Quase todas as logomarcas mudam seus desenhos. Todas as principais logomarcas (ou logotipos) do mundo já foram atualizados e estão diferentes dos seus primeiros desenhos.
Para estudar e catalogar esse fenômeno do marketing e do design gráfico, o especialista Michael Evamy publicou o livro LOGOTYPE, no ano de 2012. Porém no mesmo ano alguns dos logotipos exibidos em seu livro já passaram por atualizações em seus desenhos, por exemplo a empresa aérea American Airlines e o Google.
Nesse artigo, vamos exibir algumas primeiras páginas desse livro para analisar as características chave de cada um dos logotipos exibidos e suas atualizações que chegaram ao mercado publicitário nos anos que se seguiram à sua publicação original. Outra função desse artigo é exibir as cores originais dos logos, pois no livro impresso os logotipos foram exibidos em preto (na maioria dos casos).
Páginas 22 e 23 do livro
Logotipos criados com fonte de texto do tipo Sans Serif, exibindo todas as letras em MAIÚSCULO:
Logotipo da ERCO
A ERCO é uma fabricante alemã de luminárias e sistemas de iluminação avançados, e o seu principal mercado são arquitetos e escritórios de arquitetura de alto padrão. Seu logotipo foi criado em 1974 e nunca mudou. Sua cor original é o preto, exatamente como exibido na página 22 do livro Logotype. Resolvemos estudar esse logo com detalhes para entender o seu conceito. O designer gráfico usou 4 espessuras diferentes da fonte de texto Univers para exibir um "iluminação" no logo, que fica cada vez mais claro à medida que olhamos para a letra O, a mais fina e "acesa" das 4 letras. As fontes usadas foram:
- E: Univers 65 Bold
- R: Univers 55 Roman
- C: Univers 45 Light
- O: Univers afinada numa edição manual
Ruth Tomlinson é uma marca de joalheria na Inglaterra, ela usa todas as letras em maiúsculo numa fonte de texto bem fina, com o objetivo de comunicar a delicadeza de suas peças finas.
Logotipo da Indie
A Agência de Comunicação Indie lançou o novo desenho de sua identidade visual no Festival Internacional Lions em Cannes. Sua campanha foi simples, esticar uma toalha gigante na areia da praia com o seu novo logotipo:
Logomarca da GOOD
A revista GOOD é uma publicação trimestral voltada para quem procura fazer o bem (ser GOOD) e encontrar qualidade de vida. Uma vida frugal e simples é a mensagem da revista, por isso um logotipo bem simples e óbvio.
Destaque a imagem da sua empresa com um logotipo único e profissional!
Com mais de 25 anos de experiência em design gráfico, nós criamos logotipos que destacam sua empresa no mercado. Solicite seu orçamento agora e receba sugestões personalizadas que refletem a essência do seu negócio.
Orçamento sem compromisso pelo WhatsApp (11) 9958-12346
Páginas 24 e 25 do livro
Logotipos criados com fonte de texto do tipo Sans Serif, exibindo todas as letras em MAIÚSCULO:
Logomarca da Foodily
A FOODILY é um site que compartilha receitas entre seus membros, e é um dos maiores portais desse tipo nos Estados Unidos. Seu logotipo foi criado todo em maiúsculo para dar destaque para as duas letras OO, elas se parecem 2 pratos lado a lado.
A letra usada é uma variação da fonte de texto Geometric, com os 2 Os sendo manualmente arredondados para 2 círculos perfeitos.
Logomarca do Internacional Center for Journalists
ICFJ - Centro Internacional para Jornalistas é uma ONG fundada em Washington (Estados Unidos), que desde 1984 promove o jornalismo em todo o mundo. O ICFJ já tranalhou com mais de 70.000 jornalistas de 180 países ao longo dos últimos anos. O ICFJ oferece treinamento prático, workshops, seminários, bolsas de estudo e intercâmbios internacionais para repórteres e gerentes de mídia de todo o mundo. O seu logotipo exibe cores vivas e as iniciais em uma fonte de texto do tipo IMPACT.
Logomarca da Inditex
A empresa espanhola Inditex é dona de várias marcas da moda e varejistas de roupas, incluindo a maior vendedora de roupas do mundo, a ZARA. Seu logotipo é normalmente publicado na cor vermelha, mas já foram publicados logotipos com cores invertidas, sendo o texto branco sobre um fundo vermelho.
A logomarca da ZARA segue o mesmo padrão, somente letras em MAIÚSCULO. Ela pode ser encontrada na cor branca quando aplicada em placas e luminosos na fachada das lojas.
Logomarca da Hearst
A Hearst Corporation é um conglomerado de empresas que possui várias marcas, veículos de mídia e revistas, entre elas as revistas Marie Claire, Cosmopolitan e Esquire. Quando a empresa completou 117 anos de operações, ela inaugurou o seu novo edifício na Rua 57, em Manhatan (NYC) onde trabalham mais de 2000 pessoas. Para comemorar a inauguração do novo edifício, foi lançado um novo desenho de logotipo, que exibe a cor que é refletida nos seus painéis espelhados, o azul.
Logomarca da Heal's
A Heal's é uma rede de lojas de departamentos que foi fundada na Inglaterra há mais de 200 anos. Em 2013, poucos meses após a publicação do livro Logotype, a Heal's apresentou o seu novo logotipo.
O logotipo antigo usava uma fonte Helvetica Bold, mas foi substituída por uma fonte de texto do tipo Baskerville, adotando os cantos serifados e saindo dessa coleção de logotipos Sans-Serif.
Logomarca da Okinaha
O loja de produtos de beleza Okinaha fica na Bélgica. Ela escolheu esse nome porque esse é o nome da ilha japonesa que possui a população mais longeva do mundo. A marca Okinaha é baseada nos valores de pureza, longevidade, saúde e simplicidade oriental.
Logomarca Guggenheim Partners
A marca Guggenheim pertence a uma empresa que trabalha com seguros e serviços financeiros em mais de 20 escritórios espalhados em 6 países. Seu logotipo exibe a cor púrpura, com todas as letras em maiúsculo.
Logomarca da Braun
Braun, é uma empresa alemã de produtos de consumo que até 2007 era uma subsidiária integral da The Gillette Company, que comprou uma participação controladora na empresa em 1967. A Braun é agora uma subsidiária integral da Procter & Gamble, que adquiriu a Gillette em 2005. Seu logotipo tem origem em 1952 e exibe uma letra A em destaque, mais alta que as outras letras do logotipo.
Logomarca da Gravitas
A Gravitas é uma marca de jogos e brinquedos no Canadá. Seu logo exibe muitas cores, bem além do desenho monocromático exibido no livro.
Logomarca da Hahmo
A HAHNO é uma Agência de Publicidade na capital da Finlândia, Helsinki
Destaque a imagem da sua empresa com um logotipo único e profissional!
Com mais de 25 anos de experiência em design gráfico, nós criamos logotipos que destacam sua empresa no mercado. Solicite seu orçamento agora e receba sugestões personalizadas que refletem a essência do seu negócio.
Orçamento sem compromisso pelo WhatsApp (11) 9958-12346
Páginas 26 e 27 do livro
Logotipos criados com fonte de texto do tipo Sans Serif, exibindo todas as letras em MAIÚSCULO:
Logotipo da MassLBP
Agência canadense de publicidade e engajamento público e pesquisa de mercado, a MassLBP possui o logotipo nas cores azul e vermelho.
Logotipo do Jerwood Gallery
O Jerwood Gallery é um museu de arte contemporânea britânica, que foi inaugurado em março de 2012. A galeria contém tanto exposições temporárias quanto uma coleção permanente. O exterior do edifício da galeria é coberto com mais de 8.000 azulejos pretos, e o prédio recebeu um Prêmio Nacional em 2013 pelo Royal Institute of British Architects.
Logotipo da fundação KRESS
O logo da KRESS é exibido num tom de cor entre o cinza e o pêssego.
Logotipo do Terry Morre
O estúdio de design de interiores britânico Terry Moore exibe um logotipo que destaca as suas iniciais TM. O logo é aplicado como uma lente translúcida, como no folheto abaixo.
Logotipo da Ricoh
A RICOH é uma empresa japonesa que produz equipamentos para escritórios, impressoras, copiadoras e máquinas fotográficas. Ao longo dos seus últimos 50 anos de história, ela já usou 4 desenhos diferentes de logotipo, sendo o atual um logo com destaque para a cor vermelha.
Logotipo da Lisson Gallery
O logotipo da Lisson Gallery foi criado a partir de modificações na fonte de texto Gill Sans
Logotipo da Vitsoe
A Vitsoe é uma empresa do Reino Unido que fabrica móveis, e seu logotipo foi criado a partir da fonte Univers 75 Black, sendo a ligação OE manualmente desenhada.
Logotipo do Savoy
O desenho do logo do Hotel Savoy é todo em maiúsculo e foi usada uma fonte de texto bem fina, para combinar com o tipo de neon externo aplicado na entrada do hotel em Londres.
Páginas 28 e 29 do livro
Logotipos criados com fonte de texto do tipo Sans Serif, exibindo todas as letras em MAIÚSCULO:
Logomarca do Museu Stedelijk
Esse museu em Amsterdam, Paises Baixos, trocou o desenho de seu logotipo poucos meses após a publicação do livro Logotype, deixando de exibir as iniciais SM para agora apresentar o nome completo do museu.
Logotipo da Republic
Um ano após a publicação do livro Logotype, a rede de lojas Republic foi vendida para a USC. Desde então, a antiga marca não é mais usada em seus 120 pontos de venda que agora exibem a bandeira da USC.
Logotipo da Quintessentially
O logo desse clube exclusivo de membros na Inglaterra é um exemplo de espaçamento de letras.
Logotipo The Hepworth Wakefield
A galeria de arte Hepworth Wakefield foi premiada em 2017 com o prêmio Art Fund Museu. O edifício da sede foi projetado pelo aclamado arquiteto David Chipperfield Architects e a galeria abriu em maio de 2011.