Em 2012, o especialista em design gráfico Michael Evamy publicou o livro LOGOTYPE, onde ele exibe vários logotipos mundialmente famosos e detalhou algumas das suas características e processos de criação do logotipo.
Porém após algum tempo passado, alguns dos logotipos exibidos em seu livro já passaram por atualizações em seus desenhos, como por exemplo o Google. Vamos analisar nesse artigo os logotipos exibidos em seu livro que estão com o texto exibindo as iniciais em Maiúsculo, no entanto eles usam tipos de fonte de texto serifadas e não exibem nenhum símbolo. Dessa forma, o próprio logotipo é a identidade visual da empresa, abandonando a ideia da necessidade de um símbolo.
O maior exemplo nesse caso é a batalha comercial Coca-Cola x Pepsi, onde o logotipo da Coca-Cola não exibe nenhum símbolo, porém a Pepsi é identificada pelo símbolo circular azul e vermelho. Outra função desse artigo é exibir as cores originais dos logos, pois no livro impresso os logotipos foram exibidos em preto (na maioria dos casos).
Páginas 32 e 33 do livro
Logotipos criados com fonte de texto do tipo Serifado, exibindo as letras iniciais em Maiúsculo:
Logomarca Atelier LaDurance
Atelier LaDurance é uma linha de calças jeans de alto padrão que pertence à marca Denin. Ela faz sucesso na França e Japão. Seu logotipo utiliz\a uma fonte serifada da família Bookman e exibe as iniciais da marca em Maiúsculo e o restante do nome fantasia em minúsculo.
Logomarca da Folksam
Folksam é o nome fantasia de uma seguradora na Suécia.
A origem do nome fantasia vem da contração de duas palavras em sueco, sendo FOLKet (pessoas) e SAMarbete (cooperação). É uma das maiores seguradoras da suécia e teve o seu desenho de logotipo desenhado em 2001.
Link para o canal de videos da seguradora Folksam no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCNGUiwLkD2lLuIG9B35_VEg
Logomarca Goldlog
Goldlog é uma banda de rock norueguesa. Seu logotipo foi desenhado em 2005
usando como base um tipo específico de letra usado numa máquina de escrever norte-americana. Sua identidade busca uma pegada mais pop/folk.
Logotipo Kaspar
Kaspar é uma marca suíça de artigos de papelaria de luxo, seu logotipo foi desenhado em 2006. Seus produtos mais vendidos são cadernos encapados em couro integral e artigos de escritório com detalhes em chifre de vaca.
Logomarca Kemistry Gallery
Kemistry Gallery é um studio de design gráfico no Reino Unido. Seu logo desenhado em 2005 traz uma conexão entre o 's' e a letra 't', significando um ambiente tranquilo onde a marca não deve gritar mais alto que o trabalho.
Logomarca People Tree
A marca de moda People Tree foi desenhada em 2007. Sua estratégia de marketing é desenvolver uma moda exclusiva para fabricação por 50 grupos de Comércio Justo em 15 países, empregando habilidades locais e criando empregos em comunidades marginalizadas. Sua marca de palavra foi criada para funcionar em uma variedade de aplicativos, desde etiquetas costuradas a catálogos até o site da marca.
Logotipo Pearson Lyle
Pearson Lyle é uma agência fotográfica no Reino Unido e teve seu logotipo desenhado em 2009. O logo exibe uma fonte elegante serifada.
Logo Ragne Sigmond
Ragne Sigmond é um fotógrafo dinamarquês e teve seu logotipo desenhado em 2007 usando uma fonte esclusiva.
Logomarca da Canon
Canon é uma marca japonesa que desenvolve tecnologia para imagem, fotografia e óptica. O logotipo foi desenhado por sua equipe interna de marketing (Canon) em 1956.
O nome da Canon, como Sony, era originalmente um marca do produto antes sendo adotado como nome da empresa. Em 1934, a Canon já fabricava instrumentos ópticos de precisão em Tóquio. Sua primeira câmera de 35 mm no Japão com um obturador de plano focal foi batizado de Kwanon - o nome japonês para a deusa budista da misericórdia. Quando a câmera entrou em produção, o marca registrada que trazia era a palavra ocidental mais próxima para Kwanon: Canon.
A logomarca inicial tinha um símbolo adicional, uma curva fina desenhada à mão, com um grande oval 'C' e um 'a' com um haste distinta e inclinada. Em 1947 com a Canon conquistando fotógrafos em todo o mundo, a empresa adotou o nome Canon em definitivo. Seis anos depois, o logotipo foi redesenhado com uma fonte de texto mais grossa e em 1956 o logotipo ganhou a forma final que já conhecemos há mais de 60 anos.
Logotipo Museu McNay
O museu McNay, em San Antonio (EUA), comemorou seu 50º aniversário divulgando sua nova identidade visual, com uma fonte clássica (Minion), mas adota a maneira moderna de se referir ao Museu.
Logo Tomorrow
Alguns tipos de letra vão e voltam em picos e vales de popularidade.
A fonte Souvenir fez grande suceswso em 1970 mas depois andou sumida na década de 1980 e 1990. Agora, porém, designers estão redescobrindo a Souvenir, como é o caso da financeira e administradora de aposentadorias privada Tomorrow.
Páginas 34 e 35 do livro
Logotipos criados com fonte de texto do tipo Serifado, exibindo as letras iniciais em Maiúsculo:
Logotipo do Google
Desde a sua primeira versão, em 1998, o Google já passou por algumas atualizações no desenho do seu logotipo. O logo exibido abaixo foi publicado no livro Logotype no ano de 2011. Sua atualização data de maio de 2010, alguns meses antes da impressão do livro.
Porém, em 2015 o logotipo do Google passou por uma transformação notável. Primeiro, percebemos que as sombras e degradês das cores foram removidas, e agora o logo tem somente cores sólidas. Outro detalhe importante é o tipo de letra usada, pois foi abandonado o tipo de letra Catull antigo e adotado o tipo de letra "Product Sans", conforme exibido abaixo:
Logomarca Rupert Sanderson
Rupert Sanderson é um designer de calçados de luxo no Reino Unido. Seu logotipo foi desenhado no ano 2000.
Logo Scotland + Venice
A marca Scotland + Venice pertence a uma entidade que patrocina os eventos integrados entre a Escócia e Veneza. A logomarca utiliza um tipo de letra próxima a Baskerville e um "+" minimalista que captura a natureza contemporâneada arte e do histórico contexto de Veneza.
Logo da Soda
O logo da agência de publicidade Soda (Noruega) foi criado em 2004 e utiliza um tipo de letra Rockwell.
Logomarca SugarSin
A SugarSin é uma rede de panificadores e congfeitarias do Reino Unido que teve seu logotipo atualizado em 2011. Para dar um toque simpático à logomarca, foi usada um tipo de letra que exibe serifas redondas nas pontas das letras.
Os desenhos de logotipos exibidos nessa página pertencem aos seus respectivos proprietários e foram criados por agências de publicidade e estúdios de design gráfico na Europa e nos Estados Unidos. Esses desenhos foram exibidos aqui apenas para efeito didático, nós não comercializamos nenhum produto ou serviço relativo a essas marcas e os direitos autorais dessas marcas pertencem aos seus respectivos titulares de direitos autorais.
Fontes das imagens: Livro Logotype, de Michael Evamy e pesquisa de imagens do Google