Boeing. A Air France apresentou o A380 em 20 de novembro de 2009 com serviço para o Aeroporto JFK de Nova York a partir do Aeroporto Charles de Gaulle de Paris.

 

logotipo novo airfrance

 

Recentemente a Air France atualizou o desenho do seu logotipo, utilizando uma fonte de texto mais leve, fina e na cor preta, exibindo ao lado o logotipo da Skyteam. A SkyTeam é uma aliança formada por 19 companhias aéreas de cinco continentes, e opera com o slogan "Caring more about you" (Em português: "Cuidando mais de você"). Ela também opera uma aliança de carga, a SkyTeam Cargo, que tem 10 parceiros transportadores de membros da SkyTeam.

A Air France assinou como cliente de lançamento para o "superjumbo" A380-800 da Airbus em 2001, esse contrato ajudou a viabilizar o projeto da produção do A380. Na ocasião, a Air France havia encomendado 12 aeronaves Airbus A380-800, com opções de mais dois. A Air France foi a primeira companhia aérea da Europa a operar a A380, seguida pela alemã Lufthansa em junho de 2010.

O primeiro A380 foi entregue em 30 de outubro de 2009 e a rota de Paris para Nova York foi usada como a primeira rota. Todos os Airbus A380 da Air France sairam do seu hub internacional no aeroporto Charles de Gaulle no Terminal 2E. A Air France manterá seus 10 Airbus A380 e planeja renovar suas cabines a partir de 2020.

 

logomarca a380 avião airfrance

 

Em 2016, a Air France utilizou seu Airbus A380 para levar os atletas da delegação olímpica embora para Paris após o final dos jogos olímpicos, com um vôo especial partindo do aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro. No link desse video do Youtube, podemos visualizar a chegada da Aeronave no Rio de Janeiro, momento histórico quando ele estaciona ao lado do seu concorrente, o Boeing 747, jumbo da companhia australiana Qantas. Momento inesquecível ocorre quando a tripulação abre as janelas da cabine de comando para exibir as bandeiras do Brasil e da França. A aeronave recebeu o tradicional "batismo" pelos veículos da brigada de incêndio, por esse ter sido o primeiro vôo comercial de um A380 para esse aeroporto (Galeão).

 


 

A companhia aérea Deutsche Lufthansa AG, conhecida como Lufthansa (e às vezes também como Lufthansa German Airlines ), é a maior companhia aérea da Alemanha, e quando combinado com suas subsidiárias, também é a maior companhia aérea da Europa em termos de tamanho da frota e passageiros transportados no ano de 2017. O nome da empresa é derivado da palavra alemã, Luft 'air' e Hansa, a Liga Hanseática. A Lufthansa é um dos cinco membros fundadores daStar Alliance, a maior aliança aérea do mundo, formada em 1997.

 

 logotipo lufthansa evolução desenho

 

Além da sua principal marca internacional, ela possui companhias aéreas subsidiárias de passageiros Austrian Airlines, Swiss International Air Lines, Brussels Airlines e Eurowings, incluindo a Germanwings (denominada em inglês pela Lufthansa como seu Passenger Airline Group), a Deutsche Lufthansa AG possui várias empresas relacionadas com a aviação, tais como como Lufthansa Technik, como parte do Grupo Lufthansa. No total, o grupo tem mais de 600 aeronaves, tornando-se uma das maiores frotas de companhias aéreas do mundo.

A sede social e corporativa da Lufthansa fica em Colônia. A principal base de operações, chamada Lufthansa Aviation Center, está no centro principal da Lufthansa no aeroporto de Frankfurt e o seu hub secundário está no aeroporto de Munique.

A Lufthansa encomendou, recebeu e atualmente opera 14 aeronaves Airbus A380-800, sendo que até junho de 2012 tinham sido entregues os primeiros 10 aviões.

 

logomarca avião A380 lufthansa 

 

Em fevereiro de 2010, a Lufthansa anunciou que seus dois primeiros Airbus A380 seriam chamados Frankfurt am Main (D-AIMA) e München (D-AIMB) após os dois aeroportos da Lufthansa. As aeronaves A380 subseqüentes foram nomeadas depois de outros aeroportos do grupo Lufthansa, Zürich, Wien (Viena) e Brüssel (Bruxelas) e as principais cidades alemãs de Düsseldorf e Berlim. Os restantes A380s receberam o nome das cidades da central da Star Alliance, Tóquio, Pequim, Joanesburgo, Nova York, São Francisco e Deli. No entanto, o D-AIMN San Francisco foi renomeado Deutschland (Alemanha) em 2016. A Lufthansa usará seu A380 de Frankfurt am Main e de março de 2018 a partir de Munique.

 


  

A companhia aérea Korean Air Lines Co., Ltd., conhecida comercialmente como Korean Air, é a maior transportadora aérea da Coréia do Sul, com base no tamanho da frota, destinos internacionais e vôos internacionais. A sede global da companhia aérea está localizada em Seul, a Korean Air foi fundada como Korean National Airlines em 1946. Após vários anos de serviço e expansão, a companhia aérea foi totalmente privatizada em 1969.

 

logotipo korean air

 

A divisão internacional de passageiros da Korean Air e a divisão de carga subsidiária relacionada, em conjunto, servem 127 cidades em 44 países, enquanto sua divisão doméstica atende 12 destinos. O Aeroporto Internacional Incheon serve como o centro internacional da Korean Air. A Korean Air também mantém um campus da sede de Incheon. A maioria dos pilotos da Korean Air, do pessoal do solo e dos comissários de bordo tem sede em Seul.

Os aviões A380 da companhia oferecem a Classe Prestige, que incluem assentos "Prestige Sleeper" em todos os Boeing 777-300ER e Airbus A380, esses assentos se reclinam 180 graus, transformando-se em camas.

 

 logomarca korean air a380

 


 

A China Southern Airlines Company Limited é uma companhia aérea com sede no distrito de Baiyun, Cantão na China. Estabelecida em 1 de Julho de 1988, na sequência da reestruturação da Administração da Aviação Civil da China que adquiriu e fundiu uma série de companhias aéreas nacionais, a companhia aérea tornou-se uma das companhias aéreas "Big Three" (juntamente com a Air China e a China Eastern Airlines).

 

logomarca china airlines

 

Com seus principais hubs no Aeroporto Internacional Guangzhou, Aeroporto Internacional de Pequim, a companhia opera mais de 2.000 vôos para 208 destinos diariamente como membro do SkyTeam. O logotipo da companhia aérea consiste em uma flor kapok (que também é a flor da cidade de Guangzhou) em uma barbatana de cauda azul.

A China Southern Airlines é a única companhia aérea chinesa a encomendar e a operar o avião Airbus A380. A companhia operava inicialmente essas aeronaves nas rotas Pequim-Hong Kong e Pequim-Cantão. No entanto, esses serviços não foram lucrativos. Devido à limitação da demanda do hub internacional das companhias aéreas no aeroporto de Guangzhou Baiyun, poucas rotas de Guangzhou têm a demanda para suportar um A380.

 

logotipo avião a380 china airlines

 

Com o esforço de viabilizar sua frota de aviões A380, a China Southern começou a operar o A380 em sua rota Guangzhou-Los Angeles e na rota Guangzhou-Sydney e de Pequim para Amsterdã.

 


 

A companhia aérea Malaysia Airlines Berhad, conhecida comercial como Malaysia Airlines, é uma companhia aérea que opera vôos do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur e do aeroporto secundário em Kota Kinabalu e Kuching, para destinos em toda a Ásia, Oceania e Europa. A Malaysia Airlines é a principal empresa aérea da Malásia e um membro da aliança aérea Oneworld. A sede da empresa está localizada no aeroporto internacional de Kuala Lumpur.

 

logotipo malaysia airlines

 

Apesar de vários prêmios da indústria da aviação, sendo coroado "The World's 5-Star Airline" pela Skytrax várias vezes (2009, 2012 e 2013) e o reconhecimento do World Travel Awards como "A linha aérea líder da Ásia" (2010, 2011 e 2013), a companhia aérea lutou para reduzir os custos para lidar com o aumento das operadoras de baixo custo na região desde o início dos anos 2000.

Em 2013, a companhia aérea iniciou um plano de recuperação após grandes perdas a partir de 2011 e cortou rotas para destinos proeminentes, mas não lucrativos, de longa distância, como as Américas (Los Angeles e Buenos Aires) e a África do Sul.

Em 2014, a Malaysia Airlines perdeu duas aeronaves: o vôo 370 , que desapareceu em circunstâncias incomuns, e o vôo 17 , que foi derrubado sobre a Ucrânia. Ambos os acidentes estão separados por menos de cinco meses. Antes de 2014, a companhia aérea tinha um dos melhores recordes de segurança do mundo - apenas dois acidentes fatais em 68 anos de operação, um dos quais foi o vôo 653 seqüestrado em 1977.

Em 2012, o logotipo corporativo, que exibia o wau bulan vermelho e azul foi atualizado. O novo wau bulan enfrenta da esquerda para a direita, como fez no logotipo original de 1971, e suas caudas foram estendidas. Inicialmente, a companhia aérea estabeleceu-se para um todo búlgaro wau azul, mas já a reverteu para a sua forma vermelha e azul. O wordmark também foi modernizado com um novo tipo de letra e a palavra "linhas aéreas" é agora apresentada em minúsculas. No mesmo ano, a companhia aérea também revelou uma libra nova e exclusiva para sua frota Airbus A380 para destacar o maior avião da companhia aérea. Ele possui um bulbo wau totalmente azul na cauda e tira de fita azul na fuselagem e nos motores, o nome da companhia também está totalmente azul.

 

logomarca malaysia airlines airbus a380

 

O espaço First Class é oferecido apenas nos aviões Airbus A350 e no superjumbo Airbus A380. A Malaysia Airlines oferece os assentos de primeira classe mais amplos e totalmente planos do mundo em sua aeronave A380. O A380 possui oito conjuntos semi-fechados com uma televisão de tela plana de 23 polegadas.

 


 

A empresa aérea Thai Airways International Public Company Limited, conhecida no mercado como THAI é a maior companhia aérea da Tailândia. Formada em 1988, a companhia aérea tem sua sede corporativa em Vibhavadi e opera principalmente a partir do aeroporto internacional de Suvarnabhumi. THAI é um membro fundador da Star Alliance. A companhia aérea é a maior acionista da empresa de baixo custo Nok Air e lançou uma operadora regional sob o nome de Thai Smile em meados de 2012 usando novas aeronaves Airbus A320.

 

logotipo thai airways

 

Do seu hub no aeroporto de Suvarnabhumi e do centro secundário no aeroporto internacional de Phuket, a THAI (incluindo as subsidiárias) voa para 84 destinos em 37 países, usando uma frota de mais de 90 aeronaves. A companhia aérea foi uma vez o operador de duas das rotas sem escalas mais longas do mundo entre Bangkok e Los Angeles e Nova York, mas devido aos altos preços dos combustíveis, à retirada de aeronaves, aos limites de peso da bagagem e ao aumento das tarifas aéreas, a companhia aérea cancelou esses destinos ultra-longos.

A rede de rotas da THAI é dominada por vôos para a Europa, Ásia Oriental e Ásia do Sul e Sudoeste asiático, embora a companhia aérea atinja cinco cidades na Oceania. THAI foi a primeira companhia aérea da Ásia-Pacífico a atender o aeroporto de Londres Heathrow. Entre as empresas aéreass da região Ásia-Pacífico, a THAI possui uma das maiores operações de passageiros da Europa.

 

logomarca thai avião a380

 

Os assentos Royal First Class da THAI foram introduzidos com a chegada do Airbus A340-600. Estes assentos também estão disponíveis em aeronaves Boeing 747-400 e uma nova versão do assento Royal First Class com uma configuração de suíte está disponível apenas na aeronave Airbus A380 da THAI.

 


 

A British Airways (B.A.) é a maior companhia aérea do Reino Unido com base no tamanho da frota, ou a segunda maior, atrás da easyJet, quando medida pelos passageiros transportados. A companhia aérea está localizada em Waterside, perto de seu hub principal no aeroporto de Londres (Heathrow). Em janeiro de 2011, a BA se fundiu com a Iberia, criando o International Airlines Group (IAG), uma holding registrada em Madri, Espanha. O IAG é o terceiro maior grupo de companhias aéreas do mundo em termos de receita anual e o segundo maior da Europa.

 

logomarca british airways

 

A B.A. foi criada em 1974, depois que um conselho da British Airways foi criado pelo governo britânico para administrar as duas companhias aéreas nacionalizadas, British Overseas Airways Corporation e British European Airways, e duas companhias aéreas regionais, Cambrian Airways de Cardiff e Northeast Airlines de Newcastle upon Tyne. Em 31 de março de 1974, as quatro empresas foram incorporadas para formar a British Airways. Após quase 13 anos como empresa estatal, a B.A. foi privatizada em fevereiro de 1987 como parte de um plano de privatização mais amplo do governo conservador, seguindo os projetos econômicos iniciados anos antes por Margaret Tatcher. A operadora expandiu-se com a aquisição da British Caledonian em 1987, Dan-Airem 1992, e British Midland International em 2012.

 

logomarca british airways avião A380

 

Um cliente de Boeing de longa data, a B.A. encomendou 59 aeronaves da família Airbus A320 em agosto de 1998. Em 2007, adquiriu 12 Airbus A380 marcando o início de sua substituição de frota de longa distância. A peça central da frota de longa distância da companhia aérea é o Boeing 777, com 58 aviões na frota. B.A. é o maior operador do Boeing 747-400, com 41 aviões registrados para a companhia aérea, mas a partir de 2017 foi apresentado um plano para substituição dessas aeronaves.

O primeiro avião A380 da British Airways foi entregue em 4 de julho de 2013 e iniciou os vôos regulares para Los Angeles em 24 de setembro de 2013, e depois Hong Kong em 22 de outubro de 2013.

 


 

A companhia aérea Asiana Airlines é uma das duas maiores companhias aéreas da Coréia do Sul, juntamente com a Korean Air.

 

 

logomarca asiana airlines

 

A Asiana tem sua sede no prédio da Asiana em Seul. A companhia aérea tem seu centro doméstico no Aeroporto Internacional de Gimpo e seu centro internacional no Aeroporto Internacional de Incheon (70 km do centro de Seul).

 

logotipo asiana airlines aviao a380

 

Como membro da Star Alliance, a Asiana opera 14 rotas de passageiros nacionais e 90 internacionais e 27 rotas de carga em toda a Ásia, Europa, América do Norte e Oceania. A classe First Suite é oferecida na aeronave A380-800, que é atendida em uma rota para Los Angeles, Nova York e Frankfurt. Os passageiros nessa classe recebem pijamas, lembranças e kits de amenidades contendo itens como creme de pele, creme dental, sombras e tampões para os ouvidos. Um passageiro pode pré-encomendar refeições em vôo 48 horas antes da partida. Os bancos de primeira classe estão equipados com sistemas AVOD pessoais.

 


 

A Qatar Airways é a empresa aérea estatal do Catar. Com sede na Torre Qatar Airways em Doha, a companhia opera um hub interligando os mais de 150 destinos internacionais em toda a África, Ásia Central, Europa, Extremo Oriente, Sul da Ásia, Oriente Médio América do Norte, América do Sul e Oceania, desde a sua base no Aeroporto Internacional de Hamad, usando uma frota de mais de 180 aeronaves.

logotipo qatar airways

 

O Qatar Airways Group emprega mais de 40.000 pessoas, das quais 24.000 trabalham diretamente para a Qatar Airways. A companhia aérea tem sido membro da aliança Oneworld desde outubro de 2013, a primeira operadora do Golfo a participar de uma das três grandes alianças aéreas.

 

logomarca companhia aérea qatar airways a380

 

Os assentos da primeira classe disponível no avião A380, apresenta um espaço de mais de 2 metros, transformando-se em uma cama totalmente plana, juntamente com uma ampla escolha de opções de entretenimento exibidas em telas de televisão individuais de 26 polegadas.

 


 

A Etihad Airways é uma companhia aérea que é a segunda maior dos Emirados Árabes Unidos (depois da Emirates). Sua sede fica na cidade de Khalifa, Abu Dhabi, perto do aeroporto internacional de Abu Dhabi . A Etihad iniciou suas operações em novembro de 2003.

 

logomarca etihad airways

 

A companhia aérea opera mais de 1.000 vôos por semana para mais de 120 destinos de passageiros e carga no Oriente Médio, África, Europa, Ásia, Austrália e Américas, com uma frota de 116 aeronaves Airbus e Boeing (registros de fevereiro de 2018).

 

logotipo etihad airways avião a380

 

Cabine de luxo Residence

A Residence acomoda uma ou duas pessoas, num espaço de 12 metros quadrados. Possui uma sala de estar privada, quarto e banheiro. Possui um sofá reclinável para dois lugares de 154 cm e um monitor de TV de 32 polegadas no salão; possui um banheiro privativo com chuveiro e uma cama de casal de 210 cm de comprimento por 121 cm de largura no quarto, que também inclui um monitor de TV de 27 polegadas. A companhia aérea afirma que é o espaço para passageiro mais luxuoso nos ares, disponível na aviação comercial em todo mundo.

 


Os logotipos exibidos nessa página foram criados por outras agências e estúdios de design, mas resolvemos exibir eles aqui devido ao ótimo trabalho realizado pelos nossos colegas de profissão (desenhistas gráficos). A titularidade e posse de direito da marca pertence a cada um de seus respectivos proprietários da marca.

Artigo atualizado na Agência EVEF por Everton Ferretti em 22/10/2018