Arquivos vetorizados de brasões e logomarcas de cidades

Índice de Artigos

 

Nessa página voce visualiza e faz o download dos arquivos vetorizados de prefeituras e brasões oficiais de vários municípios no Brasil. Para gravar o arquivo vetorizado no seu computador, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecionar a opção "...salvar imagem como". Depois de salvar a imagem numa pasta do seu computador, basta abrir ou importar o arquivo SVG que foi gravado utilizando os programas Corel Draw ou Adobe illustrator. Esses arquivos tem direitos autorais que pertencem aos seus respectivos titulares, e exibimos esses arquivos aqui para facilitar o download de arquivos vetorizados para os profissionais de comunicação e gráfica que precisam dessas imagens em alta definição para poderem criar documentos e material publicitário em geral.


As prefeituras e municípios se comunicam visualmente com seus cidadãos através de diversos símbolos, sendo os dois principáis:

Brasão oficial da cidade

O brasão oficial de uma cidade, que também pode ser chamado de escudo de armas dependendo da cidade e da legislação municipal, é o símbolo da cidade que não se altera, mesmo quando há a mudança da administração municipal. O brasão oficial de algumas cidades no Brasil já possuem mais de séculos de existência, e na maioria dos casos eles nunca mudam.

Logotipo da administração da prefeitura municipal

O logotipo da prefeitura é uma identidade visual temporária, que uma administração municipal exibe para se diferenciar da administração anterior. Ela normalmente muda a cada 4 ou 8 anos, quando é trocado o prefeito da cidade através das eleições. Mesmo quando o novo prefeito é um afiliado político do prefeito anterior, em muitos casos ele prefere alterar o logotipo da prefeitura para diferenciar a identidade visual da sua gestão do prefeito anterior.

Abaixo podemos observar o exemplo da cidade de São Paulo, que exibe dentro do logotipo da prefeitura o brasão oficial do município:

 

logomarca com escudo e brasao de sao paulo

Brasão oficial de São Paulo - SP 

O brasão da cidade de São Paulo é formado por um escudo com um braço empunhando a bandeira da cruz de cristo usada pelos navegantes portugueses simbolizando a fé cristã. Sobre ele, há uma coroa de cinco torres visíveis (sendo 8 no total), símbolo de uma capital de estado. As laterais são adornadas por ramos de café, cuja produção tinha muito destaque na economia paulista na época de sua criação, em 1916. A frase NON DVCOR DVCO quer dizer Não sou conduzido, conduzo, e valoriza a independência das ações desenvolvidas pela cidade e seu papel de liderança no estado e no país.

 

escudo brasao vetorizado cidade de sao paulo

 


Brasão de João Pessoa - PB

O Brasão de João Pessoa exibe sobre ele uma coroa de cinco torres visíveis (sendo 8 no total), símbolo de uma capital de estado. O escudo representa um resumo cronológico da cidade, as faixas vermelhas no seu interior tem ligação com as antigas famílias Silveira e Leitão, de Duarte da Silveira e Martim Leitão, heróis da conquista da capitania da Paraíba. As três coroas que também fazem parte do escudo representam os nomes que a cidade recebeu anteriormente: Filipeia, Frederica (ou Frederikstadt) e Parahyba. Os golfinhos que sustentam o brasão estariam se referindo à localização litorânea da cidade. A composição do símbolo oficial ser em vermelho e preto seria uma homenagem a João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, mesmo motivo pelo qual a atual bandeira do Estado da Paraíba é vermelha e preta. O texto "Intrepida ab Origine" anuncia a sua honra e sua intrepidez. Foi oficializado em 1972, mas já era usado para designar João Pessoa antes mesmo de sua oficialidade.

 

logomarca brasao escudo joao pessoa


Brasão de Curitiba-PR

O Brasão de Curitiba exibe um escudo clássico em estilo flamengo ibérico, adornado acima pela coroa mural que a classifica com a primeira grandeza (Capital), das quais apenas cinco são visíveis em perspectiva, representada pela cor do metal ouro. Dentro do escudo está um pinheiro de prata, árvore símbolo muito comum nas redondezas de Curitiba. Como suporte ao escudo, vemos ramos de trigo e um ramo de pâmpanos, entrecruzados em ponta sobre os quais se sobrepõe um listel vermelho contendo o texto "29 de março de 1693", data da fundação da Vila de Curitiba.

escudo e brasao e logotipo de curitiba


Brasão de Goiânia - GO

A cor verde, no campo do escudo, simboliza a vitória, honra, cortesia, alegria e abundância na colheita. A flor-de-lis, no centro, é símbolo de poder, soberania e liderança; a grande pétala, acompanhada de botões, indica a condição de cidade capital. O lambel que sobrepõe à flor-de-lis é justificado pela condição histórica de Goiânia ser a segunda capital do Estado de Goiás. A onda de prata representa o córrego do Botafogo, às margens do qual foi construída a cidade. A bordadura, um aro em volta do escudo, evoca favor e proteção, carregada de oito bastões vermelhos, que simbolizam o dever de administrar com justiça, intrepidez e audácia, predicados que identificam os bandeirantes- promotores da conquista do território goiano. À direita do escudo temos um bandeirante, evocando o Anhanguera; à esquerda um garimpeiro. Abaixo é exibido o Lema: Pela grandeza da pátria

 

escudo e brasao vetorizado de goiania

 


Brasão de Belo Horizonte - MG

Ele exibe uma coroa mural de ouro de cinco torres, privativa de município capital de Estado.
Escudo redondo português, lembrando a origem da nacionalidade brasileira;
Em fundo azul, um sol nascente de ouro surgindo do lado esquerdo da Serra do Curral Del Rei, em verde;
Em chefe de ouro, um triângulo equilátero, em vermelho, símbolo do anseio de liberdade dos inconfidentes mineiros de 1789;
No filete vermelho, em letras de prata, as legendas: à direita, 17-12-1893 e, à esquerda, 12-12-1897. Datas, respectivas, da criação e instalação da nova capital do Estado de Minas Gerais.

escudo e logomarca vetorizada prefeitura belo horizonte


Brasão do Rio de Janeiro - RJ

O logotipo da prefeitura do Rio de Janeiro exibe, dentro dele, uma representação alterada do Brasão oficial da cidade maravilhosa. A diferença entre o Brasão oficial e o Brasão exibido dentro do logotipo é que no Brasão oficial são exibidas 7 diferentes cores, enquanto que no logotipo da prefeitura o desenho do Brasão é exibido em cor única, monocromática, em tom azul claro. Tem como características o escudo português (lealdade), a esfera armilar manuelina combinada com as três setas que supliciaram São Sebastião, padroeiro da cidade, tudo em ouro, tendo ao centro o barrete frígio, símbolo do regime republicano. Como lembrança da mesma como capital, temos a coroa mural de cinco torres de ouro encimando o escudo. Nas duas laterais, dois botos-cinza, um à direita e outro à esquerda, simbolizando cidade marítima. À direita, um ramo de louro e à esquerda, um ramo de carvalho, representando, respectivamente, a vitória e a força.

logo brasao vetorizado prefeitura rio de janeiro


Brasão de Manaus - AM

 A parte superior do Brasão faz alusão ao dia em que então província aderiu à proclamação da República (21 de novembro de 1889). A superior esquerda representa o encontro das águas, com a representação de dois pequenos barcos ("bergantis"). Pode ainda representar a descoberta do rio Negro, por Francisco de Orellana, em meados do séc. XV. A parte superior direita representa a fundação de Manaus. A parte inferior alude ao período áureo da borracha. A Fortaleza e a Bandeira, representam o domínio português. Há de se observar, todavia, que na época a bandeira de Portugal não era a desenhada no brasão, esta é da República Portuguesa atual, na época da Monarquia a bandeira era com quadriculados azuis e brancos. Os primeiros fundamentos da cidade estão representados pela casa de palha e as duas figuras centrais fazem alusão à paz celebrada entre os colonizadores e os indígenas, com o casamento do comandante militar da escolta portuguesa com uma filha do chefe da tribo.

 

logo e brasao e escudo vetorizado cidade manaus


Brasão de Salvador - BA

O brasão de Salvador é formado ao centro por uma pomba com três folhas no bico, representando o encontro de uma terra onde os portugueses poderiam se firmar — em analogia à passagem da Bíblia onde Noé solta uma pomba para encontrar terra firme e ela volta com um ramo de oliveira no bico. Acima, uma coroa mural composta de cinco torres simboliza a cidade capital. Abaixo, a presença de dois golfinhos indica que a Cidade do Salvador se encontra à beira-mar e é porto marítimo. Por fim, a inscrição em latim “Sic illa ad arcam reversa est” significa “Assim ela (a pomba) retornou à arca”.

Seguindo o exemplo do logotipo da cidade do Rio de Janeiro, a prefeitura de Salvador também inclui dentro de sua identidade visual o brasão da cidade, exibido em tom monocromático.

logotipo e brasao vetorizado misto salvador


Brasão de Recife - PE

Exibe a frase abaixo de dois leões: Ut luceat omnibus: "Que a luz brilhe para todos". As datas citadas na faixa abaixo dos leões:

  • 1537 Fundação de Recife
  • 1637 Início do governo de Maurício de Nassau
  • 1710 Guerra dos Mascates
  • 1823 Mudança do nome de "Vila de Santo Antônio do Recife" para "Cidade do Recife"
  • 1827 Elevação de Recife a condição de Capital Oficial do Estado de Pernambuco

Seguindo os exemplos de Salvador e do Rio de Janeiro, seu escudo também é exibido como parte integrante da identidade visual da prefeitura de Recife, porém agora em 2 cores, azul e branco.

logo e brasao vetorizado prefeitura recife


Brasão e logomarca da prefeitura municipal de Fortaleza - CE

Ele possui fundo azul e coroa mural de cor ouro. Apresenta o texto "Fortitudine" (que, traduzido do latim, significa "força", "fortaleza"), de semblante preto em listel branco enramado em dois galhos: um de fumo e outro de algodão, ambos em flor. A coroa do castelo central, de oito torres (sendo cinco visíveis), representa o valor de uma capital de estado.

logotipo e brasao vetorizado fortaleza


Brasão e logotipo da prefeitura de Sorocaba - SP

A prefeitura municipal de Sorocaba utiliza, dentro de sua identidade visual, o brasão oficial da cidade. O brasão de Sorocaba, ao centro, simboliza todos os aspectos e feitos históricos de Sorocaba nele invocados, como a coroa mural, onde uma flor de lírio, sobre a porta principal, relembrando que Sorocaba foi fundada sob a invocação de Nossa Senhora da Ponte; a panóplia bandeirante, constituída por gibão de armas, um arcabús e um machado, relembrando o papel notável dos grandes bandeirantes sorocabanos, como Paschoal Moreira Cabral, Fernando Dias falcão, os Irmãos Paes de Barros, Miguel Sutil e outros; os cavalos heráldicos relembrando as feiras que foram notáveis; a montanha recordando o Araçoiaba, de papel importante na história da mineração brasileira; o listão, onde está a divisa: “Sempre pugnei por uma pátria uma e livre”, é alusão ao preponderante papel de Sorocaba com as feiras, na manutenção da unidade nacional e a revolução liberal de 1.842; e a roda dentada localizada sobre o listão, recordando a importância da industria sorocabana.

logomarca e brasao vetorizado sorocaba


Logotipo da prefeitura e brasão de Jundiaí - SP

A prefeitura municipal de Jundiaí utilizou o brasão oficial como parte da sua identidade visual. 

O Brasão de Jundiaí foi desenhado na década de 1920 por Afonso de Taunay, historiador e, na época, diretor do Museu do Ipiranga, em São Paulo. A frase ao pé do escudo está escrita em latim “Etiam per me Brasilia Magna”: "Também graças a mim o Brasil tornou-se grande". "Os peixes que ocupam o rio explicam o nome da cidade, são os jundiás, espécie de bagre, que foram abundantes nas águas da região. A exaltação da natureza pode ser encontrada na referência às matas e na imagem folclorizada do índio que se encontra em meio a ela. A roda dentada se refere ao processo de industrialização e as parreiras de uva e ramos de café à agricultura da cidade. Quanto às datas, indicam a fundação (1615) e a elevação à categoria de Vila (1655)", de acordo com o site oficial da cidade.[1] Foi em 28 de março de 1865 que a cidade emancipou-se à categoria de município.

logotipo e brasao misto jundiai


Logomarca e brasão de Juazeiro do Norte - BA

 

logomarca e brasao misto de juazeiro do norte

 


Logomarca e escudo de Santo André - SP

logotipo e brasao misto de santo andre


Logotipo de brasão de Piraquara - PR 

 

escudo brasao vetor cidade piraquara


Logomarca e brasão de Santarém - PA

logo brasao e bandeira em vetor cidade santarem


Logotipo e brasão de Nova Serrana - MG

logotipo e  brasao vetorizados de nova serrana


Logomarca e brasão de Pilões - PB

logo brasao escudo vetor cidade piloes


Todas as imagens acima são vetores gravados no formato SVG que podem ser gratuitamente baixados para o seu computador para uso em criações publicitárias e comunicação com os moradores. 

Na próxima página veremos exemplos de brasões sendo exibidos em sua forma "pura", da forma como foram criados e sem fazer parte de uma identidade visual da prefeitura em um determinado momento.