Quando um médico ou empresário decide criar um nome fantasia para uma clínica de cardiologia, sempre surge a pergunta: Qual nome de marca vou utilizar na clínica? - Muitos médicos optaram por utilizar os seus nomes próprios, como Clínica Cardiológica Dr. Fulano, Centro Cardiológico Dr. Ciclano ou Beltrano Cardiologia Clínica.
O uso do nome do principal cardiologista é comum, porém nem sempre ele funciona para clínicas maiores ou centros cardiológicos que trabalham muito além do fornecimento de consultas clínicas. Pense por exemplo nas empresas que fornecem os equipamentos, baterias e assistência técnica para os mais modernos sistemas de ecocardiografia com Doppler, monitores Holter, MAPA e demais equipamentos cardiológicos. Certamente essas empresas e lojas comerciais de equipamentos cardiológicos vão preferir utilizar nomes ligados a tecnologia, como por exemplo os equipamentos Holter e seus fabricantes listados abaixo.
Confira abaixo uma lista com alguns fabricantes de equipamentos usados na cardiologia clínica:
- PHILIPS (DigiTrak)
- GE Healthcare (Tonoport)
- HEWLETT PACKARD (M1700)
- REYNOLDS
- SCHILLER
- QRS
- BTL
- UNIVERSAL-MEDICAL
- MORTARA
- CARDIOLINE
- BURDICK
- PROGETTI
- HEACO
- CONTEC
- MARQUETTE
- SPACELABS
Observe que os 3 primeiros nomes de marca também produzem diversos outros equipamentos tecnológicos de consumo doméstico, pois a Philips também produz aparelhos para cuidados pessoais, a GE produz de lâmpadas até e locomotivas e a HP já foi uma das maiores fornecedoras de computadores e impressoras no mercado americano. Resumindo, os nomes ligados aos equipamentos de cardiologia quase sempre tem uma origem na tecnologia, e não no nome de um médico cardiologista.
Porém, se a intenção é criar um nome fantasia para uma clínica de cardiologia, o nome tecnológico nem sempre é a melhor escolha. Nesse caso, podemos pensar em outros nomes ou sobrenomes, como por exemplo os grandes cardiologistas da história.
Vejamos abaixo 15 exemplos de nome fantasia para clínica cardiológica:
- Clínica Cardiológica Barnard
- Centro Cardiológico Yacoub
- Williams Cardiologia Clínica
- Cooley Cardiologistas
- DeBakey Consultorios Cardiológicos
- Cardio Center Forssmann
- Cardio Atkins
- Taussig Cardio
- Cardiologia Clínica Healy
- Lillehei Cardiologia
- Clínica Cardiológica Kantrowitz
- Centro Cardiológico Friedman
- Zoll Cardiologia Clínica
- Bruce Cardiologistas
- Einthoven Consultorios Cardioloógicos
A Agência EVEF te envia sugestões de novos nomes para sua empresa.
Clique na imagem abaixo e
Enviamos sugestões de nomes comerciais inéditos e memoráveis, solicite orçamento pelo WhatsApp (11) 9958-12346
Origem dos nomes das clínicas de cardiologia acima
Antes de explicar a origem dos nomes acima, é preciso aceitar que esses nomes sugeridos já são usados por outras clínicas e centros de cardiologia em alguns países e no Brasil. Antes de escolher usar um nome de médico famoso, verifique se esse nome já foi registrado no I.N.P.I. ou ainda está disponível para solicitação de registro de marca, especialmente nas classes 42 e 44 da tabela NCL(12) de 2023.
- Nomes de cardiologistas famosos que são usados por algumas clínicas de cardiologia:
Christiaan Barnard
Em dezembro de 1967, ele revolucionou a ciência médica realizando o primeiro transplante de coração humano, transplantando o coração da vítima de acidente de 25 anos, Denise Darvall, para o paciente crônico de 53 anos, Louis Washkansky.
Magdi Yacoub
Magdi Yacoub nasceu no Egito e é um professor e médico cardiologista do Imperial College (Londres). Ele é mais conhecido por seu trabalho na reparação de válvulas cardíacas, um procedimento que passou a ser conhecido como Procedimento de Ross-Yacoub. Em 1983, ele realizou o primeiro transplante combinado de pulmão e coração do Reino Unido. Também humanitário, Yacoub co-fundou o Fundação Global do Coração Magdi Yacoub em 2008.
Daniel Hale Williams
Ele foi um cirurgião geral conhecido por realizar a primeira cirurgia de pericárdio bem-sucedida e documentada nos EUA em 1893. Nascido de pais inter-raciais, ele enfrentou inúmeras lutas em sua jornada para se tornar médico. Mais tarde, ele fundou o primeiro hospital não segregado nos Estados Unidos, o Hospital de Previdência de Chicago. Ele também fundou uma escola de enfermagem para afro-americanos.
Denton Cooley
Cooley foi um cirurgião cardíaco e cardiotorácico, conhecido por realizar o primeiro implante de um coração artificial total. Ele fez seu treinamento cirúrgico na Johns Hopkins School of Medicine e depois trabalhou na Baylor College of Medicine. Ele fundou o Texas Heart Institute e foi consultor do Texas Children's Hospital.
Michael DeBakey
O cirurgião cardíaco Michael DeBakey foi pioneiro em muitos tratamentos de doenças cardiovasculares e também inventou instrumentos como a bomba roller pump, usadas para procedimentos de cirurgia cardíaca.
Werner Forssmann
O médico alemão Werner Forssmann é mais conhecido por desenvolver um método que permite o cateterismo cardíaco. Isso o levou a receber em conjunto com os dois médicos americanos André Frédéric Cournand e Dickinson W. Richards o Prêmio Nobel de Medicina de 1956. Forssmann iniciou a aplicação clínica de cateterismo cardíaco em 1929, quando ele inseriu um cateter na veia do antebraço e passou com segurança para o coração e tirou uma foto de raio-X.
Robert Atkins
O cardiologista americano Robert Coleman Atkins é famoso mundialmente pois seu nome é dado à dieta Atkins, que promove o consumo controlado de carboidratos. Os benefícios da sua dieta atingem milhões de pacientes em todo o mundo, pois os pacientes tratados com esta dieta apresentam perda de peso, manutenção da perda de peso sem fome, melhoria nos resultados dos índices nos exames laboratoriais e prevenção de doenças cardiovasculares.
Helen Taussig
Helen Brooke Taussig trabalhou em Baltimore e Boston (EUA), onde fundou o campo da cardiologia pediátrica. Sua importante contribuição foi a participação na primeira cirurgia cardíaca, em que foi tratada a doença conhecida como "A Sindrome do Bebê Azul" (Tetralogia de Fallot), uma má formação congênita cianótica do coração. A cirurgia ocorreu em meados de 1944.
Bernadine Healy
Bernadine Healy entrou para a História ao se tornar a primeira mulher diretora do Instituto Nacional de Saúde nos EUA, conhecido como NIH (National Institutes of Health). Além de cardiologista experiente, ela também ensinou medicina em institutos como Johns Hopkins e foi presidente da Cruz Vermelha Americana e outras ONGs.
Clarence Walton Lillehei
Pioneiro da circulação cruzada, Clarence Walton Lillehei é conhecido como o Rei dos Corações. Ele conduziu com sucesso cirurgias cardíacas, ligando os sistemas circulatórios de pessoas saudáveis ao de seus pacientes, desenvolvendo assim a cirurgia de coração aberto.
Adrian Kantrowitz
Adrian Kantrowitz foi um cirurgião cardíaco americano, embora seu interesse inicial fosse em neurocirurgia, mais tarde mudou para cirurgia cardíaca. Ele também inventou a bomba de balão intra-aórtica, um dispositivo fácil de usar que ajudou a salvar milhões de vidas, em inglês: intra-aortic balloon pump (IABP).
Meyer Friedman
Ele foi um americano cardiologista que desenvolveu, com o colega Ray H. Rosenman, a teoria de que as pessoas que possuem o comportamento de "Tipo A" e apresentam raiva crônica, aumentam o risco de doenças cardíacas. Também pesquisador, ele trabalhou até sua morte aos 90 anos como diretor de um instituto médico que leva seu nome e publicou mais de 500 artigos científicos.
Qual a diferença das pessoas do tipo A e B?
De acordo com essa teoria, pessoas impacientes e ansiosas, voltadas para realizações imediatistas são classificadas como Tipo A, enquanto indivíduos descontraídos e relaxados são designados como Tipo B.
Paul Zoll
Pioneiro do marcapasso e do desfibrilador cardíaco artificial, o cardiologista americano Paul Zoll revolucionou a ciência médica e a medicina cardíaca. Ele havia sido médico do exército durante a Segunda Guerra Mundial. Para seus pacientes, ele era um ouvinte entusiasmado que se esforçou para entender os seus problemas de saúde.
Robert A. Bruce
Popularmente conhecido como o pai da prática da cardiologia, Robert A. Bruce foi o médico por trás do Protocolo de Bruce, um teste de diagnóstico usado para monitorar a função cardíaca. Ele foi da escola de medicina do Universidade de Washington e posteriormente uma das principais figuras do programa Seattle Heart Watch (Programa de prevenção de doenças cardíacas de Seattle - EUA).
Willem Einthoven
Willem Einthoven nasceu nos Países Baixos (onde fica a Holanda) e foi laureado com o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 1924. Ele descobriu o mecanismo do electrocardiograma (ECG ou EKG). Ele também trabalhou no estudo da acústica, particularmente os sons do coração, que ele pesquisou juntamente com o Dr. P. Battaerd.
A Agência EVEF te envia sugestões de novos nomes para sua empresa.
Clique na imagem abaixo e
Enviamos sugestões de nomes comerciais inéditos e memoráveis, solicite orçamento pelo WhatsApp (11) 9958-12346
Aviso de direitos autorais das marcas citadas aqui:
A Agência EVEF não comercializa nenhum produto ou serviço fornecido por essas empresas e marcas citadas nesse artigo, e quaisquer publicações que envolverem as marcas citadas nesse artigo deverão respeitar os seus respectivos direitos de titularidade de marca. Cada nome fantasia das empresas e clínicas citadas nesse artigo foi criado por agências ou empresários no exterior e pertence ao seu respectivo titular da marca. Esse artigo foi publicado apenas como exemplo didático para médicos, estudantes de administração de marketing e novos empreendedores da área da saúde.
Para criar um novo nome de marca ou nome fantasia, não copie nenhum nome exibido nesse artigo. Isso é plágio, e o titular da marca original poderá acionar judicialmente o empresário que plagiar algum nome de marca já registrado.