Logotipos vermelhos

Vermelho é uma cor radical. Vermelho é extremo, representando paixão, energia, fogo, violência e raiva. O vermelho é uma cor vibrante e cria contraste, exigindo a atenção do observador de um logotipo, peça publicitária ou produto. 

 

logotipo logomarca vermelho

 

 

orçamento de logotipo

Receba desenhos de logotipos personalizados em seu WhatsApp

Enviamos sugestões de desenhos de logomarcas (ou logotipos), solicite orçamento pelo WhatsApp (11) 9958-12346

 


 

Existem automóveis Ferrari pretos e amarelos, mas sempre que voce ouve falar na marca Ferrari, automaticamente já pensa num veículo esportivo vermelho. Curiosamente, o logotipo da Ferrari é predominantemente amarelo, com apenas um pequeno traço em vermelho, mas é a cor dos carros esportivos que predominou sobre a cor do logotipo. Na propaganda abaixo, o símbolo é exibido em cores metálicas, e o destaque fica todo com a cor do supercarro Ferrari 599 HGTE: 

 

anuncio ferrari cartaz vermelho

 

O vermelho é uma cor que tem uma conexão forte conosco, pois é a cor do sangue, uma cor visceral. O vermelho é, além disso tudo uma cor pura e madura. O vermelho (além do amarelo e do azul), é uma das três cores primárias e tem uma pureza única, pois é uma cor que não surge a partir da mistura de outras cores. O vermelho, quando misturado com o amarelo cria o laranja, e quando misturado com o azul cria o roxo. E o rosa é uma tonalizade do vermelho que recebeu branco na mistura.

No sistema de cores de uma impressora doméstica CMYK, ou numa impressão em quadricromia na gráfica, o vermelho é impresso a partir da sobreposição do magenta 100% com o amarelo em 100%. Já no sistema de impressão Pantone (PMS) o vermelho recebe o código 032.

Vejamos abaixo alguns exemplos do uso do vermelho em logotipos (ou logomarcas):

 

 

 

ESPN, famoso canal da TV paga que exibe conteúdo esportivo. O principal público alvo da marca é o masculino. O vermelho do logotipo transmite a paixão pelo esporte, ou por um determinado time ou clube do coração.

 

 

logomarca vermelha time futebol liverpool

O time de futebol Liverpool da Inglaterra é conhecido por lá como "Os Vermelhos" (REDs em inglês). Aqui no Brasil, temos o exemplo do clube Internacional de Porto Alegre, que é conhecido como "Colorado".

 

 

 logotipo texaco posto de gasolina vermelho

 

A Texaco é uma marca mundialmente conhecida na exploração e distribuição de petróleo e derivados, e foi fundada em 1901 na cidade de Beaumount, Texas nos Estados Unidos com o nome de The Texas Company. O nome fantasia TEXACO (derivado da abreviação de THE TEXAS COMPANY) foi adotado oficialmente em 1959, mesmo ano em que a refinaria de Port Arthur torna-se a primeira a ser operada por computador. Em 2001, a TEXACO e a Chevron se fundem para formar a Chevron-Texaco, tornando-se assim a segunda maior companhia petrolífera americana e quinta do mundo, através de uma troca de ações no valor de US$ 35.1 bilhões. A partir deste momento a TEXACO deixou de ser uma empresa para virar uma marca.

 


 

logomarca kelloggs industria alimenticia vermelho

 

De acordo com uma lenda da empresa, o fundador da Kelloggs (William Keith Kellogg), assinou pessoalmente os primeiros pacotes do cereal Corn Flakes, para mostrar que era um produto genuíno da Kelloggs. Uma versão retocada de sua assinatura acabou se tornando o logotipo da empresa. Recentemente a Kellogs alterou discretamente seu logotipo, mantendo a assinatura que era usada desde a década de 1970. A mudança mais notável é que todas as letras (exceto o K), estão agora juntas. A mudança provavelmente passa praticamente despercebida por quase todos os clientes. E isso foi intencional, já que a atualização é parte de um impulso de marketing que é dito para atualizar a marca "de maneiras que os consumidores continuarão a se relacionar".

 


 

logotipo vermelho nabisco alimentos

 

O nome fantasia Nabisco tem origem nas iniciais de National Biscuit Company, traduzido como empresa nacional de biscoitos. Ela tem o vermelho como sua cor principal na logomarca. No canto esquerdo superior do desenho, podemos ver um símbolo que se parece com uma Cruz de Lorena, um antigo símbolo católico do nordeste da França, algo que pode indicar tradição e sabor original - só para lembrar, ela fabrica os deliciosos biscoitos OREO.

 

 

 

logotipo vermelho netflix

Uma das maiores marcas de entretenimento da atualidade, a Netflix exibe o vermelho em seu logotipo.

 

 


 

 

logomarca mitsubishi vermelho

 

 

O nome da marca "Mitsubishi" tem origem numa combinação das palavras "mitsu" e "hishi". Mitsu significa três. Hishi significa castanha da água, e os japoneses usam a palavra há muito tempo para descrever uma forma de losango ou diamante. Os japoneses geralmente dobram o som "h" para um som "b" quando ocorre no meio de uma palavra. Então eles pronunciam a combinação de mitsu e hishi como mitsubishi.

Yataro Iwasaki, o fundador da antiga organização Mitsubishi, escolheu a logomarca dos três diamantes como emblema da sua empresa. A marca é sugestiva da crista de três folhas do Clã Tosa, o primeiro empregador de Yataro, e também dos três losangos empilhados do brasão da família Iwasaki. O símbolo do logotipo exibe a cor vermelha.

 


 

 

 logomarca red bull vermelho

 

Red Bul, o nome da marca que traduzimos como "Touro Vermelho". Além de ter o vermelho no nome da marca, o vermelho também é a cor predominante no desenho da logomarca. Recentemente, a marca Red Bull, além de vender bebidas energéticas e ter sua própria equipe de corrida de fórmula, possui canal de TV de esportes radicais, atingindo o mesmo público que a ESPN exibida anteriormente.

 


 

 

 

logomarca vermelha chilis restaurante

 

Chili's é uma rede de restaurantes dos Estados Unidos, fundada em 1975 em Dallas, no estado do Texas, por Larry Lavine. Os menus dos restaurantes apresentam pratos da culinária dos Estados Unidos de base texana e influência mexicana e já está operando em mais de 30 países, inclusive no Brasil. 

 


 

logotipo vermelho nintendo tecnologia

 

 A Nintendo é uma marca japonesa que produz jogos eletrônicos e seu logo é e sempre foi vermelho, desde suas duas versões anteriores.

 


 

 

propaganda operadora telefonia vodafone vermelho

 

Acima vemos uma propaganda da operadora de telefonia celular européia VODAFONE, que apresenta o pacote de serviços de voz e dados "Cheeky". Além do logotipo, a cor vermelha também é muito explorada na comunicação impressa e eletrônica, como no site e em anúncios de TV. O logotipo da Vodafone foi concebido em 1997 pela agência de publicidade Saatchi & Saatchi. O símbolo vermelho é para destacar a comunicação de conversa por voz, apesar de atualmente a Vodafone ser líder também em comunicação de dados. A cor vermelha na logomarca da Vodafone representa a fala com paixão.

 


 

logotipo vermelho logistica empresa de transporte aereo e ferroviario

Acima temos dois exemplos da cor vermelha usada na área de logística e transportes. O logotipo da SBB da Suíça exibe a mesma cor da bandeira do seu país. Muitos dos seus trens de passageiros de alta velocidade são pintados na cor vermelha. O mesmo se aplica à empresa aérea Virgin, que já pintou alguns dos seus aviões na cor vermelha, a mesma cor da sua logomarca.

 


 

 

xerox logotipo vermelho cor design grafico

 

Depois de usar o mesmo desenho de logotipo por quase 40 anos, em 2008 a Xerox revelou um novo modelo. O novo logotipo reflete a transformação da empresa de fornecedora de soluções de cópia, fotografia e documentos para uma empresa de tecnologia da informação de alta tecnologia, com ideias inovadoras que impulsionam seus produtos e serviços e ajudam a empresa a atender às necessidades das empresas.

Em comparação com o antigo logotipo da Xerox, o novo logotipo tem uma orientação em letras minúsculas mas manteve a cor vermelha. O logotipo consiste em uma inscrição em vermelho vibrante do nome "Xerox". Ao lado da fonte, o símbolo exibe uma esfera vermelha gravada com um Xis branco ilustrativo que representa a Xerox. O design do logotipo é a representação do forte vínculo da Xerox com os seus clientes, bem como a tradição de inovação e tecnologia (foi a Xerox que inventou o mouse de computador, sabia?). O uso de letras minúsculas em vez de maiúsculas sublinha o fato de que a empresa está interessada em simplificar os processos de gerenciamento de documentos e dados.

O novo logotipo foi projetado tendo em mente as novas tendências na era da Internet e multimídia. O logotipo original era, no entanto, um exemplo da imagem da Xerox como “empresa de documentos” que fornecia impressoras coloridas e em preto-e-branco para serviços pesados, sistemas de copiadoras, máquinas multifuncionais, impressoras digitais de produção e um forte atendimento ao cliente. braço. Muitos fãs do novo logotipo da Xerox chamaram o novo símbolo de "bola de praia" ou "o doce brilhante", provavelmente de frutas vermelhas.

 


 

orçamento de logotipo

Receba desenhos de logotipos personalizados em seu WhatsApp

Enviamos sugestões de desenhos de logomarcas (ou logotipos), solicite orçamento pelo WhatsApp (11) 9958-12346

 


 

 

cartaz bolsa vermelha museu

Tenement é um museu de Nova Iorque que usa o vermelho no seu logotipo e em seu material de divulgação, comunicação e brindes, como bolsas, cadernos, canecas, camisetas, lembranças e presentes em geral.

 

 

 

 

logotipo tampa coca cola

A Coca-Cola dispensa apresentações. Sua logomarca é vermelha. Sempre foi e será. Mas você já imaginou uma lata de Coca-Cola na cor azul? Pois é, acredite, alguém lá na empresa já imaginou e até já fabricaram ela, em diferentes eventos e ocasiões especiais.

 

 lata coca cola azul

 

Aqui no Brasil a lata azul foi vendida especialmente durante o festival de Parintins no Amazonas, pois lá os dois principais "bois" que disputam o festival tem as cores Azul (Caprichoso) e Vermelho (Garantido), e dessa forma os clientes da Coca-Cola podem tomar o refrigerante na lata de sua cor preferida. Acima vemos o resultado do produto, que ficou muito diferente do que estamos acostumados. E eu me pergunto: será que a Pepsi gostou da idéia de ter a maior concorrente com uma lata na mesma cor da lata de Pepsi?

 

 

 

logo olimpiada de toquio tokio 2020

Acima vemos o novo logotipo das olimpíadas de Tóquio em 2020 - a primeira olimpíada de 1964 em Tóquio (exibido à esquerda) trazia o símbolo do sol nascente (o círculo vermelho) mas essa ideia não foi repetida para os jogos olímpicos que serão disputados 56 anos depois. No novo logotipo, a cor vermelha foi substituída por um símbolo azul marinho bem abstrato e assimétrico, simbolizando a multiplicidade de povos e modalidades olímpicas que estarão presentes no evento.

 

 

 

 

logo vermelho california academy of sciences

Acima um exemplo de logotipo branco que usa o vermelho como fundo, a Academia de Ciencias da Califórnia.

 


 

 

 

 

O logotipo vermelho da Fisher-Price

A Fisher-Price é uma marca americana que produz brinquedos educativos para crianças e bebês, com sede em Nova York. A Fisher-Price é uma subsidiária da Mattel desde 1993 e seu logotipo passou por algumas alterações recentemente, mas manteve a característica do toldo vermelho sob o texto na cor branca.

 


 

logomarca speedo tecido esportivo vermelho

O logotipo vermelho da Speedo

Speedo é uma empresa produtora de acessórios para a prática de natação fundada em 1914 por Alexander MacRae em Sydney na Austrália. Produziu material utilizado por medalhistas em várias Olimpíadas e também atua como patrocinadora de atletas, principalmente da natação. Seu logotipo vermelho exibe um símbolo ao lado direito, que representa velocidade. Ele foi criado a partir do desenho de um boomerangue, um artefato australiano que volta para o lançador. Da mesma forma, as provas com mais de 50 metros da natação das olimpíadas exigem que os nadadores vão e voltem através da piscina olímpica que tem 50 metros de extensão. O texto do logotipo é todo em minúsculo e foi criado com uma fonte de texto específica, uma variação estilizada da fonte "Digital serial-bold italic".

 

A harmonia do vermelho

O vermelho, com todos os seus atributos de atração, está profundamente enraizado na psiquê humana. A própria palavra “enraizado” tem suas origens no antigo método de tingimento de fibras com cochonilha e kermes, insetos moídos que forneciam um vermelho intenso que é permanente. A presença deste tonalidade exigente é dominadora, determinada e nunca passa despercebida.

Vários tipos de apetites são estimulado pelo vermelho, que pode estar numa torta de cereja ou morango, numa lingerie ou em um elegante carro esportivo. O vermelho tentadoramente nos alcança para que queiramos possuí-lo, saboreá-lo, sentir o seu cheiro, sua velocidade e tesão.

Não há como escapar de seu poder, pois seus efeitos fisiológicos são profundamente embutido dentro de nós. Na verdade, a presença do vermelho aumenta nossa apetite, pulsação, força muscular e pressão arterial, e causa um aumento de adrenalina instantâneo. A mente humana está programada para agir ou reagir ao vermelho e nós inevitavelmente o fazemos.

Estudos recentes mostraram que quando os humanos se deparam com o vermelho, suas reações se tornam mais rápidas e mais vigorosas. Os antropólogos sociais nos informam que a tonalidade vibrante está intrinsecamente ligada à cor do fogo e do sangue, ao mesmo tempo sustentadora e ameaçadora da vida. Precisamos de fogo para cozinhar nossa comida e nos manter aquecidos, mas entendemos a necessidade de nos protegermos disso.

Nós compreendemos que o sangue é uma força vital necessária para a sobrevivência, mas somos repelidos pela visão de sangue derramado. Felizmente, nossa exposição e experiência com vermelho invariavelmente leva a uma visão mais positiva desse tom corajoso e enfático. Nas variações mais brilhantes, é a cor dos grandes contrastes: o símbolo da coragem e valor, um coração cheio de amor, ou uma revolução furiosa.

O vermelho nos encoraja a parar nesse sinal inevitável ou seguir em frente com determinação e vigor. Isto é cor de sinal da natureza que tenta os pássaros e as abelhas, bem como animais e humanos. É o canto da sereia para a sedução e sensualidade e a indústria cosmética tem há muito entendido como atrair o consumidor com este tom sensual.

Os vermelhos da pimenta são mais quentes. Existem vermelhos misturados com azul (como o roxo e o violeta), porém esses tons não são fáceis de nos envolver com a mesma profundidade que o vermelho puro sangue nos envolve.

Em variações de profundidade nos tons de vinho, bordô e marrom, essas variações de vermelho permanecem como uma presença sugestiva, mas por causa do valor escurecido, há mais profundidade, seriedade, elegância, equilíbrio e finesse implícitos. Daí a origem de campanhas publicitárias que usam o vermelho e o bordô.

propaganda cor vermelho bordo campari

Embora raramente descrito como um vermelho claro, o rosa é a progênie do vermelho, por isso as mesmas características estão presentes, mas de uma maneira muito mais sutil. Vermelho é sexy e apaixonado, enquanto os tons de rosa são recatados e românticos, temperando a paixão com pureza, evocando uma aura de intimidade e gentileza.

cor vermelho bordo embalagem carmim

Rosas suaves, empoeirados e acinzentados são vistos como cultivados e refinados, enquanto os brilhantes rosa choque e magentas se aproximam do vermelho original e compartilham o mesmo dinamismo.

Uma vez pensado como um cor estritamente feminina, há agora uma nova compreensão e apreciação das chamadas “características femininas” do rosa causadas por um borrão de gênero geração do milênio que tem menos preocupação em ser rotulada ou julgada. Apenas para exemplificar, nos últomos 5 anos temos visto a presença de carros de fórmula 1 pintados na cor rosa.

 


 

A cor vermelha é muito comum na área de alimentação, abaixo vemos mais 5 exemplos de logotipos de restaurantes na cor vermelha:

 

logomarca vermelha restaurante jack in the box

 

 

 

logotipo vermelho restaurante churrascaria punta cana

 

 

 

logomarca vermelha desenho com letra cursiva restaurante

 

 

 

 

logotipo pizzaria pizza hut vermelho

 

 

 

 

logotipo restaurante bob vermelho

 

 


 

orçamento de logotipo

Receba desenhos de logotipos personalizados em seu WhatsApp

Enviamos sugestões de desenhos de logomarcas (ou logotipos), solicite orçamento pelo WhatsApp (11) 9958-12346

 


 

 

A cor vermelha segundo especialistas e teóricos da cor

Analisando os textos publicados em livros técnicos sobre cores e design gráfico, diferentes autores apresentam suas opiniões sobre a cor vermelha e sua reação observada no público consumidor.

Vamos abaixo ver as 2 páginas dedicadas à cor vermelha que foram publicadas pela especialista em cores Leatrice Eiseman, do livro Color Harmony (Harmonia das Cores) no ano de 2017 pela editora Quanto Knows - EUA:

 

 cor vermelha aplicacao design grafico harmonia

 

Agora vamos visualizar as duas páginas do livro The Designers Dictionary of Colour, publicado em 2017 pela editora Abrams - EUA. O autor Sean Adams apresenta sua opinião sobre o impacto da cor vermelha aos olhos dos observadores:

 

 cor vermelha aplicacao design grafico livro dicionario

 

 

Esse artigo foi publicado com o objetivo de apresentar exemplos didáticos para a aplicação de cores em logotipos. A Agência EVEF publicou essas imagens para ilustrar o ótimo trabalho realizado pelos nossos colegas de profissão, os desenhistas gráficos. Os direitos de uso dessas imagens pertem aos seus respectivos titulares de direito de uso da marca. A Agência EVEF não utiliza essas imagens para fins comerciais, apenas uso didático; ao gravar, baixar ou utilizar essas imagens e vetores, voce deverá concordar com os termos de uso de cada um dos titulares da marca usada. 

 

Artigo relacionado:

Simbologia da cor vermelho

 


Artigo atualizado por Everton Ferretti na Agência EVEF em 5/12/2022