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Categorias e formações gramaticais de um nome fantasia

Você pode encontrar um nome em qualquer lugar

Os nomes vêm de muitos lugares surpreendentes. Alguns nomes são palavras reais, enquanto outros são inventados. De muitas maneiras, nomear é uma arte. Você sempre vai procurar palavras ou frases que possam contar uma história.

Por exemplo, você sabia que os nachos (culinária mexicana) têm o nome de seu inventor? Todos já sabemos que nachos são crocantes, salgados, e com queijo ficam ainda mais deliciosos.

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O mexicano Ignacio “Nacho” Anaya criou o prato icônico em 1943, e ele inventou em uma improvisada. Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de esposas de militares americanos se aventuraram em Piedras Negras, uma pequena cidade mexicana na fronteira com o Texas, para fazer compras e socializar. Quando elas decidiram parar para jantar, descobriram que todos os restaurantes da cidade já haviam fechado.

Felizmente para as mulheres, elas conheceram Ignacio Anaya, o maitre do Clube Victory. Ele era um mestre da hospitalidade e recebeu as mulheres no Clube. Ele olhou ao redor da cozinha e usou o que pôde encontrar. Ele cortou algumas tortilhas em formato de triângulos e mergulhou elas na fritadeira para deixálos mais crocantes. Ele então cobriu as fritas com queijo e pimentas jalapeño fatiadas. Para finalizar, colocou no forno por poucos minutos para derreter o queijo.

Assim teve origem o prato icônico do México que conhecemos tão bem, e Ignacio Anaya era um showman. Ele apresentou seu prato para as senhoras, e disse que se chamava "Nachos Especiales" ou “Especial do Nacho.” Nacho era seu apelido.

As senhoras adoraram sua receita, e na semana seguinte, o grupo voltou com seus maridos, e logo o Victory Club criou sua reputação de lanche delicioso. Com o tempo, as pessoas encurtaram o nome do prato simplesmente para “nachos”.

A maioria dos nomes que você encontra têm uma história. Algumas empresas ou produtos são nomeados pelo seu fundador, enquanto outros nomes são criados especificamente para a marca. A marca Accenture é um exemplo de palavra inventada. Ela foi criado por Kim Petersen, uma funcionária que trabalha na Noruega. Em sua apresentação, ele escreveu: “Ao tentar criar um novo nome para a empresa, pensei em coisas como crescimento ousado, operacional excelência e um ótimo lugar para trabalhar. ”

Petersen teve uma ideia desde o início. Ele queria criar uma palavra que indicaria como a gigante da consultoria criaria um futuro para os seus clientes, o que ele descreveu como uma “ênfase no futuro”. A frase o impulsionou a começar a juntar as palavras. Ele pegou partes da palavra accent (de ascensão) e centure, do novo século = Accenture.

A beleza de nomear é que é extremamente criativo. Você pode usar palavras reais, pegar palavras de histórias antigas, mitologias, ou criar novas palavras. Não há limites quando se trata de nomar, mas há alguma lógica.

Os nomes de marcas tendem a ser agrupados em três categorias:

  1. Nomes descritivos: o nome indica o que é o produto, serviço ou empresa.
  2. Nomes sugestivos: o nome indica a aparência do item.
  3. Nomes abstratos: O nome é um recipiente vazio, e a marca dará vida a ele, bem como campanhas publicitárias e a sua experiênccia de consumo.

Outra forma de analisarmos os tipos de nome fantasia são as formações de sua construção gramatical.

Nomes de marcas podem ser criados de uma das cinco formações:

  1. Palavras reais: a palavra já existe em português, inglês ou outro idioma. Pode ser um substantivo, verbo ou uma palavra tirada da literatura, como Starbucks.
  2. Palavras construídas: é quando você toma partes de palavras reais e junta elas para criar uma nova palavra, como o Instagram.
  3. Palavras inventadas: Você pode inventar uma palavra que é completamente distinto para sua marca, como a Accenture.
  4. Siglas: Siglas geralmente usam as letras iniciais de uma frase a partir de um nome descritivo, para criar uma referência rápida para o marca, como IBM (abreviação de International Business Machines).
  5. Palavras com erros ortográficos: remova uma vogal ou mude uma consoante, e você pode transformar palavras comuns em nomes que representam sua marca, como Flickr.

Compreender a anatomia de um nome lhe dará uma vantagem no processo de nomeação, porque pode expandir seus horizontes. A maioria dos empresários tendem a abordar o naming a partir das próprias experiências. Por exemplo, se todas as marcas em seu ramo de atuação usam siglas, você pode naturalmente usar esse tipo de nome.

Porém, ao compreender os outros tipos e formatos de nomes, você pode ser mais criativo e procurar nomes de forma mais ampla. Vamos explorar as três categorias e cinco formações com alguns exemplos.

Categorias de nome fantasia

Nomes descritivos:

Os nomes descritivos são funcionais e posicionam a marca com clareza. Eles dizem o que o produto ou empresa é ou faz. Por exemplo, não haverá confusão na hora do café da manhã quando você pegar uma caixa de Aveia Quaker. Nomes descritivos tendem a ser óbvios, e isso os torna eficazes. Você não precisa pensar sobre isso, porque você sabe o que está recebendo.

Exemplos de nome fantasia descritivo:

  • Banco do Brasil
  • Pousada do Sossego
  • Volkswagen (em alemão significa carro do povo)
  • American Airlines (Linhas Aéreas Americanas)
  • Restaurante da Tia Edite
  • Manteiga Creme Sal & Sabor

nome fantasia industria ventilador

 

Mudança de nome chato para um nome descritivo criativo

A marca Big Ass Fans é um fabricante de ventiladores grandes, enormes. Em inglês, o nome fantasia Big Ass Fans poderia ser traduzido de forma humorística como "os fanáticos por bundas grandes". Mas FAN em inglês também significa ventilador, e esse trocadilho humorístico ajudou a empresa a ganhar o mercado de ventiladores grandes.

A empresa foi fundada em 1999 como HVLS Fan Company. Este nome fantasia chato era um acrônimo para High Volume, Low Speed Fans. Estes ventiladores são projetados com até vinte e 6 metros de diâmetro e eles movem uma quantidade imensa de ar para resfriar galpões e grandes espaços. O nome fantasia original era descritivo, pois poderia ser traduzido como "Ventiladores de Alto Volume Baixa Velocidade. Os ventiladores HVLS possuíam um nome descritivo demais, tão descritivo que era chato. A empresa mudou o nome fantasia porque os clientes continuavam perguntando por "aqueles grandes fãs" (ou aquelas grandes bundas).

Foi uma mudança corajosa ao adicionar "bunda" ao nome de uma empresa, mas foi brilhante. Você nunca vai esquecer, e você sabe exatamente o que
você está conseguindo.

Big Ass Fans se tornou um líder da categoria, com mais de 750 funcionários e U$ 250 milhões em vendas. Os ventiladores são usados em grandes espaços comerciais difíceis de resfriar. Você encontrará eles em lugares interessantes e surpreendentes, como por exemplo nos corredores de acesso do World of Coca-Cola em Atlanta. Em vez de nos deixar os visitantes assarem ao ar livre no calor de Atlanta, a Big Ass Fans forneceu a solução perfeita.

Nomes descritivos estão em todo lugar. Outros exemplos seriam:

  • Netflix (filmes em inglês também são conhecidos pela gíria FLIX, portanto Filmes na interNET)
  • TripAdvisor (Trip é viajante e Advisor é aquele que conta as dicas das viagens)

Nomes sugestivos

Nomes sugestivos são a categoria mais popular de nome fantasia, porque eles são únicos e funcionais. Eles são uma forma criativa de posicionar sua marca com base em uma ideia que seus clientes já entendem.

O primeiro exemplo é a marca americana Lush Cosmetics. Podemos traduzir ao pé da letra como Cosméticos Luxuosos, ou Cosméticos Exuberantes.Esse é um nome sugestivo que evoca a experiência de consumo superior do cliente. A Lush foi fundada em 1995 por seis sócios com uma visão de produtos de banho e beleza totalmente naturais.

Para escolher o novo nome fantasia, a equipe lançou uma competição de nomes na empresa através do primeiro boletim informativo e catálogo. Os proprietários pediram aos seus leitores que ajudassem a criar um novo nome fantasia, e um deles sugeriu “Lush”, e imediatamente encantou a todos.

A Lush se tornou uma marca notável e icônica. Você pode sentir o cheiro de uma loja Lush a um quarteirão de distância. Fãs da Lush Cosmetics compartilham dicas e apresentam as aplicações e vantagens dos novos produtos lançados.

A Lush usa nomes criativos em sua marca. Seus produtos possuem nomes divertidos e irreverentes, que se baseiam em cores brilhantes e aromas ousados. Existem bombas de banho com o nome "Honey I Washed the Kids" (querida, eu lavei as crianças), Sex Bomb (bomba sexual), ovo de dragão e guardião da floresta. Você pode usar gel para a pele Plum Rain (chuva de ameixas), Oat Creamy Dream (Sonho cremoso de aveia) ou Snow Fairy (fada da neve).

Nomes Abstratos

Nomes abstratos são vasos vazios que são flexíveis. Eles podem ser palavras reais não relacionadas, como Apple ou Caterpillar, ou nome fantasia inventado como a palavra Kodak. Yahoo! e Hulu também são abstratos.

Exemplos de nomes abstratos:

  • Xerox
  • Orizia
  • Xobni
  • Itorix
  • Axzon
  • Saprex
  • Zivi
  • Häagen-Dazs

Curiosamente, o nome Häagen-Dazs não é escandinavo, são simplesmente duas palavras feitas para parecerem escandinavas aos olhos americanos (de fato, os dígrafos “äa” e os “zs” são impossíveis nas línguas escandinavas). Isto é conhecido pelo marketing industrial como foreign branding, ou seja, marca estrangeira.

Os cinco tipos gramaticais para a Formações de nome fantasia

Palavras Reais

O mundo é sua ostra. Quase todas as palavras em todos os idiomas podem ser convertido em um nome. Podemos analisar nomes famosos ao considerar nomes de família, como Hermés e John Deere; referências históricas, como Tesla; ou mitologia grega ou romana, como Nike e Pandora.

Palavras Construídas

O nome fantasia pode ser mais interessante quando você começa a quebrar palavras e as rejunta para criar novas. Você pode adicionar um sufixo como “ify” para Spotify. Você pode truncar palavras: FedEx é a combinação de Federal Express e Cisco é uma versão resumida de San Francisco. Outras palavras construídas são Microsoft, Instagram, Facebook e Snapchat.

Palavras Inventadas

A forma final de um nome fantasia abstrato é a criação de uma nova palavra. Palavras inventadas tendem a cair em duas classes: fonética e Raízes latinas. Nomes fonéticos soam como se estivessem escritos. Estes são nomes como Kodak, Acura e Clorox. Nomes com raízes latinas parecem
um pouco mais científico, como Accenture, Dasani e Viagra. A maioria dos nomes de medicamentos são baseados em raízes latinas.

Siglas

Um acrônimo é uma palavra ou nome formado como uma abreviatura das letras iniciais de uma frase. Utilizar uma sigla como nome fantasia pode ser eficaz. Nomes como Aflac e Scuba são distintos e memoráveis.

O que torna as siglas interessantes é como você as diz. Algumas são pronunciadas como uma palavra, como Laser, enquanto outros são
dito como uma seqüência de letras, como IBM. Também existem as siglas mistas, como CD-ROM ou JPEG, e às vezes você pode criar uma abreviatura.

  • AAA é pronunciado "triplo A" (as pilhas palitos são chamadas de triplo A nos EUA)
  • 777 é o maior avião de passageiros com apenas 2 motores no mundo. Ele é conhecido pelos pilotos e especialistas na aviação como "Triplo Seven").

Palavras com erros ortográficos

As empresas de tecnologia estão atropelando a língua inglesa para adquirir nomes de domínio .com disponíveis. Flickr removeu uma vogal e iniciou uma tendência de nomenclatura “Web 2.0”. Inspirou empresas como Tumblr, Scribd e Qzzr.

Veja as marcas americanas Rice Krispies, Trix, Froot Loops, Play-Doh e Kool-Aid. Pessoas tem comprado esses produtos por décadas, e as chances são de que os consumidores nunca pararam e se perguntou: "Por que esses nomes são escritos assim?"

Divirta-se com a linguagem

Nomear algo é divertido, criativo e até inspirador. Existem sistemas e estruturas disponíveis, mas você não tem que seguir cegamente. Seu professor da sexta série não vai repreender você se você soletrar incorretamente uma palavra ou usar uma palavra fora do contexto. Você tem total liberdade para explorar, experimentar e criar nomes novos e maravilhosos. Tire as algemas e veja o que você pode criar.

 

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Bibliografia e aviso de direitos autorais dos textos exibidos acima:

Os textos e conteúdo extraídos e traduzidos dos livros citados acima pertencem aos respectivos titulares de direito de marca e obra literária. Esse site disponibilizou esse resumo de forma gratuita, apenas com fins didáticos, voltados para os estudantes de administração de marketing e novos empresários que buscam orientações no processo de criação de novos nomes de marca. Ao acessar e ler esse artigo, voce precisa concordar com esses termos. Nenhum conteúdo poderá ser copiado em outros sites e mídias sem a autorização dos titulares da obra.

Fonte: Esse artigo foi criado a partir de um capítulo do livro Brand New Name.

 


Artigo publicado na Agência EVEF em 24/08/2021 por Everton Ferretti