O laranja é uma das cores que tem o significado mais subjetivo. O laranja é uma cor secundária, ou seja, ela surgiu da mistura de outras 2 cores primárias: amarelo + vermelho. Como o laranja vive entre essas duas cores quentes, o observador de um logotipo laranja pode associar o laranja ao calor e movimento do vermelho, bem como à juventude e alegria do amarelo.
O laranja tem relações com muitos elementos da natureza, como frutas, legumes, o pôr do sol e o calor de uma fogueira acesa. O artista Vincent Van Gogh usava o laranja mais que as outras cores, e seus quadros mais famosos são carregados de tonalidades de laranja.
A cor laranja também pode ser usada para criar um senso de imediatismo e espontaneidade. Por outro lado é uma cor que deve ser usada com cautela, para não ficar muito "gritante" ou desconfortável.
Nos Estados Unidos e Canadá, a cor laranja tem um componente crucial no feriado de Halloween, já na Irlanda do Norte a cor laranja está ligada ao Protestantismo. E nas culturas orientais, o laranja é a cor da criatividade e do segundo Chakra, localizada espiritualmente bem abaixo do umbigo.
Vamos conhecer abaixo algumas aplicações de design gráfico que utilizaram a cor laranja com sucesso:
O logotipo laranja da JBL Eletrônicos e sonorização
JBL é uma marca americana mundialmente conhecida pela fabricação de equipamentos eletrônicos de áudio para o mercado consumidor doméstico e também para estúdios, shows, som portátil (para DJs) e acústica profissional de salas de cinema. No Brasil, a JBL também trabalha com a marca JBL Selenium, uma das mais conceituadas no mercado. O seu nome fantasia JBL vem das iniciais do seu fundador (James Bullough Lansing), que passou a utilizar esse nome de marca (brand name) a partir de 1955, nove anos após a fundação da empresa em 1946. Sua característica marcante é o ponto de exclamação no desenho do logotipo, sobre a letra J.
Abaixo uma propaganda da JBL que utiliza o laranja como cor base:
O logotipo laranja da farmacêutica GSK
O nome fantasia da marca GSK tem origem nas iniciais do nome GlaxoSmithKline (GSK), trata-se de uma empresa farmacêutica multinacional britânica, sendo a quarta maior empresa farmacêutica do mundo (dados de 2009) por vendas de medicamentos (após a Pfizer, Novartis e Sanofi). Ela utiliza a fonte de texto Frutiger, que está aplicado na cor branca sobre uma forma de comprimido, a mesma estratégia de apresentação de logotipo da concorrente Pfizer. A cor laranja no logotipo foi escolhida para transmitir vida, animação e saúde.
Abaixo uma imagem do edifício da sede mundial da GSK, exibindo seu logotipo (local: Reino Unido)
O logotipo da Orange, operadora de telefonia celular na França
O nome da marca Orange (tradução literal de "Laranja") foi mundialmente implantada a partir de 2006, depois de sua criação em 2001 a partir de uma subsidiária da operadora de telefonia France Telecom. A cor laranja no seu logotipo foi selecionada devido à sua associação com o elemento Feng Shui e também significa otimismo, calor e alegria. O logotipo quadrado da Orange foi criado como uma provocação, para contrastar da fruta cítrica esférica laranja. O logotipo da Orange comunica a mensagem da empresa de forma muito eficiente e é amplamente reconhecido como um dos logotipos mais reconhecíveis no setor de telecomunicações na Europa. O logotipo da Orange apresenta um tipo de letra (fonte de texto) ligeiramente modificado da fonte clássica Helvetica.
Mudança nos ares do Brasil: o caso da GOL
O novo logotipo laranja da Gol Linhas Aéreas
A logomarca da Gol foi modernizada em 2015, e agora ela exibe uma fonte de texto mais geométrica com uma nova simbologia para a letra "O". Isso porque no exterior, alguns clientes estavam interpretando como GOOL em vez de GOL. A cor laranja foi levemente alterada para ficar mais florescente e mais viva. Entre os profissionais da aviação, a gol é carinhosamente apelidada de "Laranjinha".
Abaixo vemos uma projeção de uma aeronave já estampando o novo logotipo da Gol:
Outra alteração de logotipo laranja: o caso do canal de TV Nickelodeon
Novo logotipo do canal infantil Nickelodeon
A marca Nickelodeon é de um canal de TV que já exibiu muitos diferentes desenhos de logotipo desde sua fundação em 1977. Recentemente o tipo de letra do logotipo foi mudado e uma fonte nova foi criada especialmente para o novo logotipo, e foi chamada "Nickelodeon Font". A cor laranja no logotipo da Nickelodeon simboliza juventude, atividade, energia e alegria. Uma curiosidade no novo logotipo é que agora ele não exibe mais o nome com a inicial em maiúsculo, dessa forma ele se aproxima do seu público pré-adolescente que tem o hábito de digitar rapidamente em celulares sem se preocupar com essa regra gramatical, que exige letras iniciais maiúsculas para nomes próprios, uma regra universal para a maioria dos idiomas ocidentais.
Abaixo visualizamos um antigo anúncio promocional com o antigo logo do canal Nick, onde a cor laranja predomina:
Para comparar, vamos ver esse outro anúncio, que já exibe o novo logotipo do canal Nick:
Nova logomarca da Taurus Indústria Bélica
A marca Taurus é de uma empresa brasileira que fabrica armas, munições, capacetes e equipamentos bélicos e possui atualmente quatro plantas industriais, sendo três delas no Brasil e uma em Miami, nos Estados Unidos. Ela exporta para mais de 70 países e emprega mais de 2.600 funcionários. Seu logotipo pode ser encontrado na cor branca em mídias escuras ou na cor laranja quando exibido sobre fundo branco. Recentemente ela mudou a sua identidade visual, deixando de exibir seu logo na forma circular, mas manteve o símbolo do touro, que é a origem do nome fantasia em latim Taurus (touro).
O logotipo laranja da Merrell Calçados
A Merrell é uma empresa americana de calçados fundada por Clark Matis, Randy Merrell e John Schweizer, em 1981, como uma fabricante de botas de caminhada de alta performance. Desde 1997, a empresa é uma subsidiária da Wolverine World Wide. A cor laranja é a base do seu logotipo, além de ser destaque em algumas linhas de tênis que ela produz.
Abaixo um anúncio publicitário da Merrel onde o laranja do logotipo também é usado no texto:
O logotipo laranja da Kayak
A marca KAYAK é de uma empresa norte-americana cujo principal produto é um metabuscador de pacotes de viagens e promoções turísticas. A empresa foi fundada nos Estados Unidos em 2004 e lançada oficialmente no Brasil em 2014. O sistema do KAYAK processa mais de um bilhão de pesquisas de viagem por ano e seu aplicativo para iOS e Android contabiliza mais de 40 milhões de downloads. A cor laranja é usada como base do logotipo, que apresenta o texto em branco sobre 5 caixas sólidas laranjas. A origem dessas 5 caixas tem como base os antigos painés de aeroportos que informavam se um vôo está atrasado, cancelado, previsto no horário, destino e origem, número do vôo etc.
Abaixo voce visualiza uma propaganda em outdoor no Canadá:
O logotipo em fundo laranja da Continental
A alemã Continental é uma das principais marcas do setor automobilístico, tendo como principal mercado a Europa, e está experimentando um crescimento significativo nos continentes Asiático e Americano (Estados Unidos e America Latina). Esta marca, de referência na indústria automobilística, é a criadora da tecnologia que produz o atual pneu mais seguro do mundo, e é a principal fornecedora de equipamentos eletrônicos e de pneus de vária marcas conceituadas, como é o caso da Audi, da Mercedes-Benz, da BMW e da Volkswagen, entre outras grandes montadores de veículos. Seu logotipo pode ser visualizado nas cores preto ou branco, sempre aplicado sobre um fundo laranja. Abaixo um exemplo de propaganda da marca:
Cadeira modernista Womb Chair em laranja
O design de produtos também é muito afetado pela cor laranja. A cadeira Womb foi criada pelo designer de móveis finlandês Eero Saarinen em 1948. A forma orgânica da Womb Chair é representativa do estilo de modernismo escandinavo do século XIX que usa materiais sintéticos para criar formas inspiradas.
Mais exemplos de logotipos que utilizam a cor laranja:
Existem poucos registros históricos que justificam ou explicam a utilização da cor laranja, que varia entre o vermelho dinâmico e o amarelo radiante. O laranja procura atenção, como o vermelho costuma fazer, mas faz isso de forma mais afável, caloroso, e não agressivo como o vermelho. Por essas qualidades, é uma cor que estimula convívio e boa interação social. É tanto física como mentalmente estimulante, uma tonalidade que conota comunicação.
O laranja é categorizado como uma cor de alta excitação, que estimula a conversa e o apetite. Sua fisicalidade encoraja a espontaneidade e algum grau de impulsividade.
Após sua atração inicial pelos tons primários de vermelho, amarelo e azul, as crianças são facilmente atraídas pela cor laranja. Muitas vezes é a cor de pirulitos doces, balas de goma e picolés suculentos, um triciclo brilhante ou um salgadinho de milho com sabor artificial de queijo em cor cenoura bem viva que desencadeia pensamentos e memórias felizes.
Esta reação positiva ao laranja muitas vezes ressurge durante a adolescência. Percebida como a mais quente de todas as cores, a laranja nunca é descrita como cor fria.
Os estudos de associação de palavras de cores invariavelmente ligam o laranja a um pôr do sol brilhante – luminoso, quente e uma alegria de se ver. Assim como o amarelo, o laranja é considerado otimista, edificante, alegre e enérgico. O laranja vibrante parece estar em constante movimento físico, muito parecido com os extrovertidos que se divertem com isso.
Quanto mais brilhante os tons de laranja podem ficar, mais o impacto visual traz uma sensação de juventude, senso de humor e diversão. Há alguns que podem se referir a laranja brilhante como excessivo, gritante; no entanto, no contexto certo e uso apropriado, como em sinalização ou embalagem, chamar a atenção com essa tonalidade exuberante pode ser bem positivo.
O laranja tem múltiplas personalidades, transmitidas em brilhos efervescentes para tons de terra abundantes, como terracota, castanho-avermelhado ou barro cozido, bem como os tons de aromas pungentes. Inevitavelmente ligado à queda das folhas e à estação do outono, é a cor da lareira e da colheita, as brasas cintilantes de um fogo quente, cenouras assadas e uma torta de abóbora direto do forno.
É uma cor que promete abundância, seja perto de casa ou bem longe, em destinos exóticos, impregnados de especiarias e tons aromáticos que vão desde picante a apimentado com evocativo nomes a combinar: açafrão, capuchinha e pó de pimenta de Caiena.
O Laranja transmite doçura com um toque único: marmelada, nectarina, tangerina, mamão e laranja.
Há um lado mais suave do laranja também, retratando sentidos suaves, como o tato e sabores que convidam um observador para alcançar e tocar os tons sutis de pêssego e damasco aveludado.
As flores de laranjeira nunca deixam de atrair, surpreender, animar e encorajar-nos.
A ave símbolo do Brasil é o Sabiá Laranjeira.
A simbologia da cor laranja segundo o dicionário dos símbolos
A meio caminho entre o amarelo e o vermelho, o alaranjado é a mais actínica das cores. O actinismo é a propriedade da radiação solar que leva à produção de efeitos fotoquímicos e fotobiológicos. Entre o ouro celeste e o vermelho crônico, esta cor simboliza antes de tudo o ponto de equilíbrio entre o espírito e a libido. Mas se esse equilíbrio tende a se romper, num sentido ou noutro, o alaranjado torna-se então a revelação do amor divino ou o emblema da luxúria. No primeiro caso, é, sem dúvida, a túnica açafroada dos monges budistas e a cruz de veludo laranja dos Cavaleiros do Espírito Santo.
O véu dos noivos, o flammeum, é o emblema da perpetuidade do casamento e corresponde, no sentido profano, à auriflama do sagrado. O véu que Virgílio dá a Helena é açafroado (característica da cor do açafrão). As Musas, que aparecem em certas versões como as filhas do céu e da Terra e cuja importância nos cultos apolíneos é conhecida, também teriam vestes da cor do açafrão.
A pedra de jacinto, de cor alaranjada, era considerada um símbolo de fidelidade. Constituía o emblema de uma das doze tribos de Israel sobre o peitoral do Grande Sacerdote de Jerusalém; voltamos a encontrá-la sobre a coroa dos Reis da Inglaterra, em que simboliza "a temperança e a sobriedade do Rei".
Passada no fogo, esta pedra se descolore, o que explica que se tenha visto nela a expressão da fé constante que triunfa sobre o ardor das paixões e as apaga. Mas o equilíbrio entre o espírito e a libido é algo tão difícil que a cor laranja se torna também a cor simbólica da infidelidade e da luxúria. Esse equilíbrio, segundo tradições que remontam ao culto da Terra-Mãe, era buscado na orgia ritual, que devia conduzir à revelação e à sublimação iniciatórias. Diz-se que Dioniso usava vestimentas na cor laranja.
Fonte: Livro Dicionário dos Símbolos, por Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, editora J.O.
A aplicação da cor laranja em design gráfico
Nascido da mistura entre o vermelho dinâmico e o amarelo radiante, não há nada de reticente no laranja. Ele procura atenção, como o vermelho vívido costuma fazer, mas devido à inclusão da disposição ensolarada do amarelo como um tom, o laranja tem uma maneira afável, calorosa e não agressiva. Por essas qualidades, é uma cor que estimula o bom convívio social.
É tanto física quanto mentalmente estimulante, um tom que conota comunicação. O laranja é categorizado como uma cor de alta excitação, que estimula a conversa e o apetite. Sua fisicalidade encoraja a espontaneidade e algum grau de impulsividade.
Depois de sua atração inicial pelos tons primários de vermelho, amarelo e azul, as crianças são atraídas pelo laranja divertido. Muitas vezes, é a cor de pirulitos doces, balas de goma e picolés suculentos, um triciclo brilhante ou uma amada boneca Raggedy Ann ou Andy com topo de cenoura que desencadeia pensamentos e memórias felizes.
Percebida como a mais quente de todas as cores, a laranja nunca é descrita como fria. Os estudos de associação de palavras de cores invariavelmente ligam o laranja a um pôr do sol brilhante – luminoso, quente e uma alegria de se ver. Assim como o amarelo, o laranja é considerado otimista, animador, alegre e energético.
O laranja vibrante parece estar em constante movimento físico externo, muito parecido com os extrovertidos (ou crianças) que se deleitam com isso. Os tons mais brilhantes podem ficar um pouco indisciplinados, mas de alguma forma o senso de humor e a diversão ligados a ele justificam o volume.
Há alguns que podem se referir ao laranja brilhante como alto; no entanto, no contexto certo e no uso adequado, como em sinalização ou embalagem, chamar a atenção com essa tonalidade exuberante não é necessariamente negativo.
O laranja tem múltiplas personalidades, transmitidas em brilhos efervescentes a abundantes tons de terra, como terracota, castanho-avermelhado ou barro cozido, bem como tons de aromas pungentes.
Inevitavelmente ligada à queda das folhas e à estação do outono, o laranja é a cor da lareira e da colheita, as brasas de um fogo quente, cenouras e inhame assados ??e torta de abóbora direto do forno. É a promessa de abundância, seja perto de casa ou de destinos exóticos distantes, perfumados com tons picantes e aromáticos que variam de picante a apimentado com nomes evocativos para combinar: açafrão, capuchinha e pó de pimenta de Caiena.
A laranja transmite doçura com um toque de sabor: marmelada, nectarina, tangerina, kumquat, manga, mamão e raspas de laranja. Há um lado mais suave do laranja também, retratando tato e sabores que convidam o observador a alcançar e tocar os tons sutis de pele de pêssego e damasco aveludado, ou peneirar as areias de coral quentes e convidativas em uma praia tropical.
Da vistosa exibição floral de pássaros do paraíso às nutritivas zínias alaranjadas que foram as primeiras flores comestíveis a crescer no espaço, as flores de laranjeira nunca deixam de nos atrair, surpreender, animar e encorajar.
A cor laranja segundo especialistas e teóricos da cor
Analisando os textos publicados em livros técnicos sobre cores e design gráfico, diferentes autores apresentam suas opiniões sobre a cor laranja e sua reação observada no público consumidor.
Vamos abaixo ver as 2 páginas dedicadas à cor laranja que foram publicadas pela especialista em cores Leatrice Eiseman, do livro Color Harmony (Harmonia das Cores) no ano de 2017 pela editora Quanto Knows - EUA:
Agora vamos visualizar as duas páginas do livro The Designers Dictionary of Colour, publicado em 2017 pela editora Abrams - EUA. O autor Sean Adams apresenta sua opinião sobre o impacto da cor laranja aos olhos dos observadores:
Esse artigo foi publicado com o objetivo de apresentar exemplos didáticos para a aplicação de cores em logotipos. A Agência EVEF publicou essas imagens para ilustrar o ótimo trabalho realizado pelos nossos colegas de profissão, os desenhistas gráficos. Os direitos de uso dessas imagens pertem aos seus respectivos titulares de direito de uso da marca. A Agência EVEF não utiliza essas imagens para fins comerciais, apenas uso didático; ao gravar, baixar ou utilizar essas imagens e vetores, voce deverá concordar com os termos de uso de cada um dos titulares da marca usada.