orçamento de logotipo

Solicite um orçamento para receber:

  • Sugestões de nome fantasia 

  • Desenhos de logotipo (ou logomarca)

Fale conosco pelo WhatsApp abaixo:

(11) 9958-12346

A Agência EVEF tem mais de 25 anos de experiência em publicidade e design gráfico.

Simbologia histórica da estrada real

A estrada real significa a via direta, a via reta. Está em oposição aos caminhos tortuosos.

Essa expressão frequentemente usada no mundo antigo também se aplica à ascensão da alma. Empregado em Números, o termo possui um sentido histórico e simbólico para os seus intérpretes.

Os filhos de Israel enviam um embaixador a Schar, rei de Armor, pedindo permissão para atravessar as suas terras a fim de alcançar a Terra prometida. Prometem não se afastar pelos campos e vinhas; não beberão a água do poço, andarão pela estrada real até que as terras estrangeiras sejam deixadas para trás.

A estrada real é, portanto, considerada uma estrada direta, desprovida de qualquer possibilidade de desvio que provoque um atraso. A estrada real ainda será interpretada como o caminho que leva à capital do reino, o lugar onde reside o rei.

Fílon de Alexandria escreve: Entremos na estrada real, nós que achamos que é preciso abandonar as coisas da terra, nessa estrada real da qual nenhum homem é senhor, somente aquele que é verdadeiramente rei... Aquele que viajar pela estrada real não sentirá fadiga até o seu encontro com o rei.

Assim, ela vai simbolicamente à Jerusalém celeste, designa o Cristo que, de acordo com as suas próprias palavras, declara: eu sou o caminho (João, 14, 6); eu sou rei (João, 19, 21); eu sou o caminho, a verdade e a vida.
Esse termo passará para a Idade Média e o séc. XII através de Orígenes e de Cassiano; será aplicado à vida monástica enquanto vida contemplativa estritamente ordenada para Deus.

Em seu tratado sobre o amor de Deus, Bernardo de Clairvaux faz alusáo à via régia; esta evita os desvios, os circuitos, os atalhos, ou seja, tudo o que pode dissipar a alma e reter a atençáo. Unificado, o monge só se prende a Deus.

 A estrada real no Brasil e o símbolo da riqueza do Rei de Portugal

 No Brasil Colónia a construção dessas estradas foi especialmente intensa e relacionada com a atividade de mineração. O património histórico-cultural que representam é defendido pelo Projeto Estrada Real. O nome "Estrada Real" refere-se a qualquer via terrestre que, à época do Brasil Colônia, era percorrida no processo de povoamento e exploração econômica de seus recursos, em articulação com o mercado internacional.

A estrada Real no século XXI

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.

O Projeto Estrada Real foi formulado em 2001 pelo Instituto Estrada Real, uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) com a finalidade de valorizar o patrimônio histórico-cultural, estimular o turismo, a preservação e revitalização dos entornos das antigas Estradas Reais.

Passaporte Estrada Real

Distribuído gratuitamente nos postos de atendimento ao turista, pousadas ou outros locais, o passaporte Estrada Real é um registro que o viajante pode fazer de cada uma das cidades da Estrada Real visitadas. A cada cidade é recebido um carimbo no passaporte, a cada caminho concluído um certificado é emitido, sendo que ao final dos quatro caminhos é recebido um certificado de conhecedor da Estrada Real.

Caminhos da Estrada Real:

Caminho dos Diamantes

O caminho tinha a intenção de conectar a sede da Capitania, Ouro Preto, à principal cidade de exploração de diamantes, Diamantina.

Caminho Novo

Criado para servir como um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio.

Caminho Velho

Também chamado de Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa e liga Ouro Preto a Paraty.

Caminho do Sabarabuçu

Distrito de Ouro Preto, o lugar é cercado por esplêndidas paisagens de montanha e lendas que permeiam o imaginário popular.

 Mapa turístico da Estrada Real:

 mapa da estrada real brasil minas rio

Link oficial para conhecer o roteiro turístico da Estrada Real

Caminho Velho: ligando Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, a Ouro Preto, nas Minas Gerais, passando por Cunha, São João del-Rei e Tiradentes;

Caminho Novo: ligando o porto e cidade do Rio de Janeiro a Ouro Preto, passando pela região das atuais Petrópolis, Juiz de Fora e Barbacena;

Caminho dos Diamantes: ligando Ouro Preto a Diamantina, também nas Minas Gerais;

Caminho do Sabarabuçu: ligando Catas Altas a Glaura (distrito de Ouro Preto); esse caminho, identificado recentemente, constituir-se-ia numa extensão do Caminho Velho, que assim passava a atingir as vilas de Sabará e Caeté. Esta variante tinha como referência o rio das Velhas e a serra da Piedade, no alto de Caeté.

 

Artigos relacionados

Criar desenho de logotipo para empresas de turismo e viagens

Nome fantasia para empresas de turismo e agências de viagens

Nome fantasia para restaurantes

Criar desenho de logotipo para restaurantes

Nome de marca para pizzarias e cantinas italianas

Modelos de logomarca para empresas de turismo e viagens

 

Fonte: Livro Dicionário dos Símbolos, por Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, editora J.O.


Página atualizada na Agência EVEF em 05/04/2022 por Everton Ferretti