Atualizando logotipos de corporações e consultorias

Empresas, corporações, consultorias e administradores de marcas eventualmente atualizam os desenhos de seus logotipos. Nessa página você confere os desenhos de algumas empresas nos Estados Unidos, Canadá e Europa que recentemente alteraram os desenhos de seus logotipos.

Harman

A HARMAN fornece produtos e soluções para fabricantes de automóveis, consumidores finais e empresas em todo o mundo, incluindo os sistemas de carros conectados, sistemas de áudio e vídeo e automação empresarial. Mais de 25 milhões de automóveis atualmente estão equipados com sistemas conectados HARMAN. Em 2015 a Harman apresentou seu novo logotipo, que representa a missão da empresa em permitir estilos de vida conectados, seja em casa, na empresa ou no automóvel.

 

novo logotipo harman

 

 

TIAA-CREF

A TIAA fornece serviços financeiros nos Estados Unidos, e possui um currículo premiado para um desempenho consistente de investimentos. A TIAA é líder de mercado em serviços financeiros nas áreas acadêmica, de pesquisa, medicina, cultural e governamental. Oferece uma ampla gama de soluções financeiras, incluindo investimentos, serviços bancários, consultoria e serviços de previdência privada.

Em 2015, lançou um site completamente redesenhado (TIAA.org) e seu novo logotipo. O nome abreviado é o clímax de uma jornada de vários anos que coloca simplicidade, clareza e engajamento no centro da experiência do cliente. Uma campanha de marketing nos EUA destacou as formas pelas quais TIAA continua a inovar e oferecer serviços financeiros incomparáveis ​​e personalizados aos seus clientes em todas as fases da vida.

O seu novo logotipo suaviza a marca e torna mais amiga do consumidor. O tipo de letra anterior era sólido e foi suavizado, colocando o nome abrevidao ao lado do símbolo, que também foi suavizado.

 

 novo logotipo atualizado tiaa

 

Enel

Fundada em 1962, a Enel é uma produtora e distribuidora global de electricidade e gás com sede em Roma, Itália. A Enel opera em mais de 30 países com diferentes capacidades de geração e venda para os usuários finais de energia e é líder na produção de energia renovável. Em 2015 a Enel apresentou uma nova identidade visual.

No coração da nova logomarca está o cursor, um símbolo visual icônico que significa a abertura para a energia, que está sempre em movimento, sempre energético, ecoando a essência por trás do poder de uma lâmpada - o filamento.

logomarca enel energia

 

ThyssenKrupp 

Fundada em 1999, após a fusão da Thyssen Krupp AG (com raízes no século 19), a ThyssenKrupp é um grupo industrial multinacional diversificado que trabalha principalmente com aço. Com 155.000 funcionários que trabalham em 77 países, a ThyssenKrupp está organizado em seis áreas de atuação: tecnologia de componentes, tecnologia para elevadores, soluções industriais, novos materiais, Steel (aço) Europe e Steel (aço) Americas. No ano passado, a empresa apresentou sua nova identidade visual.

O novo selo reúne os anéis Krupp e o arco Thyssen. A cor é azul, e o desenho ficou mais moderno e dinâmico:

novo logotipo Thyssen Krupp

Abaixo a aplicação do novo logotipo em aço, essa imagem será muito comum em elevadores instalados a partir de agora pela Thyssen Krupp:

logotipo thyssen krupp em aço metal

 

 

Pearson

Fundada em 1844 na Inglaterra, a Pearson evoluiu para uma empresa dedicada à educação, depois de décadas de compra e venda de vários tipos de empresas, incluindo jornais, canais de televisão e editoras. Agora, a Pearson posicionou-se como uma das maiores empresas de educação do mundo. Com 40.000 empregados em mais de 70 países, a Pearson se envolve em uma variedade de atividades que ajudam as pessoas através dos sistemas de educação, incluindo novos produtos educacionais digitais nos Estados Unidos e o desenvolvimento de sistemas de avaliações no Reino Unido e na China.

Seu novo logotipo ficou muito simpático e está no caminho certo para exibir um compromisso com a qualidade na educação. A letra inicial "P" é apresentada como um ponto de interrogação misturado à exclamação, colocando a empresa como apta para responder as perguntas de milhões de usuários dos seus sistemas educacionais em todo mundo:

 

logotipo pearson atualizado

 

A empresa já disponibilizou em seu site o Manual de Identidade da Marca Pearson, no formato PDF, onde está a explicação do seu novo símbolo e orientações para publicação do logotipo: 
https://www.pearson.com/content/dam/corporate/global/pearson-dot-com/files/logos/Pearson_Guidelines_Logo.pdf

 

logo e símbolo Pearson

 

 

Qudrat

Anteriormente chamada Kawader, a Qudrat é uma empresa de RH e administração de carreiras profissionais da Arábia Saudita, proporcionando às empresas com uma força de trabalho escalonável adaptado às suas necessidades e negócios. 

Em 2015 a Qudrat apresentou o seu novo logotipo, que combina um ícone abstrato - que significa colaboração e força através da unidade. O resultado é um logotipo simples e forte:

 

 logomarca empresa de RH

 

 Abaixo um exemplo da aplicação da nova logomarca em veículo da empresa, através de adesivos:

adesivo veicular com a logomarca qudrat

 

 Zebra

A Zebra Technologies Corporation fornece sistemas de informação às empresas, para entregar uma visibilidade sem precedentes em seus negócios. Foi fundada em 1969 em Chicago - EUA, e o seu extenso portfólio de soluções fornece visibilidade em tempo real em tudo, desde o planejamento, a produção até o cliente, fornecendo dados operacionais muito precisas. Em outubro de 2014 a Zebra adquiriu o negócio de Enterprise da Motorola Solutions, iniciou os estudos para a modernização do desenho de sua logomarca.

O logotipo antigo era uma representação bastante simplista e literal de uma zebra, e a tipografia muito comum - mas o novo símbolo da zebra é realmente bom e dinâmico, além de parecer significar o negócio corporativo:

logomarca zebra corporation

 

Merck

Como mudar o logotipo de uma grande empresa, com mais de 300 anos de história? Esse era o desafio da Merck, uma empresa de origem alemã mundialmente conhecida pelos seus produtos farmacêuticos. Observe um comparativo entre o antigo logotipo e o novo:

logotipo novo da merck farmaceutica

Mas a Merck vai muito além da área farmacêutica - ela é uma empresa de ciência e tecnologia especializada na área da saúde, ciências da vida, materiais de alta performance, biotecnologia e cosméticos. Mais de 40.000 funcionários trabalham para desenvolver de tudo, desde medicamentos prescritos para doenças graves a produtos químicos e materiais para uso em eletrônicos de última geração.

Por isso a ideia de criar uma nova logomarca, sem utilizar o símbolo que lembrava um resultado de teste de DNA. O foco agora é o nome da empresa, e seu símbolo é tão somente o tipo de letra, que passou a ser o padrão na comunicação da empresa. Veja que as letras não foram criadas ao acaso, sua fonte de texto é geométrica e tem inspiração na biologia:

logomarca com os contornos da fonte de texto da Merck

 

Abaixo os modelos da inicial M que ocupa um espaço maior na nova apresentação da marca, onde visualizamos os padrões biológicos aplicados sobre o "M":

logotipo Merck com padrões biológicos

 

Observe o padrão da fonte de texto sendo usada em todo o material de comunicação, no caso abaixo é a revista Merck publicada após a escolha do novo logotipo:

nova logomarca da merck em capa de revista

 

E para finalizar os estudos sobre a nova logomarca da Merck, observe abaixo sua apresentação sólida na frente da sede da empresa:

logomarca merck 3D

 

RealD

A empresa RealD é uma das líderes globais em tecnologias visuais 3D fornecidas para empresas de cinema. Em 2015 a RealD atualizou o desenho do seu logotipo, onde se percebe a remoção dos Swooshes (curvas) que abraçavam a letra D:

novo logotipo realD

 

Cedar Fair

A Cedar Fair é uma empresa que possui e opera onze parques de diversões, três parques aquáticos e outras empresas de diversão nos Estados Unidos. Seu principal parque, Cedar Point, tem sido frequentemente votado como um dos melhores parques de diversões do mundo em uma pesquisa anual. Em 2015 a Cedar apresentou o seu novo logotipo, que traz um melhor conceito visual. O símbolo da montanha-russa é uma abordagem interessante e a fonte de texto de fácil leitura:

 

logomarca cedar fair

 

 

Página atualizada na Agência EVEF por Everton Ferretti em 26/04/2016