Homenagem ao Zygmunt Bauman
Usando a imagem acima, foi criada a imagem do santinho digital virtual de luto e falecimento do Zygmunt Bauman:
Detalhes técnicos do desenho do santinho de luto.
Fonte do tipo de letra usada no nome do homenageado: Freestyle Script
Fonte do tipo de letra usada na mensagem principal: Square 721 BT
Texto usado na mensagem principal:
Tudo o que é sólido se dissolve na morte.
(frase do próprio homenageado)
Sobre o homenageado
Zygmunt Bauman foi um sociólogo e filósofo polonês. Foi o autor do conceito modernidade líquida, o qual expressa que estamos vivendo tempos de instabilidade e volatilidade.
Por conta da censura soviética às suas obras e do expurgo político ocorridos em 1968, resolve imigrar para Israel. Para isso, teve que renunciar à sua nacionalidade polonesa.
Em Israel, dá aulas na Universidade de Tel Aviv onde encontra resistência por conta das suas posições contra o sionismo. Bauman acusava certos grupos de judeus de usar o Holocausto como justificativa para cometer seus próprios crimes.
No entanto, foi na Universidade de Leeds, Inglaterra, que desenvolveu seus principais conceitos como o da "modernidade líquida". Esta ideia o tornaria um sociólogo e filósofo respeitado em todo mundo. Suas concepções sobre a modernidade e sua crítica ao mundo capitalista encontraram eco nos movimentos anti-globalização e anti-capitalistas.
Obras de Bauman
- Modernidade e Holocausto
- Em Busca da Política
- Modernidade e Ambivalência
- Globalização: as consequências humanas
- Modernidade Líquida
- Amor Líquido
- Medo Líquido
- Vida para o Consumo
- Estranhos à nossa Porta
Frases de Bauman
- “Como se pode lutar contra as adversidades do destino sozinho, sem a ajuda de amigos fiéis e dedicados, sem um companheiro de vida, pronto para compartilhar os altos e baixos?”
- “A preocupação com a administração da vida parece distanciar o ser humano da reflexão moral”.
- “Três décadas de orgia consumista resultaram em uma sensação de urgência sem fim”.
- “O fim desta confiança engendra, por outro lado, um ambiente em que ‘ninguém assume o controle’, em que os assuntos do estado e seus sujeitos estão em queda livre, e prever com alguma certeza que caminho seguir, sem falar em controlar o curso dos acontecimentos, transcende a capacidade humana individual e coletiva”.
- “A incapacidade de escolher entre atração e repulsão, entre esperanças e temores, redunda na incapacidade de agir”.
- “Na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte”.
- “A vida é muito maior que a soma de seus momentos”.
- “Loucos são apenas os significados não compartilhados. A loucura não é loucura quando compartilhada”.
- “Viver entre uma multidão de valores, normas e estilos de vida em competição, sem uma garantia firme e confiável de estarmos certos é perigoso e cobra um alto preço psicológico”.
- De acordo com Bauman, nos tempos atuais, as relações entre os indivíduos nas sociedades tendem a ser menos frequentes e menos duradouras. Uma de suas frases poderia ser traduzida, na língua portuguesa, por "as relações escorrem pelo vão dos dedos".
Segundo o seu conceito de "relações líquidas", formulado, por exemplo, em Amor Líquido, as relações amorosas deixam de ter aspecto de união e passam a ser mero acúmulo de experiências, e a insegurança seria parte estrutural da constituição do sujeito pós-moderno, conforme escreve em Medo Líquido.
Bauman é frequentemente descrito como um pessimista, na sua crítica à pós-modernidade. De fato, enquanto os cientistas, poetas e artistas da mainstream empenham-se na exaltação das virtudes do capitalismo, ele se insere na contracorrente, procurando expor a face desumana do capital.
O sociólogo morreu num domingo em sua casa em Leeds (Inglaterra), junto da família.
Confira aqui outros textos sugeridos para publicar em santinhos de luto e falecimento.
A Agência EVEF trabalha com a criação de modelos de santinhos de luto e falecimento.
Contate-nos via WhatsApp e solicite um orçamento para receber a sua imagem personalizada e arquivo PDF do santinho digital (virtual).