Mudança de logotipos nos produtos de consumo

As empresas eventualmente atualizam os desenhos dos logotipos de seus produtos industrializados. Nessa página você confere os desenhos de algumas empresas nos Estados Unidos, Canadá e Europa que recentemente alteraram os desenhos de seus logotipos.

Johnnie Walker

evolução do simbolo do johnnie walker

 

Inicialmente fabricada por John "Johnnie" Walker em 1820 na sua própria mercearia na cidade de Kilmarnock, Escócia, e depois engarrafada e distribuída por seu filho e neto, Johnnie Walker é a bebida o número um em vendas de Scotch (marca de uísque) em todo mundo. Em 2015 Johnnie Walker introduziu um novo logotipo, lançando em 50 países ao mesmo tempo.

logo novo do uisque johnnie walker

Outro detalhe no novo logotipo é o tipo de letra serifada que substitui a antiga letra cursiva. Passa uma ideia de maior sofisticação da marca:

 

logotipo johnnie walker novo

 

Fitbit

A Fitbit ajuda as pessoas a levar uma vida mais saudável e ativas, fornecendo dados e orientações para alcançar seus objetivos. Fabricando produtos eletrônicos na categoria de saúde e fitness conectado, a Fitbit projeta produtos e experiências que rastreiam todos os dias saúde e fitness. Em 2016 ela apresentou a imagem atualizada de seu logotipo. O antigo logo, que exibia uma discreta seta em seu símbolo foi trocado por um novo logo, onde o símbolo agora está consolidado. Dessa forma, a seta pode ser removida, conforme visto abaixo:

 

logo fitbit

 

 

Assista o vídeo do Youtube que apresenta o relógio Fitbit Blaze

 

Swiffer

logo produto swiffer

Os panos e produtos de limpeza Swiffer foram lançados em 1999 numa grande campanha publicitária nos Estados Unidos, e se tornou um ícone da cultura pop. Foi exibido no programa Saturday Night Live, em grandes filmes de Hollywood, e até na capa da revista Rolling Stone. Seu principal produto é a Swiffer® Sweeper®, o pano com superfície 2-em-1 (varrer e esfregar). Confira nas 2 imagens abaixo a evolução do seu novo logotipo:

 

logo swiffer

 

 

Paty

A carne é um dos ícones da cultura na Argentina, junto do Tango. Mas algo está mudando nos últimos anos, pois o que começou como uma moda passageira, se consolidou em algo mais sério. Churrascarias com mais de 1 século de idade começaram a fechar e foram substituídas por modernos restaurantes que servem pequenas porções. A carne argentina estava perdendo seu lugar privilegiado. Então a Paty, uma marca histórica de hambúrgueres iniciou uma grande campanha. Paty é feito de 100% carne premium argentina. Também é o nome genérico para hambúrgueres na Argentina.

 

logo Paty alimentos

 

Chás Celestial

embalagens de chá celestial

Os chás da marca Celestial são vendidos desde 1969 como misturas de folhas soltas em lojas de ervas naturais e cresceram para uma operação bilionária nos Estados Unidos. Atualmente a Celestial Temperos oferece mais de 70 variedades únicas de chá, incluindo ervas, verde, preto, chás para bem-estar, orgânicos e chá Kombucha. Buscando alcançar os mais jovens (geração do milênio), que são supostamente grandes bebedores de chá, a Temperos Celestial introduziu um novo logotipo e embalagens.
O objetivo para estas novas caixas era simples: torná-lo ainda mais fácil para você encontrar seus sabores favoritos Celestial Temperos sem perder de vista o que fez você amá-los em primeiro lugar. O nome do chá também é muito mais proeminente e mais fácil de ler, e nosso novo logotipo é claro e memorável.

 

 logomarca chas celestial alimentos

 

 

Mr Coffee

Acima falamos dos chás. Abaixo trataremos do café. Introduzida no mercado em 1972, a Mr. Coffee foi a primeira máquina de café expresso doméstica automática, substituindo o coador. A Mr. Caffee agora vem em uma variedade de modelos e depois de 40 anos apresenta a primeira grande mudança da sua logomarca:

 

logotipo mr coffee

 

 

Abaixo a antiga embalagem à esquerda, e a nova embalagem exibida ao seu lado direito:

cafeteira mr coffee

 

Ruffles

A marca Ruffles pertence a empresa americana Frito-Lay, que adquiriu os direitos da Ruffles em 1958. As ondulações no seu formato sulcado são projetadas para criar uma batata frita crocante e resistente, menos propensos à ruptura no saco, e também por isso levam o nome a "batata da onda". Em 2015 apresentou seu novo desenho do logotipo:

 

logotipo ruffles

 

 

Dr. Bronner

Fundada em 1948, Dr. Bronner é um fabricante de cosméticos e sabonetes orgânicos certificados, além de produtos para cuidados pessoais. Seus produtos e sua marca têm um status cult e muito disso tem a ver com a história de origem não convencional da empresa e das embalagens cheias de texto. Em 2015 o logotipo passou por uma atualização:

 

logo cosmeticos all one

 

O fundador da empresa (ainda na década de 1940), percebeu que era difícil manter a atenção das pessoas para apresentar todos os detalhes do produto, por isso ele incluiu tudo no rótulo. O resultado é um design de embalagem (packaging) que dura até hoje, com muito texto explicativo nos rótulos dos produtos:

embalagem cosmeticos 

 

BON Cosméticos

A marca BON (iniciais de Best of Nature) é uma empresa da Áustria que produz cosméticos, óleos vegetais, misturas de especiarias e essências de ervas, segundo antigas receitas tradicionais, em sua forma mais pura. Em 2014 a BON lançou uma nova identidade visual que incluiu a reformulação do logotipo, das embalagens e dos rótulos dos seus produtos:

 

logo cosméticos BON

 

Além de reformular o logotipo e os rótulos, também aplicou os novos desenhos em sua papelaria corporativa:

papelaria corporativa

 

Simris

A Simris Alg é uma empresa de tecnologia de ponta no agronegócio (ou alganegócio) - mais especificamente no cultivo e colheita de algas na Suécia. Uma das inovações da Simris é a capacidade de extrair o Omega-3 (os ácidos saudáveis) a partir de algas, geralmente encontrado no óleo de peixe. Recentemente a Simris lançou sua linha de produtos de consumo que incluem uma variedade de Omega-3 comprimidos em suplementos e outros "super alimentos".

 

logo agronegocio simris

 

Também foram lançados novas embalagens. O logotipo anterior não era ruim; alguém teve um bom conceito na sua criação, mas estava faltando algo. Além do logotipo, vários elementos de padrões de fundo foram criados e agora enfeitam as embalagens. Esses elementos secundários são divertidos e têm algumas aplicações atraentes com certeza:

embalagem agronegocio simris

 

Rivella

Desde 1952, o Rivella é um dos refrigerantes mais populares na Suíça. Para os bebedores de refrigerantes brasileiros, uma surpresa: o Rivella é um refrigerante feito de soro de leite, o que é claramente uma diferença cultural, já que os suíços amam seu Rivella. Em 2016 o Rivella introduziu um novo logotipo e embalagem:

 

logo rivella

 

Emerald

Lançada em 2004 pela Diamond Foods, a marca de castanhas e salgadinhos Emerald Nuts é uma linha de lanches que inclui amêndoas, castanha de caju, nozes, e outros salgadinhos em uma variedade de apresentações e aromas. A marca Emerald Nuts atingiu um período de crescimento acelerado em 2007 nos Estados Unidos, em parte graças ao seu anúncio no Superbowl e agora é vendido em todo o país em grandes varejistas como a Target e Walmart. Com a recente introdução da embalagem saco selado, a Emerald Nuts adotou um novo logotipo e identidade visual:

 

logo emerald

 

O novo visual traz uma bela evolução, pois faz as castanhas Emerald Nuts se parecerem mais como um lanche energético - coisa que são de fato, e é um design muito mais distintivo e original do que outras embalagens tradicionais dessa linha de produtos.

 

embalagem salgadinhos

 

Green Mountain Coffee

A Green Mountain Coffee é uma marca de café nos Estados Unidos com fortes raízes no estado de Vermont. Essa marca tem uma história rica com a ideologia do comércio justo e da responsabilidade social. A nova marca, inspirado por sua cidade natal, homenageia o legado, mas com um olhar mais contemporâneo. O novo símbolo incorpora as raízes da empresa que caracterizam a geografia regional e o núcleo de seus negócios - o grão de café:

 

logotipo café

 

O novo logotipo é definitivamente uma melhoria no conceito. As montanhas no interior do grão de café para fazer um visual de terra e a textura em degradê adicionam um toque agradável. A tipografia da letra não é a mesma que a antiga usada, e a nova embalagem é muito bonita. O logotipo tem uma grande colocação e essa atualização começa a exibir uma marca mais nacional com o melhor da sua região:

 

 embalagem de café

 

Página atualizada na Agência EVEF por Everton Ferretti em 09/05/2016