Logotipos laranjas

O laranja é uma das cores que tem o significado mais subjetivo. O laranja é uma cor secundária, ou seja, ela surgiu da mistura de outras 2 cores primárias: amarelo + vermelho. Como o laranja vive entre essas duas cores quentes, o observador de um logotipo laranja pode associar o laranja ao calor e movimento do vermelho, bem como à juventude e alegria do amarelo.

O laranja tem relações com muitos elementos da natureza, como frutas, legumes, o pôr do sol e o calor de uma fogueira acesa. O artista Vincent Van Gogh usava o laranja mais que as outras cores, e seus quadros mais famosos são carregados de tonalidades de laranja.

A cor laranja também pode ser usada para criar um senso de imediatismo e espontaneidade. Por outro lado é uma cor que deve ser usada com cautela, para não ficar muito "gritante" ou desconfortável.

Nos Estados Unidos e Canadá, a cor laranja tem um componente crucial no feriado de Halloween, já na Irlanda do Norte a cor laranja está ligada ao Protestantismo. E nas culturas orientais, o laranja é a cor da criatividade e do segundo Chakra, localizada espiritualmente bem abaixo do umbigo.

Vamos conhecer abaixo algumas aplicações de design gráfico que utilizaram a cor laranja com sucesso:


logotipo vetorizado jbl eletronicos sonorizacao

O logotipo laranja da JBL Eletrônicos e sonorização

JBL é uma marca americana mundialmente conhecida pela fabricação de equipamentos eletrônicos de áudio para o mercado consumidor doméstico e também para estúdios, shows, som portátil (para DJs) e acústica profissional de salas de cinema. No Brasil, a JBL também trabalha com a marca JBL Selenium, uma das mais conceituadas no mercado. O seu nome fantasia JBL vem das iniciais do seu fundador (James Bullough Lansing), que passou a utilizar esse nome de marca (brand name) a partir de 1955, nove anos após a fundação da empresa em 1946. Sua característica marcante é o ponto de exclamação.

Abaixo uma propaganda da JBL que utiliza o laranja como cor base:

propaganda de natal laranja jbl eletronicos sonorizacao 


 

logomarca laranja vetorizada gsk farmacia quimica 

O logotipo laranja da farmacêutica GSK

O logotipo GSK tem origem nas iniciais do nome GlaxoSmithKline (GSK) e é uma empresa farmacêutica multinacional britânica, sendo a quarta maior empresa farmacêutica do mundo (dados de 2009) por vendas de medicamentos (após a Pfizer, Novartis e Sanofi). Ela utiliza a fonte de texto Frutiger, que está aplicado na cor branca sobre uma forma de comprimido, a mesma estratégia de apresentação de logotipo da concorrente Pfizer. A cor laranja no logotipo foi escolhida para transmitir vida, animação e saúde.

Abaixo uma imagem do edifício da sede mundial da GSK, exibindo seu logotipo (local: Reino Unido)

 

edificio sede mundial gsk reino unido logo laranja

 


logotipo laranja orange telecom celular

O logotipo da Orange, operadora de telefonia celular na França

A marca Orange (tradução literal de "Laranja") foi mundialmente implantada a partir de 2006, depois de sua criação em 2001 a partir de uma subsidiária da operadora de telefonia France Telecom. A cor laranja no seu logotipo foi selecionada devido à sua associação com o elemento Feng Shui e também significa otimismo, calor e alegria. O logotipo quadrado da Orange foi criado como uma provocação, para contrastar da fruta cítrica esférica laranja. O logotipo da Orange comunica a mensagem da empresa de forma muito eficiente e é amplamente reconhecido como um dos logotipos mais reconhecíveis no setor de telecomunicações na Europa. O logotipo da Orange apresenta um tipo de letra (fonte de texto) ligeiramente modificado da fonte clássica Helvetica.

 


 

Mudança nos ares do Brasil: o caso da GOLlogomarca gol linhas aereas laranja vetorizado

O novo logotipo laranja da Gol Linhas Aéreas

A logomarca da Gol foi mudada em 2015, e agora ela exibe uma fonte de texto mais geométrica com uma nova simbologia para a letra "O". Isso porque no exterior, alguns clientes estavam interpretando como GOOL em vez de GOL. A cor laranja foi levemente alterada para ficar mais florescente e mais viva. Entre os profissionais da aviação, a gol é carinhosamente apelidada de "Laranjinha".

 Abaixo vemos uma projeção de uma aeronave já estampando o novo logotipo da Gol:

novo logotipo gol linhas aereas laranja aviao

 


Outra alteração de logotipo laranja: o caso do canal de TV Nickelodeon

logotipo novo vetorizado laranja nickelodeon

Novo logotipo do canal infantil Nickelodeon

A marca Nickelodeon é um canal de TV que já exibiu muitos diferentes desenhos de logotipo desde sua fundação em 1977. Recentemente o tipo de letra do logotipo foi mudado e uma fonte nova foi criada especialmente para o novo logotipo, e foi chamada "Nickelodeon Font". A cor laranja no logotipo da Nickelodeon simboliza juventude, atividade, energia e alegria. Uma curiosidade no novo logotipo é que agora ele não exibe mais o nome com a inicial em maiúsculo, dessa forma ele se aproxima do seu público pré-adolescente que tem o hábito de digitar rapidamente em celulares sem se preocupar com essa regra da língua, que exige letras iniciais maiúsculas para nomes próprios, uma regra universal para a maioria dos idiomas ocidentais.

 Abaixo visualizamos um antigo anúncio promocional com o antigo logo do canal Nick, onde a cor laranja predomina:

propaganda laranja antigo logo nickelodeon

 

Para comparar, vamos ver esse outro anúncio, que já exibe o novo logotipo do canal Nick:

propaganda laranja novo logo nickelodeon

 


logotipo vetorizado laranja taurus armas industria belica

Nova logomarca da Taurus Indústria Bélica

A marca Taurus é de uma empresa brasileira que fabrica armas, munições, capacetes e equipamentos bélicos e possui atualmente quatro plantas industriais, sendo três delas no Brasil e uma em Miami, nos Estados Unidos. Ela exporta para mais de 70 países e emprega mais de 2.600 funcionários. Seu logotipo pode ser encontrado na cor branca em mídias escuras ou na cor laranja quando exibido sobre fundo branco. Recentemente ela mudou a sua identidade visual, deixando de exibir seu logo na forma circular, mas manteve o símbolo do touro, que é a origem do nome fantasia em latim Taurus (touro).

 


logotipo vetorizado laranja merrell calcados

O logotipo laranja da Merrell Calçados

A Merrell é uma empresa americana de calçados fundada por Clark Matis, Randy Merrell e John Schweizer, em 1981, como uma fabricante de botas de caminhada de alta performance. Desde 1997, a empresa é uma subsidiária da Wolverine World Wide. A cor laranja é a base do seu logotipo, além de ser destaque em algumas linhas de tênis que ela produz.

tenis merrell laranja 

 

Abaixo um anúncio publicitário da Merrel onde o laranja do logotipo também é usado no texto:

propaganda anuncio laranja merrell calcados

 


logotipo vetorizado laranja kayak turismo

O logotipo laranja da Kayak

A marca KAYAK é uma empresa norte-americana cujo principal produto é um metabuscador de pacotes de viagens e promoções turísticas. A empresa foi fundada nos Estados Unidos em 2004 e lançada oficialmente no Brasil em 2014. A O KAYAK processa mais de um bilhão de pesquisas de viagem por ano e seu aplicativo para iOS e Android contabiliza mais de 40 milhões de downloads. A cor laranja é usada como base do logotipo, que apresenta o texto em branco sobre 5 caixas sólidas laranjas. A origem dessas 5 caixas tem como base os antigos painés de aeroportos que informavam se um vôo está atrasado, cancelado, previsto no horário, destino e origem, número do vôo etc.

 Abaixo voce visualiza uma propaganda em outdoor no Canadá:

propaganda anuncio turismo kayak outdoor.

 


 

O logotipo em fundo laranja da Continental

logotipo vetorizado continental pneus laranja

A alemã Continental é uma das principais marcas do setor automobilístico, tendo como principal mercado a Europa, e está experimentando um crescimento significativo nos continentes Asiático e Americano (Estados Unidos e America Latina). Esta marca, de referência na indústria automobilística, é a criadora da tecnologia que produz o atual pneu mais seguro do mundo, e é a principal fornecedora de equipamentos eletrônicos e de pneus de vária marcas conceituadas, como é o caso da Audi, da Mercedes-Benz, da BMW e da Volkswagen, entre outras grandes montadores de veículos. Seu logotipo pode ser visualizado nas cores preto ou branco, sempre aplicado sobre um fundo laranja. Abaixo um exemplo de propaganda da marca:

 

propaganda anuncio continental pneus laranja

 


 

cadeira laranja womb chair

Cadeira modernista Womb Chair em laranja

O design de produtos também é muito afetado pela cor laranja. A cadeira Womb foi criada pelo designer de móveis finlandês Eero Saarinen em 1948. A forma orgânica da Womb Chair é representativa do estilo de modernismo escandinavo do século XIX que usa materiais sintéticos para criar formas inspiradas. 

 


 

 

 

logotipo restaurante gunaydin laranja vetor

 

 

logotipo vetorizado manabi laranja vetor restaurante

 

 


 

A cor laranja segundo especialistas e teóricos da cor

Analisando os textos publicados em livros técnicos sobre cores e design gráfico, diferentes autores apresentam suas opiniões sobre a cor laranja e sua reação observada no público consumidor.

Vamos abaixo ver as 2 páginas dedicadas à cor laranja que foram publicadas pela especialista em cores Leatrice Eiseman, do livro Color Harmony (Harmonia das Cores) no ano de 2017 pela editora Quanto Knows - EUA:

 

cor laranja aplicacao design grafico harmonia

 

Agora vamos visualizar as duas páginas do livro The Designers Dictionary of Colour, publicado em 2017 pela editora Abrams - EUA. O autor Sean Adams apresenta sua opinião sobre o impacto da cor laranja aos olhos dos observadores:

 

cor laranja aplicacao design grafico livro dicionario 

 

 

Esse artigo foi publicado com o objetivo de apresentar exemplos didáticos para a aplicação de cores em logotipos. A Agência EVEF publicou essas imagens para ilustrar o ótimo trabalho realizado pelos nossos colegas de profissão, os desenhistas gráficos. Os direitos de uso dessas imagens pertem aos seus respectivos titulares de direito de uso da marca. A Agência EVEF não utiliza essas imagens para fins comerciais, apenas uso didático; ao gravar, baixar ou utilizar essas imagens e vetores, voce deverá concordar com os termos de uso de cada um dos titulares da marca usada.

 


Artigo publicado por Everton Ferretti na Agência EVEF em 02/10/2019