História da fonte de texto Gill Sans

A fonte tipográfica Gill Sans foi projetada entre 1927 e 1928 pelo artista britânico, escultor e entalhador de letras Eric Gill (1882-1940). Baseou-se na letra que ele pintou em 1926 para a fachada da livraria de Douglas Cleverdon em Bristol. Quando Stanley Morison viu as letras MAIÚSCULAS sem serifa desenhadas à mão, convidou Gill a desenvolvê-las em uma família tipográfica para competir com as sans serifs geométricas da Alemanha, como a Erbar, Futura e Kabel, que desfrutavam de enorme sucesso comercial em toda a Europa no final dos anos 1920. O faro de Morison resultou no lançamento do Gill Sans pela Monotype Corporation em 1928.

O design de Gill é fortemente influenciado pela caligrafia de Edward Johnston para o metrô de Londres, na qual Gill trabalhou enquanto era aprendiz de Johnston. Com a opinião de que algumas letras de Johnston eram "não totalmente satisfatórias", ele se propôs a alcançar um alfabeto arquetípico que, ele disse, seria "à prova de tolos". Integrando os princípios caligráficos de Johnston com métodos de construção geométrica e proporções clássicas, o Gill Sans é ao mesmo tempo um design moderno e tradicional. Enquanto suas formas básicas são construídas a partir de linhas e arcos simples, suas formas de letras são modeladas nas curvas e proporções da letra romana para as maiúsculas e nos tipos venezianos do início do Renascimento para as minúsculas. Isso confere ao Gill Sans uma calor e humanidade raramente vistas em tipos sem serifa e contribui muito para sua legibilidade em textos longos.

Além disso, cada membro da família imprime sua própria personalidade individual. Ao contrário dos pesos interpolados da maioria dos tipos contemporâneos, os de Gill não foram gerados algoritmicamente a partir de um único design mestre, mas desenhados com cuidado para apresentar características específicas. Com uma considerável contribuição dos técnicos do Departamento de Desenho da Monotype, a fonte Gill Sans foi publicada em quatro pesos, itálicos, uma face condensada e várias versões de display, incluindo Gill Cameo e Gill Shadow. Rapidamente tornou-se a fonte sem serifa mais vendida na Grã-Bretanha.

A contribuição mais duradoura de Eric Gill para a história do design, Gill Sans, como o próprio homem, não foi sem detratores. Ele foi notadamente criticado por alguns por ter um peso regular que pode parecer muito escuro e um peso leve que pode parecer esguio. No entanto, ele permanece digno e autoritário quando usado em maiúsculas e é excepcionalmente amigável na maioria dos ambientes de texto. Gill Sans foi usada em todo o mundo para todas as aplicações imagináveis, comunicando-se com uma voz inglesa simples, clara e única.

Esta história começa com o designer da Gill Sans, Eric Gill. Embora tenha tido uma vida pessoal controversa, foi um importante designer de tipos, gravador, entalhador, escultor e ilustrador britânico, que desempenha um papel significativo no mundo da tipografia. Ele projetou as fontes Perpetua e Joanna, ambas nomeadas em homenagem a suas filhas e, mais importante, a sempre tão famosa Gill Sans, que alguns poderiam chamar de Helvética da Inglaterra. Mas primeiro, vamos começar do início.

O designer

Eric Gill nasceu no ano de 1882 em Brighton, Inglaterra. Frequentou a Chichester School of Art e, mais tarde, a Central School of Arts and Crafts de Londres. Na Escola Central de Artes e Ofícios, ele foi aprendiz de Edward Johnston, um calígrafo britânico, em 1901. Ao projetar seu próprio tipo, Gill se inspirou na fonte sem serifa que Johnston projetou para as ferrovias subterrâneas do metrô de Londres.

Eric disse: “A primeira tentativa notável de definir a norma para letras simples foi feita pelo Sr. Edward Johnston quando ele projetou a carta sem serifa para as ferrovias subterrâneas de Londres. Algumas destas letras não são inteiramente satisfatórias, especialmente quando se lembra que, para tal propósito, um alfabeto deveria ser o mais próximo possível da “infalibilidade”... como diriam os filósofos – nada deveria ser deixado à imaginação do escritor de letreiros ou fabricante de placas esmaltadas.” Seu objetivo era criar uma fonte perfeita e legível.

Em 1926, Gill experimentou sua nova ideia de fonte pintando à mão letras para uma livraria em Bristol. Stanley Morison, consultor da Monotype, percebeu as conquistas de Gill e o contratou para criar uma fonte sem serifa para competir com a amplamente popular fonte Futura. Então, em 1928, a fonte Gill Sans encomendada foi lançada comercialmente pela Monotype. Em 1930, Gill escreveu e elaborou um livro chamado “An Essay on Typography”, no qual expressou suas opiniões e filosofias sobre design de tipos e incluiu suas previsões para o futuro do design. Eric Gill foi uma das primeiras pessoas a receber o prêmio Royal Designer for Industry em 1938. Eric Gill morreu em 1940, devido a câncer de pulmão.

 

 fonte de texto gill sans historia das fontes 

 

Fonte desse artigo:

Trecho do livro The Visual History of Type, escrito por Paul McNeil - Editora Laurence King Publishing - Londres - Reino Unido

Tradução do texto realizado pelo ChatGPT 


 

Características e curiosidades da fonte Gill Sans

A fonte Gill Sans, em primeiro lugar, é uma fonte sem serifa com algumas características geométricas, que a tornam legível em diversos tamanhos. Gill Sans contém recursos que imitam cartas escritas a caneta. A característica geométrica mais prevalente do Gill Sans é seu “O” circular. A fonte se inspirou nas proporções tipográficas romanas clássicas. Isso pode ser percebido através dos formatos clássicos de “a” e “g”, bem como do traço vertical que termina em “c”, “e” e “f”. As extremidades do traço vertical criam uma ilusão de afinamento do traço, que remete ao tipo romano. Também tem um corte muito limpo e uma aparência quente.

Algumas outras características notáveis da Gill Sans incluem:

  • Um andar duplo, em formato de ampulheta “g” minúsculo
  • Um “a” minúsculo de dois andares
  • Uma altura X relativamente pequena
  • E por último, os traços para cima e para baixo têm a mesma espessura (apenas “a”, “e” e “g” têm traços mais finos)

A família de fontes Gill Sans consiste em 36 fontes diferentes, incluindo light, condensada, negrito e itálico. Gill foi o consultor dos projetos de design de muitas dessas variações produzidas pela Monotype. Em comparação com seus concorrentes como Helvetica ou Univers, os diferentes estilos e pesos de tipos de fonte não foram produzidos mecanicamente a partir de um único desenho, tornando cada um único à sua maneira.

Por exemplo, de acordo com a própria Monotype, “cada peso mantém um caráter distinto e próprio. A fonte clara, com seu 'f' fortemente kerned e 't' alto, tem uma aparência aberta e elegante.

A fonte regular tem uma aparência mais compacta e musculosa, com seu 'd' de fundo plano, 'p' e 'q' de topo plano e 't' curto e de topo triangular. A fonte em negrito tende a ecoar o estilo mais suave e aberto da luz, enquanto as fontes extra ousadas e ultranegritas têm suas próprias personalidades vívidas.”

Ao longo dos anos, uma alteração foi adicionada à fonte Gill Sans para torná-la mais legível. No design original, não havia distinção entre “l” minúsculo, “i” maiúsculo e o número 1. Para resolver esse problema, um pequeno gancho ou serifa foi adicionado ao topo do número um em uma nova fonte intitulada “Gill Sans Alt Figura 1”.

Popularidade da fonte de texto Gill Sans

Agora você deve estar se perguntando como Gill Sans se tornou tão popular e ganhou o título de “A Helvética da Inglaterra”. Bem, no ano seguinte ao seu lançamento, em 1929, Gill Sans foi escolhida para ser usado como fonte oficial do sistema ferroviário do Norte e Leste de Londres. Esse tipo de letra podia ser visto em tudo, desde horários até placas de identificação de locomotivas, cardápios de vagões (restaurantes) e anúncios.

Em 1935, Gill Sans foi notada globalmente, quando o designer Edward Young o usou para o Penguin Books Jacket Design. Algumas aparições mais notáveis incluem materiais impressos para ferrovias britânicas a partir de 1948, bem como o logotipo e a marca da BBC na década de 1990.

logo fonte texto gill sans penguin

A Penguin Books Limited é uma editora britânica. Foi Fundada em 1935 e revolucionou a publicação na década de 1930 através de seus livros de bolso baratos, vendidos através da Woolworths e outras lojas, trazendo ficção e não-ficção de alta qualidade para o mercado de massa. Seu sucesso mostrou que existiam grandes públicos para livros sérios. Também afetou significativamente a cultura popular britânica moderna por meio de seus livros sobre política, artes e ciência. A Penguin Books é agora uma marca da Penguin Random House, um conglomerado formado em 2013 por sua fusão com a editora americana Random House, uma subsidiária do conglomerado de mídia alemão Bertelsmann. O desenho do seu logotipo traz a fonte de texto Gill Sans.

 

logo fonte texto gill sans atenas 2004 esporte olimpiada

Em 2004, Gill Sans foi a fonte oficial dos Jogos Olímpicos de Atenas.

Gill Sans ainda é um tipo de letra popular usado 20 anos depois (2024), tanto digitalmente quanto impresso.
Mais de 24 estilos e pesos (espessuras das letras) de Gill Sans foram disponibilizados digitalmente. Na verdade, Gill Sans é uma fonte padrão tanto no Mac OS quanto no Microsoft Office. Assim como a Helvetica, ela pode ser vista em todos os lugares, desde logotipos e documentos corporativos até anúncios e pôsteres de filmes. Resumindo, Gill Sans é uma fonte popular há décadas e continua a ser usada até hoje.

 

Várias marcas que usam a fonte Gill Sans em seus desenhos de logotipos:

 

TAG Heuer

 logo fonte texto gill sans tag heuer relogio

A TAG Heuer é uma fabricante de relógios de luxo. A empresa começou com o nome fantasia Uhrenmanufaktur Heuer AG, fundada em 1860 por Edouard Heuer em St-Imier, na Suíça. Em 1985, o Grupo TAG adquiriu participação majoritária na empresa, formando assim a nova marca TAG Heuer.

anuncio relogio tag heuer logo font gill sans

Em 1999, o conglomerado francês de bens de luxo LVMH comprou quase 100% da empresa suíça. O nome fantasia TAG Heuer combina as iniciais de "Techniques d'Avant Garde" e o sobrenome do fundador. O slogan da marca TAG Heuer é "Vanguarda Suíça desde 1860". O desenho do seu logotipo, exibido embaixo do símbolo verde e vermelho utiliza a fonte de texto Gill Sans negrito e original.

 

John Lewis & Partners

 logo fonte texto gill sans john lewis

A John Lewis & Partners é uma marca britânica de lojas de departamentos de alto padrão que opera em todo o Reino Unido, com concessões também na Irlanda. A primeira loja John Lewis foi inaugurada em 1864 em Oxford Street, Londres, e em 2023 existiam 35 lojas em toda a Grã-Bretanha.

 

logo john lewis bolsa fonte texto gill sans

 

O anúncio de Natal da John Lewis (na TV e no Youtube) foi exibido pela primeira vez em 2007 e desde então se tornou uma tradição anual na cultura britânica, ele sinaliza que a contagem regressiva para o Natal já começou. O desenho do seu logotipo foi criado com a fonte Gill Sans.

logo loja john lewis fonte texto gill sans

 

International Paper Company

 logo fonte texto gill sans international paper

A International Paper Company é uma empresa americana de celulose e papel, uma das maiores empresa desse tipo no mundo com mais de 50.000 funcionários, com sede em Memphis, Tennessee (EUA). Uma das 17 fábricas fundadoras originais da International Paper foi construída em 1888 com o antigo nome fantasia Otis Falls Pulp & Paper Company. O desenho do seu logotipo foi recentemente modernizado, quando foi substituído o desenho do símbolo e foi trocada a fonte Gill Sans para uma nova fonte de texto personalizada.

 

Inmarsat

 logo fonte texto gill sans inmarsat telecom

A Inmarsat é uma empresa britânica de telecomunicações por satélite que oferece serviços de conexão móvel global. Fornece serviços telefônicos e de dados a usuários em todo o mundo, através de terminais portáteis ou móveis que se comunicam com estações terrestres através de vários satélites geoestacionários de telecomunicações. O desenho do seu logotipo foi criado com a fonte de texto Gill Sans bold (negrito).

 

 anuncio inmarsat fonte de texto gill sans

 

Flight Centre Travel Group

 logo fonte texto gill sans flight centre travel turismo viagens

A Flight Centre Travel Group é uma rede de agências de viagens de origem australiana que foi fundada em 1982 e está sediada em Brisbane, Austrália. A FCTG opera sob vários nomes na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, África do Sul, Índia, China continental, Hong Kong (China), Singapura, Emirados Árabes Unidos e México, e licencia o seu nome em mais 80 países.

logo travel viagem turismo fonte texto gill sans

Nos Estados Unidos, a empresa opera sob as marcas de varejo Liberty Travel e Travel Associates e GOGO Worldwide Vacations. O seu desenho de logotipo foi criado a partir da fonte de texto Gill Sans Bold (em negrito).

 

Comedy Gold

 logo fonte texto gill sans comedy gold

A Comedy Gold é um canal de TV por assinatura canadense especializado em comédia de propriedade da Bell Media, focado em sitcoms e programas de comédia de esquetes das décadas de 1970 a 1990. O canal foi originalmente lançado em 2001 como uma versão canadense do canal americano TV Land pela Craig Media e Viacom. O desenho do seu logotipo foi criado com a fonte de texto Gill Sans Extra Bold (uma variação em negrito mais expesso).

 

Bradford & Bingley

 logo fonte texto gill sans bradford bingley

A marca Bradford & Bingley é de um banco britânico que foi nacionalizado e dividido em duas partes após a crise financeira de 2008. Parte dele foi vendida para a Abbey National, de propriedade do grupo espanhol Santander. A rede de agências foi rebatizada de Santander em 11 de janeiro de 2010 e o nome Bradford & Bingley refere-se atualmente à seção nacionalizada do banco.

logo banco bradford bingley fonte texto gill sans

Desde 2010, a marca Bradford & Bingley é utilizada sob licença para produtos de seguros pelo BGL Group. O desenho do seu logotipo utiliza a fonte de texto Gill Sans Light (uma variação com a espessura das letras mais finas).

 

BBC

 logo fonte texto gill sans rede bbc

A rede de comunicações BBC tem seu nome originado da sigla em inglês British Broadcasting Corporation (traduzindo: Corporação Britânica de Radiodifusão). Trata-se de uma corporação pública de rádio e televisão do Reino Unido fundada em 1922. Por vezes, é chamada afetuosamente pelos britânicos como Beeb, The Corporation ou Auntie ("Titia"). Durante muitos anos, foi o único fornecedor de rádio e, depois de televisão, do Reino Unido. O seu lema é: "Nation Shall Speak Peace Unto Nation" ("A nação deve transmitir paz para a nação"). Antes, era chamada de British Broadcasting Company Ltd., nome que permaneceu até 1927. Em 1988 ela mudou o seu desenho de logotipo, e desde então a BBC exibe seu logo com a fonte de texto Gill Sans.

 

ARM

 logo fonte texto gill sans arm tecnologia informatica

A ARM tem seu nome originado da sigla em inglês Acorn RISC Machine, e posteriormente Advanced RISC Machine. Trata-se de uma marca de uma família de arquiteturas RISC desenvolvida pela empresa britânica ARM Holdings. Tais arquiteturas são licenciadas pela ARM para outras empresas, que implementam-nas em seus próprios produtos. Recentemente o logotipo da ARM passou por uma modernização, onde voce percebe a mudança da fonte de texto Gill Sans para a nova fonte Futura, e agora o texto é exibido com as iniciais em minúsculo.

A plataforma RISC tem esse nome fantasia na origem da sigla Reduced Instruction Set Computer (em português: Computador com um conjunto reduzido de instruções). Trata-se de uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. Em oposição, a arquitetura CISC (Complex Instruction Set Computer, em português: Computador com um conjunto complexo de instruções) possui um conjunto maior de instruções especializadas, algumas delas raramente usadas pelos programas.

 

AMD

 logo fonte texto gill sans amd tecnologia

A AMD é uma empresa multinacional americana que produz semicondutores e processadores de computador. Também produz chipsets de placas-mãe, processadores embarcados, processadores gráficos e FPGAs para servidores. A AMD foi fundada em 1969 por Jerry Sanders e um grupo de outros profissionais de tecnologia.

 

 

logo amd fonte texto gill sans anuncio propaganda

Os primeiros produtos da empresa foram principalmente chips de memória e outros componentes para computadores. Em 1975, a AMD entrou no mercado de microprocessadores, competindo com a Intel , sua principal rival na indústria. No início dos anos 2000, registou um crescimento e sucesso significativos, em parte graças à sua forte posição no mercado de PCs e ao sucesso dos seus processadores Athlon e Opteron. O nome fantasia da AMD é uma sigla das iniciais que vem do inglês Advanced Micro Devices (tradução literal de Micro Dispositivos Avançados). O desenho do seu logotipo foi criado com a fonte de texto Gill Sans.

 

Ordnance Survey

 logo fonte texto gill sans ordnance survey

A Ordnance Survey é a agência nacional de mapeamento e geografia da Grã-Bretanha. O nome da agência indica seu propósito militar original, que era mapear a Escócia após o levante revolucionário de 1745. Havia também uma necessidade mais geral e nacional à luz da potencial ameaça de invasão durante as Guerras Napoleónicas. Atualmente seu logotipo utiliza a fonte de texto Gill Sans.

 

Benetton

 logo fonte texto gill sans benetton fashion moda

A Benetton é uma marca de moda global com sede em Ponzano Veneto (Itália) fundada em 1965. O Grupo Benetton possui uma rede de mais de 5000 lojas em todo o mundo. O desenho do seu logotipo utiliza a fonte de texto Gill Sans.

Em 1989 foi criada uma nova estratégia publicitária da Benetton, com o nome de "United Colors of Benetton". Os anúncios da campanha, do tamanho de outdoors, retratavam uma variedade de assuntos e imagens impactantes.

 propaganda benetton 3 coracoes fonte texto gill sans

Alguns anúncios foram muito polêmicos, como por exemplo a imagem do bebê recém-nascido, que gerou na época 650 reclamações à Autoridade Britânica de Padrões de Publicidade, que observou em seu relatório anual de 1991 que o anúncio do bebê da Benetton "atraiu mais reclamações do que jamais esperaríamos". Um outro anúncio que despertou polêmica exibia um cavalo garanhão preto copulando com uma égua branca. Em 2000, a Benetton foi incluída na publicação de referência do Guinness World Records pela "Campanha Mais Controversa".

A partir de 2011, uma série de anúncios da campanha Benetton UNHATE usa imagens alteradas de líderes políticos e religiosos, como o então presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Após os protestos do Vaticano, a Benetton removeu um anúncio que supostamente mostrava o Papa Bento XVI. A estratégia da Benetton é criar polêmica, e tem funcionado assim há décadas.

 

Save the Children

logo fonte texto gill sans save the children 

O logotipo da ONG Save the Children utiliza a fonte de texto Gill Sans Negrito (Bold). Essa ONG foi fundada no Reino Unido em 1919, com o objetivo de ajudar a melhorar a vida das crianças em todo o mundo.

 

Tommy Hilfiger

 logo fonte texto gill sans tommy hilfiger

A Tommy Hilfiger é uma marca americana que fabrica vestuário, calçados, acessórios, fragrâncias e artigos para o lar. A empresa foi fundada em 1985, e seus produtos são vendidos em lojas de departamentos e em mais de 2.000 lojas de varejo independentes em mais de 100 países.

loja moda logo fonte texto gill sans tommy

O fundador Tommy Hilfiger continua sendo o designer principal da empresa, liderando as equipes de design e supervisionando todo o processo criativo. As vendas globais no varejo por meio da marca foram de US$ 9 bilhões em 2022. O desenho do seu logotipo exibe a fonte de texto Gill Sans.

propaganda tommy moda fashion logo fonte texto gill sans 

  

Quer saber mais sobre fontes e tipos de texto?

Visite o artigo que apresenta a resenha e introdução do livro The Visual History of Type, por Paul McNeil

livro type historia da tipografia e estilos de fontes de texto

 

O livro analisado acima The Visual History of Type (escrito por Paul McNeil), foi publicado pela Editora Laurence King Publishing (sediada em Londres, capital do Reino Unido). Essa editora é famosa pelas publicações que abordam temas como design gráfico, tipologia e simbologia.

Em outro livro publicado pela mesma editora, o livro LOGOTYPE do autor Michael Evamy, exibide mais de 1.300 logotipos de empresas que não acompanham símbolo nenhum, dando total destaque para o tipo (fonte) do texto usado em sua identidade visual.

livro logotipos em texto

 

Só para citar alguns exemplos dos logotipos analisados no livro Logotype, temos o desenho do logotipo do Google, da Sony, Greenpeace, Samsung e Disney. É muito curioso analisarmos o quanto a identidade visual de uma empresa pode ser tão eficiente sem usar um símbolo adicional, e isso em pleno século 21. É sim possível despertar a atenção no tipo (fonte) de letra utilizado na construção da identidade visual de uma marca. No livro Logotype, chegaremos à conclusão que altos investimentos em propaganda e publicidade são capazes de criar significado valioso para os seus públicos-alvo, com ou sem a utilização de um símbolo.

Alguns trechos de capítulos do livro Logotype:

Logotipos sem símbolos e com todo o texto em minúsculo

Logotipos sem símbolos e com todo o texto em MAIÚSCULO (CAIXA ALTA)

Logotipos sem símbolos e com iniciais em Maiúsculo

Logotipos sem símbolos e com todo o texto serifado em MAIÚSCULO

Logotipos sem símbolos e com fonte serifada e iniciais em Maiúsculo

 

 


Artigo publicado na Agência EVEF em 21/02/2024 por Everton Ferretti