Logotipos idênticos? Como isso pode acontecer?

Quando analisamos o tamanho dos departamentos de marketing das grandes empresas, imaginamos que suas equipes não terão problemas para criar novos logotipos e novas identidades visuais de suas respectivas marcas. Mas ainda hoje nós temos visto vários casos em que 2 empresas acabam divulgando suas logomarcas e estas se parecem muito uma com a outra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo mais conhecido:

 

 logotipo cnn sega com fontes de texto semelhantes 

 

Em alguns casos, o logotipo apenas copiou a fonte de texto de outra marca (como o caso dos desenhos dos logos da SEGA e da CNN), e em outros casos duas empresas parcem usar as mesmas cores e símbolos (como o Walmart e a financeira Crefisa).

logomarca crefisa walmart parecida 

 

Fato é que até mesmo quando as cores são compartilhadas, duas empresas podem ser confundidas como empresas de um mesmo grupo empresarial, como é o caso da Auto Trader e da Pepsi, que investiu 1 milhão de dólares para redesenhar seu logotipo.

 

 logomarca auto trader pepsi semelhante

Eles podem não ter a mesma forma, mas ambos utilizam o mesmo esquema de cores, além dos desenhos terem uma linha divisória atravessando todo o centro de seus símbolos à esquerda. Se as cores fossem outras seria fácil chamar isso de apenas uma coincidência engraçada, mas nesses dois desenhos há muitas semelhanças para nós ignorarmos. Recentemente a Pepsi deixou de usar esse desenho de logotipo, mas suas semelhanças ficaram registradas.

Como o mercado é muito grande, é possível um logotipo de uma empresa se parecer com o logo de outra empresa mas em outra área de atuação, exemplo do Walmart e Crefisa. Mas e quando ocorre de duas empresas concorrentes no mesmo tipo de mercado estarem intimamente relacionadas a nível visual? 

Uma velha confusão entre marcas da moda

 

logotipo gucci chanel semelhança

 

A Chanel tem existido como uma empresa de design desde 1909, e seu logotipo mudou pouco desde então. Já a Gucci é um pouco mais nova, tendo sido fundada em 1921, embora seu logotipo tenha sido mais freqüentemente visto como simplesmente "GUCCI", ocultando seu símbolo original.

Quem é o responsável pela semelhança acidental desses dois logotipos? Poucos se atreveriam a questionar as decisões de design dessas duas marcas de design e modas reconhecidas em todo mundo, mas alguns artigos sobre design gráfico publicados na Europa indicam que a GUCCI usou um desenho parecido de forma não intencional.

 

Uma marca de tecnologia e outra da vestuário esportivo

 

logomarca sun columbia simbolo compartilhado

 

É estranho como esses dois logotipos aparentam uma semelhança visual. Nesse caso, eles compartilham o mesmo padrão no símbolo (em forma de diamante), assim como a dinâmica entre o nome da marca e o slogan abaixo dela. Essas empresas estão em mercados completamente diferentes, então desconfiamos que suas semelhanças são acidentais, fruto de apenas uma coincidência.

Uma confusão de mais de século.

A fabricante de veículos Ford e a fabricante de ar condicionado Carrier possuem logotipos que compartilham muitas características, ambos têm o texto em itálico, na cor branca, estão rodeados por um contorno branco e possuem o mesmo oval azul como um fundo. É realmente surpreendente como esses conceitos podem ter muito em comum, embora o logotipo da Ford seja claramente o clássico mais reconhecido dos dois. E para complicar, ambas as empresas possuem mais de um século de operações, e mesmo assim nenhuma delas resolveu realizar uma ampla alteração no desenho de seu logo, o que nos dificulta descobrir se alguém copiou alguém, e quem foi o pioneiro nos desenhos.

 logomarca carrier ford igual

 

Vermelho bem vivo

A Diesel é uma marca de jeans e sportswear, enquanto a Velux é uma empresa da construção civil. Ambas utilizam um logotipo com o nome da empresa exibido num texto maiúsculo, na cor branca e sobre um fundo vermelho. A fonte da Diesel é mais simples, pois é apresentada acima do seu slogan, e dessa forma aumenta a velocidade de assimilação do texto. Já a Velux usa uma fonte serifada com o intuito de lembrar as coberturas e batentes de janelas e portas, que são uma de suas linhas de produto de sucesso no mercado.

 

logomarca diesel velux vermelho

Esses logotipos são semelhantes, mas o fato de que eles são desenhados para mercados completamente diferentes não caracteriza algum tipo de plágio na logomarca.

Tinha uma Montanha no caminho...

A Marmot é uma marca de roupas esportivas, e a ideia de sua logomarca é exibir uma montanha, para os praticantes de caminhada, trilhas, trecking e montanhismo. Paradoxalmente, outra empresa interessada em montanhas também tem o nome começando com M, nesse caso a Motorola. A maioria das estações de repetição dos sinais de telefonia celular são instalados em locais altos, incluindo os topos de montanhas, daí a origem do logo da Motorola também exibir um M em formato de montanha. Pronto, além da semelhançla dos símbolos, descobrimos a origem da semelhança dos conceitos nesses dois logotipos.

logotipo marmot motorola parecido

 

 

Acusações de plágio são um legado da olimpíada de 2016

O desenho do logotipo dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro em 2016 foi assunto em várias ocasiões. Sempre existe a possibilidade de um novo logotipo se parecer com algum desenho que já existe, mesmo que em outro país ou outra área de atuação e mercado. Isso é bem provável de acontecer, pois temos milhões de empresas operando em cidades de todos os tamanhos, e uma marca olímpica é divulgada em todo mundo. Logo algum empresário acabaria vendo o logotipo olímpico e identificaria uma semelhança, por isso confira alguns logos que poderiam se parecer com o logo do Rio 2016 e foram objetos de discussão:

 

logo rio telluride connecticut

 

De fato, algumas características do logotipo da Rio 2016 podem ser identificadas nos desenhos acima. Coincidências acontecem, e uma rápida busca no Google acaba trazendo outros resultados curiosos. Mas o que encontramos abaixo foi plágio puro, e nesse caso o logotipo dos jogos olímpicos foi plagiado sem cerimônia.

A prefeitura da cidade mexicana de Huatabampo copiou grande parte do desenho do logo Rio 2016 e foi alvo de muitas críticas. Rapidamente a administração municipal tratou de alterar alguns detalhes para fugir das críticas e da acusação de plágio, mas a alteração do logotipo não foi convincente, veja como ele ficou:

 

 

logotipo prefeitura alterado apos acusação plágio

 

Outro caso curioso de plágio que encontramos enquanto pesquisávamos os desenhos acima foi do carnaval de Salvador, na Bahia. Parece que a Fundação Telluride andou fazendo muitos fãs aqui no Brasil, e em 2004 teve o símbolo do seu logotipo entampado dentro de outro logotipo, veja quanta criatividade (ou falta dela):

 

 

logotipo plagiado simbolo igual copia

 

Analisar e conhecer os detalhes dos logotipos de outras marcas pode ajudar o desenhista a despertar a criatividade, mas copiar integralmente o desenho ou o símbolo de outra marca é plágio, e a marca plagiada tem o direito de solicitar a remoção do plágio caso seu desenho tenha sido adequadamente registrado no INPI.

 


Parece plágio, mas não é!

logotipo kibon

 

O desenho do símbolo visto no logotipo dos sorvetes Kibon pode ser visto em diversos outros logotipos em outros países. Será que a Kibon teve o seu logotipo plagiado? Veja alguns exemplos abaixo:

 

logotipos copiados da kibon

 

A Kibon é uma marca que pertence à multinacional Unilever, e é responsável pelo portfólio de sorvetes da empresa. É a fabricante de 8 dos 15 sorvetes mais populares do mundo incluindo Cornetto, Fruttare, Magnum e Tablito. A Unilever é dona de diversas outras marcas de sorvetes em vários países, e para facilitar a comunicação com o seu público, manteve os nomes das empresas locais, mas usou unicamente o símbolo do coração envolvente. Portando, a exibição desse símbolo em diversos logotipos não é plágio, pois ele é de propriedade da dona da marca.

A Unilever exibe esse símbolo em diversos países com diferentes marcas:

  • Algida - Grécia, Itália, Roménia, Polónia, Rússia, Eslováquia, Turquia e Hungria
  • Bresler - Chile
  • Cargills - Sri Lanka
  • Eskimo - Eslovênia, Croácia, Áustria e República Checa
  • Frigo - Espanha
  • Frisko - Dinamarca
  • GB Glace - Finlândia e Suécia
  • Strauss - Israel
  • HB Ice cream - Irlanda
  • Holanda - México
  • Kibon - Brasil e Argentina
  • Kwality Wall's - Índia
  • La Fuente - Colômbia
  • Langnese - Alemanha
  • Lusso - Suíça
  • Miko - França
  • Olá - Portugal, Países Baixos, África do Sul, Bélgica e Luxemburgo
  • Selecta - Filipinas
  • Streets - Austrália, Nova Zelândia
  • Tio Rico - Venezuela
  • Wall’s - Reino Unido, China e Paquistão
  • Good Humor - Estados Unidos e Canadá

Quando juntamos um símbolo de sucesso global com um nome de sucesso regional, temos como resultado um ótimo exemplo de branding. Além de consolidar suas posições de mercado em seus respectivos países, existe a vantagem da comunicação visual realizada com sinergia entre as marcas. Isso é melhor percebido nos países europeus, pois durante o verão (numa viagem de automóvel de poucas horas), voce pode atravessar 2 ou 3 países e encontrar os mesmos produtos com diferentes nomes, mas reconhecendo a marca que identifica o sorvete no expositor refrigerado no ponto de venda, seja uma padaria, supermercado ou posto de combustíveis.

Outros exemplos de sinergia no branding

Utilizar um símbolo igual para vários logotipos de diferentes empresas pertencentes a um mesmo conglomerado corporativo é eficiente, e podemos identificar vários casos desse tipo de branding. Iniciamos por um dos maiores conglomerados de empresas do mundo, a General Electric. Conhecida como G.E., ela fabrica desde lâmpadas até locomotivas, geladeiras, equipamentos para saúde e turbinas de avião. É um amplo portifolio de produtos, e todos reconhecidos pela mesma marca - GE:

 

logomarcas das empresas subsidiarias da general electric

 

 Abaixo vemos o exemplo da sinergia na comunicação visual das marcas do grupo United Technologies, um dos maiores grupos empresariais dos Estados Unidos:

 

logomarcas empresas grupo utc

 

 

Segurança na criação do desenho de um novo logotipo

Antes de iniciar a criação dos desenhos do seu logotipo, certifique-se de estar trabalhando com desenhistas que criam novos desenhos a partir de um estudo "freehand", com esboços rabiscados a lápis e novas idéias e conceitos a partir da solicitação do cliente, usando o método de brainstorm. Assim trabalha a a Agência EVEF, e se você precisar criar um novo desenho de logotipo, clique aqui e conheça os detalhes desse nosso serviço.

criar logotipo e logomarca 


Artigo publicado em 27/11/2017 na Agência EVEF por Everton Ferretti