Vamos analisar o que compõe um ótimo nome de cervejaria artesanal do ponto de vista de branding e posicionamento. Ter um ótimo nome para sua cervejaria é tão importante quanto fazer uma ótima cerveja, porque ele comunica, mesmo antes de alguém ver seu logotipo ou embalagem, quem você é, o que você representa, no que acredita e por que alguém deveria se importar com você. É a base para a identidade da sua marca, a embalagem, a atmosfera do salão de degustação, o marketing e toda a cultura do seu negócio. E se não for bem pensado, pode ser um problema por muitos anos.
Neste setor, uma pessoa que produz cerveja artesanal do outro lado do país ou uma cervejaria da esquina podem processar você por direitos sobre nomes de marcas ou nome fantasia. Nesse artigo não vamos entrar na questão das leis de marcas registradas. Em vez disso, vamos apresentar alguns critérios para uma estratégia eficaz de naming, que é o desenvolvimento e a escolha de um novo nome fantasia.
Disponibilidade / possibilidade de registro de e proteção do nome da marca
O elemento mais importante ao nomear uma cervejaria nesse mercado saturado é a disponibilidade.
- Já existe outra cervejaria, engarrafadora ou home brew com o mesmo nome (ou um nome parecido)?
- E quanto a nomes de cervejas similares? Seu domínio na internet está disponível?
- E os nomes de usuário nas redes sociais?
Pode ser frustrante, mas com a quantidade de notificações de "Registro de marca já existente" sendo enviadas, fazer essas perguntas é essencial ao criar o nome de qualquer cervejaria daqui para frente.
Diferente (reflexo do seu diferencial)
Seu nome deve refletir a essência da sua marca. Você tem um processo de fabricação especial? Existe algo de especial na sua equipe, na forma como você começou ou no local onde está?
Exemplo acima: o nome fantasia da cerveja americana Anchor Steam é uma referência a um apelido histórico dado à cerveja fabricada sob condições primitivas na Costa Oeste. A forma clássica da garrafa e toda a identidade visual da marca reforçam essa narrativa.
Fácil de soletrar e memorizar
Ser fácil de soletrar e lembrar não significa necessariamente que o nome precise ser curto, embora isso também possa ser uma boa característica. Independentemente do tamanho, o nome precisa ser algo que as pessoas consigam pronunciar com facilidade.
Engraçada ou divertida de pronunciar
Assim como a cerveja, os nomes também podem ser julgados pela sensação na boca. Isso pode ser difícil de medir, mas um bom nome é divertido de dizer e pode ser um elemento importante de uma estratégia de marca eficaz. Considere um nome com aliteração, um nome irreverente ou uma frase curta.
Por exemplo, a marca da cerveja Devassa tem uma história bastante ligada ao marketing ousado, à sensualidade e ao conceito de transgressão leve, adotando uma imagem provocativa desde o seu lançamento. A cerveja Devassa foi criada originalmente pela brasileira Cervejaria Devassa, uma cervejaria carioca fundada em 2002. A empresa nasceu no Rio de Janeiro com um conceito inovador no Brasil: uma cervejaria com bar próprio, nos moldes das brewpubs norte-americanas. Ela produzia cervejas artesanais com nomes provocativos como Loura, Ruiva, Negra, entre outros – associando os estilos de cerveja a tipos femininos estereotipados, sempre com uma linguagem sexualizada e de duplo sentido.
O nome fantasia Devassa foi escolhido justamente para reforçar esse posicionamento irreverente, sensual e um pouco provocador. No português, a palavra devassa tem conotações ligadas à libertinagem ou comportamento sexualmente livre – o que casava com a proposta de comunicação da marca: divertida, ousada e desinibida.
Em 2007, a Schincariol (atualmente parte do grupo Kirin) comprou os direitos da marca Devassa para lançá-la em escala nacional. A estratégia era entrar no mercado premium com um produto mais estilizado e com identidade visual marcante. Com o apoio de grandes investimentos em marketing, a Devassa passou a ser distribuída em todo o país. A campanha de lançamento em 2010 teve grande repercussão, com destaque para a participação da socialite americana Paris Hilton, que estrelou os comerciais e foi garota-propaganda da marca, reforçando a imagem provocadora e glamourizada. A Schincariol lançou versões como Devassa Loura, Devassa Negra, Devassa Ruiva e, posteriormente, outras edições limitadas e especiais.
Com o passar do tempo, a Devassa passou por reposicionamentos. Em 2016, a marca foi reformulada com uma pegada mais ligada à música e ao lifestyle tropical, buscando se afastar do apelo sexual exagerado do início. A campanha publicitária Tropical Transforma trouxe uma nova proposta de valor, celebrando a cultura brasileira e a liberdade criativa, mantendo ainda o nome Devassa, mas com um novo significado.
Flexibilidade
O nome da sua cervejaria permite a criação de temas ou campanhas de marca mais amplos? Pense nas suas cervejas principais e em como os nomes delas podem ampliar o nome geral da marca e sua história.
Exemplo: a Tin Man Brewing Co. tem um ótimo nome que permite uma estratégia de marca mais ampla. Toda a identidade gira em torno da ilustração de um robô, e é reforçada por nomes de cervejas como Circuit, Alloy e Rivet.
Portabilidade
Seu nome não deve limitar você conforme cresce e expande para novos mercados. Evite nomes baseados em particularidades muito locais (se você pretende distribuir para outras regiões) ou em modismos passageiros.
Cuidado com palavras inventadas
Palavras inventadas podem ser uma faca de dois gumes. Por um lado, costumam estar disponíveis — e podem parecer uma salvação depois de tanto esforço tentando encontrar um nome. No entanto, lembre-se de que essas palavras geralmente não têm significado algum para os clientes em potencial, o que exige um esforço maior para contar sua história. Claro que você fará isso de qualquer forma por meio de um bom branding e de boas cervejas, mas por que começar em desvantagem se for possível evitar?
¿Cómo te llamas?
É importante garantir que seu nome não tenha uma tradução negativa ou imprópria em outro idioma (isso pode incluir gírias). A cerveja CODO já operava há dois anos antes de perceber que o nome, CODO, significa cotovelo em espanhol. Poderia ter sido muito pior, do ponto de vista anatômico.
E se alguém já está usando a minha ideia de nome fantasia da cerveja?
Dar nome a uma cervejaria artesanal pode ser incrivelmente frustrante. Vamos passar pelo processo que vai do conceito inicial até um nome final que possa ser registrado como marca. Encontrar o nome perfeito pode ser uma das etapas mais frustrantes ao abrir uma cervejaria artesanal. Na maioria das vezes, aquele nome ideal — o mesmo que você sonhou, rabiscou no caderno, contou para amigos e familiares desde que experimentou seu primeiro lote de cerveja caseira — já foi registrado por alguma empresa pequena do outro lado do país. Entrou água no chopp!
Já abordamos o que compõe um bom nome para uma cervejaria artesanal — coisas como disponibilidade, capacidade de ser protegido legalmente, refletir seu maior diferencial e ser fácil de escrever e pronunciar. Agora, vamos ver como sair de um conceito inicial para chegar a um nome original, exclusivo e registrável em uma era com milhares de cervejarias artesanais.
Para não ficarmos muito abstratos, vamos usar um exemplo divertido: você e seus sócios são apaixonados por motos antigas e encontraram o local ideal para a cervejaria em uma antiga oficina mecânica. Vocês vão abrir um pequeno brewpub especializado em cervejas session (leves e fáceis de beber).
Começando por aí: fabricar cervejas session não é exatamente uma novidade, mas o local bacana e o início de um tema cultural mais amplo em torno de motocicletas nos dá bastante material criativo para trabalhar.
Usando essa cervejaria fictícia como exemplo, vamos explorar ideias ou baldes conceituais para encontrar um ótimo nome. Sem ordem específica de importância, aqui estão alguns conceitos a considerar:
História da sua cidade
Sozinha, essa abordagem pode render bons nomes — desde que outra cervejaria não surja ali perto com uma história parecida:
- Sua cidade foi sustentada por alguma grande indústria?
- Era uma cidade fronteiriça?
- Quem vivia (ou vive) lá?
- Há algum ponto de referência ou curiosidade legal (rio, estátua, prédio, campo de batalha, novelo de linha gigante etc.)?
- Qual a história por trás do nome da sua cidade?
Como não sabemos onde fica essa cidade fictícia, vamos focar no próprio local da cervejaria. Uma oficina antiga combina bem com o tema de motocicletas e já passa uma sensação acessível, de classe trabalhadora (o que parece combinar com o perfil descomplicado das cervejas session).
Palavras e ideias para anotar: oficina, centro de serviço, pit stop, estação, caixa de ferramentas, caixa de engrenagens, guincho, conserto, chave inglesa, mecânico de fundo de quintal.
Sua própria cerveja
Cervejas session, leves e fáceis de beber, inspiram nomes e palavras calmas e não ameaçadoras. A ideia é combinar conceitos que expressem bem a proposta central da marca, mas neste estágio, o foco é gerar o maior número possível de ideias relacionadas. (Se já conseguir conectar algumas ideias, melhor ainda.)
Palavras e ideias: leve / tranquilo / fácil de beber / iniciante / rodinhas / rampa de acesso / ignição / conversor / centelha / água / refrescante / feriado.
Motocicletas
Agora vamos olhar para seu principal diferencial — o amor do grupo por motos. Vamos começar analisando de forma concreta: tipos de motores, peças e componentes de motos, tipos históricos de motocicletas, clubes de motoqueiros (podem ajudar na cultura da marca, mas também têm estereótipos negativos ou podem soar batidos — veja a observação no final sobre implicações culturais), ferramentas e equipamentos mecânicos. Talvez possamos explorar gírias e expressões do mundo das motos. Veja abaixo uma lista curiosa para despertar sua criatividade:
- Cachorro louco;
- Cavalo de Aço;
- Capacete de Miojo (gíria para capacete mal ajustado);
- Quebra-Dedo (ferramenta ou peça que machuca ao usar errado);
- Escapamento Livre (ou pulmão furado);
- Ape Hanger (guidão alto estilo macaco pendurado);
- Cabeça de Ferro;
- Tranca-Rua (moto grande que domina a via);
- Bicho de Couro (motoqueiro raiz, com visual todo de couro);
- Chapa Quente (referência a moto veloz ou perigosa);
- Lambe-Asfalto;
- Braço Duro;
- Rasga-Vento;
- Rabo de Galo (também é uma bebida);
- Tatuagem de Escapamento (queimadura na perna);
- Franja Livre (referência às franjas nos coletes);
- Sissy Bar (encosto traseiro da moto);
- Piloto de Domingo (motociclista que só sai no fim de semana);
- Rato de Oficina;
- Mão de Graxa;
- Cheira-Gasolina;
- Engrenado;
- Perna de Alumínio (gíria para cavalete lateral);
- Doador de Órgãos (gíria sombria para quem anda sem capacete);
- Calça de Couro Furado (com tom de humor ou provocação);
- Pistão Nervoso;
- Motoqueiro Fantasma;
- Cabeça Chata (motor tipo flathead, mas também pode soar provocativo);
- Drag Bar (guidão rebaixado, mas com duplo sentido);
- Churrasco com Graxa;
- Velocípede do Inferno;
Em um projeto real, repetiríamos esse exercício várias vezes, reunindo centenas de palavras e conceitos.
Pulando um pouco, podemos pegar algumas dessas palavras e combiná-las com outros conceitos para ver o que conseguimos criar.
Pegue algumas palavras legais da lista acima. Confie no instinto e escolha o que soa bem: chacoalhador de ossos / curva de cânion / bronson rock / big block / chop shop / volante / embreagem / cabeça de ferro / chave inglesa / nômade.
Vamos combinar ideias sobre cervejas session e motos. Algo que lembre motos de entrada: 250 club / 250 cc / 2 cilindros / dois tempos / low rocker / easy rider / 1% / glide / waxer / piloto de domingo / piloto de tempo bom / rodinhas / sissy bars / franjas / braço duro.
Pesquise essas palavras junto com termos da indústria. Exemplo: Bone Shaker + cervejaria, pois você quer garantir que o nome está livre de se parecer com uma marca registrada semelhante. E aqui começa a frustração: Bone Shaker já aparece registrada nos EUA como nome de cerveja. E também de um bar. O pedido de registro de marca será indeferido. Esquece, portanto, Bone Shaker.
Uma outra ideia de conceito mais interessante gira em torno do termo “1%” (gíria biker para membros de gangue). Podemos adaptar para 4-Percenter Home Brew, numa referência ao foco em cervejas leves com apenas 4% de álcool.
E é por isso que esse processo pode ser tão frustrante. Mesmo que tenhamos acelerado as ideias aqui, conseguimos apenas três ou quatro opções possíveis. Sempre que ajudamos um cliente a nomear uma cervejaria, surgem várias opções que seriam perfeitas — mas já foram registradas. E tudo bem. Volte ao seu conceito e não tenha medo de abandonar o que foi desenvolvido e começar de novo. Talvez seja bom dar um tempo e retornar com a mente fresca. O melhor horário para pensar em novos nomes é de manhã, quando a mente está descansada.
Depois de tudo isso. após todo mundo da equipe aprovar o nome fantasia e o nome parecer estar disponível, fale com um advogado de marcas para abrir um processo de proteção de marca no INPI e inicie a compra do domínio de internet no registro.br e adquira os canais nas redes sociais (X, Facebook, TikTok, Instagram, etc.) antes de partir para o processo de criação da identidade visual.
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Sobre os clichês
Neste ponto, é improvável que você encontre um nome clichê, ou simplesmente uma palavra comum e sem graça, que ainda esteja disponível. No entanto, se você esbarrar em um, não se acomode só porque ainda não foi registrado. Só porque você ainda não achou o nome perfeito, não significa que deve se contentar com algo que não deixa você satisfeito ou que não seja fiel à sua história. Você vai conviver com esse nome por um bom tempo, então é melhor acertar agora.
Implicações culturais
Você precisa garantir que seu nome não tenha nenhuma conotação negativa. Nosso pequeno brewpub fictício com tema de motocicletas, claro, é inventado. Mas se fosse real, precisaríamos ter cuidado com a forma como o nome se relaciona com direção (algumas pessoas mais rigorosas poderiam sugerir que você está incentivando beber e dirigir).
A questão dos clubes de motociclistas também pode ser delicada. Além de ser um tema já bastante explorado, pode acabar passando a imagem de que seu local é frequentado por esse tipo de grupo, o que pode afastar consumidores casuais.
Fonte:
Livro Craft Beer Branding Guide - A Step-by-Step Guide to Branding Your Brewery, Telling Your Story and Selling a Helluva Lot of Beer
Conteúdo expandido e traduzido pelo ChatGPT 4.
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