Modelos de embalagens para cosméticos (Packaging)

A criação dos desenhos e modelos de embalagens é uma área do design gráfico conhecido comercialmente como packaging. Na indústria dos cosméticos e produtos de beleza, a apresentação de um rótulo e de uma embalagem é crucial para o sucesso na prateleira do supermercado. Diante tantas opções de marcas e produtos de beleza, o rótulo bem desenhado é uma ferramenta de diferenciação muito eficaz. 

E é lá, na prateleira, onde todos os esforços de marketing convergem, é lá que a estratégia de preços, distribuição, campanhas de marketing e todo o esforço para entregar um produto de qualidade são colocados à prova. 

Os produtos têm seus ciclos de vida, assim como as embalagens também o possuem. Por isso, o projetista / desenhista / designer gráfico deve levar em conta vários aspectos no projeto da criação de um rótulo e embalagem:

  • fonte de texto
  • sinergia entre as mídias
  • sinergia entre produtos de uma mesma linha da marca
  • sistema de impressão
  • montagem
  • acondicionamento
  • preservação
  • expedição
  • exibição
  • compra
  • uso
  • reciclagem / descarte

Devido a importância do packaging, vários concursos de rótulos e embalagens são realizados anualmente por diferentes entidades e associações de agências de publicidade, com o intuito de estimular a criatividade e acompanhar as novas tendências de design gráfico.


Vamos acompanhar abaixo os desenhos de rótulos e embalagens para cosméticos criados por diversas agências e estúdios de design nos Estados Unidos, Europa e Ásia: 

 

 

embalagem caixa sabonete whashnow

Embalagem e rótulo para sabonete

A marca Washnow pode ser traduzida como LAVE AGORA. Um de seus produtos de sucesso na Europa são os sabonetes hidratantes, apresentados nas lojas numa embalagem com design modular. O produto é personalizável e permite ao cliente escolher os ingredientes, fragrâncias e cores. Os consumidores criam seus próprios produtos de higiene pessoal na loja ou usando um kit em casa. Como a textura do sabonete é semelhante à modelagem de argila devido ao hidratante que está na sua fórmula, ele estimula os usuários a relaxarem suas mentes espremendo e moldando o sabonete. Por outro lado, a embalagem de cor pastel com seu estilo minimalista cria um efeito calmante. Por último, o visual lúdico e a sinalização na embalagem enfatizam o fator divertido da marca.


 

embalagem creme cosmetico rotulo

Embalagem e rótulo para creme cosmético

O principal objetivo deste projeto de embalagem foi fazer com que esta linha de cosméticos, composta por quatro tipos diferentes de creme, fosse fácil de reconhecer. Para este efeito, os tubos são numerados de um a quatro, além de carregar seus nomes de produtos. Cada caixa contém dois tubos. Enquanto as caixas externas são idênticas, os suportes dos tubos internos diferem uns dos outros. Quando montadas, partes dos suportes internos tornam-se visíveis através de furos na caixa externa, tornando possível identificar qual conjunto de creme está dentro. Graças aos orifícios perfurados na caixa, também pode ser usado como suporte temporário para tubos.


 

 

embalagem cosmeticos rotulo mais

Embalagens da empresa de cosméticos Milimage Beauty Pouch

Em média, as mulheres coreanas carregam 8,6 produtos cosméticos em suas bolsas. O Beauty Pouch, um produto prático, compacto e modular, tenta fornecer uma solução que permita que as mulheres atualizem facilmente sua maquiagem com todos os elementos essenciais em uma mão. O produto consiste em três tipos de componentes, que podem ser conectados e separados sem esforço graças aos ímãs embutidos. Cada componente pode ser transportado individualmente ou combinado como um conjunto de dois ou três. A ampla gama de produtos oferece uma variedade de opções e permite que os usuários configurem seus próprios produtos. Além disso, as diferentes cores do case refletem as características de cada produto, representando a individualidade do usuário.


 

 

embalagem rotulo cosmetico creme nivea

NIVEA Hand

Cuidar das nossas mãos proporciona um tempo relaxante da nossa rotina diária. O toque íntimo é o ponto focal deste conceito de design, refletido na forma e nos gráficos desta nova linha de tratamento de mãos NIVEA. A forma da garrafa é ergonômica e, portanto, agradável ao toque. Com seus contornos suaves e fluidos, é uma reminiscência de uma luva de pelúcia. Sua superfície emborrachada ressalta essa experiência tátil. Os gráficos são minimalistas, reduzidos a uma silhueta icônica de uma mão e simples símbolos distintivos.


 

embalagem rotulo cosmetico infantil     embalagem rotulo sabonete infantil

PRESTIGE BéBé D’ESCARGOT

A empresa de cosméticos It's Skin desenvolveu personagens fofinhos para a linha de produtos Bébé D'ESCARGOT , e usou um popular programa educativo infantil para comunicar sua nova identidade visual. Os produtos foram projetados para representar o principal ingrediente da linha de cosméticos, o filtrado de caracol. A rotulagem dos recipientes para loção corporal e lavagem é produzida na forma de um caracol, e a parte inferior do recipiente é contornada como um pé de caracol. O design geral, que é macio e curvilíneo, permite o reconhecimento imediato como uma variedade estética para bebês. Especialmente o Bio Sun Cushion, com a sua seção superior apresentando um carácter tridimensional que se assemelha a um brinquedo, atrai a atenção das crianças.


 

embalagem rotulo caixa perfume

Jeju Perfume Note

O Jeju Perfume Note é uma linha de perfumes composta por cinco aromas inspirados no estilo da ilha de férias coreana Jeju. Com base em um diário de viagem, a embalagem segue um conceito de design claro. Quando aberto, a embalagem é uma reminiscência de uma capa de livro. O registro escrito de aromas no interior da embalagem acentua a impressão de alta qualidade. O frasco de perfume transparente permite que a imagem decorativa por trás dele brilhe. Depois que o produto é retirado de sua capa semelhante a um livro, a capa pode ser reutilizada para armazenar itens pequenos.


 

 

embalagem packaging cosmetico alemanha  embalagem packaging cosmetico almofada

Packaging para cosméticos

A Innisfree é uma marca de cosméticos que utiliza apenas ingredientes orgânicos, e desenvolveu um produto especial chamado My Cushion, que permite que os clientes criem suas próprias almofadas cosméticas. A série oferece uma seleção de 100 estojos de almofadas diferentes e ferramentas de beleza com padrões diferentes, incluindo bolinhas, listras e muitos outros, e 12 cores inspiradas na paisagem da Ilha de Jeju. Tons pastéis e cores vivas podem ser escolhidos para atingir o padrão de escolha e gosto da pessoa. O novo case é incrivelmente leve e tem 22,5 mm de espessura. Além disso, é inclinado em direção ao fundo, apresentando uma forma fina e compacta, e é embalado em uma simples caixa de papel, que também tem uma aparência modesta e natural. Todos os 100 tipos de almofadas têm um acabamento mate e exalam uma sensação de calor e suavidade, bem como, apesar de suas diferentes superfícies, têm uma aparência uniforme. Assim, a identidade da marca cria um alto valor de reconhecimento e, ao mesmo tempo, o design da embalagem atende às demandas de individualidade.


 

 

embalagem pote cosmetico creme hidratante

Packaging dos cosméticos FRUDIA

O nome fantasia FruDIA tem origem na junção das palavras FRUtas e do DIA, e foi criado de acordo com a ideologia da marca de entregar a nutrição da fruta diretamente para a pele. O design da embalagem foi inspirado em um pote de geléia, repleto de cosméticos hidratantes. O lado da tampa é curvado, imitando o topo de uma geleia de fruta. Além disso, a parte inferior da tampa se assemelha à textura fluida do creme. O recipiente é finalizado com um toque suave para refletir a alta qualidade do produto. O objetivo é apelar para um público alvo sofisticado, entre 20 e 40 anos de idade.


 

embalagem frasco shampu condicionador

Embalagem de shampu e condicionador POLA Kurobihatsu

Estes produtos capilares são adequados às necessidades dos cabelos japoneses, com o design da embalagem já comunicando este conceito no ponto de venda. Um elegante fundo preto e o logotipo da marca em letras douradas impregnam os recipientes com uma sensação de qualidade superior. O selo gráfico é baseado no caractere chinês para o cabelo e se encaixa perfeitamente com a imagem da marca. A forma dos recipientes evoca a imagem de um folículo capilar que brota da raiz. O design minimalista dá aos frascos uma aparência levemente curva a partir da frente, enquanto eles olham diretamente do lado.


  

embalagem packaging cosmetico creme ponio

Embalagem e novo logotipo da Ponio Cosméticos

Ponio é uma marca jovem de cosméticos naturais artesanais. A tarefa era redesenhar seu logotipo e embalagem do produto. O design deste último é minimalista, com o uso de papel artesanal agradável ao toque e uma paleta de cores que reflete os ingredientes do produto. Pequenos detalhes definem os grupos de produtos: linhas horizontais para cubos de massagem, pequenas ondas para desodorantes e bolhas para sabonetes. Todos esses detalhes distinguem a marca registrada de produtos similares no mercado. O novo logotipo com uma fonte sem serifa usa uma letra irregular “O”, que se refere ao caráter artesanal dos produtos.


  

embalagem cosmetico caixa descartavel

Embalagem descartável dos cosméticos CarrieMe

O conceito principal deste design de embalagem para uma linha de cosméticos é apresentar características do produto e histórias através de uma personagem feminina chamada CarrieMe. As imagens são baseadas na história de uma viagem a Paris. Assim, foram concebidas seis representações visuais diferentes, cada uma na cor de um macaroon, uma sobremesa francesa, para criar um ambiente agradável. As caixas, que se parecem com as caixas de correio francesas, contêm produtos cosméticos em pequenas unidades de embalagem para uso único. A embalagem vazia pode ser descartada na parte superior da caixa postal.


 

 

embalagem sabonete liquido banho natural   embalagem packaging sabonete liquido banho natural

Bath & Nature

Bath & Nature é uma linha de cosméticos da marca Nature Republic. A fim de expressar uma atmosfera exclusiva e mística, cinco tipos de fragrâncias naturais são incorporados em imagens concisas, com origens em contos de fadas. Ilustrações coloridas são retratadas para levar os clientes a uma jornada imaginária para uma ilha exótica, para enriquecer sua experiência ao tomar banho. A gradação de cores tem sido usada na embalagem para transmitir um aroma doce e fresco. A cor aplicada a cada loção e embalagem de lavagem é diferente, para que os clientes possam distinguir facilmente os produtos.


 

embalagem tubo cosmetico

Embalagem dos cosméticos ORBIS=U WHITE

Esta série de produtos para o cuidado da pele anti-envelhecimento tem como objetivo evitar o excesso de produção e acumulação de melanina nas células epidérmicas. A cor azul retrata uma imagem de pele clara que complementa o branco da garrafa, que é uma expressão de seus efeitos de clareamento. O recipiente elipsoidal simboliza o crescimento de um círculo e também a evolução através da renovação constante. O posicionamento off-line do logotipo na frente do contêiner transmite o desejo de ver as coisas de um ângulo diferente. Visualmente e ao mesmo tempo, o design da embalagem cria uma aparência de alta qualidade.


 

 

embalagem creme dental packaging

Embalagem para creme dental

A pasta dental Intelligent é uma marca taiwanesa que utiliza enzimas naturais para tratamento odontológico saudável. O design da embalagem combina o espírito da marca com características inovadoras do produto. O conceito de enzimas ativas é incorporado aos símbolos gráficos dos elementos, destacando assim visualmente a eficácia das enzimas ativas. O material de embalagem é de papelão. A aparência brilhante e metálica da embalagem externa enfatiza a força e a saúde dos dentes como a mensagem-chave, ao mesmo tempo em que aprimora a impressão do produto tátil.


  

vidro cosmetico embalagem  plastico cosmetico embalagem   pote cosmetico embalagem

Packaging (design de embalagens) da fabricante The SAEM

A marca The SAEM tem origem na Coreia do Sul e vem rapidamente expandindo suas operações em vários países usando cosméticos de alta qualidade embalados em frascos exclusivos, como esses da linha Urban Eco, Cell Renew Bio e Chaga.


 

modelo embalagem cosmetico de luxo

Embalagens elegantes para cosméticos de luxo

A fim de satisfazer os clientes exigentes que têm fortes preferências em cosméticos, Synactif, a linha de cosméticos de luxo de Clé de Peau Beauté, consiste em cinco itens que proporcionam cuidados com a pele estética eficaz. O frasco e as garrafas são caracterizados por uma silhueta descendente e linhas elegantes da tampa, que conferem à linha de cosméticos uma aparência distinta. O gradiente de cores sutis dos recipientes faz com que eles apareçam como se estivessem brilhando por dentro. A borda dourada e a fonte completam a impressão geral luxuosa desses produtos de beleza.


 

 

modelo embalagem frasco cosmetico shampo condicionador infantil    modelo embalagem caixa cosmetico shampo condicionador infantil

Cosméticos infantis na Coréia do Sul

Bahyo-nokdu Gentle & Relief é uma linha de cuidados com a pele para crianças feitas a partir de feijões mung fermentados. De uma forma de conto de fadas, que estimula a curiosidade das crianças, a história do processo de fermentação é contada usando ilustrações fofas de elefantes, leões, coelhos e ovelhas. Colocando vários pacotes próximos uns dos outros, e formando uma imagem completa, ou desdobrando o pacote para chegar à imagem colorida, o design se torna mais divertido. Devido a considerações ambientais, a embalagem é feita de papel reciclado, enquanto a tinta de impressão biodegradável usada é feita de óleo de soja. Os recipientes têm uma tampa de fácil utilização e consistem num material com uma textura semelhante à da pele, proporcionando assim uma excelente aderência e um toque suave.


 

modelo embalagem cosmetico fiorina

Embalagens dos cosméticos da Fiorina

Um design de embalagem purista visualiza a qualidade premium desta linha de cosméticos naturais certificados contendo extratos de flores alpinas suíças, como rosa selvagem e violeta. Com o nome de fórmula fiorina, a simbiose entre uma mistura de ingredientes efetivos (fórmula) e uma referência aos extratos de flores alpinas (fiorina) foi inteligivelmente interpretada. O design estético da embalagem demonstra de forma consistente e elegante o “poder das flores alpinas”. Cada pacote mostra ilustrações apenas das flores alpinas usadas para o respectivo produto cosmético.


 

modelo embalagem xampu condicionador packaging

Embalagens para xampu e condicionador

Esthaar é uma série natural de cuidados com os cabelos, com um sistema energizante cujos ingredientes ativos são extraídos dos brotos de ervas. A forma assimétrica empresta à garrafa de xampu um apelo natural, enquanto a tampa da bomba, que lembra uma pedra seixo, tem uma sensação altamente agradável. O logotipo na extremidade superior da garrafa representa a identidade da marca e, além disso, cria uma superfície antiderrapante. O design de embalagem auto-contido também impressiona pelas suas cores delicadas e naturais com efeito pérola.


 

 

modelo embalagem cosmetico suica packaging

Embalagens de cosméticos da suíça

Flores alpinas raras e resistentes que crescem em ar frio e de alta altitude inspiraram a fabricante suíça de cosméticos a criar a série de cuidados com a pele Vetia Floris. A embalagem reflete a sensação de luxo, enquanto as cores foram selecionadas não apenas de acordo com seu significado simbólico: ouro, a cor do poder, orgulho e luxo, enfatiza que o ouro também é usado como ingrediente natural dos produtos. Branco, como a cor da pureza, perfeição e divina, ilustra que as flores brancas fazem parte da formulação. O preto, como cor básica, significa prosperidade, elegância, poder e modernidade. O conceito de embalagem inclui frasco de vidro, caixa interna, folheto e espátula.


 

modelo embalagem pote creme cosmetico sche

Embalagem de cosméticos S'CHE

A S'CHE é uma marca de cosméticos naturais para mulheres com três linhas de produtos diferentes voltadas para meninas adolescentes, mulheres na faixa dos 20 e 30 anos e também mulheres na faixa dos 40 anos. O design da garrafa foi inspirado na imagem de uma árvore, apresentando uma cor diferente e uma forma ligeiramente diferente para cada linha de produto. O design da embalagem visa atrair os consumidores de forma emocional, comparando as diferentes faixas etárias às árvores, que assumem aparências distintas com a mudança das estações. Isso associa os produtos a uma história e indica seus benefícios especiais para cada faixa etária.


 

modelo embalagem pote frasco cosmetico nature desenho rotulo exemplo

Embalagens da linha de cosméticos da Nature

A Nature é a linha de cuidados corporais representativos da marca, feita para oferecer a fragrância natural mais suave e deliciosa. As garrafas de vidro artisticamente esculpidas são projetadas especificamente para acentuar a beleza das fragrâncias naturais da peônia doce e da azeitona fresca, assim como as ilustrações coloridas e as embalagens de papelão esteticamente atraentes. Os frascos de fragrâncias de vidro e recipientes de plástico para cremes não são laminados, naturalmente coloridos e impressos com tinta de soja ecológica.


Artigo atualizado por Everton Ferretti na Agência EVEF em 22/10/2018