O Airbus A380 é um avião de fuselagem larga (widebody) com motorização a jato (turbofan) para o transporte de passageiros, fabricado pela empresa européia Airbus. É o maior avião comercial do mundo. Os aeroportos em que opera tiveram suas instalações adaptadas para operá-lo com segurança.
O andar superior do A380 estende-se ao longo da fuselagem, com uma largura equivalente a uma aeronave widebody. O A380 tem uma cabine de 478 metros quadrados de espaço utilizável do piso, 40% a mais que o segundo maior avião de passageiros, o Boeing 747, e oferece capacidade para 525 pessoas em uma configuração de três classes ou até 853 pessoas em uma única classe econômica. O A380 tem alcance de 15 700 km, suficiente para voar sem escalas de Dallas (EUA) para Sydney (Austrália), e uma velocidade de cruzeiro de Mach 0,85 (cerca de 900 km/h, em altitude de cruzeiro).
Até o fim de 2018 a Airbus já havia recebido 317 pedidos firmes e 221 aeronaves já tinham saído da linha de montagem para as operações das empresas aéreas. Nesse período, a Emirates Airlines tinha a maior frota de A380, com 142 pedidos e 101 aeronaves já voando.
A Airbus (com sede em Toulouse, França) é líder mundial na fabricação de aviões comerciais, líder europeu no desenvolvimento de programas espaciais e líder mundial na produção de helicópteros para uso civil.
Como a maior empresa aeroespacial e de defesa na Europa, o Grupo Airbus tem como países de origem, França, Alemanha, Espanha e Reino Unido, e em torno de 35.500 fornecedores (ou 65% do gasto total). A maior parte da carteira de encomendas da empresa e presença industrial encontra-se agora para além das fronteiras europeias. Tem linhas de montagem final de aeronaves em Tianjin, China, e Mobile, Alabama (EUA). O Grupo Airbus produz helicópteros no Brasil, mantém centros de pesquisa em Singapura, Índia, nos Estados Unidos da América, China e Rússia, e possui centros nos cinco continentes Maintenance, Repair and Overhaul (MRO).
Em 2019, 14 companhias aéreas utilizavam o avião A380, são elas:
- Emirates Airlines
- Singapore Airlines
- Qantas
- ANA - All Nippon Airways
- Air France
- Lufthansa
- Korean Air
- China Southern Airlines
- Malaysia Airlines
- Thai Airways
- British Airways
- Asiana Airlines
- Qatar Airways
- Etihad Airways
A380 da Emirates:
A companhia aérea Emirates é a principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos (EAU). Tendo como base o Aeroporto Internacional de Dubai, mais de 1500 voos da Emirates saem de Dubai a cada semana, rumo aos seis continentes.
A Emirates é uma das 10 principais companhias aéreas em todo o mundo em termos de receitas, passageiros transportados e quilômetros percorridos, e tornou-se a maior companhia aérea no Oriente Médio em termos de receitas, dimensão da frota e passageiros transportados.
A Emirates foi a segunda companhia aérea a operar o Airbus A380, com seu primeiro voo realizado no dia 1 de agosto de 2008 entre Dubai e Nova Iorque-JFK em 13h48min.
No ranking Skytrax ela aparece como a melhor companhia aérea do ano de 2013, desbancando a Qatar Airways, que pulou de primeiro para o segundo lugar naquele ano. Foi a terceira vez (em 2013) que a companhia ganha o prêmio em primeiro lugar.
A Emirates é a única empresa aérea que opera vôos diários do avião A380 para o Brasil, para o aeroporto internacional de Guarulhos.
A380 da Singapure Airlines:
A Singapore Airlines é a linha aérea da cidade-estado de Singapura. Como uma companhia aérea membro da Star Alliance, ela foi eleita diversas vezes como a melhor companhia do mundo, reconhecida pelos seus serviços com os passageiros. Ela opera em 90 cidades em 40 países na Ásia, Oriente Médio, Europa, América do Norte, de África e Sudeste da região do Pacífico.
A Suíte da Singapore Airlines é uma classe disponível apenas no avião Airbus A380. O espaço foi projetado por um designer de interiores de iated de luxo e é composto por compartimentos separados com paredes e portas de 1,5 m de altura. O assento de couro, estofado pela Poltrona Frau da Itália, tem 89 cm de largura e uma tela de TV LCD de 23 polegadas e é montada em uma parede frontal. A cama de 2 metros é separada do assento e dobra para fora da parede traseira, com vários outros componentes da suíte descendo para acomodar o colchão. Em 2018 a Singapure parou de operar sua frota de aviões A380 e devolveu os aviões para o dono do leasing. Devido aos custos operacionais incompatíveis com o tipo de mercado que ela atende, há uma sinalização que em seguida outras companhias aéreas poderão devolver seus aviões A380, um fato que seria lastimável para a história desse avião gigante.
A380 da Qantas:
A Qantas é uma empresa aérea australiana, é a terceira mais antiga do mundo (fundada em 1920), e começando a operar voos internacionais em 1935.
Qantas é um nome que vem da sigla QANTAS (acrónimo de Queensland and Northern Territory Aerial Services Ltd), também chamada de The Flying Kangaroo, em português: "O Canguru Voador".
Recentemente, a Qantas atualizou o desenho do seu logotipo, agora a fonte de texto no logo não é mais escrita utilizando o itálico com a letra inclinada:
A frota de aviões A380 utilizados pela Qantas tem como origem e destino os aeroportos internacionais de:
- Melbourne - Los Angeles
- Melbourne - Dubai - Londres
- Sydney - Los Angeles
- Sydney - Dubai - Londres
- Hong Kong - Sydney
Os aviões A380 já começaram a receber a pintura com o novo desenho do logotipo da Qantas:
A380 da ANA:
A marca ANA significa All Nippon Airways e é a segunda maior empresa aérea do Japão e a sétima maior do mundo em número de passageiros transportados. Tem seu hub de operações concentrados no aeroporto de Narita, em Tóquio. A partir de Tóquio, a ANA atende a mais de 500 destinos domésticos, além de várias frequências diárias para todo o Sudeste Asiático.
Em 2017 a ANA encomendou 3 aviões A380 para a rota Toquio - Honolulu nos Estados Unidos. O avião, com uma pintura com tartarugas marinhas havaianas Honu, tem "uma presença esmagadora", disse o presidente e CEO da ANA Shinya Katanozaka durante a cerimônia de entrega da aeronave em maio de 2019 no Japão.
A380 da Air France:
A companhia aérea Air France é uma subsidiária do grupo Air France-KLM e membro fundador da aliança global SkyTeam. No ano de 2013 a Air France atendia 36 destinos a partir da França para vários aeroportos internacionais ao redor do mundo, incluindo vôos diretos para São Paulo e Rio de Janeiro e mais outros 160 destinos em 78 países. A sede corporativa da Air France, anteriormente em Montparnasse (Paris), mudou de localização e atualmente está localizada no aeroporto Charles de Gaulle (norte de Paris).
A Air France foi formada em 7 de outubro de 1933 a partir de uma fusão da Air Orient, da Air Union, da Compagnie Générale Aéropostale, da Compagnie Internationale de Navigation Aérienne (CIDNA) e da Société Générale de Transport Aérien (SGTA). Durante a Guerra Fria , de 1950 até 1990, foi uma das três principais companhias aéreas dos países ocidentais que operaram na Alemanha em Berlim Ocidental.
Em novembro de 2004, a Air France classificou-se como a maior companhia aérea europeia com 25,5% de participação total de mercado e foi a maior companhia aérea do mundo em termos de receita operacional.
A Air France opera uma frota mista de aeronaves fabricadas pela Airbus e pela Boeing. A Air France apresentou o A380 em 20 de novembro de 2009 com serviço para o Aeroporto JFK de Nova York a partir do Aeroporto Charles de Gaulle de Paris.
Recentemente a Air France atualizou o desenho do seu logotipo, utilizando uma fonte de texto mais leve, fina e na cor preta, exibindo ao lado o logotipo da Skyteam. A SkyTeam é uma aliança formada por 19 companhias aéreas de cinco continentes, e opera com o slogan "Caring more about you" (Em português: "Cuidando mais de você"). Ela também opera uma aliança de carga, a SkyTeam Cargo, que tem 10 parceiros transportadores de membros da SkyTeam.
A Air France assinou como cliente de lançamento para o "superjumbo" A380-800 da Airbus em 2001, esse contrato ajudou a viabilizar o projeto da produção do A380. Na ocasião, a Air France havia encomendado 12 aeronaves Airbus A380-800, com opções de mais dois. A Air France foi a primeira companhia aérea da Europa a operar a A380, seguida pela alemã Lufthansa em junho de 2010.
O primeiro A380 foi entregue em 30 de outubro de 2009 e a rota de Paris para Nova York foi usada como a primeira rota. Todos os Airbus A380 da Air France sairam do seu hub internacional no aeroporto Charles de Gaulle no Terminal 2E. A Air France manterá seus 10 Airbus A380 e planeja renovar suas cabines a partir de 2020.
Em 2016, a Air France utilizou seu Airbus A380 para levar os atletas da delegação olímpica embora para Paris após o final dos jogos olímpicos, com um vôo especial partindo do aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro. No link desse video do Youtube, podemos visualizar a chegada da Aeronave no Rio de Janeiro, momento histórico quando ele estaciona ao lado do seu concorrente, o Boeing 747, jumbo da companhia australiana Qantas. Momento inesquecível ocorre quando a tripulação abre as janelas da cabine de comando para exibir as bandeiras do Brasil e da França. A aeronave recebeu o tradicional "batismo" pelos veículos da brigada de incêndio, por esse ter sido o primeiro vôo comercial de um A380 para esse aeroporto (Galeão).
A380 da Lufthansa:
A companhia aérea Deutsche Lufthansa AG, conhecida como Lufthansa (e às vezes também como Lufthansa German Airlines ), é a maior companhia aérea da Alemanha, e quando combinado com suas subsidiárias, também é a maior companhia aérea da Europa em termos de tamanho da frota e passageiros transportados no ano de 2017. O nome da empresa é derivado da palavra alemã, Luft 'air' e Hansa, a Liga Hanseática. A Lufthansa é um dos cinco membros fundadores daStar Alliance, a maior aliança aérea do mundo, formada em 1997.
Além da sua principal marca internacional, ela possui companhias aéreas subsidiárias de passageiros Austrian Airlines, Swiss International Air Lines, Brussels Airlines e Eurowings, incluindo a Germanwings (denominada em inglês pela Lufthansa como seu Passenger Airline Group), a Deutsche Lufthansa AG possui várias empresas relacionadas com a aviação, tais como como Lufthansa Technik, como parte do Grupo Lufthansa. No total, o grupo tem mais de 600 aeronaves, tornando-se uma das maiores frotas de companhias aéreas do mundo.
A sede social e corporativa da Lufthansa fica em Colônia. A principal base de operações, chamada Lufthansa Aviation Center, está no centro principal da Lufthansa no aeroporto de Frankfurt e o seu hub secundário está no aeroporto de Munique.
A Lufthansa encomendou, recebeu e atualmente opera 14 aeronaves Airbus A380-800, sendo que até junho de 2012 tinham sido entregues os primeiros 10 aviões.
Em fevereiro de 2010, a Lufthansa anunciou que seus dois primeiros Airbus A380 seriam chamados Frankfurt am Main (D-AIMA) e München (D-AIMB) após os dois aeroportos da Lufthansa. As aeronaves A380 subseqüentes foram nomeadas depois de outros aeroportos do grupo Lufthansa, Zürich, Wien (Viena) e Brüssel (Bruxelas) e as principais cidades alemãs de Düsseldorf e Berlim. Os restantes A380s receberam o nome das cidades da central da Star Alliance, Tóquio, Pequim, Joanesburgo, Nova York, São Francisco e Deli. No entanto, o D-AIMN San Francisco foi renomeado Deutschland (Alemanha) em 2016. A Lufthansa usará seu A380 de Frankfurt am Main e de março de 2018 a partir de Munique.
A380 da Korean Air:
A companhia aérea Korean Air Lines Co., Ltd., conhecida comercialmente como Korean Air, é a maior transportadora aérea da Coréia do Sul, com base no tamanho da frota, destinos internacionais e vôos internacionais. A sede global da companhia aérea está localizada em Seul, a Korean Air foi fundada como Korean National Airlines em 1946. Após vários anos de serviço e expansão, a companhia aérea foi totalmente privatizada em 1969.
A divisão internacional de passageiros da Korean Air e a divisão de carga subsidiária relacionada, em conjunto, servem 127 cidades em 44 países, enquanto sua divisão doméstica atende 12 destinos. O Aeroporto Internacional Incheon serve como o centro internacional da Korean Air. A Korean Air também mantém um campus da sede de Incheon. A maioria dos pilotos da Korean Air, do pessoal do solo e dos comissários de bordo tem sede em Seul.
Os aviões A380 da companhia oferecem a Classe Prestige, que incluem assentos "Prestige Sleeper" em todos os Boeing 777-300ER e Airbus A380, esses assentos se reclinam 180 graus, transformando-se em camas.
A380 da China Southern:
A China Southern Airlines Company Limited é uma companhia aérea com sede no distrito de Baiyun, Cantão na China. Estabelecida em 1 de Julho de 1988, na sequência da reestruturação da Administração da Aviação Civil da China que adquiriu e fundiu uma série de companhias aéreas nacionais, a companhia aérea tornou-se uma das companhias aéreas "Big Three" (juntamente com a Air China e a China Eastern Airlines).
Com seus principais hubs no Aeroporto Internacional Guangzhou, Aeroporto Internacional de Pequim, a companhia opera mais de 2.000 vôos para 208 destinos diariamente como membro do SkyTeam. O logotipo da companhia aérea consiste em uma flor kapok (que também é a flor da cidade de Guangzhou) em uma barbatana de cauda azul.
A China Southern Airlines é a única companhia aérea chinesa a encomendar e a operar o avião Airbus A380. A companhia operava inicialmente essas aeronaves nas rotas Pequim-Hong Kong e Pequim-Cantão. No entanto, esses serviços não foram lucrativos. Devido à limitação da demanda do hub internacional das companhias aéreas no aeroporto de Guangzhou Baiyun, poucas rotas de Guangzhou têm a demanda para suportar um A380.
Com o esforço de viabilizar sua frota de aviões A380, a China Southern começou a operar o A380 em sua rota Guangzhou-Los Angeles e na rota Guangzhou-Sydney e de Pequim para Amsterdã.
A380 da Malaysia Airlines:
A companhia aérea Malaysia Airlines Berhad, conhecida comercial como Malaysia Airlines, é uma companhia aérea que opera vôos do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur e do aeroporto secundário em Kota Kinabalu e Kuching, para destinos em toda a Ásia, Oceania e Europa. A Malaysia Airlines é a principal empresa aérea da Malásia e um membro da aliança aérea Oneworld. A sede da empresa está localizada no aeroporto internacional de Kuala Lumpur.
Apesar de vários prêmios da indústria da aviação, sendo coroado "The World's 5-Star Airline" pela Skytrax várias vezes (2009, 2012 e 2013) e o reconhecimento do World Travel Awards como "A linha aérea líder da Ásia" (2010, 2011 e 2013), a companhia aérea lutou para reduzir os custos para lidar com o aumento das operadoras de baixo custo na região desde o início dos anos 2000.
Em 2013, a companhia aérea iniciou um plano de recuperação após grandes perdas a partir de 2011 e cortou rotas para destinos proeminentes, mas não lucrativos, de longa distância, como as Américas (Los Angeles e Buenos Aires) e a África do Sul.
Em 2014, a Malaysia Airlines perdeu duas aeronaves: o vôo 370 , que desapareceu em circunstâncias incomuns, e o vôo 17 , que foi derrubado sobre a Ucrânia. Ambos os acidentes estão separados por menos de cinco meses. Antes de 2014, a companhia aérea tinha um dos melhores recordes de segurança do mundo - apenas dois acidentes fatais em 68 anos de operação, um dos quais foi o vôo 653 seqüestrado em 1977.
Em 2012, o logotipo corporativo, que exibia o wau bulan vermelho e azul foi atualizado. O novo wau bulan enfrenta da esquerda para a direita, como fez no logotipo original de 1971, e suas caudas foram estendidas. Inicialmente, a companhia aérea estabeleceu-se para um todo búlgaro wau azul, mas já a reverteu para a sua forma vermelha e azul. O wordmark também foi modernizado com um novo tipo de letra e a palavra "linhas aéreas" é agora apresentada em minúsculas. No mesmo ano, a companhia aérea também revelou uma libra nova e exclusiva para sua frota Airbus A380 para destacar o maior avião da companhia aérea. Ele possui um bulbo wau totalmente azul na cauda e tira de fita azul na fuselagem e nos motores, o nome da companhia também está totalmente azul.
O espaço First Class é oferecido apenas nos aviões Airbus A350 e no superjumbo Airbus A380. A Malaysia Airlines oferece os assentos de primeira classe mais amplos e totalmente planos do mundo em sua aeronave A380. O A380 possui oito conjuntos semi-fechados com uma televisão de tela plana de 23 polegadas.
A380 da Thai:
A empresa aérea Thai Airways International Public Company Limited, conhecida no mercado como THAI é a maior companhia aérea da Tailândia. Formada em 1988, a companhia aérea tem sua sede corporativa em Vibhavadi e opera principalmente a partir do aeroporto internacional de Suvarnabhumi. THAI é um membro fundador da Star Alliance. A companhia aérea é a maior acionista da empresa de baixo custo Nok Air e lançou uma operadora regional sob o nome de Thai Smile em meados de 2012 usando novas aeronaves Airbus A320.
Do seu hub no aeroporto de Suvarnabhumi e do centro secundário no aeroporto internacional de Phuket, a THAI (incluindo as subsidiárias) voa para 84 destinos em 37 países, usando uma frota de mais de 90 aeronaves. A companhia aérea foi uma vez o operador de duas das rotas sem escalas mais longas do mundo entre Bangkok e Los Angeles e Nova York, mas devido aos altos preços dos combustíveis, à retirada de aeronaves, aos limites de peso da bagagem e ao aumento das tarifas aéreas, a companhia aérea cancelou esses destinos ultra-longos.
A rede de rotas da THAI é dominada por vôos para a Europa, Ásia Oriental e Ásia do Sul e Sudoeste asiático, embora a companhia aérea atinja cinco cidades na Oceania. THAI foi a primeira companhia aérea da Ásia-Pacífico a atender o aeroporto de Londres Heathrow. Entre as empresas aéreass da região Ásia-Pacífico, a THAI possui uma das maiores operações de passageiros da Europa.
Os assentos Royal First Class da THAI foram introduzidos com a chegada do Airbus A340-600. Estes assentos também estão disponíveis em aeronaves Boeing 747-400 e uma nova versão do assento Royal First Class com uma configuração de suíte está disponível apenas na aeronave Airbus A380 da THAI.
A380 da British Airways:
A British Airways (B.A.) é a maior companhia aérea do Reino Unido com base no tamanho da frota, ou a segunda maior, atrás da easyJet, quando medida pelos passageiros transportados. A companhia aérea está localizada em Waterside, perto de seu hub principal no aeroporto de Londres (Heathrow). Em janeiro de 2011, a BA se fundiu com a Iberia, criando o International Airlines Group (IAG), uma holding registrada em Madri, Espanha. O IAG é o terceiro maior grupo de companhias aéreas do mundo em termos de receita anual e o segundo maior da Europa.
A B.A. foi criada em 1974, depois que um conselho da British Airways foi criado pelo governo britânico para administrar as duas companhias aéreas nacionalizadas, British Overseas Airways Corporation e British European Airways, e duas companhias aéreas regionais, Cambrian Airways de Cardiff e Northeast Airlines de Newcastle upon Tyne. Em 31 de março de 1974, as quatro empresas foram incorporadas para formar a British Airways. Após quase 13 anos como empresa estatal, a B.A. foi privatizada em fevereiro de 1987 como parte de um plano de privatização mais amplo do governo conservador, seguindo os projetos econômicos iniciados anos antes por Margaret Tatcher. A operadora expandiu-se com a aquisição da British Caledonian em 1987, Dan-Airem 1992, e British Midland International em 2012.
Um cliente de Boeing de longa data, a B.A. encomendou 59 aeronaves da família Airbus A320 em agosto de 1998. Em 2007, adquiriu 12 Airbus A380 marcando o início de sua substituição de frota de longa distância. A peça central da frota de longa distância da companhia aérea é o Boeing 777, com 58 aviões na frota. B.A. é o maior operador do Boeing 747-400, com 41 aviões registrados para a companhia aérea, mas a partir de 2017 foi apresentado um plano para substituição dessas aeronaves.
O primeiro avião A380 da British Airways foi entregue em 4 de julho de 2013 e iniciou os vôos regulares para Los Angeles em 24 de setembro de 2013, e depois Hong Kong em 22 de outubro de 2013.
A380 da Asiana Airlines:
A companhia aérea Asiana Airlines é uma das duas maiores companhias aéreas da Coréia do Sul, juntamente com a Korean Air.
A Asiana tem sua sede no prédio da Asiana em Seul. A companhia aérea tem seu centro doméstico no Aeroporto Internacional de Gimpo e seu centro internacional no Aeroporto Internacional de Incheon (70 km do centro de Seul).
Como membro da Star Alliance, a Asiana opera 14 rotas de passageiros nacionais e 90 internacionais e 27 rotas de carga em toda a Ásia, Europa, América do Norte e Oceania. A classe First Suite é oferecida na aeronave A380-800, que é atendida em uma rota para Los Angeles, Nova York e Frankfurt. Os passageiros nessa classe recebem pijamas, lembranças e kits de amenidades contendo itens como creme de pele, creme dental, sombras e tampões para os ouvidos. Um passageiro pode pré-encomendar refeições em vôo 48 horas antes da partida. Os bancos de primeira classe estão equipados com sistemas AVOD pessoais.
A380 da Qatar Airways:
A Qatar Airways é a empresa aérea estatal do Catar. Com sede na Torre Qatar Airways em Doha, a companhia opera um hub interligando os mais de 150 destinos internacionais em toda a África, Ásia Central, Europa, Extremo Oriente, Sul da Ásia, Oriente Médio América do Norte, América do Sul e Oceania, desde a sua base no Aeroporto Internacional de Hamad, usando uma frota de mais de 180 aeronaves.
O Qatar Airways Group emprega mais de 40.000 pessoas, das quais 24.000 trabalham diretamente para a Qatar Airways. A companhia aérea tem sido membro da aliança Oneworld desde outubro de 2013, a primeira operadora do Golfo a participar de uma das três grandes alianças aéreas.
Os assentos da primeira classe disponível no avião A380, apresenta um espaço de mais de 2 metros, transformando-se em uma cama totalmente plana, juntamente com uma ampla escolha de opções de entretenimento exibidas em telas de televisão individuais de 26 polegadas.
A380 da Etihad Airways:
A Etihad Airways é uma companhia aérea que é a segunda maior dos Emirados Árabes Unidos (depois da Emirates). Sua sede fica na cidade de Khalifa, Abu Dhabi, perto do aeroporto internacional de Abu Dhabi . A Etihad iniciou suas operações em novembro de 2003.
A companhia aérea opera mais de 1.000 vôos por semana para mais de 120 destinos de passageiros e carga no Oriente Médio, África, Europa, Ásia, Austrália e Américas, com uma frota de 116 aeronaves Airbus e Boeing (registros de fevereiro de 2018).
Cabine de luxo Residence
A Residence acomoda uma ou duas pessoas, num espaço de 12 metros quadrados. Possui uma sala de estar privada, quarto e banheiro. Possui um sofá reclinável para dois lugares de 154 cm e um monitor de TV de 32 polegadas no salão; possui um banheiro privativo com chuveiro e uma cama de casal de 210 cm de comprimento por 121 cm de largura no quarto, que também inclui um monitor de TV de 27 polegadas. A companhia aérea afirma que é o espaço para passageiro mais luxuoso nos ares, disponível na aviação comercial em todo mundo.
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