Modelos de desenho de embalagens (packaging)

A criação dos desenhos e modelos de embalagens é uma área do design gráfico conhecido comercialmente como packaging. Na indústria de cosméticos, indústria alimentícia e bens de consumo, é um dos principais pontos de contato entre os fabricantes e seus consumidores. Na verdade, vários especialistas em marketing defendem a tese em que a embalagem é o ativo de marketing que fornece o melhor retorno sobre a reação do cliente diante do produto na prateleira do supermercado.

E é lá, na prateleira, onde todos os esforços de marketing convergem, é lá que a estratégia de preços, distribuição, campanhas de marketing e todo o esforço para entregar um produto de qualidade são colocados à prova. 

Os produtos têm seus ciclos de vida, assim como as embalagens também o possuem. Por isso, o projetista / desenhista / designer gráfico deve levar em conta vários aspectos no projeto da criação de uma embalagem nova:

  • fonte de texto
  • sinergia entre as mídias
  • sinergia entre produtos de uma mesma linha da marca
  • sistema de impressão
  • montagem
  • acondicionamento
  • preservação
  • expedição
  • exibição
  • compra
  • uso
  • reciclagem / descarte

Devido a importância do packaging, vários concursos de embalagens são realizados anualmente por diferentes entidades e associações de agências de publicidade, com o intuito de estimular a criatividade e acompanhar as novas tendências de design gráfico.

Um bom design de embalagens (packaging) é um comercial ativo que ajuda a estimular a compra por impulso, principalmente na frente da gôndola de um supermercado, pois a embalagem passa a ser um diferencial adicional no momento da escolha do produto entre tantas opções oferecidas pela concorrência. Além disso, uma boa embalagem (packaging) ajuda a memorizar a marca e o produto na cabeça do consumidor, aumentando a fidelidade dos clientes.

O processo de criação de uma embalagem pode ser dividido em várias etapas:

Identificação:

  • Qual é o tipo de produto?
  • Qual é a categoria de produto?
  • Qual é a marca que vende o produto?
  • Existe sinergia na comunicação visual das mídias da marca do fabricante?
  • Quais são os textos e imagens que serão exibidos?
  • Que tipo de material é fabricado a embalagem?

Posicionamento frente à concorrência:

  • Como opera a concorrência?
  • Qual a proposta de valor ao consumidor?
  • O produto apresenta vantagens de custo / benefício que podem ser apresentados na embalagem?

Além das questões acima, podemos citar outros aspectos do processo de criação de um novo modelo de embalagem:

  • Pesquisar exigências legais (no caso de embalagens de alimentos, cosméticos e remédios);
  • Pesquisar critérios funcionais;
  • Estabelecer o design estrutural;
  • Estar conectado com todos os processos desde a criação do conceito até a aplicação da arte final na gráfica;
  • Avaliar a solução e o resultado final;
  • Fazer uma auditoria dos resultados e emitir um relatório para otimizar a produção da próxima embalagem do mesmo produto;

O design gráfico de embalagens requer experiência e competências específicas na área. Veja abaixo algumas das embalagens criadas recentemente para empresas de todo o mundo, principalmente Estados Unidos, Europa e Japão, que se destacaram em diversos concursos de design gráfico:

 


Artigo publicado por Everton Ferretti na Agência EVEF em 13/09/2018