orçamento de logotipo(11) 9958-12346

Precisa de um nome fantasia ou desenho de logomarca para a sua empresa? 

Receba as sugestões em seu WhatsApp e em@il:

(11) 9958-12346 - Solicite orçamento sem compromisso


Nome fantasia e novas marcas para lojas de informática e celular

20 exemplos de nome fantasia para empresas de tecnologia, serviços de manutenção e venda de celulares, acessórios e equipamentos para informática e empresários da tecnologia no Brasil:

  1. DouglasTEC
  2. Marcelo !nformática
  3. LeandroNet
  4. MaryCel Vendas e Assistência Técnica
  5. Maratecc
  6. StarTiago Eletrônicos
  7.  Applínio Manutenção
  8. TecNádia
  9. ManuPaulo Manutenção e Acessórios
  10. GabyWork Assistência Técnica
  11. GuilherTec
  12. Natansung
  13. LuccaCel
  14. Marielix Celulares
  15. TecMauro Conserto de Celulares
  16. ArturEd
  17. KarenDocs Manutenção e Formatações
  18. Kellynet Celulares
  19. HugoData Serviços de Informática
  20. VeroniCad Projetos e Plotagens

Precisa criar um novo nome fantasia para sua loja de celulares ou computadores? Contate a Agência EVEF pelo WhatsApp exibido no topo desse artigo.

Dicas para criar um nome fantasia para lojas e assistência técnica de celulares e computadores

As lojas e empresas de assistência técnica para celular e informática precisam de um nome de marca (ou nome fantasia) de destaque para se comunicarem de forma eficiente com os seus potenciais clientes. Antes de criar o desenho de um logotipo e toda a identidade visual da sua empresa de celulares e informática, é necessário definir o nome fantasia que será exibido no desenho do logotipo.

Empresas de tecnologia sempre criam nomes curtos, de preferência em uma única palavra. Conforme vamos estudar nesse artigo, voce verá que existe um padrão nos nomes de empresas de tecnologia, confira abaixo a lista de 50 grandes empresas de tecnologia e vai entender esse padrão de nome curto e simples:

  1. Facebook
  2. Dropbox
  3. Apple
  4. Instagram
  5. WhatsApp
  6. Waze
  7. Microsoft
  8. Pinterest
  9. Netflix
  10. Adobe
  11. Corel
  12. Oracle
  13. Twitter
  14. Verizon
  15. Pixar
  16. Amazon
  17. IBM
  18. Nintendo
  19. Skype
  20. Sega
  21. Ebay
  22. Sony
  23. Samsung
  24. Nokia
  25. Canon
  26. Intel
  27. Google
  28. Atari
  29. Hulu
  30. Xerox
  31. Asus
  32. Spotify
  33. Nvidia
  34. Citrix
  35. Acer
  36. Autodesk
  37. Cisco
  38. Ericsson
  39. Fujitsu
  40. Infosys
  41. Leidos
  42. Micron
  43. Yahoo
  44. NEC
  45. Qualcomm
  46. Epson
  47. Sharp
  48. Minolta
  49. Symantec
  50. Tencent

 

Essas empresas de informática e tecnologia mundialmente famosas, como elas criaram seus nomes de marca?

Para poder te inpirar e dar algumas ideias para criar o nome fantasia de sua empresa ou loja, nós vamos conhecer nesse artigo as origens de nomes fantasia famosos de empresas de tecnologia listadas na lista das 50 marcas acima.

Depois de ler e conhecer as dezenas de nomes de empresas no Brasil e no exterior que são exibidos nesse artigo, talvez voce tenha uma boa ideia para criar o nome da sua empresa ou loja. Mas se voce não conseguir criar um novo nome por conta própria, solicite um orçamento através do número de WhatsApp que é exibido no topo desse artigo e saiba como receber nomes de lojas e empresas sob encomenda.

 


 

logomarca facebook

 

História do nome fantasia do Facebook

Enquanto estudava em Harvard, o fundador do Facebook Mark Zuckerberg construiu uma versão on-line do diretório de dormitórios da escola, inicialmente usando o nome fantasia Coursematch. A universidade chamava esses catálogos impressos de diretórios de "Face Books", porque eram literalmente livros dos rostos que você pode encontrar no campus universitário. Os "Face Books" impressos acabariam por servir como inspiração para uma rede social virtual em todo o campus.

Inicialmente Zuckerberg construiu uma série de plataformas sociais de curta duração. Ele começou com o site Coursematch, que mostrava quais alunos estavam matriculados em quais classes. Eventualmente o site não prosperou, mas Zuckerberg seguiu em frente. Após isso, ele construiu uma plataforma online com o nome fantasia "FaceMash", que incentivou os alunos a classificar a atratividade e beleza dos outros estudantes, isso porque algumas dessas pessoas têm fotos horrendas no catálogo impresso de Harvard "Face books" (Palavras do próprio Zuckerberg).

Apesar de atrair muitos usuários em apenas algumas horas, Harvard fechou o FaceMash em poucos dias devido a polêmica e outras questões técnicas. Após isso, Zuckerberg usou o que aprendeu para criar o Facebook em www.thefacebook.com. Essa versão de sua rede permitiria aos estudantes de Harvard se conectarem uns com os outros on-line, servindo como uma extensão dos diretórios impressos das listas de alunos dos dormitórios.

Mudança de nome fantasia "The Facebook"

A primeira versão do portal www.theFacebook.com foi aberta apenas para estudantes de Harvard. Ainda assim, o site adquiriu 1.200 inscrições nas primeiras 24 horas. Então, eles se mudaram para o Vale do Silício, atraíram investidores e contrataram um presidente, que foi Sean Parker (co-fundador do programa de compartilhamento de músicas Napster).

Depois de adquirir mais de um milhão de usuários, a empresa adquiriu o domínio www.facebook.com por US$ 200.000 seguindo uma orientação do Sean Parker que queria remover o termo "THE" antes do nome "Facebook", alterando o nome fantasia e a marca do Facebook, que mantém até hoje.

 

 

logotipo dropbox 

 

Origem do nome fantasia do aplicativo DropBox

O DropBox é uma plataforma que permite a qualquer um acessar seus arquivos pessoais de qualquer dispositivo em qualquer local, e recebeu o nome de DropBox pelo simples fato de permitir que os usuários deixem os documentos em uma caixa virtual via upload. O nome da marca é a soma de dois termos em inglês: DROP pode ser traduzido como "pingar" e BOX é "caixa", ou seja, o usuário vai pingando ou derramando os arquivos nessa caixa virtual para acessar futuramente via internet, sem a necessidade de gravar num pen-drive.

Em 2008, um ano após iniciar as operações, o DropBox havia arrecadado US$ 7,2 milhões, mas a equipe permaneceu pequena. Em vez de gastar dinheiro em publicidade, o DropBox cresceu continuamente através de seus clientes existentes. Eles ofereceram 250 megabytes de armazenamento gratuito como incentivo para os usuários que indicaram apenas mais uma pessoa. Dessa forma a empresa ganhou 25% de todos os novos clientes e uma avaliação de mercado de US$ 4 bilhões menos de três anos depois.

Mesmo em face do lançamento do concorrente iCloud, que poderia ter sido prejudicial, o DropBox não vacilou. Isso porque sua equipe de engenheiros fundadores fez questão de implementar a integração perfeita entre os sistemas operacionais, deixando sempre uma porta aberta para a tecnologia da Apple.

E por falar em Apple, qual a origem do seu nome fantasia?

A criação do nome da marca Apple

 

logotipo apple iphone 

 

Lá no início das operações da Apple na década de 1970, ela ainda não tinha esse nome fantasia. Foram sugeridas diferentes marcas como "Matrix Electronics" e todos os tipos de nomes fantasia diferentes.

Depois de voltar de uma viagem a uma fazenda, Jobs sugeriu a marca Apple Computer. E essa ideia era perigosa, pois já existia uma empresa que usava o nome fantasia "Apple" e era muito famosa naquela época.

Mas Steve Jobs resolveu insistir na ideia, pois a outra marca "Apple Records" atuava em outra área do mercado. Vale lembrar que a Apple Records foi responsável pelos Beatles. Ele disse: "Simplesmente decidimos que íamos chamar a empresa de "Apple Computer", a menos que alguém sugerisse um nome melhor até às 5 horas daquele dia - em parte porque eu gosto muito de maçãs e também porque a Apple está à frente da Atari na lista telefônica e eu costumava trabalhar na Atari".

Em 1977, quando a Apple começou a expandir seu mercado de atuação além dos computadores, a empresa trocou o seu nome para Apple Inc.

Um dos computadores de sucesso da Apple foi o Macintosh, seguiu o exemplo das maças quando teve o seu nome fantasia escolhido. O computador foi batizado com o nome da variedade de maçã favorita do funcionário da Apple Jef Raskin, a maçã macintosh.

 

filme 2001 pod

 

Muitos anos depois, a Apple lançou um produto inovador, o iPod, que recebeu esse nome fantasia inspirado num trecho do filme "2001: Uma Odisséia no Espaço". No trecho do filme é dito ao computador “HAL, abra a porta do compartimento do pod”. A Apple pegou o nome POD e acrescentou o prefixo 'i' agora familiar, como no iMac, e depois iTunes, iPhone, Ipad e o resto é história.

 

 

logomarca instagram 

 

Origem do nome fantasia Instagram

O nome da marca Instagram é uma união de dois termos, INSTA de "INSTAntânea (foto)" e GRAM de "telegrama". O co-fundador Kevin Systrom queria que o nome fosse fácil de pronunciar, soletrar e seguir o conceito “aqui e agora”. Já no ano de 2010, as principais características iniciais do aplicativo eram fotos, comentários e curtidas.

O co-fundador sempre teve uma paixão por redes sociais e fotografia, ele estudou fotografia em Florença, na Itália. Um professor o solicitou para trocar sua câmera Nikon por uma da marca Holga que tirava fotos quadradas e isso mudou a maneira como Kevin Systrom via a fotografia. Atualmente, na linha do tempo do Instagram e do Facebook podemos publicar fotos no formato paisagem, retrato e quadrado.

Em 2004, durante os primeiros dias no Facebook, Mark Zuckerberg (fundador do Facebook) tentou convencer Kevin Systrom a abandonar a Universidade de Stanford e ir trabalhar para o Facebook, mas o convite foi inicialmente negado. Somente 8 anos depois, Systrom negociaria novamente com Zuckerberg, pois em abril de 2012 o Facebook adquiriu o Instagram por um bilhão de dólares em dinheiro e ações.

 

 

logotipo whatsapp

 

Origem do nome fantasia do WhatsApp

O fundador do WhatsApp Jan Koum foi para os EUA vindo de Kiev, na Ucrânia. Aos 18 anos, ele se matriculou em aulas de programação na San Jose State University, mas pouco depois ele desistiu da faculdade e foi trabalhar no Yahoo! como Engenheiro de Infraestrutura. Lá, ele foi entrevistado por Brian Acton, que mais tarde se tornaria seu amigo e sócio. Em 2007, ele e Acton deixaram o Yahoo! juntos para perseguir seus próprios sonhos.

Foi só quando Koum comprou um iPhone em 2009 que ele percebeu o potencial da recém-lançada loja de aplicativos Play Store e começou a trabalhar em um aplicativo de catálogo de endereços. Depois de visitar a América do Sul, ele discutiu uma ideia com seus amigos em San Jose, Califórnia. Entre fusos horários e horários pessoais, chamadas de longa distância poderiam ser um desafio, e Koum queria uma maneira fácil de saber se seus amigos e familiares poderiam conversar; O que eles estavam fazendo?

Em inglês, a gíria "Whats Up?" pode ser traduzido como "E daí, beleza?" - ou "O que está fazendo, o que está pegando, o que está rolando?". WhatsApp usou um trocadinho, pois o nome fantasia trocou a gíria Up por App de aplicativo.

Essencialmente, ele queria ver seus status em vez de ter que perguntar: "What's Up?". Durante os estágios iniciais da idea, Jan também considerou o nome fantasia “Zap”.

 

logomarca waze aplicativo 

 

O que significa o nome da marca WAZE?

Em 2006, Ehud Shabati estava trabalhando em um projeto conhecido como Free Map Israel, que procurava construir um banco de dados de mapas digital e gratuito. Em 2008, a equipe expandiu-se para incluir o software LinQmap e mudou oficialmente o seu nome fantasia para Waze. A origem da marca WAZE é uma brincadeira com a palavra em inglês WAYS, que pode ser traduzida como "Caminhos". Se pronunciado rapidamente, WAYS e WAZE se parecem, e a ideia dessa marca nasceu na variedade de CAMINHOS Que se pode seguir para chegar a um local.

 

 

logotipo pinterest 

 

Por que o Pinterest tem esse nome fantasia?

O nome da marca Pinterest foi sugerido pela esposa do co-fundador da empresa Ben Silbermann, enquanto ela assistia à TV. A palavra é uma combinação de outras duas palavras em inglês: PINboard (traduzido como PINO de fixação nos antigos quadros de anúncios impressos) e inTEREST (inTERESSE). Observe acima o desenho sutil de um PINO no logotipo do Pinterest.

 

 

logomarca netflix 

 

Origem do nome fantasia Netflix

O nome da marca Netflix é uma combinação de duas palavras: NET que é derivada da palavra InterNET mais a
palavra "FLIX" é um sinônimo da palavra em inglês flicks - uma gíria para "filme".


 

Ainda com dificuldade para criar um nome fantasia para sua loja?

Fale com nossa equipe por WhatsApp, solicite atendimento e orçamento do serviço de criação de nomes fantasia para empresas pelo número do WhatsApp exibido no topo desse artigo.

 

 

 


 

Nomes de marca - outras histórias:

Adobe

A história do nome fantasia da empresa de desenvolvimento de softwares Adobe é charmosa, pois a empresa recebeu o nome de "Adobe Creek", um pequeno córrego de água que fica atrás da casa do co-fundador da Adobe, John Warnock.

BlackBerry

Em 2001, a Research In Motion (RIM) pediu a uma empresa de consultoria que criasse um nome fantasia para seu novo dispositivo de mensagens de e-mail. A empresa de consultoria observou que as teclas do dispositivo se assemelhavam à polpa externa de certos tipos de frutas, incluindo a amora-preta. E daí, o nome fantasia foi escolhido, pois em inglês BlackBerry é a tradução de amora-preta. Além do mais, a agência de branding que surgiu com o nome acreditava que o BlackBerry era um apelido natural, divertido e alegre. A RIM acabou mudando seu nome corporativo para BlackBerry em janeiro de 2013.

Oracle

Essa empresa de tecnologia foi fundada por Larry Ellison, Bob Miner e Ed Oates, e o nome fantasia "Oracle" vem de um projeto de banco de dados (chamado "Oracle") que o trio havia trabalhado para a CIA como desenvolvedores. A tradução é oráculo, aquele a quem tudo responde, numa simbologia ao antigo oráculo grego. Bancos de dados também respondem à perguntas, essas realizadas através de pesquisas em bancos de dados, como por exemplo SQL.

Twitter

De acordo com o fundador do Twitter, Jack Dorsey, a empresa queria um nome fantasia que facilmente relembrasse como era o uso do serviço. "Quando você recebeu um tweet", explicou Dorsey há alguns anos, "seu telefone tocava. Seria tremido. Ele se contorcia." Não sendo fã de "jitter" ou "twitch", os funcionários do Twitter levaram ao dicionário para procurar potenciais substitutos. De acordo com o dicionário, um "twitter" é uma chamada consistente de um som leve. Como Dorsey lembra, ele e sua equipe achavam que a palavra descrevia perfeitamente o uso do Twitter, fazendo comunicações leves. Depois de soletrar originalmente Twttr, as vogais foram adicionadas ao nome mais tarde.

Verizon

A maior operadora de telefonia dos EUA, o nome Verizon é uma combinação da palavra latina para "verdade" (VERitas) e o horIZONte da palavra. O próprio site da Verizon acrescenta que a palavra Veritas significa certeza e confiabilidade, enquanto "horizonte" sugere que a empresa é voltada para o futuro.

Pixar

Quando a empresa foi adquirida por Steve Jobs, o que antes era conhecido como The Graphics Group foi renomeado após a palavra espanhola "pixar" que significa "fazer fotos".

Amazon

Fundada em 1994, a Amazon começou como uma varejista de livros on-line ambiciosa e expandiu-se rapidamente para se tornar a maior varejista on-line do mundo. Quanto ao nome, a lenda diz que o CEO Jeff Bezos escolheu a marca Amazon (sua escolha original era "Cadabra") porque o nome fantasia começou com a letra "A" e aumentou as chances de a empresa aparecer no início de qualquer lista alfabética online. Seu logotipo exibe uma seta de ligação entre as letras A e Z, indicando que vende de tudo de A a Z. Além disso, Bezos gostou do nome porque o rio Amazonas era diferente, exótico e o maior do mundo, um trio de características que ele esperava que um dia se aplicassem à sua loja virtual.

IBM

O nome fantasia da IBM (International Business Machines) foi escolhido por Tom Watson Sr. como uma maneira de fazer uma vingança ao seu antigo empregador, a National Cash Register. Afinal, por que ser nacional quando você pode ser internacional?

Nintendo

O nome fantasia da Nintendo vem da palavra japonesa NIN, que significa "confiante", e da palavra "dez-dou", que significa "céu". Juntos, o nome significa "céu confiante" em japonês.

Skype

Originalmente chamado de Skyper, a primeira versão do nome da marca foi derivada do que o serviço fazia, "Sky peer to peer", ou traduzindo, ligação pelo céu ponto-a-ponto. O nome foi finalmente encurtado para o Skype.

Qualcomm

O nome da marca dessa gigante de comunicações sem fio é uma versão abreviada de "Comunicações de qualidade".

Lenovo

A marca original da Lenovo (que fabrica computadores e celulares da Motorola) era "Legend". Em 2002, o CEO Yang Yuanqing queria expandir a marca "Legend" em todo o mundo, apenas para descobrir que várias empresas já empregavam o nome em todo o mundo. Como resultado, Yuanqing mudou o nome da empresa para "Lenovo", que vem da combinação do "Le" de Legend com "novo", que significa "novo" em latim. A transição oficial da Legend para a Lenovo ocorreu em 2003, com a empresa gastando mais de US $ 32 milhões no projeto de rebranding.

Sega

O nome da marca Sega é uma versão condensada do nome da empresa original, "Service Games of Japan". Curiosamente, a empresa foi inicialmente fundada como um meio de importar jogos de pebolin e bilhar para o Japão para uso dos americanos que moravam em bases militares.

eBay

O popular site de leilões foi fundado por Pierre Omidyar e foi inicialmente chamado de Echo Bay, em homenagem à empresa de consultoria de Omidyar com o mesmo nome. Mas como o EchoBay.com já tinha sido registrada, Omidyar encurtou o nome da empresa para o eBay. Curiosamente, um recente perfil da Omidyar na revista New York revelou que o eBay.com se originou como uma página de informações sobre o Ebola, "inspirada no susto nacional que coincidiu com o filme Outbreak". Uma vez que a ferramenta de leilão on-line que ele desenvolveu começou a ganhar força, Omidyar removeu as informações sobre o Ebola e a empresa nasceu.

Sony

O nome fantasia "Sony" vem da palavra latina para som "sonus". Os executivos também gostaram do nome porque acharam fácil pronunciar em vários idiomas.

Nokia

A história da marca Nokia tem início a 150 anos como uma fábrica de polpa de celulose de madeira na Finlândia. Poucos anos depois em 1871 ele definiu o nome fantasia da empresa como Nokia Ab. Em 1967, a Nokia fabricava borracha, cabos, produtos florestais, eletrônicos e equipamentos para geração de energia.

No início de 1990 a Nokia decidiu que as soluções em telecomunicações seriam sua principal linha de produtos. Em 2007, a Nokia combinou suas operações de infra estrutura de telecomunicações com as da Siemens para formar uma joint venture chamada Nokia Siemens Networks. Em 2011, a Nokia juntou forças com a Microsoft para fortalecer sua posição no mercado de smartphones altamente competitivo, e em 2017 a Nokia passou a fazer parte do grupo HMD Global.

Canon

A marca Canon é conhecida por fornecer as melhores e mais concorridas câmeras fotográficas profissionais. Mas a produção da companhia não para por aí. Ela é responsável pela fabricação de diversos outros produtos tecnológicos, como copiadoras, impressoras, computadores e equipamentos médicos (máquinas de raios-X). A história da Canon começa em 1933 com a inauguração do Laboratório de Instrumentos de Precisão Ópticos, em Tóquio, no Japão. O laboratório foi criado para fabricação e manutenção de câmeras fotográficas. Uma dessas máquinas foi a câmera fotográfica de 35 mm japonesa, com foco plano chamada "Kwanon". O nome foi inspirado na Deusa da Misericórdia do budismo, Kuan Yin. Além dessa deusa, o nome fantasia Canon tem o som parecido com a palavra "precisão" em japonês. O logotipo da Canon é vermelho, numa fonte de texto exclusiva.

Cisco

A empresa de tecnologia em redes inspirou seu nome de marca na cidade em que foi fundada, São Francisco. Não surpreendentemente, o próprio logotipo da Cisco foi projetado para representar a ponte Golden Gate em San Francisco, além de incorporar um sinal digital.

Intel

Processadores Intel podem ser encontrados em todo o mundo, na maioria dos PCs e, desde 2006, também na linha Mac da Apple. O nome da marca Intel é derivado da condensação do termo "eletrônica integrada" em uma palavra. A Integrated Electronics foi a primeira escolha da empresa, mas o nome já tinha sido usado antes. Daí surgiu a ideia de chamar a marca de Intel.

Hulu

Segundo o CEO da Hulu, Jason Kilar, o nome fantasia "Hulu" foi escolhido porque tem dois significados distintos que se encaixam na missão da empresa. Primeiro, "Hulu" em mandarim é referenciado em um antigo provérbio chinês como "o detentor de coisas preciosas". Em segundo lugar, o Hulu também significa "gravação interativa". Kilar observa que a empresa viu ambas as definições como "altamente relevantes para a missão do Hulu". Kilar também acrescenta que o nome da marca era muito apreciado porque não tinha outra tradução na língua inglesa, dando-lhes a oportunidade de moldar o seu significado ao seu gosto. Como um ponto final, Kilar diz que a empresa "ainda queria um nome fantasia que fosse ao mesmo tempo acessível e divertido".

Google

O Google hoje é o mecanismo de busca mais popular do mundo, indexando incontáveis ​​bilhões de páginas da web. Então, quando a empresa estava começando, os co-fundadores queriam um nome fantasia que fosse baseado no termo matemático "googol", um grande número que é o dígito 1 seguido por 100 zeros. De acordo com uma lenda, o "googol" se transformou no Google quando um investidor inicial cortou um cheque de US $ 100 mil para "Google" em vez de "Googol". Ainda assim, algumas outras histórias sugerem que o co-rounder do Google, Sergey Brin, escreveu o nome fantasia "Google" por engano. De qualquer forma, a raiz do maior e mais popular mecanismo de busca do mundo continua sendo um número simples e matematicamente grande.

Yahoo!

Fundada por David Filo e Jerry Yang, o Yahoo por um período de tempo foi o Google do seu tempo. Embora tecnicamente mais um portal da Web do que um mecanismo de pesquisa, o Yahoo era, na época, a primeira parada que os usuários da Web visitavam para encontrar informações na web. Quanto ao nome de marca, há rumores de que os co-fundadores do Yahoo gostaram da definição do dicionário da palavra - "alto, grosseiro, rude, imponente". Outra teoria diz que o Yahoo é um acrônimo para "Yet another hierarchical Officious Oracle".

Atari

O pioneiro dos videogames ganhou o nome do jogo japonês "Go", no qual os jogadores dizem a palavra "atari" para indicar a captura iminente das peças de um oponente. Nesse sentido, é um pouco semelhante a dizer "check" no xadrez.

Xerox

A empresa é sinônimo de fotocópia, e o nome fantasia tem origem num antigo termo grego. No final da década de 1930, a empresa decidiu cunhar o que sua tecnologia fazia como "xerografia". A palavra "xeros" em grego significa "seco", enquanto "grafia" ou "grafia" significa "escrita". O nome da empresa foi oficialmente mudado para a Xerox Corporation em 1961.

GoDaddy

Inicialmente chamado de Jomax Technologies, a direção da empresa percebeu que eles precisavam de um nome de marca mais atraente para competir. Durante uma sessão de brainstorming, o nome "Big Daddy" foi oferecido como sugestão. O GoDaddy foi sugerido como um substituto adequado. Enquanto o fundador da empresa, Bob Parsons, admitiu que o nome do GoDaddy é um pouco bobo, ele observa que é igualmente impossível esquecer.


 

 

Ainda com dificuldade para criar um nome fantasia para sua loja?

Fale com nossa equipe por WhatsApp, solicite atendimento e orçamento do serviço de criação de nomes fantasia para empresas pelo número do WhatsApp exibido no topo desse artigo.

 

 


Mozilla Firefox

O nome original do navegador da Web, uma vez popular, era o Firebird. Na época, porém, havia um projeto de código aberto de banco de dados com o mesmo nome. Em última análise, o apelido Firebird foi alterado para o Firefox. O site da Mozilla observa ainda que o nome fantasia Firefox foi escolhido porque é semelhante ao Firebird e é único, fácil de lembrar e soa bem. Quanto ao Mozilla, é um amálgama das palavras "Mosaico" (que é o nome da primeira iteração do Netscape Navigator) e "Godzilla".

Epson

O nome da empresa de impressão é um acrônimo parcial para "Filho da impressora eletrônica".

Sprint

O nome da marca Sprint tem suas origens na era das ferrovias, telégrados e telefones antigos. O nome em si é uma versão abreviada das iniciais Southern Pacific Railroad International Network Telecommunications. O nome foi oficialmente alterado em meados da década de 1970.

Samsung

Em coreano, o caractere "Samsung" significa "três estrelas", uma homenagem às propriedades sortudas e supersticiosas do número 3. "Estrelas", enquanto isso, carrega a implicação de ser eterno.

Sharp

Atualmente conhecido por seus monitores de alta qualidade e TVs HD, o nome da marca Sharp foi derivado de uma das primeiras invenções dos fundadores da empresa no início do século 20 - o "lápis mecânico Ever-Sharp", ou seja, lapiseira sempre afiada numa tradução livre.

Asus

O seu nome de marca foi escolhido na mitologia grega, com "asus" sendo as últimas quatro letras de "Pegasus", uma criatura mítica de deus-cavalo que era capaz de voar.

At&T

O nome da marca At&T vem das iniciais "American Telephone & Telegraph Company".

Citrix

Originalmente chamada Citrus, a empresa foi forçada a mudar seu nome devido a uma reivindicação de marca comercial concorrente. Como resultado, a empresa combinou "Citrus" com o Unix e, portanto, a marca Citrix nasceu.

Spotify

Originalmente a marca é da Suécia, e a palavra Spotify não tem nenhum significado ou tradução em sueco. Quando os fundadores da empresa (Daniel Ek e Martin Lorentzon) estavam pensando em um nome para sua marca, uma das sugestões foi acidentalmente confundida com 'Spotify'. Após uma rápida pesquisa no Google, eles descobriram que não havia resultados para essa palavra e que o domínio estava disponível para registro. Imediatamente registraram e o nome fantasia nasceu.

 

O nome de marca ou nome fantasia que eu quero para minha empresa já existe?

No Brasil, os empresários que desejam proteger as suas marcas de cópias, plágios ou falsificações utilizam o serviço de registros da marca no INPI. O Intituto Nacional da Propriedade Industrial realiza os registros das marcas e patentes no Brasil, e antes de voce definir qual será o seu nome fantasia (ou nome da marca da empresa) nós aconselhamos voce a realizar uma pesquisa no banco de dados do INPI e verificar se o nome desejado já foi registrado.

>> A pesquisa pode ser realizada nesse link >>

  • Essa pesquisa é gratuita, apesar de muitos escritórios de gerenciamento de marcas cobrarem por essa pesquisa. O serviço de registro da marca é um serviço pago, que voce pode realizar diretamente no site do INPI ou solicitar para um escritório ou empresa de registro de marcas.

Conheça no site do INPI os detalhes para registro de uma marca ou nome fantasia

 


Os nomes fantasia das empresas de tecnologia acima foram criados pelos seus respectivos titulares das marcas, esse artigo foi publicado apenas como exemplo didático para estudantes de administração de marketing e novos empreendedores da área de tecnologia.

Precisa criar um novo nome fantasia para sua loja de tecnologia, celular e informática? Contate a Agência EVEF pelo WhatsApp exibido no topo desse artigo.

 


Artigo atualizado na Agência EVEF em 09/08/2020 por Everton Ferretti