Em 2012, o especialista em marketing e design gráfico Michael Evamy publicou o livro LOGOTYPE, onde ele exibe vários logotipos mundialmente famosos e detalhou algumas das suas características e processos de criação do logotipo.
Porém após algum tempo passado, alguns dos logotipos exibidos em seu livro já passaram por atualizações em seus desenhos, como por exemplo o Google. Vamos analisar nesse artigo os logotipos exibidos em seu livro que estão com o texto todo em MAIÚSCULO, PORÉM USAM APENAS LETRAS serifadas e não exibem nenhum símbolo. Dessa forma, o próprio logotipo é a identidade visual da empresa, abandonando a ideia da necessidade de um símbolo.
O maior exemplo nesse caso é a batalha comercial Samsung x Apple, onde o logotipo da Samsung não exibe nenhum símbolo, porém a Apple é identificada pelo símbolo da maçã mordida. Outra função desse artigo é exibir as cores originais dos logos, pois no livro impresso os logotipos foram exibidos em preto (na maioria dos casos).
Destaque a imagem da sua empresa com um logotipo único e profissional!
Com mais de 25 anos de experiência em design gráfico, nós criamos logotipos que destacam sua empresa no mercado. Solicite seu orçamento agora e receba sugestões personalizadas que refletem a essência do seu negócio.
Orçamento sem compromisso pelo WhatsApp (11) 9958-12346
Páginas 38 e 39 do livro
Logotipos criados com fonte de texto do tipo Serifado, exibindo todas as letras em MAIÚSCULO:
Logomarca da SONY
O logotipo da SONY foi criado em 1961 e alterado em 1973. Ele foi exibido no livro na cor preta sobre fundo branco, mas nos aparelhos eletrônicos ele é estampado em tonalidades metálicas. E no site oficial da SONY o logotipo é exibido em negativo, ou seja, na cor branca sobre um fundo preto.
O nome fantasia SONY tem origem no termo SONUS, que é uma palavra em latin que significa "sônico" ou relacionado ao som. Isso porque o fundador da empresa Akio Morita em 1955 precisava dar um nome à empresa. Ele lançou no Japão naquele ano o rádio transistorizado portátil TR-55. Outro motivo para escolher o nome fantasia SONY é que ele também pode ser traduzido por Sonny nos Estados Unidos, uma gíria que significa garoto.
Abaixo a imagem da propaganda do aparelho de som da SONY na década de 1980:
Abaixo a imagem da embalagem do fone de ouvido da SONY
Logotipo da I/OBJECT
A I/OBJECT é uma loja de presentes e decorações na Bélgica. Seu logotipo foi criado em 2010.
Logotipo do restaurante FABBRICA
Esse restaurante canadense utiliza uma fonte de texto serifada no estilo dos antigos filmes de bang-bang italianos, conhecidos na América do Norte como spaghetti westerns.
Logomarca FOODPARC
Esse restaurante na Sexta Avenida, em Nova Iorque, usa uma fonte de texto exclusiva, que exibe alguns cantos serifados, porém com curvas que remetem a criaturas biológicas.
Logomarca Kopiosto
A Kopiosto é uma organização de proteção dos direitos autorais na Europa. Em 2020 ela deixou de usar o antigo logotipo, que era esatilizado numa fonte serifada em maiúsculo do tipo Georgia. Atualmente, ela adicionou um símbolo à nova logomarca, onde vemos uma carinha sorridente é na verdade a letra C de Copyright deitada. No novo logotipo, foi adotada a cor laranja, e somente a inicial K ficou em maiúsculo, além disso o tipo de letra serifada foi trocada por uma letra estilo Arial ou Helvética.
Destaque a imagem da sua empresa com um logotipo único e profissional!
Com mais de 25 anos de experiência em design gráfico, nós criamos logotipos que destacam sua empresa no mercado. Solicite seu orçamento agora e receba sugestões personalizadas que refletem a essência do seu negócio.
Orçamento sem compromisso pelo WhatsApp (11) 9958-12346
Páginas 36 e 37 do livro
Logotipos criados com fonte de texto do tipo Serifado, exibindo todas as letras em MAIÚSCULO:
Logotipo Molton Brown
Molton Brown é uma marca britânica de cosméticos, fragrâncias e cuidados pessoais. Ela foi fundada em 1971 e se tornou mundialmente famosa por seus perfumes, produtos para casa, banho e corpo. Seu logotipo foi atualizado em 2011 e desde então ficou mais fácil de memorizar, com o nome da marca em fonte serifada. O objetivo dessa simplificação no design é ressaltar o uso de ingredientes naturais nas formulações dos seus cosméticos.
Logomarca da MC Partners
A empresa MC Partners é uma fornecedora de soluções em recrutamento e seleção de pessoal, sua sede fica em Londres. Em 2007 ela teve o seu primeiro logotipo divulgado - observe que as letras "R" originais estavam conectadas às suas letras próximas no logo original.
Esse logotipo foi publicado em 2011 no livro Logotype, porém recentemente a empresa solicitou uma alteração no desenho do seu logo, que passou a ser exibido em texto com nova fonte e não mais todo em caixa alta (LETRAS MAIÚSCULAS). Confira abaixo a grande transformação do desenho do logo:
Northsea Capital
Consultoria de investimentos sediada na Dinamarca, teve seu logo desenhado em 2007. O desenho é simples, porém forte. A fonte de texto, pura, tem o objetivo de simbolizar transparência e tradição na identidade visual da empresa.
Em 2014 a empresa solicitou uma mudança discreta na sua identidade visual, que agora traz a palavra CAPITAL adicionada à sua direita, deixando o logotipo mais horizontal (anteriormente o logo estava em duas linhas de texto, alinhado à esquerda).
Abaixo a imagem do site da empresa que exibe o novo logotipo:
Logotipo ARUP
A marca ARUP pertence a uma empresa multinacional com sede em Londres que fornece serviços profissionais de engenharia, design, planejamento, gerenciamento de projetos e serviços de consultoria para todos os aspectos da construção civil. A Arup já atuou em projetos em mais de 160 países. No Brasil a empresa possui dois escritórios, um na cidade do Rio de Janeiro e o outro em São Paulo. O logotipo ARUP é o mesmo desde 1985, o seu nome fantasia tem origem no sobrenome do fundador da empresa, Ove Arup.
Abaixo está um anúncio impresso numa revista, divulgando a marca Arup:
Logomarca da Tiffany & Co.
A rede de joalherias Tiffany & Co. foi fundada em Nova Iorque em 1837, portanto em 2020 ela completou 183 anos de operação. A rede possui 64 lojas nos Estados Unidos e outras 103 lojas espalhadas pelo mundo, inclusive Dubai, Tokio e Paris.
Seu logotipo foi alterado pela última vez em 1995, quando as iniciais T e C foram ligeiramente aumentadas em relação às outras letras do nome da marca.
No caso da Tiffany, sua principal característica é a cor turquesa usada nas embalagens das jóias, conforme exibido abaixo:
Logomarca Taryn Rose
A logomarca da designer de sapatos de luxo Taryn Rose (EUA) foi redesenhada em 2005, mas a empresa usava outro logo desde sua fundação em 1998. O tipo de fonte de texto usado busca destacar refinamento e artesanato.
Em uma das peças publicitárias, o logotipo foi estampado em branco, sobre o fundo vermelho bordô:
Logotipo Norton & Sons
A marca Norton & Sons é tão rica em história e tradição como qualquer marca famosa. A alfaiataria Savile Row iniciou suas operações em 1821, portanto são quase dois séculos de história.
Várias personalidades já vestiram as roupas criadas por sua equipe de alfaiates ao longo desses 200 anos de história, incluindo:
- Winston Churchill;
- Cary Grant;
- Frank Sinatra;
- David Niven;
- Três presidentes dos EUA.
Um detalhe interessante é a posição da letra inicial "S" de Sons, que está invertida. Essa inversão foi acidental, pois em 1940 a vitrine da loja foi atingida por estilhaços de uma bomba jogada pela força aérea alemã durante a Segunda Guerra Mundial. Na hora de aplicar o novo adesivo na nova vitrine, o tecnico equivocadamente colou o S invertido em 180 graus, porém o resultado agradou ao diretor da empresa, quando ele descobriu a inversão. E ficou assim desde então. Passou a significar a exclusividade e excentricidade da marca.
Abaixo um video sobre a Norton & Sons
https://www.youtube.com/watch?v=EJlp_cQz6n0
Rigby & Peller
Essa marca centenária do Reino Unido é especializada na confecção e venda de lingerie de alta costura. É a marca preferida da Rainha Elizabeth II. Nos últimos anos, alcançou um mercado mais jovem e mais consciente da moda. Seu logotipo foi revitalizado em 2002.
Abaixo a fachada da loja:
The New York Palace
A identidade desse hotel de luxo na avenida Madison traz um tipo de letra que combina a tradição, o luxo e a modernidade do seu novo edifício de 55 andares.
Logotipo da GSA
A GSA Venture Partners é um fundo de capital de risco, com sede nos EUA e teve seu logotipo projetado em 2010.
Logomarca Via Snella
A Via Snella é uma marca de moda masculina, com sede na Suécia. Da mesma forma que diversas outras marcas da moda, seu logotipo usa uma letra serifada com o texto maiúsculo.
Os desenhos de logotipos exibidos nessa página pertencem aos seus respectivos proprietários e foram criados por agências de publicidade e estúdios de design gráfico na Europa e nos Estados Unidos. Esses desenhos foram exibidos aqui apenas para efeito didático, nós não comercializamos nenhum produto ou serviço relativo a essas marcas e os direitos autorais dessas marcas pertencem aos seus respectivos titulares de direitos autorais.
Fontes das imagens: Livro Logotype, de Michael Evamy e pesquisa de imagens do Google