orçamento de logotipo

Nome fantasia ou desenhos de logo?

Solicite e receba um orçamento detalhado pelo WhatsApp (11) 9958-12346

 

Nome fantasia para lojas de roupas

Nós criamos nome fantasia para lojas de roupas e marcas da moda

Está procurando uma inspiração para criar o nome fantasia para uma nova loja de roupas, acessórios e outlets?

Nós publicamos esse artigo para te inspirar e despertar a criatividade na hora de criar o nome fantasia da sua loja.

Vamos conhecer nesse artigo a origem dos nomes de grandes redes de lojas da moda e nomes do mercado da moda (fashion), incluindo famosos estilistas e designers de moda e da alta costura.

Se voce ler esse artigo e ainda assim não conseguir ter uma boa ideia para um novo nome de marca da moda, solicite orçamento do nosso serviço de criação de nome fantasia para marcas da moda e lojas de roupas.

40 exemplos de nomes de lojas e marcas da moda famosas:

  1. Lojas Renner
  2. Lojas Havan
  3. Pernambucanas
  4. Lojas C&A
  5. Lojas Zara
  6. Lojas H&M
  7. Rodarte
  8. ASOS
  9. 3.1 Phillip Lim
  10. Acne Studios
  11. Burberry
  12. J.Crew
  13. Miu Miu
  14. Lojas Gap
  15. Banana Republic
  16. Danijjo
  17. Rag & Bone
  18. Suno
  19. Elizabeth and James
  20. Proenza Schouler
  21. BCBGMAXAZRIA
  22. Yves Saint Laurent
  23. Saint Laurent
  24. Ralph Lauren
  25. The Row
  26. Alice + Olivia
  27. Joie
  28. Nolita
  29. Soho Fashion Store
  30. Reforming
  31. Totokaelo
  32. Armoury
  33. Blue in Green
  34. C'H'C'M'
  35. Front General Store
  36. Nous
  37. Merci
  38. Démocratie
  39. Le claireur
  40. Royalcheese

Observe que todos esses nomes exibidos acima já são usados por lojas e empresas no Brasil e no exterior. Essa lista é apenas para efeito didático, com o objetivo de despertar a sua criatividade na hora de criar um nome fantasia de uma nova loja ou marca da moda. Não é recomendado utilizar nenhum desses nomes acima como um novo nome fantasia comercial, pois a maioria desses nomes já está registrado no INPI pelos seus respectivos titulares de marca.

 

Vamos conhecer os detalhes dos nomes de cada uma das marcas da moda citadas acima:

 

Origem do nome Pernambucanas

A rede varejista Pernambucanas foi fundada no dia 25 de setembro de 1908 na cidade do Recife em Pernambuco, pelo imigrante sueco Herman Theodor Lundgren. Apesar de se chamar "Pernambucanas", remetendo ao estado onde o imigrante sueco se estabeleceu ao chegar no Brasil e onde ainda moram muitos de seus descendentes, a rede não possui mais lojas em Pernambuco desde a década de 1980. Em anos recentes a marca Pernambucanas compete com os grandes concorrentes do segmento de varejo no país e sempre está entre os primeiros colocados em volumes de vendas no Brasil.

Origem do nome das lojas HAVAN

O nome fantasia HAVAN surgiu da união das iniciais dos nomes dos sócios originais HAng e VANderlei. A primeira loja foi inaugurada em 1986 num espaço de 45m² na cidade de Brusque, Santa Catarina. No ano de 2013 boatos e fake news se espalharam pela internet, declarando falsamente que o nome da marca HAVAN tinha origem cubana, a partir do nome da cidade Havana (capital de Cuba). Rapidamente uma campanha publicitária foi emitida pela empresa em vários meios de comunicação, esclarecendo a verdadeira origem do nome fantasia HAVAN e desmentindo a história cubana.

Origem do nome fantasia das Lojas Renner

A marca das Lojas Renner teve o início das operações em 1922, com o começo das atividades fabris do então Grupo A. J. Renner. Já em 1965 a empresa se desvinculou do grupo fundado pelo gaúcho Antônio Jacob Renner, cujo sobrenome deu origem ao nome fantasia da empresa. A partir dessse ano as lojas começaram a evoluir e tomar um formato mais próximo do modelo de negócios atual.

Como surgiu o nome da marca C&A

O nome fantasia C&A foi criado na Alemanha em 1841 pelos irmãos Clemens e August Brenninkmeijer. A origem do nome da marca da rede de lojas são as duas iniciais dos dois irmãos fundadores.

DANNIJO

O nome fantasia DANNIJO é a combinação dos nomes das duas irmãs fundadoras da marca de roupas da moda: a roqueira Danielle com a empresária Jodie; o nome está em grande parte ligado ao ideia de irmandade e peças trocadas.

Rag and bone

Esta marca é famosa pelos seus jeans estilosos e roupas monocromáticas, mas o significado de seu nome é bem curiosoo. O nome fantasia foi escolhido na Inglaterra há cerca de um século, quendo os designers Marcus Wainwright e David Neville deram à marca o nome do "homem do saco" (um catador de tralhas que viajava pelos bairros em busca de madeira velha, sucata, roupas e móveis descartados), qualquer coisa que ele poderia revender. A marca homenageia este comércio raro de "reciclador original" com seu nome antigo. Em inglês, Rag and Bone seria traduzido como "trapos e ossos". Alguma semelhança com o "Seu Madruga"?

origem nome fantasia rag and bone

 

Suno

Suno é uma marca da moda que simboliza o centro de cidades antigas e clássicas, somados a um estilo exótico. O nome fantasia Suno foi uma homenagem à mãe do designer fundador da marca Max Osterweis.

Elizabeth and James

Uma marca da moda que se destaca pelas linhas arrojadas e elegantes, cujo nome da marca é o nome dos dois fundadores Elizabeth e o irmão mais velho deles, James.

Proenza Schouler

O nome fantasia Proenza Schouler foi uma homenagem aos nomes de solteira das mães dos fundadores da empresa: Jack McCollough e Lazaro Hernandez. Essa elegante marca de roupas femininas e acessórios foi fundada em 2002. Recentemente, num artigo publicado na revista Interview, eles afirmaram que o nome da marca é um de seus "maiores arrependimentos criativos", mesmo após ter conseguido o sucesso no mercado fashion.

BCBGMAXAZRIA

 nome fantasia loja de roupas paris

Esse é um nome fantasia composto de 2 partes. As primeiras 4 letras BCBG são as iniciais de uma gíria da moda de Paris, "Bon Chic, Bon Genre". Podemos traduzir essa gíria como "Bom estilo, boa atitude". A segunda parte do nome fantasia é o nome do fundador da marca, Max Azria que teve a ideia desse nome de marca pouco antes do seu lançamento em 1989.

(Yves) Saint Laurent

Esta marca icônica foi criada pelo designer Yves Henri Donat Mathieu-Saint-Laurent em 1961 e continua sendo uma das casas de moda mais famosas de toda a história. Mas esse nome fantasia foi abreviado em 2012 e agora é Saint Laurent.

Vê algo diferente? Não existe mais nenhum "Yves" na marca. O designer Hedi Slimane abandonou o icônico "Yves" em 2012, quando se tornou Diretor de Criação para fazer a marca parecer mais moderna e jovem. Esta não é a primeira vez que isso acontece: Chanel já foi Coco Chanel e Dior já foi Christian Dior.

cartaz publicitário marca roupa moda ysl

 

 Ralph Lauren

Você sabia que o sobrenome original de Ralph Lauren era Lifshitz? A mudança no nome fantasia foi uma das mais famosas da história da moda.

The Row

Esse nome de marca da moda se destaca pela alfaiataria de alta qualidade e ajuste especializado, que é símbolo na região de Savile Row (uma rua da moda em Londres).

Alice + Olivia

A marca preferida de vestidos em eventos glamourosos foi criada por Stacey Bendet. Ela escolheu esse nome fantasia em homenagem a sua mãe, Olivia, e à mãe de uma colega da faculdade que se chamava Alice. A empresária afirmou em uma entrevista que a primeira influência de toda mulher em termos de moda era sua mãe. E a mãe da fundadora costurava suas próprias calças "boca de sino" dos anos da década de 1970.

Joie

A palavra "joie" significa "alegria" em francês. Essa marca é o guarda-roupa obrigatório de muitas mulheres européias. Esse nome fantasia foi escolhido pelo fundador da marca Serge Azria.

Rodarte

As fundadoras dessa marca Kate and Laura Mulleavy escolheram o nome fantasia Rodarte após uma sugestão inesperada numa roda de conversas. Fizeram uma pesquisa e descobriram que esse nome ainda não tinha sido registrado, e ele foi definido.

ASOS

O nome fantasia das lojas ASOS veio das iniciais da frase em inglês “As Seen On Screen”, que pode ser traduzido "como visto na tela". Este nome fantasia foi escolhido porque o objetivo original da marca era que as pessoas comprassem o que as celebridades estavam vestindo e exibindo "na tela". O negócio foi abreviado para “A.S.O.S.” pelos consumidores. Isso inspirou a empresa a mudar oficialmente o seu nome fantasia, o que beneficiou a empresa no longo prazo, porque ela pode ampliar o portifolio de produtos para além do que era "visto na tela".

3.1 Phillip Lim

Phillip Lim (o fundador da marca) procurava criar um nome fantasia que fugisse dos padrões da moda clássica. No início das operações da empresa ele estava com 31 anos, e dessa forma utilizou o número 3.1 como se fosse alguma versão atualizada de aplicativo ou software, um update. Surge assim a moderna marca 3,1 Phillip Lim.

Acne Studios

A Acne Studios era originalmente uma filial da ACNE (uma sigla para “Ambition to Create Novel Expressions”), uma empresa coletiva criativa que se concentrava em filmagem, produção, publicidade e design gráfico. Quando a empresa coletiva se ramificou em entidades separadas, nasceu o Acne Studios.

Burberry

Burberry era o nome original da marca, quando sua primeira loja foi inaugurada em 1856. A empresa mudou para o nome fantasia Burberry's porque os clientes se referiam a ele como “Burberry's of London”. Muito mais tarde, em 1998, o nome foi alterado de volta para Burberry sem o 's.

J.Crew

O nome J.Crew foi escolhido puramente pela estética. O fundador da empresa gostava de remar, por isso decidiu que a palavra “tripulação” (crew em inglês) deveria estar no nome da empresa. Ele achou a letra “J” bonita na frente da “equipe”, então escolheu o nome que nós conhecemos agora.

Miu Miu

O nome fantasia Miu Miu veio de um apelido de infância de uma das filhas dofundador da marca, Miuccia (Miu).

 

logo loja de roupas zara

Origem do nome fantasia das lojas Zara

A marca das lojas Zara era originalmente chamada de "Zorba", em homenagem ao filme de 1964 "Zorba, o Grego". Em 1975, o fundador da Zara, Amancio Ortega, abriu sua principal loja de roupas femininas em La Coruña, Espanha - e ela se chamava "Zorba".

Ortega estava determinado a batizá-lo com o nome do filme "Zorba, o Grego" de 1964 , e ele até tinha o molde da letra para seu letreiro pronto para uso. Mas havia um bar a duas quadras com o mesmo nome fantasia, e o dono disse a Ortega que seria muito confuso para os dois serem chamados de "Zorba". Para evitar confusão entre as marcas, Ortega reorganizou as letras para dizer "Zara" e a marca conquistou o mundo.

Origem do nome fantasia das lojas H&M

O nome da marca das lojas H&M vem das iniciais "Hennes & Mauritz", que é uma referência às suas origens suecas. A primeira loja H&M foi inaugurada na Suécia em 1946 e era originalmente chamada de "Hennes", que significa "delas" em sueco. Depois que a loja começou a ganhar alguma força, ela adquiriu a "Mauritz Widforss", uma empresa de roupas masculinas para caça e pesca. A fusão levou à venda de roupas masculinas e femininas na loja, além de uma mudança permanente de nome: Hennes & Mauritz. O nome fantasia da rede de lojas agora é exclusivamente conhecido como H&M.

Origem do nome da marca Gap

O nome fantasia da rede de lojas GAP é uma tradução literal de "vão" ou "espaço vazio". Esse nome faz uma referência ao "gap" entre diferentes gerações, ao "vão" que existem entre os mais novos e os mais velhos. A primeira loja Gap foi inaugurada em 1969, no auge da contracultura hippie, quando os valores dos costumes e da moral estavam em pleno atrito entre diferentes gerações.

logomarca gap anuncio publicidade roupa moda masculina

 

Banana Republic

O nome fantasia Banana Republic é uma referência ao desejo dos fundadores de vestir pessoas que amavam "safáris e expedições". Quando a Banana Republic foi fundada em 1978 pelo casal Mel e Patricia Ziegler, ela também tinha um diário de viagem. De acordo com o site da empresa, a loja abriu "como uma loja para pessoas apaixonadas por safáris e roupas de expedição de lugares distantes". Ao longo dos anos a rede de lojas amadureceu e evoluiu para trajes profissionais mais modernos e recentemente a marca foi adquirida pela Gap.

Curiosamente, a tradução do nome ao pé da letra tem uma interpretação diferente do proposto, pois o nome em português seria "República das Bananas", um termo depreciativo usado para listar os países onde a democracia não consegue amadurecer na América Latina, em países onde são observados golpes de estado com certa frequência.

Rapha NYC

A sigla NYC está presente em muitos nomes de lojas de New York City devido às iniciais de N.Y.C.

Nolita Fashion Store

A loja Nolita fica em Manhattan - NYC e seu nome fantasia teve origem na frase "NOrth of Little ITAly", poderia ser traduzido como "Moda do norte da pequena Itália".

Soho Fashion Store

O bairro do Soho é uma abreviação de "South of Houston" e ele dá nome a essa loja em NYC.

Reforming

O nome fantasia dessa loja em NYC está ligado à constante "reforma" do conteúdo do seu guarda roupas.

Totokaelo

O nome fantasia dessa marca de loja em NYC tem origem no idioma latim, da soma das palavras TOTO = total + Caelo = céu. A intenção da marca ao usar esse nome é dizer que o"o céu é o limite".

Armoury

Essa loja de roupas na Coréia do Sul exibe um nome de marca bem curioso, pode ser traduzida como "Arsenal", ou um galpão /silo onde se guardam as armas e equipamentos de guerra.

Blue in Green

Esse nome fantasia pode ser traduzido como "Azul no Verde" e é uma loja de roupas em NYC que trabalha com diversas marcas de roupas, incluindo Chimala, Kapital, Monitaly e Snow Peak.

C'H'C'M'

A Loja de NYC adotou um nome de marca c om letras aleatórias. Ela vende linhas da moda alternativa, incluindo as marcas abaixo:

  • 6876
  • A Kind of Guise
  • Adsum
  • Anglozine
  • Arpenteur
  • Barena
  • Book Works
  • C'H'C'M'
  • Carema
  • Darylstudio
  • ERKN
  • Evan Kinori
  • Inis Meáin
  • James Coward
  • Kirk Originals
  • Klättermusen
  • Lady White Co
  • Look Sea
  • Lunge
  • Margaret Howell
  • Nanamica
  • Native Craftworks
  • Nicholas Daley
  • Niuhans
  • Norse Projects
  • O.Ballou
  • Obra
  • Orslow
  • PAA
  • Satta
  • S. H. Shirts
  • Tarvas
  • Ten C
  • Tomo & Co
  • Wild Bunch
  • Yogi
  • Zucca

Front General Store

O nome da marca da loja Front General Store pode ser traduzido como "loja geral da frente". Ela vende várias calças jeans com destaque para as marcas Levi’s, Ortega’s Weaving, Guepard e Wrangler.

 Nous

Fundada por ex-funcionários da loja Colette, a Nous rapidamente se tornou uma das melhores lojas conceito em Paris. O objetivo é reunir cultura, arte, design e moda, tornando-o um destino para cavalheiros exigentes. O nome da marca Nous significa "Nós" em francês.

Merci

A loja Merci fica numa antiga fábrica de papéis de parede e é uma das lojas conceito mais marcantes de Paris. O espaço é uma ótima maneira de explorar uma variedade impressionante de moda e design. Com um estilo mais dedicado a jovens marcas de streetwear, a Merci apresenta marcas de roupas que estão redefinindo os códigos da moda. O nome da loja Merci tem um significado simples em francês: "Obrigado".

Démocratie

Outra loja conceito descolada em Paris que oferece as principais marcas de streetwear no coração da cidade, a Démocratie é um destino imperdível. Inspirando-se nas boutiques independentes de Berlim, a loja-conceito tem um toque retrô exclusivo que reúne uma grande seleção de marcas como Vans, Be Street e Dunderdon. O nome fantasia da loja tem um significado fácil de entender: "Democracia".

Le claireur

Esta boutique e galeria de luxo em Paris tem uma visão futurística que está de acordo com muitas de suas marcas para a moda masculina e feminina. O curioso nessa marca é o seu significado em francês, "o batedor".

Royalcheese

Clientes exigentes que procuram roupas masculinas descoladas e exclusivas devem ir direto para a Royalcheese, na rue Tiquetonne em Paris. A loja vende uma ampla gama de marcas de roupas masculinas, incluindo peças da marca de streetwear da Califórnia Stüssy, jeans da marca de Estocolmo Cheap Monday e malhas de nome britânico Farah. O nome da loja significa "Queijo Real" quando traduzido para o português. Mas na loja eles não vendem queijo nenhum, garantem!

 


Nomes de grandes Shoppings Centers no Brasil:

  • Barra Shopping (Rio de Janeiro, RJ)
  • BH Shopping (Belo Horizonte, MG)
  • Bourbon Shopping São Paulo (São Paulo, SP)
  • Center Shopping Uberlândia (Uberlândia, MG)
  • Flamboyant Shopping Center (Goiânia, GO)
  • Iguatemi Campinas (Campinas, SP)
  • Iguatemi Esplanada (Sorocaba, SP)
  • JK Iguatemi (São Paulo, SP)
  • Midway Mall (Natal, RN)
  • Norte Shopping (Rio de Janeiro, RJ)
  • Novo Shopping Ribeirão Preto (Ribeirão Preto, SP)
  • Palladium Shopping Curitiba (Curitiba, PR)
  • Parque Dom Pedro Shopping (Campinas, SP)
  • Passeio das Águas Shopping (Goiânia, GO)
  • Ribeirão Shopping (Ribeirão Preto, SP)
  • RioMar Shopping Fortaleza (Fortaleza, CE)
  • Salvador Shopping (Salvador, BA)
  • Shopping Barra (Salvador, BA)
  • Shopping Boulevard (Belo Horizonte, MG)
  • Shopping Center Iguatemi (Fortaleza, CE)
  • Shopping Center Norte (São Paulo, SP)
  • Shopping Cidade (Belo Hotizonte, MG)
  • Shopping Del Rey (Belo Horizonte, MG)
  • Shopping Eldorado (São Paulo, SP)
  • Shopping Ibirapuera (São Paulo, SP)
  • Shopping Interlagos (São Paulo, SP)
  • Shopping Morumbi (São Paulo, SP)
  • Shopping Recife (Recife, PE)
  • Shopping RioMar Recife (Recife, PE)
  • Shopping SP Market (São Paulo, SP)
  • Shopping União (Osasco, SP)
  • Shopping Vila Velha (Vila Velha, ES)
  • Shopping Vilarinho (Belo Horizonte, MG)

Nomes dos 10 maiores Shoppings Centers em Portugal

  1. UBBO
  2. Colombo
  3. Mar Shopping
  4. Palmeira
  5. Norte Shopping
  6. Infesta
  7. Almada Forum
  8. Cascai Shopping
  9. Palácio do Gelo
  10. Parque Nascente

 

120 nomes de lojas de roupas em shopping center:

  1. Accessorize
  2. Acium
  3. Adolfo Dominguez
  4. Aldo Accessories
  5. B Strong
  6. Bershka
  7. Bijou Brigitte
  8. Billabong
  9. Bimba y Lola
  10. Boss
  11. Brandy Melville
  12. Brownie
  13. Caroll
  14. Casa Alexandres
  15. Chicco
  16. Cia. Marítima
  17. Claire's
  18. Claudie Pierlot
  19. Continente
  20. Copitraje
  21. Cortefiel
  22. Decenio
  23. Desigual
  24. Dielmar
  25. Dockers
  26. E&E
  27. El Ganso
  28. Elena Miró
  29. Encantos Do Mundo
  30. Ericeira Surf & Skate
  31. Fcporto Store
  32. Fred Perry Authentic Store
  33. Funny Design
  34. Furla
  35. G-star Raw
  36. Gant
  37. Giovanni Galli
  38. Gocco
  39. Grandoptical
  40. Guess
  41. H&M
  42. Happ'li
  43. Hawkers
  44. Hurley
  45. In Mocion
  46. Intimissimi
  47. It Market
  48. Jacadi
  49. Jd Sports
  50. Jr Republic
  51. Knot
  52. Lacoste
  53. Lanidor
  54. Laranjinha
  55. Lefties
  56. Levi's
  57. Lion of Porches
  58. Lit Choon
  59. Longchamp
  60. Luisa De Sá Boutiques
  61. Maje
  62. Mango
  63. Maria Marcelino
  64. Massimo Dutti
  65. Maxmara
  66. Maybach
  67. Mayoral
  68. MCS Mob Crew Store
  69. Michael Kors
  70. Mint Green
  71. Misako
  72. Ml Bolsas
  73. Mr. Blue
  74. Multiopticas
  75. Naturapura
  76. Nice Things
  77. No Exit
  78. O Bag
  79. Olhar de Prata
  80. Open Mind
  81. Oysho
  82. Paco Martinez
  83. Panna
  84. Parfois
  85. Pedra Dura
  86. Pedro Del Hierro
  87. Pepe Jeans
  88. Pimkie
  89. Prénatal
  90. Pretty Bunnies
  91. Primark
  92. Pull & Bear
  93. Punt Roma
  94. Q't-shirt
  95. Quebramar
  96. Roberto Verino
  97. Sacoor Brothers
  98. Salsa
  99. Samsonite
  100. Sandro
  101. Scalpers
  102. Sfera
  103. Snipes
  104. Solaris
  105. Springfield
  106. Stone by Stone
  107. Stradivarius
  108. Suits Inc
  109. Temperatura - Ana Sousa
  110. Teresinha Carteiras
  111. Tiffosi
  112. Timberland
  113. Tommy Hilfiger
  114. Tous
  115. Twinset
  116. Undercolors
  117. United Colors of Benetton
  118. Uterqüe
  119. Zippy
  120. Zuky Luxury

 

nome fantasia loja roupa moda shopping center

 


 

 

Precisa receber sugestões de nomes para lojas de roupas?

Para receber uma lista personalizada com 20 sugestões de nomes fantasia, solicite orçamento do serviço de criação de marcas e nomes fantasia pelo número do WhatsApp exibido no topo desse artigo.

 

 


 

Aviso de direitos autorais das marcas citadas nesse artigo:

A Agência EVEF não comercializa nenhum produto ou serviço fornecido por essas empresas e marcas citadas nesse artigo, e quaisquer publicações que envolverem as marcas citadas nesse artigo deverão respeitar os seus respectivos direitos de titularidade de marca. Cada nome fantasia das empresas citadas nesse artigo foi criado por agências ou empresários no Brasil e no exterior e pertence ao seu respectivo titular da marca. Esse artigo foi publicado apenas como exemplo didático para estudantes de administração de marketing e novos empreendedores.

Para criar um novo nome de marca ou nome fantasia, não copie nenhum nome exibido nesse artigo. Isso é plágio, e o titular da marca original poderá acionar judicialmente o empresário que plagiar algum nome de marca já registrado.

 

 


Artigo atualizado na Agência EVEF em 15/02/2021 por Everton Ferretti