orçamento de logotipo Solicite um orçamento personalizado
Agência EVEF - WhatsApp (11) 9958-12346

A criação de um nome fantasia (ou nome de marca) para identificar a sua empresa é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento inicial de qualquer negócio. A Agência EVEF trabalha com a criação de nomes de empresas desde 1994 e publicou esse artigo para ajudar os empresários e empreendedores a escolherem o seu nome fantasia.

WhatsApp Solicite Orçamento

Fale com um especialista na criação de nomes de marca e nome fantasia:
Clique e solicite agora via WhatsApp 10 sugestões de nomes de marca que ainda estão disponíveis para utilizar:
WhatsApp: (11) 9958-12346

Definir o nome de marca (ou nome fantasia) é o primeiro passo para construir uma empresa forte e memorável. Na Agência EVEF, usamos nossa experiência de mais de 25 anos em branding e naming para criar nomes fantasia únicos e estratégicos que capturam a essência do seu negócio e conectam-se com seu público.

Não deixe sua escolha ao acaso! Solicite agora seu orçamento sem compromisso e receba propostas criativas e exclusivas que vão destacar sua empresa no mercado. Antes de te enviar os nomes sugeridos, nós pesquisaremos a disponibilidade do nome fantasia no banco de dados do I.N.P.I. para evitar o risco de plágio. Somente enviaremos sugestões de nomes inéditos. Comece hoje a dar vida à sua marca com um novo nome, solicite orçamento pelo WhatsApp (11) 9958-12346.

contate-nos via whatsapp

nome fantasia

Inicialmente, o nome fantasia não precisa ser exatamente igual o nome comercial da empresa que é exibido no cartão de CNPJ ou no Contrato Social da empresa. Isso porque um mesmo CNPJ pode ser titular de várias marcas diferentes, por exemplo vamos citar o CNPJ da Coca-Cola no Brasil, cujo nome comercial é FEMSA, e a empresa FEMSA é titular (aquela que possui) as marcas da Fanta, Sprite e várias outras marcas de bebidas. Isso significa que o nome fantasia não fica "preso" ou "amarrado" na sua razão social.

Quem protege e garante a titularidade de um nome de marca ou nome fantasia no Brasil?

No Brasil, os empresários que desejam proteger as suas marcas de cópias, plágios ou falsificações utilizam o serviço de registros da marca no I.N.P.I. O Intituto Nacional da Propriedade Industrial realiza os registros das marcas e patentes no Brasil, e antes de voce definir qual será o seu nome fantasia (ou nome da marca da empresa) nós aconselhamos voce a realizar uma pesquisa no banco de dados do INPI e verificar se o nome desejado já foi registrado ou ainda está disponível para solicitação de registro de marca. Somente considere adotar um nome de marca que ainda não foi registrado em sua área de atuação.

>> A pesquisa pode ser realizada nesse link >>

  • Essa pesquisa é gratuita, apesar de muitos escritórios de gerenciamento de marcas cobrarem por essa pesquisa. Favor não confundir uma simples pesquisa de disponibilidade com o serviço de registro da marca, que é um serviço pago, que voce pode realizar diretamente no site do INPI ou solicitar para um escritório ou empresa de registro de marcas.

>> Conheça no site do INPI os detalhes técnicos e etapas para registro de uma marca ou nome fantasia >>

 

E se o nome da marca que desejamos usar já estiver registrado por outra empresa?

Nesse caso, o ideal é pensarmos em outro nome fantasia (ou nome da marca da empresa). 

Para termos sucesso na criação de um nome fantasia ou nome de marca, nós precisamos fugir do lugar comum.

Antes de visualizarmos as sugestões, conheça 3 regras básicas:

  1. Nome curto é mais fácil de ser lembrado;
  2. Nomes e Sobrenomes são eficientes, desde que sejam de fácil pronúncia;
  3. Associações a lugares, culturas ou pessoas também são eficientes;
  4. Siglas (ou acrônimos) também são muito usadas, por exemplo IBM, BYD, FIAT, BMW etc

Criação do slogan

A Agência EVEF também trabalha com a criação das frases de slogan.

O slogan é a frase que acompanha o nome de uma marca, e ele muda com certa frequência. Em inglês, o termo usado é tagline, advertising slogan ou branding slogan. Podemos exemplificar as mudanças de slogan com as mudanças exibidas nas campanhas da marca Coca-Cola ao longo dos últimos 40 anos:

  • 1982 – Coca-Cola é isso aí!
  • 1985 – A escolha real da América
  • 1986 – Pegue a onda
  • 1989 – Emoção pra valer
  • 1993 – Sempre Coca-Cola
  • 2000 – Curta Coca-Cola
  • 2001 – Gostoso é viver
  • 2003 – Coca-Cola… Essa é a Real
  • 2006 – O lado Coca-Cola da vida
  • 2008 – Viva o lado Coca-Cola da vida
  • 2009 – Abra a felicidade!
  • 2016 – Sinta o Sabor

 Outros exemplos famosos de slogan no Brasil:

  1. Hellmans: “A verdadeira maionese”
  2. Volkswagen: “Das auto” (em alemão = o carro)
  3. Brastemp: “Não é assim, uma Brastemp”
  4. Nescau: “Energia que dá gosto”
  5. Gol: “Linhas aéreas inteligentes”
  6. Banco Itaú: “O itaú tem tudo pra você”
  7. Bombril: “1001 utilidades”
  8. McDonalds: “Amo muito tudo isso”
  9. Cheetos: “É impossível comer um só”
  10. Casas Bahia: “Dedicação total a você”
  11. Mastercard: “Existem coisas que o dinheiro não compra?”
  12. Doril: “Tomou Doril, a dor sumiu”
  13. Varig - apesar de encerrar suas atividades, a companhia aérea tinha uma propaganda tão presente no Brasil, que todo mundo com mais de 50 anos lembra do slogan “Varig, Varig, Varig
  14. Chocolate BIS: “Quem come um pede Bis”
  15. Itaipava “A cerveja sem comparação”
  16. TIM: “Viver sem fronteiras”
  17. Omo: “Se sujar faz bem”
  18. Pão de Açúcar: “Lugar de gente feliz”
  19. Loreal: “Porque você vale muito”
  20. C&A: “Abuse e use”

 

Artigos relacionados à criação de nome fantasia:

Nomes de clínicas inspirados nos laureados pelo Prêmio Nobel de Medicina

Palavras usadas na criação de nome fantasia usando o processo brainstorm

Origem de nomes de marcas famosas

Critérios para um nome fantasia memorável

Descobrindo o tipo de nome fantasia que será criado

Desbloqueie o seu talento criativo para criar nomes de marcas

O poder persuasivo das palavras num nome fantasia

Categorias e formações gramaticais de um nome fantasia

Posicionamento e estratégia na criação de nome fantasia

Construindo um nome fantasia inesquecível

Namescape, ferramenta de análise de nome de marca (ou nome fantasia)

Sugestão de nome fantasia para cardiologia

30 exemplos de nomes para edifícios


Exemplos de nomes de empresas que já iniciaram um processo de proteção de nome de marca no INPI:

Velas

Esquadrias de alumínio

Granitos, marmorarias e pedras decorativas

Cervejas e cervejarias

Sandálias e chinelos

Editoras

Temperos

Pastelarias

Couro

Ortopedia

Lavanderias

Açaí

Piscinas

Vidros e vidraçarias

Bandas

Cachaças e aguardentes

Clínicas de neurologia

Clínicas de cardiologia

Mecânicas e retíficas

Viagens e turismo

Manicure, pedicure e podólogos

Festas

Cozinhas

Jornais

Sorvetes

Confecções, malharias e fábricas de roupas

Carvão

Crédito

Açougues e casa de carnes

Lanchonetes

Hamburguerias

Cosméticos

Churrasco

Pesca

Rações

Concretagem

Alimentos

Gráficas

Calçados

Biscoitos e bolachas

Artesanato

Lotéricas

Clínicas de psicologia

Chocolate

Estamparias silk screen e empresas de sublimação

Cabeleireiros e salão de beleza

Lojas da moda e outlets

Oficinas de motos

Buffets

Farmácias

Instalação e manutenção elétrica

Auto peças

Papelaria

Software

Perfumes e perfumarias

Eventos

Lubrificantes

Motéis

Sítios e chácaras

Cursos e cursinhos

Cafés

Supermercados

Água mineral

Postos de combustíveis

Queijos e laticínios

Óticas

Cooperativas

Peças e oficinas diesel

Segurança eletrônica

Recursos Humanos

Refrigeração

Serviços industriais

Consultorias

Embalagens

Estruturas metálicas

Auto center

Lojas de tintas

Clínicas de fisioterapia

Vistoria veicular

Laboratórios

Madeireiras

Pet shops

Adegas e distribuidoras de bebidas

Ferragens e ferramentas

Academias

Lojas de pneus

Empresas de logística

Vigilância patrimonial

Agropecuária

Empresas de assistência técnica

Clínicas veterinárias

Empresas de planos de saúde

Empresas de materiais de construção

Empresas de entrega e delivery

Imobiliárias e corretores de imóveis

Lojas de móveis

Doces

Pousadas

Fazendas

Clínicas médicas

Frigoríficos e distribuidores de carne

Lojas de celular e assistência técnica

Massas e indústria alimentícia

Aviso sobre direitos autorais:

As marcas e slogans exibidos nesse artigo foram criadas por outras empresas e agências de comunicação e foram exibidas nesse artigo apenas para efeito didático e ilustrativo. A publicação e divulgação dessas marcas e slogans deve ser solicitada diretamente aos titulares dos direitos dessas marcas. A Agência EVEF não comercializa nenhum produto ou serviço oferecido por essas marcas citadas no artigo, e não aconselha a usar um nome de marca que já foi registrada no INPI. Não copie, não plageie.


Página atualizada na Agência EVEF em 20/03/2025 por Everton Ferretti