Criação de marca (nome fantasia)

Exemplos de nome fantasia para Clínicas - Farmácias - Corretores de Seguros - Contabilidade - Agronegócio - Agência de Turismo - Tecnologia

A criação de um nome fantasia para identificar a sua empresa ou o produto que sua empresa vende é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de qualquer negócio.

Exemplo: é importante para uma imobiliária possuir um bom nome (marca), mas o nome de um edifício ou novo loteamento é importante também, e frequentemente uma imobiliária precisa escolher um novo nome ou marca fantasia para um novo empreendimento.

O mesmo desafio é enfrentado por lojas de veículos, clínicas dentárias, centros de saúde médico, escritórios de contabilidade ou empresa de manutenção de celulares. Além de diversos outras áreas de atuação, como engenharia, educação, agronegócio etc.

A Agência EVEF trabalha com a criação de nomes de empresas e produtos há mais de 20 anos e publicou esse artigo para ajudar os empresários e empreendedores a escolherem o seu nome fantasia.

 

O melhor caminho para criar um novo nome fantasia ou nome de marca

Inicialmente, o nome fantasia não precisa ser exatamente igual o nome que é exibido no cartão de CNPJ ou no Contrato Social da empresa. Isso porque um mesmo CNPJ pode ser titular de várias marcas diferentes, basta pensarmos o CNPJ da Coca-Cola no Brasil que possui as marcas da Fanta, Sprite e várias outras marcas de bebidas.

Agora que já libertamos o nome fantasia da sua "razão social", vamos libertar o seu nome fantasia de outra "amarra" - a possibilidade de seu nome fantasia já estar sendo usado por outra empresa.

No Brasil, os empresários que desejam proteger as suas marcas de cópias, plágios ou falsificações utilizam o serviço de registros da marca no INPI. O Intituto Nacional da Propriedade Industrial realiza os registros das marcas e patentes no Brasil, e antes de voce definir qual será o seu nome fantasia (ou nome da marca da empresa) nós aconselhamos voce a realizar uma pesquisa no banco de dados do INPI e verificar se o nome desejado já foi registrado.

>> A pesquisa pode ser realizada nesse link >>

  • Essa pesquisa é gratuita, apesar de muitos escritórios de gerenciamento de marcas cobrarem por essa pesquisa. O serviço de registro da marca é um serviço pago, que voce pode realizar diretamente no site do INPI ou solicitar para um escritório ou empresa de registro de marcas.

Conheça no site do INPI os detalhes para registro de uma marca ou nome fantasia

Após voce verificar se o nome que voce está pensando está disponível para registro, existem 3 resultados possíveis:


1 - o nome da marca está disponível e vou iniciar o processo de registro;

Nesse caso, continue navegando no site do INPI que está no link acima e siga as instruções. 

Lembre-se que voce vai precisar de um desenho de logotipo para registrar a sua nova marca, e nesse caso a Agência EVEF pode te ajudar com o serviço de criação de desenhos de logotipos. Conheça mais detalhes desse nosso serviço.


2 - o nome da marca está disponível, mas não quero registrar agora;

A maioria dos pequenos empresários no Brasil não registram suas marcas no início das operações da empresa. Isso porque no início das atividades, os empresários preferem analisar a performance da marca nos primeiros meses de atuação, além de direcionar os investimentos de registro de marca para outras áreas, como promoções para alavancar a empresa ou investimento maior no estoque inicial.

Se esse for o seu caso, então o próximo passo é criar um desenho de logotipo para o nome da sua marca que foi definido. A Agência EVEF realiza esse serviço, conheça os detalhes.


3 - o nome da marca que é desejado já está registrado por outra empresa;

Nesse caso, o ideal é pensarmos em outros nomes fantasia (ou nome da marca da empresa). 

Se esse é o seu caso, nós temos um conjunto de sugestões de nomes de marca separados para cada área de atuação. Voce não precisa copiar o nome exatamente como nós sugerimos aqui, pois essas sugestões são visualizadas por milhares de internautas e voce poderia cair na armadilha de usar um nome muito comum.

Para termos sucesso na criação de um nome fantasia ou nome de marca, nós precisamos fugir do lugar comum.

Antes de visualizarmos as sugestões, conheça 3 regras básicas:

  1. Nome curto é mais fácil de ser lembrado;
  2. Nomes e Sobrenomes são eficientes, desde que sejam de fácil pronúncia;
  3. Associações a lugares, culturas ou pessoas também são eficientes;

 

Exemplos de nomes fantasia para escritórios de Advocacia

  • Nome e/ou Sobrenome + Advogados Associados 
  • Nome e/ou Sobrenome + Advocacia
  • PALAVRA em LATIN de fácil leitura em português + Nome e/ou Sobrenome

 

Exemplos de nome de marca e nome fantasia para diversos tipos de empresas

A Agência EVEF está atualizando seu conteúdo e em breve voce poderá visitar nossas sugestões de nome fantasia para as empresas dos setores abaixo:

  • Engenharia e Arquitetura
  • Escolas e cursos
  • Imobiliárias e corretores 
  • Informática e Tecnologia 
  • Lojas e marcas da moda 
  • Materiais de construção 
  • Restaurantes e pizzarias 
  • RH e Agências de emprego 
  • Supermercados e revendas 
  • Transportadora e logística 

 

Exemplos de nome fantasia para Clínicas - Farmácias - Corretores de Seguros - Contabilidade - Agronegócio  - Agência de Turismo - Tecnologia

Página atualizada na Agência EVEF em 23/10/2018 por Everton Ferretti