Atualização e mudanças em logomarcas de clínicas e hospitais
Médicos, clínicas, hospitais e consultórios eventualmente atualizam os desenhos de seus logotipos. Nessa página você confere os desenhos de algumas clínicas, hospitais, centros de pesquisa e tratamento e outras empresas da área da saúde nos Estados Unidos e Europa que recentemente alteraram os desenhos de seus logotipos.
Hospital Mount Sinai
Fundado em 1852, o Hospital Mount Sinai é um dos hospitais mais conhecidos nos Estados Unidos, realizando mais de 500 mil atendimentos ambulatoriais por ano. Juntamente com a Escola de Medicina ICAHN (fundada em 1968 e uma das principais no país), eles formam o Mount Sinai Medical Center. Em 2013 o hospital apresentou seu novo logotipo.
O novo desenho do logotipo apresenta um novo símbolo, onde as linhas de interseção representam a conexão entre médicos, cientistas, profissionais de saúde, pacientes e estudantes e os membros da comunidade Mount Sinai. Linhas que se cruzam em cores vibrantes de ciano (azul claro) e magenta para criar a cor violeta.
Abaixo a aplicação do novo logotipo em diversas mídias, como a papelaria corporativa, adesivo em veículo e sinalização interna do ambiente do hospital:
Kinderspital Zürich
O Hospital Infantil de Zurich (Kinderspital Zürich) é uma instituição privada sem fins lucrativos a serviço de todas as crianças e jovens, independentemente de sexo, religião e origem social. Todos os funcionários do hospital estão comprometidos com a dignidade de cada ser humano. Ele tem cerca de 2.000 funcionários e mais de 120 anos de história. Recentemente trocou o desenho do logotipo, que agora incorpora o termo "universidade" para a marca nominativa e exibe a organização de financiamento da fundação.
MedExpress
A MedExpress opera 119 clínicas em nove estados dos EUA desde 2001. A rede de cuidados médicos adicionou 40 novas clínicas desde o Verão de 2012, e seus centros tratam principalmente resfriados e ferimentos leves, e nos fins de semana continuam abertos 24 horas, ao contrário da maioria das outra clínicas com o foco na medicina de primeiros socorros e atenção primária.
Em 2013 a rede de clínicas trocou o logotipo, que parecia velho e pesado. Alguns designers apontam que o novo desenho poderia ser um pouco melhor, com o espaço negativo entre as iniciais M e E exibindo uma cruz de forma mais clara e mais nítida:
Fred Hutchinson Cancer Research
O Cancer Research Center Fred Hutchinson é um instituto de renome mundial dedicado a prevenir, diagnosticar e tratar o câncer e outras doenças desde 1975. O seu corpo docente e equipe de 2700 médicos possui três pesquisadores que ganharam o Prêmio Nobel de Medicina e o Centro de Pesquisas é creditado por ser pioneiro no transplante de medula óssea para tratamento de leucemia. Em setembro de 2013 a organização encurtou seu nome para Fred Hutch e introduziu um nova identidade visual
Além de reduzir o nome, buscou-se criar uma identidade visual atualizada que seria melhor captar a energia, paixão e unidade progressiva da marca. A nova marca foi desenhada para evocar o espírito da ciência, da pesquisa e da descobertade de novas curas.
MedeAnalytics
A MedeAnalytics fornece análises e dados baseados em evidências para resolver um problema real que assola saúde, que é descobrir como usar a imensa quantidade de dados de pacientes coletadas em diferentes clínicas e hospitais e promover mais saúde para a população. Opera principalmente nos EUA e Reino Unido. Sua plataforma de análise proporciona inteligência que ajuda as organizações de saúde detectar suas maiores áreas de risco e identificar oportunidades. Seu logotipo foi alterado em 2010 e abaixo voce confere sua nova identidade visual:
Quest Diagnostics
Desde 1967 a Quest Diagnostics capacita as pessoas a tomarem medidas para melhorar os resultados na saúde. Ela opera com o maior banco de dados do mundo de resultados laboratoriais clínicos, que analisam e revelam novos caminhos para identificar e tratar a doença, inspirar comportamentos saudáveis e melhorar a gestão de cuidados de saúde.
Em 2012 foi desenvolvido o desenho de uma nova identidade visual da logomarca para transmitir a idéia de ser simples, limpo e preciso. Ela transmite uma sensação de confiança e foco, enquanto a geração de energia e movimento. O novo desenho mantém a cor verde:
Aleris
Originalmente chamado ISS Health Care AB e renomeado em 2005, Aleris é uma empresa de saúde com operações na Suécia, Noruega e Dinamarca, com 8.500 funcionários trabalhando em 350 locais que oferecem "cuidados especializados, cuidados primários e cuidados de diagnóstico, cuidados de idosos e apoio domiciliar, apoio e alojamento para os cuidados mentais". Em 2013 a Aleris introduziu uma nova identidade visual do logotipo projetada por baseada em Estocolmo.
O designer gráfico recebeu a missão de criar uma identidade visual coerente com uma expressão visual que difere dos concorrentes. O ponto de partida foi visualizar a natureza, a saúde e o bem-estar. A inspiração para o novo símbolo veio de anéis de crescimento de uma árvore que simbolizam como Aleris oferece atendimento durante todas as fases da vida. O estilo do símbolo é refletido em todos os elementos gráficos da nova identidade, como os pictogramas e símbolos que foram criados exclusivamente para Aleris.
National Kidney Foundation
A National Kidney Foundation é a organização líder em os EUA dedicado à conscientização, prevenção e tratamento da doença renal para centenas de milhares de profissionais de saúde, milhões de pacientes e suas famílias e dezenas de milhões de norte-americanos com risco.
A organização foi fundada em 1961 e em 2013 trocou o desenho do seu logotipo, evoluindo para um desenho mais limpo, com o símbolo exibindo uma forma mais fácil de assimilar. No lugar de rins, o desenho pode ser interpretado como uma pia de batismo, uma idéia de renascimento e superação da doença renal. Outro detalhe ficou com o texto, com a palavra rin (kidney) na cor do símbolo.
Novant Health
Fundada em 1997 com a fusão de três instituições, a Novant Health é uma rede de clínicas médicas, centros ambulatóriais e hospitais que atende nos estados de Carolina do Norte, Virgínia, Carolina do Sul e Geórgia. Sua rede possui mais de 1.200 médicos em mais de 450 pontos de atendimento e é um dos maiores planos de saúde nos Estados Unidos. Em março de 2013 a Novant Saúde exibiu a evolução da sua identidade visual, apresentando o novo desenho do seu logotipo.
Como parte do lançamento do novo logotipo, a Novant exibirá uma identidade visual para sinalizar a continuidade e acessibilidade aos pacientes atuais, orientando sobre a mudança do logotipo e tranquilizando sua base de cobertura em todos pontos de atendimento. A identidade visual inclui um símbolo ousado, que é a inicial "N" refletindo a força da Novant, esse símbolo incorpora o conceito de dois pontos, que nunca está sozinho. Ele é sempre seguido por uma mensagem de um pensamento, uma explicação, uma declaração ou o início de um diálogo. A identidade visual se utiliza da cor da beringela e do carvão vegetal, e se completa num "H" no espaço negativo. Abaixo a imagem usada numa seção do site da Novant Health:
Allina Health
Allina Health é um sistema de saúde dedicado à prevenção e tratamento das doenças e melhorar saúde dos indivíduos, famílias e comunidades em todo Minnesota e Wisconsin nos Estados Unidos. Possui uma rede com mais de 100 clínicas, 11 hospitais, farmácias, serviços médicos de especialidades, equipamentos médicos e de emergência e transporte médico.
Em março de 2012 a Alina Saúde trocou o desenho do seu logotipo, exibindo agora um símbolo abstrato com mais destaque do que o antigo símbolo (uma letra "A" estilizada). Outra alteração foi o tipo de letra e a diminuição de texto no logo, que agora pode ser assimilado em menos tempo.
Piedmont Hospital
O Piedmont Hospital é um dos mais importantes em Atlanta (nos Estados Unidos), com mais de 3.000 funcionários e mais de 1.000 médicos em cinco instalações. Trata-se de um hospital centenário (fundado em 1905) e no ano de 2012 passou por uma reformulação da sua identidade visual.
Foi desenvolvido um novo logotipo, slogan, e uma campanha de publicidade foi lançada para apresentar o novo desenho.
Cancer Research UK
Fundado em 1902, esse centro de pesquisas contra o câncer "Cancer Research UK" é uma instituição de caridade, pesquisa e conscientização sobre no câncer no Reino Unido. A nova identidade visual foi desenhada em 2012 e trocou o antigo símbolo (uma seta) para um novo símbolo, a letra C, que exibe o papel e a meta do centro de pesquisas: grupos de peças menores que compõem o símbolo maior, todos se unindo para desintegrar o câncer, e possibilitar um mundo onde o câncer não é mais temido.
Artigos relacionados aos símbolos de clínicas e consultórios:
Ossos usados como símbolos ao longo de diferentes épocas
Simbologia cósmica e histórica da orelha
A importância do olho como símbolo histórico
Medicina: simbolismo histórico
A simbologia histórica do coração
Exemplos de ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina que viraram nome fantasia de hospitais e clínicas