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Logo das associações e entidades do agronegócio no Brasil

Índice de Artigos

 

Confira nesse artigo os desenhos de logotipos das principais associações e entidades do agronegócio no Brasil.

Foram publicados os desenhos ligados à agricultura, pecuária e à indústria de processamento de alimentos.

Esse artigo tem o objetivo didático de inspirar desenhistas e novos empresários do setor do agronegócio no momento em que vão criar novos desenhos de logotipos. Não recomendamos copiar os desenhos exibidos nesse artigo, pois a intenção ao exibir esses desenhos é descobrir quais foram as cores mais usadas na comunicação visual das entidades do agronegócio no Brasil. Além disso, a maioria dos desenhos exibidos nesse artigo estão protegidos pela legislação dos direitos autorais e direito de marca.

Observe as características de tipo de letras, se elas utilizam as cores azul e verde com mais frequência (cores ligadas ao campo e ao produtor rural), e observe também os desenhos de seus símbolos de identificação da logomarca. Vamos começar pela Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja:

 

 

logotipo abrass produtor rural soja agro fazenda

www.abrass.org.br

A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja foi fundada em 2012 com o objetivo de congregar em uma Entidade de classe os multiplicadores de sementes de soja de todo o Brasil, criando um ambiente institucional e multidisciplinar que fortalece a produção de sementes de soja, valoriza a atividade e seu produto final, revertendo benefícios para toda a cadeia produtiva da soja.

A ABRASS tem sede em Brasília/DF e atua em prol das boas práticas na produção de sementes, regulamentação jurídica, marcos legais, difusão de produtos que levem competitividade ao agricultor, aperfeiçoamento de instrumentos de políticas públicas e outras frentes de desenvolvimento da cadeia produtiva.

O maior patrimônio da ABRASS reside em seu corpo de associados, distribuídos por 11 estados e no Distrito Federal, representando mais de 50% da produção de sementes de soja do país

 logotipo aprosoja produtor rural fazenda agro

www.aprosojabrasil.com.br

A Associação Brasileira de Produtores de Soja, incialmente chamada de Abrasoja, foi fundada em 11 de março de 1990 por iniciativa de produtores de diferentes regiões do Brasil diante de um período de dificuldades enfrentadas pelo setor, o que levou a entidade a lançar o documento “Alerta à Nação”, na qual defendia a renegociação das dívidas dos produtores e a valorização do setor.

A entidade foi renomeada em 2001 para Aprosoja e, em 2004, tornou-se definitivamente a Aprosoja Brasil, embora sua atividade estivesse restrita a poucos produtores.

logomarca abiarroz produtor rural arroz agronegocio fazenda

www.abiarroz.com.br

Criada em 06 de março de 2009, a Abiarroz tem por objetivo representar o segmento industrial orizícola nacionalmente, em seus interesses junto às diversas esferas de poder.

A entidade é fruto do empenho do Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul - Sindarroz-RS, Sindicato da Indústria do Arroz no Estado de Santa Catarina - Sindarroz-SC, Sindicato da Indústria de Arroz de Pelotas - Sindapel, Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado - Abiap, Associação das Indústrias de Beneficiamento de Arroz de Santa Cruz do Rio Pardo - ABASC, e do engajamento de algumas empresas privadas que, unidos, concretizaram o ideal de criação de uma entidade nacional representativa do setor industrial orizícola.

www.abiap.com.br

logomarca selo arroz produtor rural abiapA Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado (Abiap) reúne as principais empresas do setor que trabalham com tecnologia de ponta e que produzem dentro dos padrões internacionais de qualidade. A Abiap incentiva a produção altamente qualificada e orienta suas associadas sobre a comercialização do produto no mercado interno e externo.

Dentre as principais ações da Abiap, destaca-se a certificação de produção. O selo da Abiap é um certificado de qualidade, concedido às empresas que atuam de acordo com as normas estabelecidas pela entidade.

logotipo cogumelo produtor rural fungicultura

www.anpccogumelos.org

A Associação Nacional dos Produtores de Cogumelos - ANPC é a entidade nacional que representa e defende os interesses da cadeia produtiva de cogumelos, em âmbito nacional e internacional.

Fundada em 10 de abril de 2012, a ANPC é composta por micro, pequenos e grandes produtores dos diversos elos da cadeia produtiva de cogumelos e os seus associados estão distribuídos em vários Estados do Brasil.

 logotipo instituto do feijao agro produtor rural

www.ibrafe.org

O Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses – IBRAFE – é a única entidade que representa e desenvolve os interesses da Cadeia Produtiva do Feijão e dos Pulses e, também, reúne os maiores apaixonados pela cultura do Feijão.

O IBRAFE tem por finalidade o acesso, a centralização, o estímulo e a divulgação da ciência e da tecnologia que beneficiem a cadeia do Feijão. Para isso, inspira e incentiva a pesquisa científica e a tecnológica, norteia e divulga pesquisas agronômicas, reivindica apoio para o setor junto a órgãos públicos e privados, nacionais ou internacionais, apoiando seus membros com um sistema integrado de informações de mercado, organiza cursos, seminários, fóruns, etc. que promovem produção e consumo, apoia e é um dos fundadores do CBFP – Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses –, além de outras ações. Desde os setores de pesquisa até o consumidor final, o IBRAFE busca fortalecer todos os elos da cadeia do Feijão no Brasil.

Pulses são as leguminosas secas e no Brasil temos o Feijão, a ervilha, a lentilha e o grão-de-bico. Assim, Pulses são as sementes secas comestíveis dessas leguminosas. A palavra Pulse vem do latim Puls, literalmente significando “sopa grossa”.

www.abrafe.org.br

Associação Brasileira de Feijões e Legumes Secos

logomarca associacao instituto do feijao agro produtor ruralA ABRAFE foi fundada em 03 de agosto de 2016, pela necessidade do setor em organizar a cadeia produtiva dos feijões e pulses desde o campo até o consumidor final, surgiu abrangendo todo segmento desde os produtores de grãos e sementes, transportadores, corretores, embaladores, mercados entre outros, tendo em vista ser uma entidade nacional representativa de todo setor feijoeiro.

Sediada em São Paulo, tem como foco nomear em cada Estado da União bem como no Distrito Federal suas vice-presidências, que serão os braços coorporativos da entidade, encarregadas de pontual as demandas do setor em cada região do País, pois como e sabido a cultura do feijão descentralizou para diversas partes do território nacional, cada uma delas com suas particularidades e costumes.

 

logomarca associacao fazenda produtor rural fruta agro

www.abrafrutas.org

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.

Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil. Além disso, possui uma parceria institucional com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Instituto CNA (ICNA), congregando os produtores e beneficiadores exportadores de frutas frescas e processadas. Através de suas empresas associadas tem como objetivo aprimorar a comercialização, executar campanhas institucionais de divulgação e promoção comercial.

logomarca associacao produtor rural fazenda cebola

www.anacebrasil.com.br

Associação Nacional dos Produtores de Cebola

A ANACE é a entidade máxima de representação dos cebolicultores brasileiros. Foi fundada em 14 de outubro de 1993, na cidade de São José do Rio Prado, no interior de São Paulo, por produtores da região, entre eles Kogi Fugita, o primeiro presidente da entidade. De lá pra cá outros importantes nomes deram continuidade ao trabalho daqueles pioneiros, tais como: sr. Malomar, Joao Hororatto Nascimento Castro, Almir Schaffer, Antônio Carlos Pargano e, agora, Rafael Joge Corsino.

Da sua terra natal, em São José do Rio Prado, a associação migrou para São José do Norte (RS), Ituporanga (SC) e atualmente sua sede está fixada em Brasília, Capital Federal.

Desde a instituição, a ANACE tem como missão defender os direitos e interesses dos produtores de cebola e a colaboração com os Poderes Públicos, no estudo e solução das questões que se relacionem com a produção, comercialização, industrialização da cebolas, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento da cultura.

logotipo associacao cooperativa fazendeiro produtor alho agro

www.anapa.com.br

ANAPA - Associação Nacional dos Produtores de Alho

A ANAPA é a entidade máxima de representação do produtores de alho do Brasil. Constituída no final dos anos 70, em Gouveia/MG, foi idealizada pelo agrônomo Sergio Mario Regina, na mesma época em que foi implementado, no Brasil, o plano de auto-suficiência da cultura do alho. Inicialmente a ANAPA foi comandada por técnicos da Emater-MG, depois da Epagri-SC e mais tarde por produtores de alho, como o Takashi Chonan, Bercílio da Silva, Gilmar Dallamaria e Jorge Kiryu. Agora, a administração da associação segue com Rafael Jorge Corsino (presidente) e Olir Schiavenin (vice-presidente).

Desde sua fundação, a ANAPA tem como missão organizar os produtores e a produção de alho, fortalecer e defender os interesses do setor, especialmente na questão da política agrícola. Com o fortalecimento institucional e político, a associação passou a atuar com mais eficiência no setor político de defesa comercial do setor alheiro, com destaque aos processos de antidumping e no controle de qualidade do produto. A instituição também tem atuado na viabilização de recursos para a pesquisa e extensão rural, aumento da produção, divulgação das qualidades do alho como alimento, abastecimento, entre outros.

logomarca cooperativa produtor rural batata agro

www.abbabatatabrasileira.com.br

A Associação Brasileira da Batata (ABBA) foi fundada, em 28 de agosto de 1997, por meio da iniciativa de alguns agricultores oriundos de diversas regiões produtoras do Brasil.

A necessidade de se criar uma associação teve como objetivo a busca pela sustentabilidade e pela modernização da Cadeia Brasileira da Batata, diante das grandes mudanças provocadas pela globalização. Inicialmente, a ABBA era composta por dez associações regionais de produtores de batatas, localizadas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais que, por diversos motivos, encerraram as atividades.

Atualmente, a ABBA é composta por produtores – que representam mais de 50% da produção nacional de batatas, por empresas fornecedoras de insumos e por pesquisadores de importantes instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

A sustentabilidade econômica da ABBA é proveniente da contribuição voluntária dos produtores e das empresas parceiras, apoiada pela ajuda técnica e científica dos colaboradores. A sobrevivência e a evolução da ABBA são resultados da dedicação, honestidade, confiança, apoio e competência de todos que ingressam na associação e permanecem até os dias atuais.

logomarca associacao cooperativa produtor rural hortalica

www.abhorticultura.com.br

A Associação Brasileira de Horticultura (ABH) é uma entidade com reconhecimento de Utilidade Pública pelo Ministério da Justiça, ao qual anualmente presta relatório das atividades realizadas, cumprindo dispositivo legal. Foi fundada em Viçosa, MG, em 1961, com objetivo de congregar todas as pessoas e entidades que têm interesses voltados à Olericultura.

Desde a sua fundação a Associação realizou anualmente os Congressos Nacionais de Olericultura com o objetivo de congregar os profissionais do Ensino, da Pesquisa, da Assistência Técnica, Extensão Rural e Agroindústria. Estudantes e produtores rurais têm participado, além das Entidades que têm a Olericultura como interesse comum. A integração e a parceria são básicas para o desenvolvimento e progresso da Olericultura (cultivo de legumes).

 

 

 

logotipo confederacao agricultura cna

www.cnabrasil.org.br

O Sistema CNA é composto por três entidades: a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que representa os produtores rurais brasileiros de pequeno, médio e grande portes, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) que atua como um instrumento para Formação Profissional Rural e Promoção Social e qualidade de vida de homens e mulheres do campo e o Instituto CNA que desenvolve estudos e pesquisas na área social e no agronegócio.

O Sistema funciona da seguinte forma: as Federações da Agricultura e Pecuária atendem os Estados e representam os Sindicatos Rurais, que por sua vez, desenvolvem ações diretas de apoio ao produtor rural, buscando soluções para os problemas locais. E a CNA defende os interesses dos produtores junto ao Governo Federal, ao Congresso Nacional e aos tribunais superiores do poder Judiciário, nos quais dificilmente um produtor, sozinho, conseguiria obter respostas para as suas demandas.

 

 

 

 logomarca embrapa agricultura pecuaria brasil

www.embrapa.br

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde a criação, assumiu um desafio: desenvolver, em conjunto com os parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País.

Esse esforço ajudou a transformar o Brasil. Hoje a nossa agropecuária é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta. Incorporamos uma larga área de terras degradadas dos cerrados aos sistemas produtivos. Uma região que hoje é responsável por quase 50% da nossa produção de grãos. Quadruplicamos a oferta de carne bovina e suína e ampliamos em 22 vezes a oferta de frango. Essas são algumas das conquistas que tiraram o País de uma condição de importador de alimentos básicos para a condição de um dos maiores produtores e exportadores mundiais.

www.youtube.com/watch?v=52IwxxpNSls

 

 

 

logotipo irga instituto do arroz agricultura

https://irga.rs.gov.br

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) é uma entidade pública, como autarquia administrativa do Estado do Rio Grande do Sul, subordinada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, mas com independência administrativa, financeira e orçamentária. Sua finalidade é promover o desenvolvimento sustentável do setor orizícola do Rio Grande do Sul por meio da geração e da difusão de conhecimentos, de informações e de tecnologias, bem como propor políticas de interesse setorial e do consumidor.

Entre os principais serviços prestados pelo Irga estão: Análise de solo, água e sementes; Produção e distribuição de sementes básicas; Divulgação diária da previsão do tempo para todo o RS; Planejamento de lavouras; Projeto de sistematização do solo; Promoção de palestras, cursos e seminários; Incentivo ao consumo do arroz; Publicação da revista Lavoura Arrozeira; Licenciamento de cultivares de arroz e soja; Divulgação dos números das safras e da taxa CDO; Promoção de Dias de Campo; e Manutenção de Biblioteca com amplo material de pesquisa.

 

 

 

 

logotipo abag agronegocio

www.abag.com.br

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) foi criada em 10 de março de 1993. A apresentação oficial da ABAG ocorreu no Congresso Nacional, em Brasília, pelo Presidente-fundador, Ney Bittencourt de Araújo, um visionário e apaixonado pelo agronegócio brasileiro. Na ocasião ele destacou os quatro grandes problemas do país, nos quais o agronegócio poderia contribuir para solucionar:

  • Organização do processo de desenvolvimento sustentado;
  • Integração à economia internacional;
  • Eliminação das profundas desigualdades de renda e dos bolsões de miséria;
  • Respeito ao meio ambiente.

 

 

logo bsca produtor rural cafe do brasil agro

www.bsca.com.br

Em 1991, atentos às mudanças no mercado e com visão além de seu tempo, 12 pioneiros e empreendedores começaram a vislumbrar novas oportunidades comerciais ao investir em qualidade do café e fundaram a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês). A BSCA congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais, e busca difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

A BSCA tem por finalidade, através de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. É a única instituição brasileira a certificar lotes que podem ser monitorados através de selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual, cujas consultas são disponibilizadas pela BSCA aos consumidores.

 

 

 logomarca abcsem comercio sementes e mudas agro

www.abcsem.com.br

A Associação Brasileira de Sementes e Mudas é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que representa, assiste, orienta e une os comerciantes de sementes e mudas de todo o Brasil. Congrega empresas que representam mais de 80% do mercado interno de sementes e mudas de hortaliças, flores e ornamentais do país; sendo que mais de 95% das empresas de sementes de hortaliças presentes no Brasil são associadas;

 

logomarca associacao brasileira armazenagem agronegociowww.abcao.org.br

Fundada em 22 de outubro de 1985, em Belo Horizonte, a Associação Brasileira de Companhias Armazenadoras Oficiais nasceu com a finalidade básica de representar e defender os interesses e direitos das empresas oficiais de armazenagem, tanto no âmbito técnico, quanto social e econômico. Atendendo apelos dos armazenadores particulares e até de empresas ligadas ao setor, a entidade, que apenas congregava empresas oficiais de armazenagem, passou posteriormente a denominar-se Associação Brasileira de Armazenagem- ABCAO e a possibilitar o ingresso de entidades ligadas à iniciativa privada.

Entre as finalidades da ABCAO constam: reunir, auscultar, representar e defender os interesses e direitos de suas associadas, no terreno técnico, social, econômico, além de promover o intercâmbio de conhecimentos com a realização de debates, conferências, reuniões, cursos e congressos.

 

 

simbolo milho

www.abms.org.br

A Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) foi criada no dia 18 de agosto de 1986, durante a Assembleia Geral Ordinária do XVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo (CNMS) realizada em 18 de agosto de 1986, no Centro de Convenções Israel Pinheiro (Minascentro), e Belo Horizonte, MG. 

Congregando profissionais interessados nas culturas de milho e sorgo, a ABMS se propõe a desenvolver um trabalho com objetivos amplos: aumento da produção, da produtividade e do consumo desses cereais no País.

 

 

 

abpm produtor rural maca fruta logomarca 

www.abpm.org.br

A Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) foi criada em Porto Alegre, em 31 de janeiro de 1978. Na época em que foi fundada, cerca de 95% das maçãs ingeridas pelo brasileiro eram importadas. Isso tornava o consumo da fruta elitizado e implicava também na transferência de muitas riquezas para o exterior, já que, em relação à importação de alimentos, apenas o trigo superava a maçã.

Os objetivos da ABPM desde então consistem em: estimular a pesquisa para o desenvolvimento de pacotes tecnológicos para produção de maçã dentro das condições climáticas brasileiras; fomentar o investimento na implantação de pomares e packing-houses (espaços para processamento e embalagem pós-colheita); promover e popularizar o consumo da maçã nacional no Brasil.

Depois de quase 40 anos, o Brasil possui cerca de 33 mil hectares de pomares de maçã, uma produção anual próxima a 1,35 milhões de toneladas, com geração de R$ 6 bilhões em riquezas para o País e mais de 150 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, a cada dez maçãs consumidas no Brasil, nove são nacionais. A fruta é a terceira de maior consumo no País, de acordo com o IBGE.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil está entre os 12 maiores produtores de maçã do mundo. De grande importador que éramos quando a ABPM foi fundada, passamos a ser um grande exportador – chegamos a exportar anualmente para mais de 40 países.

Desde 1992, a sede da ABPM está localizada em Fraiburgo (SC).

 

 

logotipo laranja citricultura fruta produtor rural

www.citrusbr.com

A CitrusBR foi fundada em junho de 2009 pelos maiores produtores e exportadores brasileiros de sucos cítricos e seus derivados: Cutrale, Citrosuco e Louis Dreyfus.

Sua principal finalidade é defender os interesses coletivos dos exportadores de cítricos em escala nacional e internacional, monitorando questões de comércio internacional; lutando pela eliminação de barreiras comerciais; atuando na defesa de interesses institucionais; apoiando estudos técnicos para encontrar soluções e alternativas para os problemas do setor; interagindo com outras entidades do agronegócio; promovendo o consumo de suco e principalmente promovendo a imagem do setor por meio da divulgação de informações claras e transparentes.

 

www.biocana.com.br

A Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia é uma sociedade civil sem fins lucrativos que representa grandes players do setor sucroenergético. Foi fundada em 1994 e tem sede em Catanduva, noroeste do estado de São Paulo. As principais atividades da entidade são a permanente discussão e a busca de soluções corporativas visando o desenvolvimento de políticas e projetos que atendam as necessidades de suas empresas associadas. Um trabalho sempre pautado no respeito às questões ambientais, promoção social e desenvolvimento econômico.

Entre as principais diretrizes da Associação, estão a profissionalização do setor e a capacitação de pessoas. Além disso, também é meta da Biocana desenvolver trabalhos que busquem alternativas para os gargalos da logística, além de cumprir uma ambiciosa agenda socioambiental, com ações efetivas em questões como a certificação de produtos e a responsabilidade do setor como um todo.

É objetivo da instituição, ainda, trabalhar intensamente para atender as necessidades das associadas nos campos da sustentabilidade das ações, comunicação com a comunidade e fortalecimento de toda a cadeia produtiva, visando garantir o abastecimento do etanol combustível no mercado interno e manter a oferta do açúcar no mercado internacional

Paralelamente a isso, a Biocana desenvolve projetos educacionais voltados aos jovens que estão em busca do primeiro emprego e profissionais do setor sucroenergético, a fim de promover a capacitação para o trabalho, cidadania e consciência ambiental. A entidade também se sobressai com decisiva atuação em todas as atividades de fundo social e humanitário.

 

 logomarca associacao produtor rural azeitona oliveira

www.oliva.org.br

Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira - OLIVA

Somos uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que congrega produtores, importadores, distribuidores, comerciantes e entidades interessadas no desenvolvimento do mercado de azeites no Brasil.

Em atividade desde 2001, trabalhamos na ampliação e divulgação do conhecimento da cultura do azeite, além do monitoramento dos produtos comercializados no país visando preservar a autenticidade deste rico alimento.

logotipo associacao produtor rural azeitona oliveira

www.ibraoliva.com.br

Instituto Brasileiro de Olivicultura - IBRAOLIVA

O IBRAOLIVA foi criado para unir os olivicultores brasileiros e demais atores da cadeia oleícola, com a finalidade de promover o desenvolvimento, o fortalecimento e a competitividade da olivicultura no Brasil.

É uma associação sem fins econômicos, constituída por pessoas físicas e jurídicas ligadas à cadeia produtiva da olivicultura em todo o Brasil, que se dediquem ao cultivo de oliveiras, mudas, produção e industrialização de azeitonas, azeites e subprodutos da olivicultura.

 

logotipo feplana produtor rural cana acucar agro

www.feplana.com.br

FEPLANA - Federação dos Plantadores de Cana do Brasil

A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil, conhecida em todo o País como FEPLANA, foi fundada em 12 de agosto de 1941 e congrega hoje trinta e uma associações de produtores e fornecedores de cana-de-açúcar, distribuídas por treze Estados brasileiros. Essas associações, por sua vez, representam interesses de aproximadamente sessenta mil produtores e fornecedores de cana destinada às indústrias fabricantes de açúcar e álcool.

A FEPLANA é a única entidade de classe do setor sucroalcooleiro contemplada, nominalmente, pela legislação brasileira. Ou seja, é o órgão que representa, exclusiva e oficialmente, as suas associadas a nível nacional.

Como sociedade civil de responsabilidade limitada e sem fins lucrativos, tem sua sede na cidade de Brasília-DF, e é dirigida pelos associados de suas filiadas. Trata-se, portanto, de um órgão nacional de representação, coordenação e defesa da categoria econômica.

logotipo unica produtor rural cana acucar agronegocio

www.unica.com.br

A UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar – é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo.

Sua criação, em 1997 resultou da fusão de diversas organizações setoriais do estado de São Paulo, após a desregulamentação do setor no País. A associação se expressa e atua em sintonia com os interesses dos produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade tanto no Brasil como ao redor do mundo.

A UNICA é gerida por um Conselho Deliberativo, integrado por representantes de suas associadas e uma equipe de experientes executivos, especialistas e consultores técnicos, dedicados em tempo integral. O domínio técnico da UNICA compreende as áreas de meio ambiente, energia, tecnologia, comércio exterior, responsabilidade social corporativa, sustentabilidade, legislação, economia e comunicação.